• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que Tolkien diria dos filmes do SdA?

Se é verdade quem ele não gostava de TV, cinema ou teatro, com certeza ele não ia gostar por melhor que fosse o filme.
 
Tolkien sobre os livros

Pandatur disse:
Por mais ínfima que fosse a alteração feita, não agradaria Tolkien...ele não mudadria nada pro filme...senão teria feito isso no livro...creio que ele não veria a adaptação do Sda da forma que vimos...
Mas e se Tolkien fizesse o filme? Ele saberia que precisaria de adaptações. Ela não mudaria no livro o que supostamente mudaria no filme porque ele sabe que são coisas diferentes. Acho que ele só não iria gostar por causa que (acho) ele não gosta de Holywood.
 
Gente, isso não é meio sem propósito! Sem quem teve a honra de conviver com ele poderia supor algo!
É meio f... imaginar o que ele mudaria! Se mudaria!
É a mesma coisa de ficar dizendo: "Será que Maomé comeria no Macdonald's?"
heheheheheh :wink: :!:
 
Não é bem assim. Tolkien vendeu os direitos de filmagem do SdA e inclusive disse que adaptações era necessárias para o bom entendimento da história. Chegou mesmo a dizer que o Bombadil seria melhor fora de um possível filme do que presenta só para causar confusão e parecer um idiota sem propósito, já que o tempo não seria suficiente para muitas explicações.
Daí a gente conclui que a saída do Glorfindel também não é nada grava(mas a substituição pela Arwen é sim, pricipalmente por ter tirado o valor do Frodo na cena).

Eu acho que Tolkien adoraria o filme, mas que não sairia completamente satisfeito do cinema, por causa das alterações desnecessárias e deturpações.
 
Ahahahahahahahahaha... desculpa... mas esses post duplos são muito engraçados...

Mas, voltando ao assunto do tópico... eu tenho a impressão que ele odiaria o filme. Ou não... agora, com essas coisas que o Maglor falou... eu sei lá. Realmente é uma incógnita. O que o filho do Tolkien achou do filme? Ele chegou a ver?
 
realmente sempre será uma incógnita isso....
ficaremos aki especulando....especulando.....e talvez xeguemos bem próximo do q ele realmente sentiria....mas nunca teremos certeza....
já q o ser humano é imprevisivel....e ele poderia adorar ver sua obra no cinema qto poderia odiar a modificação d sua história tão estudada e cuidadosamente trabalhada....
:wink:
 
A principio ele diria que o filme não seria com o intuito de arrecadação monetaria.
Assim com o proprio PJ disse, e que realmente eu acredito, pois o trabalho é recompensado qndo vc deixa esse pensamento de lado (mas é claro que isso se passa na cabeça).
Depois ele viajaria o mundo divulgando o conceito, as msgs que o filme nos transmite e claro que insistiria para que o ser humano acendesse a vontade de ler um livro, não importa de que gênero ele fosse :D
 
Independentemente de Tolkien gostar ou não do filme, uma coisa é certa...graças à versão cinematográfica de Sda, muita gente descobriu o livro e passou a "respirar a Terra-Média", ou pelo menos admirar o trabalho de Tolkien, o que o deixaria muito satisfeito.Não bastasse isso, mercados onde suas obras eram desconhecidas pela maioria da população, como no Brasil, passaram a publicar os livros de Tolkien e tudo o mais que leve seu nome ou o de Senhor dos anéis.
Isso é ótimo, sendo o filme bom ou mau.
 
pior q eh verdade, antes do filme era muuuuuuito dificil eu axar contos inacabados(por exemplo) na livraria, depois do filme, tem sempre pelo menos 2 na estante....... :)
 
realmente....
admito q eu praticamente só entrei em SdA mesmo depois q começaram a especular sobre o filme....
eu só tinha lido o iniciozinhu d SdA e lido o Hobbit....
depois das especulações eu decidi terminar SdA.....
e naum me arrependo....
tem esse lado bom, realmente....
 
Viram só?Eu por exemplo conheci O Hobbit e Sda em Setembro de 2000.Naquela época ainda não sabia nada sobre o filme, fui saber só no final daquele ano quando descobri a Pelennor no "cadê"...daí achei interessante, pois parecia que de uma hora para outra todo mundo passou a conhecer SDA...
 
Ele acharia um bom filme (na minha opinião), mas com certeza ele faria algumas mudanças, e não deixaria cortarem cenas belas e importantes do livro.
Com certeza ele iria querer mais fantasia, porque ele trata as batalhas no livro a maioria das vezes como um pequeno relato :D :mrgreen: :grinlove:
 
Christopher Tolkien viu os filmes?? Alguém poderia nos confirmar isso?? Pois ele sabe e ama tanto a obra do pai quanto o próprio Tolkien... editou o Silmarillion e ainda hoje está envolvido com toda a obra. O que Tolkien diria é impossível de imaginar... o que eu diria pior ainda... pois uma criação desse tamanho nãp passa na cabeça de pessoas comuns como eu! Mas podemos ter as palavras do filho de Tolkien... que se não representam as palavras do pai...será o mais próximo disso que teremos!!
 
Pandatur *AWAY* disse:
Vocês devem lembrar que Sda era o livro do Tolkien....ele não era mais um fã...era o pai da coisa toda...

Se os puristas ultra-harcore vomitam quando vêem a versão de Peter Jackson ao cinema, devemos relembrar que Tolkien é simplesmente o maior exemplo de puritanismo ( neologismo¿) possível, já que afinal, além do fato de uma de suas qualidades é o perfeccionismo, a obra é criação dele.

Eu acho que ele se recusaria a ver.
 
Eu achava que já tinha colocado esse link aqui.

Tolkien respondeu em uma carta a proposta de roteiro para um desenho do SdA. Ele estava nitidamente irritado com as alterações grotescas na história e eu não queria ser o tal Zimmerman que escreveu esse roteiro e recebeu essa carta.

Aqui: Um Desenho Animado de SdA

Ah, ele não está comentando o desenho do Bakshi não. Estye só saiu depois que o professor morreu.
 
Ponderando os fatos do primeiro post do Maglor - fatos estes que eu não conhecia - e o texto no link do segundo post, posso chegar à conclusão de que Tolkien não deixaria de apontar eventuais falhas nos filmes de Peter Jackson, mas reconheceria o seu valor, e, quem sabe, até gostaria do filme. Mas isso não tem como passar de mera suposição, afinal ele não está mais entre nós para responder.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo