• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que você acha do Frodo?

Sinceramente, não considero os filmes uma base sólida e consistente para analisar de forma inteiriça as atitudes de Frodo.
 
A única coisa que Frodo tem que eu acho única nele é o fato de ele ser um "herói", por assim dizer, diferente das histórias que costumamos ouvir: ele não é forte, nem tem grande conhecimento e sabedoria e, acima de tudo, veio de um povo pouco conhecido e desacreditado pelos outros povos da TM.
Ele representou, portanto, que os fracos também podem superar seus limites. Mas como a sindar princess falou: ele só fez tudo porque teve os nove membros da sociedade lutando pelo mesmo ideal.
O resto do discurso já disse aqui. Acredito que ele não foi o mais incrível, mas a mensagem que ele passou e o que ele foi é que tornaram a história mais rica.
 
Tem horas que eu acho o personagem um babaca, com aquela car "oh Sam", mas um momento depoi eu me emociono com os atos de bravura dele, com a coragem que quase se esvai, numa tentativa constate de superação em prol daqueles que ama...
 
o frodo, apesar do que muitos falam, é o exemplo de auto sacrifício em prol da salvação de todos.

não gosto de quem separa a comitiva do anel em partes, tipo: sam é o verdadeiro herói.. ou pippin era um idiota moleque... ou que só o gandalf daria conta do recado, etc e tal..

NÃO!

os NOVE tiveram sua importância.. talvez constantemente, talvez esporadicamente... mas cada qual foi peça fundamental em determinado momento da história; cada um com um aspecto de personalidade que se juntava à um outro de outra pessoa, enfim...

a célula-mãe da guerra do anel foram os nove membros da comitiva.

mas voltemos ao frodo: eu creio que somente um ser como um hobbit, desprendido de valores mesquinhos que grande parte dos homens possui, e que ama, acima de tudo, seu lugar, seu povo, seus costumes, seus amigos e familiares, teria o dom de lutar contra a tentação do um anel por ter ao que se agarrar, que são estas coisas simples, mas que fazem um coração feliz.

era pra ser ele... e somente ele... como ele lutou, minha gente! até o último momento... não foi fácil...

na verdade, não creio que foi ele o salvador final da pátria: gollum salvou frodo... se não fosse ele... bom... pensem o que quiserem... rs... mas o final seria bem trágico, para ambos e para os povos livres da terra média.


************

Aiya, nilde Sindar! :hihihi:

Faço minhas as suas palavras!

Frodo teve coragem de encarar seus próprios demônios, sem se deixar dominar por eles. Sentiu medo, mas não se deixou intimidar. Sua coragem em portar o anel foi muito maior que a de Gandalf quando enfrentou aquele Balrog!

Só acho injusto o povo maliciar tanto a relação de amizade entre ele e Samwise... Gente! Que mente suja, hein... Amizade dedicada como a deles ultrapassa todos os limites da maldade.
 
bom na verdade ele e um bom hobbit
um garoto legal ,extroverdito
mas tbm e fraco de espirito e fisicamente
ele e um cara que confia muito em que nao deve
como vimos ele confio em gollum so por ver sua carinha de dó
ele e piedoso nao que isto seja um defeito ,nao falo neste sentido
e uma boa qualidade ,pq tolkien quis nos mostrar a luta do bem contra o mal .. e assim tbm o dom do perdao e da confiança
mas creio que ele e um hobbit leal,bondoso,amoroso,e lerdo as vezes mas gente boa ..
 
Apesar de não gostar do ator, o personagem frodo realmente não se destaca, na verdade acho que corajoso mesmo era o sam que sempre o ajudou e salvou. acho que se ele tivesse caído na lava com gollum seria heroico, então morrer pela terra média. o frodo é completamente sem sal e só conseguiu carregar o anel por tanto tempo por causa da ajuda do sam.
 
