1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que Tolkien teria achado dos filmes...

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Lianon, 12 Jun 2004.

  1. Lianon

    Lianon Usuário

    Fico curioso em saber o que Tolkien teria achado dos filmes da trilogia de O Senhor dos Anéis.....

    Na minha opinião eu acho que ele teria ficado feliz de ver seu trabalho reconhecido de tal forma e de ver o sucesso que está fazendo. Por outro lado ele, como muitos outros fãs ( inclusive eu ^^ ), acharia que ficou faltando muito conteudo presente nos livros e que muitos personagens foram sutilmente alterados ( outros nem tão sutis ), o que mudou a personalidade dos mesmos em alguns casos, e fora os que não foram nem ali citados.

    Então se possível gostaria de saber a opinião de vocês também :wink:
     
  2. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Eu acredito q seja uma situação bem estranha o criador ver a sua obra de acordo com outro ponto de vista...
    É difícil dizer qual seria a sensação...pode ser q ele gostasse devido ao interesse q despertou em mtos pela obra,mas tb pode ser q para ele o filme tenha passado uma impressão errada da sua obra... :think:
     
  3. Já existe um tópico igual em outro fórum. :wink:

    Ressuscitem o tópico!
     
  4. Unedë

    Unedë Usuário

    acho q como Tolkien era meio.. hum.. como eu posso dizer, perfeccionista com sua obra (hauhauhau ele era sim, desculpem) ele iria querer ver e rever o roteiro do `PJ, iria corrigir um montão de coisas, o filme não seria como é, talvez melhor ou pior, mais chato ou não. Aliás, do jeito q fosse, eu não sei nem se ele ia aprovar o filme.. porque Tolkien não gostava mto de cinema, etc e tal..
    Mas isso eh oq eu acho, talvez não, enfim...

    (Desculpa Elendil, eu procurei mas não achei o tópico...)
     
  5. bruna bloom

    bruna bloom Usuário

    acho que TOLKIEN estaria sim satisfeito mas eu acho que por ser um filme de grande produção deveriam por mais coisas que aparecem no livro, porque vc ler o livro e assistir o filme são coisas muito diferentes. :mrgreen:
     
  6. Idril

    Idril Usuário

    Pois bem pesquisei e pesquiei e não encontrei o tópico. Ele deve estar umas 10 páginas depois dessa daqui. :roll: :wink: Deixa esse daqui aberto mesmo.


    Quanto ao tópico: Tolkien estaria feliz em poder ver que sua grande obra foi para as telas e fez sucesso. Algumas omissões importante poderiam deixá-lo insatisfeito, como o Expurgo do Condado; outras ele até compreenderia devido a grandeza de sua obra e a dificuldade de se adapatar a mesma para o cinema.
     
  7. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Acho que Tolkien teria sim gostado dos filmes.

    Apesar de que turrão do jeito que ele era ( e não dá pra negar isso ) ele teria talvez reclamado de algumas mudanças. Acho que especialmente em As Duas Torres , como por exemplo os elfos no Abismo de Helm e a visita do Anel a Osgiliath. :roll:
     
  8. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    E da Xenarwen,e do Aragorn caindo do penhasco (AdT),e do Frodo saindo somente com o Sam do Condado (SdA) etc,etc,etc...
    Mas acredito q ele entenderia q foi apenas uma síntese da sua obra ñ a obra em si...mas tem algumas mudanças q eu acredito q ele ñ perdoaria ñ...
     
  9. Peregrin

    Peregrin Technologic

    Bom, acho que a única reclamação que o Tolkien faria a esse respeito seria com o fato da Arwen invocar a magia do Bruinen. Como eu já cansei de falar aqui,Tolkien disse em suas cartas que, se fosse pra um personagem aparecer mal colocado, era melhor não aparecer. Acho que ele aprovaria sima substituição do Glorfindel.
     
  10. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Ah eu ñ concordo q ele substituiria um Alto Elfo pra colocá-la...
     
  11. Até que enfim concordo com vc!!!!

    O problema nem foi a troca do Glorfindel pela Arwen(mesmo eu preferindo o "Findel"),mas o que vale mesmo é que a Liv Tyler convenceu ao menos nesta cena da fuga,foi simplesmente um dos melhores momentos do primeiro filme!

    E,sabendo como Tolkien era conservador com relação à sua obra,acho que ele saberia MUITO BEM diferenciar Livro do Filme,e ele(Tolkien) enxergaria que pelo menos a essência e espírito do livro foram mantidos,e de forma brilhante por PJ!

    Sorry por não ter avisado o seguinte:O tópico está na seção "De Fã para Fã"...mas acho que o tópico está "morto" faz um bom tempo...
     
  12. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Nada contra a cena,mas totalmente fora da história,principalmente depois da queda dos nazgul,pra q aquela dramatização da Arwen:"ñ morra agora Frodo..."
    Ah corta essa... :disgusti:
     
  13. Na boa,FUNCIONOU MUITO bem essa dramatização da Arwen.

    É uma bela demonstração de "entrega"(quando ela diz:"A graça que me foi dada que seja passada a ele").Todos os pequenos detalhes deixam o filme mais bonito,mais crível dentro da proposta que o filme tem,que é a amizade,a lealdade,a coragem,amor,etc.
     
  14. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Mas isto ñ tem nada a ver,pq quem ajudou o Frodo a se curar foi o pai dela,logo após ela terminar de dizer já aparece o Elrond curando...
    E o Frodo ñ tinha morrido e ao invés dela ficar perdendo tempo ali,levasse-o o mais rápido possível...
     
  15. Peregrin

    Peregrin Technologic

    Ele não faria nada. Ele apenas aprovaria ou não a mudança... :wink:
    E, como eu já falei, ele chegou a escrever cartas sobre adatações cinematográficas de SdA, citando inclusive o caso da Fruta D'Ouro que, segundo ele, seria uma personagem dispensável em um filme. Tolkien tinha amor por sua obra mas não era burro...
     
  16. Eu sei. :wink:

    É que serviu para mostrar a Frodo(mesmo que este não estivesse ouvindo) que ela estava por perto para animá-lo,para não deixar que ele morresse antes da hora.Às vezes uma palavra de incentivo ou conforto pode mudar as coisas até certo ponto.E a Arwen estava provavelmente desesperada ao ver Frodo naquele estado,etc.
     
  17. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Ah mas tb a participação do Glorfindel com relação à Fruta D'Ouro foi bem maior...

    É,isso é evidente.O q eu quis dizer foi como ele reageria se aprovaria a substituição ou ñ...
     
  18. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Mas o pai dela estava ñ distante dali,ficou um tanto forçada nesta parte pq ñ tinha necessidade dela ficar chorando,ah típica cena cinematográfica...
    A questão é q,na minha opinião,Tolkien acharia desnecessário esse trecho...
     
  19. Mith

    Mith This server is too busy!

    Eu acho que Tolkien gostaria sim; mas como todo autor, ele ficaria meio dividido por terem cortado uma parte de sua história, mesmo sabendo que é longa.

    Mas o Mestre e muita gente deveria entender que cinema é uma coisa bem diferente de livro (sério? he he he), e que não é tudo que está numa página deve estar perfeitamente sendo exibido no filme; ridículo em termos de cinema. :?
    *Me desculpem os puristas
    Eu acho que ficou muito melosa, e foi uma perda de tempo.
    É uma cena muito melosa, e isso torna o filme um pouco mais chato para quem não leu os livros; reforça a opinião.
     
  20. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    É isso aí Mith...até q enfim alguém q concorda comigo :wink:
     

Compartilhar