Opa! de quadrinhos eu entendo! Vamos lá:
Superman - o primeiro e o segundo são bons. Os outros são lixo.
Batman - é mais ou menos, mas mexeu muito com a história, resumiu muito a origem e o fato do Coringa ter matado os pais do Batman tá até hoje entalado na minha garganta. Além disso, Harvey dent é negro (!?!) Mas tem coisas boas, como a direção de arte oscarizada e a interpretação de Jack Nicholson.
Batman, o Retorno - de longe o melhor filme do Batman. Excelente em quase todos os aspectos. Único ponto falho é uma coisa que eu sempre critiquei nos filmes do Batman: a participação do Comissário Gordon é irrisória.
Os outros do Batman eu me recuso a comentar aqui. São piores que o seriado (o seriado pelo menos é engraçado).
Men In Black - Muito legal, apesar de meio bobinho. faltou malícia, mas sobrou diversão. Bola dentro.
Conan, O Bárbaro - até hoje uma das melhores adaptações. Sangrento como deveria ser, e com uma trilha sonora simplesmente fenomenal. Um dos meus preferidos. Excelente.
A sequência do Conan é tão fraca que também não merece comentários.
O Máskara - o personagem perdeu o sadismo, mas os efeitos são bons e o filme pelo menos é engraçado.
O Corvo - o Corvo prima por um aspecto: é o filme baseado em quadrinhos mais fiel à fonte. O problema é que a própria HQ já não era lá essas coisas...
A sequência do Corvo é... tipo, é praticamente o mesmo filme , só que pior ainda.
Juiz Dredd - vergonhoso.
Spawn - medonho. Grotesco. Pavoroso. Assim como a HQ. Do Spawn, só se aproveita uma coisa: o desenho animado. Ao contrário da HQ (que é um lixo), o desenho é muito bom, mil vezes melhor do que o filme.
Asterix e Obelix - humor pra francês ver, mas, depois do Corvo, é o filme baseado em quadrinhos mais fiel à fonte. Figurinos e cenários muito bem produzidos, principalmente se levarmos em conta o orçamento.
X-Men - já postei bastante sobre esse filme em outros tópicos (acho que no "comentários de filmes" ou no "20 melhores filmes da história", não sei foi num dos dois), o fato é que o filme é bom, apesar de um tropeço ou outro.
Justiceiro - tio Frank, vai fazer companhia pro tio Dredd e pro tio Simmons, vai?
Tartarugas Ninja - o primeiro é divertido, mas novamente temos uma descaracterização dos personagens. As tartarugas dos quadrinhos não são tão boazinhas...
Blade - apesar de uma trama meio absurda, o filme tem ação como não se via há muito tempo. E mesmo quem nunca ouviu falar de Blade percebe que o filme tem o espírito dos quadrinhos. Cumpre a proposta com louvor.
Sei que eu esqueci alguns, mas depois eu lembro.
Só quero deixar um comentário de final: queria expressar minha indignação pela escolha de Ben "Cara-de-bunda" Affleck parao papel do Demolidor. O amigão dele, Matt Damon, seria uma escolha mil vezes melhor. Ele é a cara do Matt Murdock (além de ser xará) e é um ator de verdade. O Cara-de-bunda vai estragar o filme, acreditem.
Ainda sobre o filme do Demolidor, eu li que Michael Clarke Duncan assinou para o papel de Wilson Fisk. Michael Clarke Duncan!!!! O que é isso??? O Rei do Crime negro????????????? Eu achava melhor os caras cancelarem esse projeto pra não fazer feio. Uma derrapada bem agora que as adaptações da Marvel estão a todo vapor ladeira acima...