1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que vemos...

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Eldarwen, 12 Dez 2003.

  1. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    Oi gente! :D
    Bom, eu acho que todo fã já escutou pelo menos uma vez(ou alguém perto já deve pensado em falar), aquela pergunta "O que voce ve de bom e SdA?". Sempre fiquei indignada com isso :x , mas por que não modificar um pouco a pergunta? Que tal "O que em SdA atrai cada um de nós?", é bem menos agressiva. Todo mundo tem um ponto que prefere, por exemplo, o tipo de leitura(ficção, aventura...), o tamanho(já vi gente escolher livro pelo tamanho), o tipo de personagens, a magnitude da obra(pensem como Tolkien se esforçou para construi-la mesmo que ele gostasse de fazer isso!)

    Então, qual é a resposta de voces? Respono depois de ler algumas opniões!

    Tchauzi!!!
     
  2. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Os personagens. Nunca vi personagens tão bem desenvolvidos quanto no SdA. Eu me apego muito a eles. É por isso que sempre que eu vou reler o SdA eu sempre falo que não vou ler uma história que já conheço. Vou é reencontrar velhos amigos.
     
  3. Camélia Villas

    Camélia Villas Usuário

    Sem dúvida, o que me fascina é a complexidade de cada um dos personagens, e como a personalidade deles é moldada de acordo com o seu sofrimento, no decorrer da obra. :wink:
     
  4. Ivan_RF

    Ivan_RF Usuário

    Eu digo que acho uma das melhores histórias já escritas, tanto pelos personagens, descrição de lugares, objetos, etc etc etc. Geralmente recomendo que a pessoa leia antes de criticar. Já consegui alguns novos fãs :) !
     
  5. o Professor criou um mundo... povos para habitá-lo... e deu-lhe línguas distintas... e nomes... a magnitude deste universo e sua complexidade me fascinam, assim como sua maneira incrível de contar estórias... sua descrição é tão detalhada que é como se estivéssemos presenciando a tudo ali... não é necessário ver o filme para poder visualizar as personagens, os lugares... sua inventividade é cativante :wink:
     
  6. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

    A grandeza de uma mente tão bela pra criar e desenvolver univrisir diversos e com com caracteristicas próprias...
    basicamnte isso
     
  7. Láthspell

    Láthspell Usuário

    O modo como Tolkien traçou os perfis psicológicos de seus personagens... a mitologia... a magia de toda obra, em si...

    É complicado dizer do que mais gosto, hehe... gosto de tudo...
     
  8. UrUbU

    UrUbU Kaizoku-ou

    os personagens saum os q mais mme atraem... e especialmente o tom epico da historia... os personagens qnd eu termino de ler o livro me da mo pena... eu fico pensando... o q vou fazer agora q a missão da comtiva acabou??
     
  9. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Eu escrevo Fics...

    Qualquer dia, eu crio coragem e publico, hehe...
     
  10. UrUbU

    UrUbU Kaizoku-ou

    hum.... espero q sejam bons... entra pro clube dos escritores e publica lah rapaiz.... pode ser uma boua pra vc....
     
  11. *¤Lothíriel¤*

    *¤Lothíriel¤* Usuário

    Nossa, a maneira como parece que akilo tá acontecendo...
    Tipo às vezes eu dou uma parada na leitura e me pego pensando "putz, preciso voltar pra ler, eles já devem ter subido todas as escadarias de Cirith Ungol"...
    e imediatamente penso "duh".... :lol:

    Por ser tão real eu chooooooro sempre na morte do theoden, na vitoria de minas tirith... é a narrativa de tolkien que eh tão (perfeitamente) descritiva que nos faz entrar na historia de cabeça, misturando com a realidade... que dá vida de verdade aos fatos e personagens...

    e isso que vc falou de tamanho tb tem um certo nexo... porque você fica um bom tempo lendo, então parece que toda aquela complexidade de fatos está acontecendo "em tempo real", e além do mais a leitura fica fazendo parte da sua rotina, da sua vida... então quando acaba é um chororô soh hehehehe....

    resumindo: é muito bom!! :grinlove:
     
  12. Metz

    Metz ...

    Eu gosto de todas as obras do Tolkien porque elas são as mais originais e complexas de todas as que eu li. É um mundo totalmente novo.

    TOLKIEN MESTRE GÊNIO!! :clap: :amem:
     
  13. Nefertari

    Nefertari Suave é viver só

    Eu gosto da história como um todo: os personagens, os detalhes, os sentimentos como heroísmo, companheirismo, et. Não é algo fácil de definir. Acho que o principal é a emoção que a história transmite.