O Frodo do livro é um amigo-dos-elfos, é sábio ao seu modo e bastante corajoso (para um Hobbit), já o Frodo do filme...Vcs vão me desculpar, mas é uma bicha! Pra mim foi o único personagem que o PJ errou ao escolher...
 
Re: o que vocÊ acha do Frodo?

Sei lá, nunca o vi pessoalmente, mas parece ser extrovertido. :rofl:

Falando sério, eu acho que ele foi muito corajoso em ter feito o que fez, o que parecia impossível. Ter que agüentar o destino da Terra-Média no pescoço e ainda ter que ouvir o Sam lhe chamando de "Sr. Frodo" direto não é pra qualquer um. Mas ele soube fazer o que era certo e acabou com a felicidade de Sauron em querer o domínio da Terra-Média para si.
:joy: Concordo!
 
Frodo parece ser um hobbit que não está acostumado com as coisas difíceis da vida mais demonstrou grande força de vontade ao levar o Um Anel ao caminho de sua destruição.
Bem pela análise que ando fazendo ao "tentar ler os 3 livros" acho que Frodo demonstra grande bravura ao ser portador do Anel, mais chega a um certo ponto onde não aguenta mais esse fardo e sucumbe a ele, talvez ai esteja a razão pela qual Sam não se tenha corrompido pelo Anel no momento em que o tenha guardado.
 
Como alguns disseram, penso que às vezes Frodo representa os fracos e o SDA é uma história muito interessante e avessa, pois mostra que são nas mãos dos fracos que estão os destinos do mundo. Outro exemplo disso é Éowyn, provavelmente a única mulher na Batalha dos Campos de Pelennor, a única pessoa naquela batalha que não deveria estar ali e foi justamente ela (com a ajuda de outro "fraco", o Merry) que matou o maior dos Inimigos no campo de Batalha, que valentões como Éomer não encararam.

Gandalf fala também em algum momento que "quando os sábios tropeçam a ajuda costuma vir das mãos dos fracos", o que embasa esse meu pensamento.

Agora, o fato dele talvez ser "o fraco" da história, ironicamente, não o "diminui" em nenhum momento, principalmente nessa história em que os grandes, como Boromir ou Aragorn não definem realmente o curso da história, a Guerra do Anel é secundária, não é a guerra que vai definir o destino do mundo, mas o fato de se os mocinhos vão ou não conseguir destruir o Anel, isso que é o importante, e apenas os fracos e pequenos, como hobbits que estão aptos a realizar tal missão.

Agora calma gente, não estou menosprezando ninguém aqui, curto muito todos o que mencionei acima e todos são fortes de alguma forma. Agora o que eu quero mesmo é exaltar Frodo e o seu papel, e para fazer isso, ninguém melhor que o mestre Elrond. Estava relendo o capítulo "O Conselho de Elrond" da Sociedade... e meu, que fantástico a consideração que os elfos de valfenda têm com os hobbits, em especial Bilbo e Frodo.

No Conselho, entre todos os grande sábios e guerreiros ali presente (inclusive Glorfindel)o primeiro que se oferece para levar o ANel até o fim do mundo para sua destruição é o hobbit Bilbo, já questionando "Quando devo partir?", olhem como Tolkien continua:

"Boromir olhou com surpresa para Bilbo, mas o sorriso morreu-lhe nos lábios quando viu que todos os outros olhavam o velho hobbit com grande respeito. Apenas Glóin sorriu, mas o sorriso veio de antigas lembranças."

Sensacional, sem comentários.

Depois que Gandalf argumenta que Bilbo não poderá levar o Anel, pois ele já não é mais o seu portador etc, novamente fica o impasse, 'quem vailevar o Um para sua destruição?', e mais uma vez nenhum dos grandes se arrisca, ninguém fala nada, todos olham para baixo absortos em seus pensamentos, essa a vez de Frodo falar: "Levarei o Anel. Embora não conheça o caminho"

E agora, senhoras e senhores, vejam a resposta do Senhor Elrond:

"Se entendo bem tudo o que foi dito, penso que essa tarefa é destinada a você Frodo; e que, se você não achar o caminho, ninguém saberá. É chegada a hora do povo do Condado, quando deve se levantar de seus campos pacíficos para abalar as torres e as deliberações dos Grandes. Quem, entre todos os Sábios, poderia prever isso?... e se todos os poderosos amigos-dos-elfos de antigamente, Hador, e Hurín, e Turín e o próprio Beren, estivessem reunidos juntos, haveria um lugar para você entre eles."

Nossa senhora! Por Durin!

Elrond simplesmente elevou Frodo à categoria de caras como:

Hador Lórindol: principal líder dos homens, de sua língua nasceu o idioma de Númenor.

Hurin: governou a Casa de Galdor e serviu Fingon, no silma quando ele se suicida no mar ocidental o professor diz "e assim morreu o maior de todos os guerreiros dos homens mortais".

Túrin Turambar: filho de Hurin, haha o cara matou Glaurung, o pai dos urulóki.

Beren: Simplesmente recuperou um silmaril da coroa do Morgoth em pessoa.

Bem gente, para encerrar este post gigantesco, o sábio Elrond colocou Frodo ao lado desses caras, isso antes dele partir de Valfenda e viver tudo o que ele viveu. Depois dessa gente, eu me recuso a ousar falar qualquer coisa negativa do Sr. Frodo.
 
Última edição:
Acho Frodo muito corajoso. Ele se ofereceu a levar o Um sem seber do perigo que poderia correr, mas mesmo quando ele caiu na real, ele não perdeu a coragem e continuou com sua missão, assim como todos os outros Hobbits que em nenhum momento desistiram de fazer algo porque era perigoso. Acho os Hobbits seres muito incriveis.
 
O Frodo foi realmente muito corajoso em ao tomar a decisão de levar a anel até a Montanha da perdição, e compriu muito bem essa tarefa. Porém acho meio chato as partes do livro, depois que a sociedade se separa, em que o Frodo aparece.
 
O Frodo na minha opinião representa não os fracos, mas sim os menores e mais humildes na humanidade e que são por isso taxados de fracos (apesar de parecer a mesma coisa acho que foi o que o Tolkien tentou representar com todos os hobbits), e é exatamente por isso que só um deles (Hobbits) poderia levar o Anel, por que seria mais díficil o Poder consumi-lo. Não acho que ele seja melhor que Sam, Merry ou Pippin para essa tarefa, mas esse era o seu encargo e ele o cumpriu, com ajuda extrema de seus amigos, mas ele não poderia fazer tudo sozinho. Por isso não acho ele ruim, nem no livro nem no filme.
 
Frodo era muito ''normal'' e pacato.
Mas a culpa de ele ser parado assim na Saga do Anel foi também do próprio Anel, que o tentava dominar sempre.Frodo carregou um peso muito grande nas costas.
E ele também ficou meio ''estranho'' depois da destruição do Anel, no final do Senhor dos Anéis, Frodo sempre carregava uma pedra grande no pescoço e ficava a acariciando.
Bem, resumindo, Frodo é um ótimo personagem que evolui muito ao longo da aventura e que sacrificou uma boa parte de si para carregar o maior fardo que lhe poderia ser dado: O Portador do Anel.
 
bem, ele foi corajoso e tal por ter levado o anel,ser esfaquiado pelo rei dos bruxos e etc. mas o personagem não me marcou muito pois eu acho ele muito quietinho ele devia ser + animado
 
Eu só acho ele babaca! Incrivelmente babaca, e deveria ser Froxo e não Frodo... Bilbo da de Mil... aliás, Pippin, Mary e Sam dão de Mil! Corajosos, leais, atrevidos sem nem saber exatamente o que os esperava, por amizade e lealdade... eles são heróis... e sem eles Frodo teria morrido mal saindo do Condado!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo