• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que vc sentiu ao ler o final do livro "O Retorno do Rei"??

Yohan-san

Jogando cartas com um
Acabei de ler a parte na qual o Um Anel eh destruído e depois, quando os hobitts acordam no campo. Achei tão emocionante, que cheguei a chorar.
No ápice da escuridão, onde a missão de Frodo e Sam passava pela sua hora mais sombria, mais tenebrosa....tudo chegou a um fim. Um fim maravilhoso.
O Anel foi destruído, o fardo acabara, Frodo volta a ser Frodo de novo, sem ter nenhum tipo de poder obscuro lhe oprimindo e finalmente....eles descansam. Ahhh...o descanso e a Paz....finalmente. Q sensação maravilhosa!!!!

Que demonstração de amizade foi essa...entre os hobitts. Frodo, Sam, Merry e Pippin...os quatro lutaram inúmeras vezes, de formas fantásticas, apenas movidos pela amizade. Acho isso uma baita de uma lição pra nós..
Além disso, fiquei refletindo sobre o merecido descanso de Frodo e Sam, e de suas glórias recebidas. Apesar de ser apenas um conto de fantasia, acho q mto se assemelha a nossas vidas. Buscamos sempre o caminho mais fácil e queremos receber toda honra, toda glória, ateh de feitos q nem realizamos. Mas no livro, os hobitts, pela força do amor de sua amizades, eles escolheram o caminho mais duro, mais difícil ateh o fim....e foram recompensados. Passaram por desafios e situações extremas, mas nunca desistiram.
Claro q naum existe uma demanda na vida igual ao do livro de SDA, mas mesmo assim existem situações em q podemos escolher entre sermos omissos, nos corrompermos ou encararmos e irmos para a guerra.

Fica ae pra vcs uma transcrição do final do cap. " A montanha da perdição":

"- Bem, este é o fim, Sam Gangi - disse uma voz ao seu lado. E ali estava Frodo, pálido e exausto, e apesar disso era Frodo novamente, e agora em seus olhos só havia paz; nem luta de vontade, nem loucura, nem qualquer temor. Seu fardo fora levado. Ali estava o querido mestre dos doces dias do Condado."

"...Estou contente por tê-lo comigo. Aqui, no fim de todas as coisas, Sam".
 
Última edição:
Realmente essa é uma parte emocionante. Toda a aventura acaba, a missão foi terminada. O jeito que Tolkien coloca essa questão da amizade, ajudando uns aos outros até o fim é muito legal. Mostra realmente o valor disso.
 
É emocionante o final onde tudo deu certo, mas também fiquei triste por a história ter acabado...
 
não tem como não achar emocionante o final da demanda de Frodo e Sam... amizade, superação, força de vontade, coragem, etc... tudo misturado com a astúcia de Gollum, que interferiu diretamente para o sucesso da missão... isso mesmo, Gollum faz parte de tudo isso e com tamanha importância... quase do mesmo patamar da de Frodo dos nove dedos....


eu amo o Gollum:grinlove:
 
Numa palavra; raiva!

Do PJ e de seu filme. Completamente diferente! Mas não por muito tempo, afinal, eu merecia me dar uns cascudos, pois havia deixado de ler o Livro na parte em que Sam e Frodo chegam à montanha(sempre esqueço o nome dela...).
Peguei o Livro em vol. único e esse me foi penoso de ler, com tantas pessoas me perguntando se eu havia virado evangelico:lol: Para por maiores impecílhos, ainda caí na besteira de assistir ao filme, coisa que matou meu pique de terminar a leitura.

Devolví o Livro e depois de algum tempo, depois de assistir a inumeras vezes ao filme, entrei no Fórum. E aqui descobri que havia "Apêndices" e que Saruman havia morrido... (" Pûtz!! não acredito!! Só pode ser piada!!" , pensei!):doh:
Re-lí desde o começo, todos os Livros, pois ganhei o Box com a Estória completa, e foi então que peguei raiva do filme! :lol:

"O Retorno do Rei" é incrível! O clima do desfecho da estória, os dramas, os sacrificios, a valentia dos personagens, a lealdade, aquela atmosfera escura e de fim do mundo. E o final repleto de luz, amizade, alegria e paz. Ótimo!!
 