    Eu acho que o tamanho é algo que influencia. Quando eu acabo de ler um livro que gosto, eu fico com saudades dos personagens. E parece que quanto maior o livro, maior o envolvimento que ele propicia.
     
  14. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Não vejo influência no tamanho da obra...

    Os textos de Shakespeare são pequenos, se comparados à Trilogia... mas são igualmente mágicos...
     
  15. UrUbU

    UrUbU Kaizoku-ou

    tipo... eu tb acho q tamanho naum influencia muito nesse tipo de saudade... influencia soh um poukinho.. pois qnd o livro eh garnde vc vai acabar "convivendo" mais tempo com os personagens.... mas tipo... eu jah li o tempo e o vento de erico veríssimo... os livros contam a história de umas 4 ou 5 gerações... em somente tres livros... e tipo... sinto saudades de todos.. apesar de naum ser dedicado muito tempo a todos.... mas a saudade maior de senhor dos aneis axo q fica pq o livro apresenta personagens muito bem descritos.. kda qual com a sua perrsonalidade... e kd um acaba tendo seu charme... uma coisa q vc ve pouco nos klivros hj em dia...
     
  16. Nefertari

    Nefertari Suave é viver só

    Acho que o tamanho influencia, pois acabamos convivendo mais tempo "dentro" de uma história. Mas não quero dizer com isso que só o tamanho seja suficiente para causar saudade, admiração, etc. Concordo que os textos de Shaskespeare (no pouco que li de suas obras) podem ser considerados mágicos, como você diz. Com certeza, a magia de um texto vai além de seu número de páginas. Não bastam páginas, também é preciso conteúdo, coisa que as obras de Tolkien possuem. :wink:
     
  17. Elindrah_Gigi

    Elindrah_Gigi Usuário

    Algo que me atrai muito na obra é que ela consegue ser simples e complexa ao mesmo tempo. Exemplo do SDA: a história gira em torno de um anel que tem que ser destruido. Simples, não? Mas, aos poucos vão acontecendo uns eventos aqui, outros personagens surgem ali, e quando vemos estamos diante de uma história cheia de complicações, reviravoltas, algo que faz você pensar. Acho isso mágico!

    Os personagens também são um caso à parte. Todos ali tem um papel importante a cumprir na Guerra para que tudo dê certo. Além disso, eles não caiem de pára-quedas na situação, todos tem uma história, um fato marcante, um porquê de estarem ali. Isso também é maravilhoso!

    Outra coisa que chama atenção, é o universo que Tolkien criou: novos povos, novas línguas, novos mitos, etc... é algo a parte de tudo que nós vivemos. Isso é fantástico!

    Deu pra entender? Mágico, maravilhoso, fantástico...
     
  18. O SdA tem todas a resposta pra o mundo, sabe tive q fazer um trabalho de artes sobre a natureza e logo penssei no barbárvore, na parte q eles destroem Isengard, aquela parte é linda mostra a força q a natureza ainda tem, e q quando ela quer, ele pode destruir o homem. SdA é o melhor livro q já li, vc entra dentro da historia, e o mais imprecionante é q cada personagem tem a sua propria historia, suas próprias origem e cultura, lembro q quando estava lendo o livro pensei como esse cara conseguiu desenvolver uma lingua diferente para cada povo, e como tinha feito as árvores genealógias, muita imaginação, lendo o livro vc acredita de verdade q a terra media existiu, por isso é tão perfeito e tão legal de se ler, há o melhor é q ele é totalmente verdadeiro, ñ é aquela história onde tudo mundo sai bem e feliz da vida, houver percas e mudanças em todos os personagens, e em cada um a guerra do anel deixou uma marca profunda e q nunca vai desaparecer! :P
     
  19. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Bem... é aquele negócio. Ele não criou somente uma história, criou um mundo. Isso, aliado à habilidade e criatividade com que foi descrito este mundo, me fascina bastante. Também acho interessante o motivo pelo qual ele criou tudo isto, além do fato de gostar de contar histórias. O desejo de dar um pano de fundo para a existência das linguas élficas. Os idiomas que ele criou são fascinantes, pelo pouco que sei deles.
     
  20. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Ah... Muitas coisas me atraem...
    A narrativa do Tolkien é dez! É muito rico em detalhes, fazendo nós ver os orcs cara a cara, e ouvir os tambores deles :lol: !!! Sem contar que Tolkien criou uma mitologia: ele criou um mundo, e nele pos povos inexistentes, línguas, deuses, etc :mrgreen: .
     

Compartilhar