1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que você imagina de personagens quando está lendo?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por LuizWsp, 20 Jan 2014.

  1. LuizWsp

    LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

    Uma das minhas dificuldade enquanto leio livros é minha necessidade de ter muitos detalhes visuais e criar uma cena completa.


    Seja um local ou personagem, eu preciso muito de pintar por completo a cena na minha cabeça. Roupa, rosto, cabelo, tom de voz, corpo, altura e até o jeito de falar.


    Assim como num filme, eu acabo “escalando atores” para cada personagem, o que ajuda um pouco. Fico extremamente nervoso quando imagino um certo personagem o livro tudo e no final descubro que ele era loiro, por exemplo, enquanto eu imaginei moreno a história toda.


    Por exemplo, acabei de ler Filhos de Hurin e escalei:




    Eu queria saber quais são as estratégias que as outras pessoas usam pra acompanhar um personagem na história.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  2. Heberus Stormblade

    Heberus Stormblade Paz e Amor

    Eu não costumo imaginar o personagem além do que é descrito pelo autor. Incorporo, segundo minhas perspectivas, o que o autor revela, e o mesmo se aplica aos cenários.

    Em alguns casos, quando a cena descrita me soa particularmente agradável, eu re-leio o trecho e fecho os olhos para imaginar, mas mesmo nestes casos, tento não associar os personagens a ninguém.

    Há uma outra situação que se refere a casos de leituras realizadas após ver algum trabalho visual sobre aquele título, aí sempre imagino o personagem como o ator que o interpretou.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Eu acho que poucas vezes imagino além do que o livro descreve. <as sim, algumas vezes eu crio uma imagem na cabeça, mas com rostos conhecidos, tipo escalando os atores e atrizes para o filme.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Eu também, para ter uma boa experiência de imersão na leitura, tenho que fazer um certo esforço para pensar o rosto dos personagens, do contrário eles acabam ficando com rostos meio nublados e iguais e a experiência acaba não sendo tão interessante. Os personagens mais secundários são mais fáceis, basta tacar um rosto 'Boromir', 'Eowyn', 'Théoden', etc, mas isso não funciona para os principais. Até já criei um
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    a respeito. Muitas vezes acaba sendo meio chato, pois a dificuldade vem no meio da leitura. Legal saber que não sou só eu que tenho essa dificuldade. :-P

    Recentemente, até, li a série O Imperador, centrada nas figuras de Júlio César e Brutus. Daí tive o trabalho de fazer uma pequena pesquisa antes da leitura. Os jovens César e Brutus ficaram como personagens Agrippa e Mecenas da série de HBO Roma:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Já o César ficou como o César da série mesmo, mas o Brutus da série não combinava, então recorri ao do filme antigo:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O ruim é quando fazer a transição, eu fiz a transição entre o segundo e terceiro livro da série, mas sempre acaba havendo certa incoerência em mudanças abruptas.

    Uma coisa engraçada e que só depois fui perceber é que o Brutus ficou preto e branco igual no filme, enquanto todos personagens ficaram coloridos. Não consegui botar cor no sujeito. :lol:

    Outra coisa também é que todo livro que leio e tem uma mulher mais humilde, uma dona de casa ou algo assim, eu já tenho um modelo padrão:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Sim, é a mãe da Zuca da novela, e daí?! Enfim, mencionei isso porque aconteceu algo curioso, é que houveram duas personagens que meio que se encaixaram nesse estereótipo, que são personagens inicialmente bem distantes, mas em determinado momento as duas se encontraram. Daí ficaram elas iguais batendo papo com vários personagens também, ninguém se importando de serem iguais...
     
    Última edição: 21 Jan 2014
    • LOL LOL x 2
  5. LuizWsp

    LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

    :clap::clap::clap:
     
  6. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

    Nesse quesito, sou mais para o "criar o que o livro dispõe", sem atores e atrizes, as vezes nem precisa ter rosto... livros detalhistas são ótimos, mas a limitação que detalhes acabam trazendo é ruim. Como ler peças de teatro (uma droga, porque algumas são extremamente exigentes quanto a cenário e personagens).

    Também criar a personagem a partir dos atos E fatos, sim, crio a pessoa sobre os fatos.
    Algo como Katniss, imagino que um olhar centrado, vê-se uma incerteza, até o ponto de passar uma confusão a quem olha, não porque ela seja uma pessoa que passe desconfiança, pelo contrário, mas seus olhos me dizem que sofreu traições demais, até de si própria, e desconfiança, não como só proteção, mas como uma resposta para problemas...

    O estranho é que, se durante a leitura alguém me perguntar, "como tu imagina a personagem tal?", eu posso detalhar ele todo, desde traços físicos, quanto a alguns trejeitos, características que durante a leitura eu desprezo ter de lembrar, mas eu sei que fica ali guardado. :lol:
     
  7. Placebo

    Placebo O Bonitão das Tapiocas

    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    De certo modo eu também.
     
  9. Silveira Tûk

    Silveira Tûk Visitante

    A criação dos personagens é feita através de vários aspectos, tais como: Características físicas descritas pelo autor, características sentimentais, características sentidas pelos personagens e por mim. Acredito que a adequação do personagem e suas características são, por muitas vezes, íntimas e únicas. Portanto, não há como ter uma unificação. O olhar, por exemplo, dificilmente poderemos acertar o tipo de olhar, mesmo se soubermos a cor dos olhos; pois o olhar é uma impressão muito íntima de duas pessoas. Entendem?

    Eu costumo misturar as características descritas nos livros com as minhas impressões dos personagens (Boas ou ruins). Ao perceber em um filme que as características, tão cultuadas por mim, são desfeitas, aceito com um grande nó na garganta; mas filmes são apenas meras adaptações de um cenário maior que qualquer descrição possível. Nossa imaginação é a realidade que não pode ser descrita. O que vem depois é apenas imitação de um mundo que é somente, e unicamente nosso.

    P.S. Se o livro possuir alguma imagem o autor indicou o caminho da criação do personagem! :)
    P.P.S. O legal mesmo é colocar a nossa mente para funcionar e criar pessoas únicas e detalhadas de acordo com as características do livro, por isso é muito aconselhável ler o livro antes de ver o filme.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  10. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    • LOL LOL x 1
  11. LuizWsp

    LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

  12. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Boas escolhas.
     
  13. Lindäle

    Lindäle Usuário

    Tenho a mesma dificuldade, por isso sempre me sinto um pouco incomodada quando o autor não fornece muita informação (ou então fornece ela pouco a pouco ao longo da história).. Assim como
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    disse, se eu não tiver um bom rosto pra imaginar fica tudo meio borrado também! hahaha...Mas uma das coisas que me quebra um pouco essa magia dos personagens é justamente com os atores, pois após o filme é impossível (no meu caso) imaginar o personagem de outra maneira se não com o rosto do ator :lol:
     
  14. Eruthiawen

    Eruthiawen Usuário

    Eu costumo ir atrás de ilustrações no DevianArt, por curiosidade. É legal que não importa quão extravagante e diferente seja sua forma de imaginar um personagem, você sempre vai acabar achando um desenho dele exatamente como você imaginou, e isso é bom principalmente quando vc não curtiu muito a cara do ator das adaptações (quando há).
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  15. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    :rofl:

    Detalhe que eu acabei de (re)terminar O Retorno do Rei e essa mulher é exatamente como eu imaginei Ioreth, a tagarela.

    :rofl: :rofl: :rofl:


    Eu não tenho muito isso não, crio uma imagem rápida dos personagens, sem muitos detalhes, e me contento com ela. Acho ótimo quando sai um filme ou série para me poupar desse "trabalho" imaginativo. Agora, é chato mesmo quando eu imagino de um jeito e lançam de um totalmente diferente, inevitavelmente substitui a imagem que eu tinha criado.
     
  16. Darkness

    Darkness 天使 Usuário Premium

    Meu Deus gente!
    Eu nem imagino nada, tomo base naquilo que está escrito, não dou muita atenção para personagens secundários.
    Eu costumo focar muito na cena, me vejo sempre como o narrador, o personagem principal do POV ou algumas vezes apenas como alguém que está fora da história apenas observando!
     
  17. Razoer

    Razoer Eru laita-lyë

    Sou desses também
     
  18. Pro Silma e contos inacabados eu sempre acabo imaginando personagens "desenhados" e não atores, pq eu costumo usar bastante ilustrações do universo tolkien como wallpaper.
    Já pro SdA não tem jeito, assisti a trilogia antes de ler os livros, nao tem como escapar do rosto dos atores.
     

Compartilhar