Numa palavra; raiva!

Do PJ e de seu filme. Completamente diferente! Mas não por muito tempo, afinal, eu merecia me dar uns cascudos, pois havia deixado de ler o Livro na parte em que Sam e Frodo chegam à montanha(sempre esqueço o nome dela...).
Peguei o Livro em vol. único e esse me foi penoso de ler, com tantas pessoas me perguntando se eu havia virado evangelico:lol: Para por maiores impecílhos, ainda caí na besteira de assistir ao filme, coisa que matou meu pique de terminar a leitura.

Devolví o Livro e depois de algum tempo, depois de assistir a inumeras vezes ao filme, entrei no Fórum. E aqui descobri que havia "Apêndices" e que Saruman havia morrido... (" Pûtz!! não acredito!! Só pode ser piada!!" , pensei!):doh:
Re-lí desde o começo, todos os Livros, pois ganhei o Box com a Estória completa, e foi então que peguei raiva do filme! :lol:

"O Retorno do Rei" é incrível! O clima do desfecho da estória, os dramas, os sacrificios, a valentia dos personagens, a lealdade, aquela atmosfera escura e de fim do mundo. E o final repleto de luz, amizade, alegria e paz. Ótimo!!


eu num tenho tanta raiva do filme não... apesar de concordar com vc que tem muita coisa errada e faltando, meu brother Húrin, os filmes são ótimos... mudam algumas aprtes mas não o contexto geral da coisa toda...

Sam e Frodo chegam à montanha(sempre esqueço o nome dela...)


Orodruin.........:joinha:.........:cerva:
 
Ainda não me acostumei com pessoas lendo os livros depois do filme... E depois falando do filme como se nada soubessem da versão estendida... Me sinto velha =P

Mas o tópico não é sobre isso.

Então, eu não gostei do final, mais especificamente da parte que Sam volta pra casa e termina com Elanor no colo. Preferia que o livro tivesse terminado nos Portos Cinzentos mesmo. De qualquer maneira, a história, IMO, só termina no fim do Conto dos Anos (Apêndice B) quando Aragorn morre, Legolas e Gimli partem e "este é o fim da Sociedade do Anel na Terra-Média". Esta frase me emociona toda vez que a leio.
 
O filme corta diversas partes mesmo, e naum consegue passar o sentimento q o livro passa no final. Na parte dos campos de Cormallen tb eh mto legal, e no filme nem mostra.
Mas a musiquinha qdo passa os créditos com os desenhos de geral eh show de bola tb..."Into the west".
 
mas acaba na TM né?? pelo menos relativamente... pois Frodo, Gandalf, Legolas e Gimli partem dos Portos Cinzentos... agora se eles se encontram novamente eu num sei...:think:
 
Nossa, esse final mexe comigo todas as vezes. Sempre tomo um choque emocional ao ler a frase que a Bel citou :
"este é o fim da Sociedade do Anel na Terra-Média".

Noossa, isso acaba comigo.
Mas o sentimento transmitido por tudo, por pensar "o mal se foi" nossa, me senti tao aliviada quanto Frodo.
hahaha
*-*
 
Eu também chorei na parte em que Sam reencontra Gandalf em Ithilien. Aliás, foi o único livro em toda a minha vida que me fez chorar!

E é só lembrar que começo a querer ler tudo novamente!
 
zorba:

Brother, não que eu deteste por completo os filmes, afinal, PJ conseguiu me mostrar algumas "imagens" que sequer tive juízo de imaginar. Ganhei o Box SdA no dia dos Pais!:beam:
É uma forma de atrair os que não conhecem a estória e eu compreendo que o filme é "baseado" na estória do Livro, e não o Livro em sí!:joinha:

Bel:

Eu entendi a proposta do tópico, e justamente por isso, postei. Só que, diferente do que se possa pensar, o filme contribuiu para eu ter duas visões diferentes do final.
Entenda, o final do PJ, seguindo uma estória paralela à do Livro, sem mostrar um clima tão sombrio e desesperador, é até esperado e parece à pessoa que está assistindo, que tudo seria um só "pegar uma Águia e atirar o Anel na "Orodruin" ". O final tôsco da despedida de Frodo e os Hobbits chorando e voltando pra casa com a rabinho entre as pernas e sem receber nada além de "roupas".

Eu não pude assistir às Extendidas. Nem faço questão, afinal, palhaçada foi o que fizeram com os Fãs-Tolkien do Brasil, vendendo apenas a versão beta ao invés da Completa.
Não pude assistir nos Encontros, não quiz comprar as copias copiadas em casa de amigos, nem paciência de correr atrás na internet.

Enfim, lí o Livro e esse foi o fim que eu "ví". Um final mais iluminado, depois de tanta opressão da Sombra que Sauron lançou sopbre a TM( coisa que PJ não conseguiu mostrar em seu filme! )
No Livro, Tolkien mostra toda a gratidão que Aragorn, Elfos e afins dão aos Hobbits, mostra todo um cenário, com palavras, que o PJ não conseguiu com imagens. E por isso que fiquei feliz em re-ler SdA, do início ao fim.

Acho que agora você vai entender o porque eu falei das visões que tive a respeito das duas coisas.:joinha:
 
Ah, eu não estava me referindo a você, Húrin, quando disse aquilo sobre ver o filme antes e tal. Foi um comentário sobre vários tópicos que eu tenho visto aqui no fórum, por isso que depois eu disse que não era o assunto deste tópico. :g:

Anyway, o final do filme é sofrível mesmo...
 
Eu também chorei na parte em que Sam reencontra Gandalf em Ithilien. Aliás, foi o único livro em toda a minha vida que me fez chorar!

E é só lembrar que começo a querer ler tudo novamente!

hehehehe...pode crê. Dah vontade de ler tudo de novo mesmo...:D
 
Eu tenho vontade de chorar quando eu leio a despedida de Frodo e Gandalf nos Portos Cinzentos (eu penso: nãaaaaao, o Gandalf não pode ir embora, ele tem que ajudar).

Me dá vontade de abrir o berreiro também no fim do Apêndice B. Quando você termina o Livro VI, você pensa: "ah, tudo bem, tem um restinho de história nos Apêndices". Mas quando você lê o fim do Apêndice B, todo mundo morrendo ou indo embora, e sem mais história mesmo pela frente, aí dá aquela sensação de falta do livro. Afinal, geralmente a gente demora muito pra acabar de lê-lo, ele começa a fazer parte da nossa rotina.

O engraçado é que mesmo quando você está lendo o SdA você fica "doido pra acabar" (quer dizer, "doido pra acabar" ninguém fica exatamente, eu pelo menos não), pra ler outro livro, ou que ache algumas partes muito chatas, quando chega ao final você pensa: "ah, não, quero ler tudo de novo".
 
Bel:

É nóis!:beam:

Então....

Eu vacilei na época que lía o Livro. As pessoas me atrapalhavam aos montes. Algumas partes de "O Retorno" me incomodavam, simplesmente por eu não entender o modo de Tolkien escrever.
Quando mergulhei na re-leitura, prestando atenção aos detalhes, em sua forma de conduzir a narrativa, descobri uma nova TM. E a estória mudou. Melhor para mim, pois ganhei um novo "Grande Livro". E Tolkien me pareceu mais genial. E o filme, ficou menor diante do livro. Tanto que agora é difícil de eu assistir com a mesma frequência!

:joinha:
 
Desculpem...mas naum posso mais ler sobre esse tópico.
Qdo me referi q acabei de ler aquela parte, eu falo sério!! huahauhuahauha

Estou na parte em q os hobitts se separam de Gandalf e vão para o Condado...e como a discussão estah cheio de spoilers (não q seja ruim...a idéia era essa mesmo), vou terminar de ler para depois voltar aqui. :mrgreen:

Tow achando mto show a galera mostrar mesmo o q sentiu...eu particularmente to achando mto bom esse final de livro. Estah diferente de outros q jah li, onde fica aquele gostinho de falta de história depois da "grande batalha".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo