• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que te atraiu na obra?

Dagorlad

Usuário
bom, eu nao sabia onde colocar isto, mas como tem a ver com a obra...

qual, ou quais foram os elementos que te atrairam na obra de tokien, o jeito que ele escreve, a historia, os valores que ela passa?

eu me lembro que descobri tolkien com uns 10 anos, na escola. tive uma aula de folosofia e a professora levou o livro para nos passar um exercicio, nao me lembro qual. soh sei que ainda nao tinha aquelas edicoes com os tres juntos, quando eu vi os tres livros fiquei assustado, achei que nunca leria. depois de uns 3 anos, meu irmao compra O Hobbit.

eu acho que o que eu gostei mais nos livros foi o jeito como ele descreve a natureza da TM, os amigos, valentia. e claro, a historia, as batalhas, as vitorias, as mortes, as caminhadas.

ps. isso nao eh soh pra SdS nao, eh para todos os livros.
 
Bom, que mais me atrae, humm.... difícil.

Acho que foi como ele criou a história da TM, fazendo tipo uma colcha de retalhos das mitologias nordica e grega, a cultura céltica e também a Bíblia.

:)
 
O desenvolvimento dos personagens. Desde a loucura do Fëanor até o amadurecimento de Merry e Pippin...
 
O que me atraiu... Bom, a Galadriel, principalmente... se bem que a Fruta D'ouro é um grande atrativo... a Éowyn não é de se jogar fora... :roll:

Sério agora. O que me faz gostar dessas histórias é um conjunto de características quase únicas. São ao mesmo tempo fantásticas, puramente imaginativas, mas descritas com tal realismo que não é difícil imaginar que pudessem ter acontecido. Lógico que a habilidade excepecional e o estilo do autor são fundamentais aqui, sem isso a imaginação e a criação podem se prejudicar. A maneira como as coisas são contadas é simplesmente perfeita(ás vezes eu implico com alguma coisa que poderia ser mais detalhada, mas depois eu penso no que ele deixou e vejo que não tem do que reclamar, quase... :wink: )

Esse realismo, que chega a permitir que se escreva História, com H maiúsculo mesmo, quando se fala de Tolkien é, talvez oq ue mais me fascina. Não são simples "histórias", com início, meio e fim. Elas são infinitas, devido a intenção do autor de criar algo universal, cíclico. Não são rasas (por mais que teimem alguns críticos); as palavras dos personagens são medidas, eles falam línguas "de verdade", contruídas de acordo com sua cultura, modo de viver; essas línguas têm uma evolução quase real, é possível estudá-las, conhecê-las, inclusive sua origens, fazer estudos acerca de filologia...

Posso partir para o lado pessoal também. Elas me servem como escapismo quando sinto nescessidade. Mas não, como eu disse, um escapismo bobão, não aquela coisa com sentido pejorativo que alguns dizem. Um escapismo quase perfeito, dá para se imaginar os locais. É possível se fechar os olhos alguns instantes e se imaginar em Valfenda ao lado de elfos cantando; ou no Condado com os campos, as festas; em Moria com os martelos batendo, as vozes graves, a imensidão das montanhas...

Enfim, é isso... :wink:
 
Eu sou fascinado é pela maneira como ele descreve. Ele mostra as coisas de uma maneira que eu nunca tinha visto antes, de uma maneira tão bela, desde as coisas mais simples, como a mobília do Bilbo, até coisas gigantes, como Lothlórien. E a coerência da história também.
 
O modo como ele descreve a tudo e a todos. Os diálogos poéticos, mas nunca melosos. A variedade rica de detalhes do seu mundo. Os personagens marcantes e com personalidades próprias (algo que nem sempre existe em histórias com muitos personagens). As relações diferentes entre os diversos personagens. A maneira na qual os acontecimentos afetam cada um deles...

Acho que vou deixar pra um outro post pra dizer em melhores detalhes o que me atrai nessa obra. (Tô com preguiça agora! :roll: )
 
Tolkien conseguiu nos transportar para seu mundo com a riqueza de detalhes e uma poesia ímpar. É o que eu mais gosto em suas obras. A capacidade de nos encantar, envolver de uma tal forma, que nos permite entrar na história e dar asas a imaginação.
 
É incrivel a capacidade de Tolkien em descrever as coisas. Ele consegue descrever o que quer, sem faltar palavras, numa maneira estupenda! Mas também não vou negar que as vezes era tão exageradamente demorado a descrição do ambiente, que as vezes chegava dar um tédio. Mas lembrando depois não dá pra não ficar maravilhado.

Os dialogos também são magníficos. Eles me fizeram pensar em coisas do tipo: "Uuuui, que fora!" e ainda ele conseguia escrever de uma maneira que dava para sentir o que o personagem estava sentindo, só pelo jeito de falar.
 
O que mais me atraiu na obra de Tolkien foi a magia com que ele escreve, faz nós imaginarmos tudo enquanto estamos lendo. É realmente incrível.
Um exemplo é quando estamos lendo o As Duas Torres e o Silmarillion, é como se vc estivesse lá.

Realmente incrível.
 
Posso dizer o que não me atrai : livros com poucos personagens (dois ou três) ou com muitos personagens caracterizados tão superficialmente que parece gente de novela.

O que me atraiu em SdA, foi a capacidade de descrever várias pessoas ao mesmo tempo em que as relações entre eles, o cenário social e político em que estavam inseridos não foram esquecidos (como normalmente acontece em romance, aventura comum)

A capacidade de ver um todo, mas ao mesmo tempo dar importância ao indivíduo. (até mesmo Gollum)

É a mesma coisa que me atraiu em Duna. Mostrar que o drama humano não pode ser vivido em separado do mundo onde vive.
 
valeu por responder.

eh legal ver as diferentes coisas que atrairam cada um, e todos adoram a obra do mesmo jeito.
mas parece que o predominante memso foi a forma como ele escreve.
 
Quando eu vi o filme pensei: _ Que filmaço! Quem é J.R.R.Tolkien? Foi aí que li SDA e me encantei com o universo criado pelo professor, depois vieram O Hobbit e O Silmarillion. Sinceramente eu quase não li livros em minha vida e o fato de ler 5 em 5 meses surpreendeu todas as pessoas ligadas a mim. Quando me perguntam que milagre operou em minha vida eu digo que é difícil responder. Simplesmente ele escreve de uma maneira tão perfeita que quando você se dá conta acabou o livro e você fica com gostinho de quero mais, você fica pensando como ele conseguiu imaginar tudo aquilo e descrever de uma maneira tão incrível. O cara realmente é um gênio.
 
Assim como vários aqui, me surpreendi demais pela capacidade de descrever a história, de uma maneira que a gente conseque entrar dentro e sentir tudo o que o personagens estão sentindo e é como se estivéssemos no lugar, até cheiro dá pra sentir!! 8O
Mas o que mais me atraiu foi o Frodo mesmo. Vcs podem não achar, mas eu acho a personalidade dele incrível e fascinante. Ele é, de longe, meu personagem favorito de toda a obra. Qdo comecei o livro III e vi que não iam mais falar em Frodo até o livro IV, fiquei mto chateada e li o III bem rápido, embora tenha demorado mesmo assim (livros de Tolkien não são para se ler correndo, são para se digerir a informação, imaginar, etc., tanto que estou lendo desde janeiro e até agora não acabei).
Mas o mais impressionante foi a maneira pela qual conheci as obras de Tolkien. Eu ouvi falar no filme, e já tinha ouvido falar que tinha um livro. Aí me veio uma vontade enorme de ler o livro, de uma maneira que nunk havia acontecido antes...eu não sabia nada da obra, nada mesmo,só que tinha um anel no meio, e isso pcausa do título. Aí, qdo já tinha saído o filme e tdo, pensei: "Tenho que ler o tal do livro antes de ver o filme!!" E assim comprei o livro, sem saber nem do que se tratava. Mas tem um detalhe: SdA foi o 1° e único livro que comprei até hoje, pois gosto só de ler livros uma única vez, por isso peço tdos emprestados ou pego emprestado em bilbioteca. Eu só compraria um livro que tivesse lido, mesmo, e eu teria que ter gostado mto do livro, e teria que ter a certeza de que o releria algum dia mais tarde. E SdA era um livro totalmente desconhecido pra mim. Mas eu comprei. Tive medo de não gostar, mas com o tempo, fui percebendo que ele seria o melhor livro que eu já teria lido, e é mesmo. Não me arrependo nem um pouco de ter comprado o livro, e ele me influenciou mto nesses 4 meses. Mudei mto, e tbém desenvolvi um amor mto grande pelo Frodo!^^ Mto mesmo! Vai até além dos limites que alguém possa imaginar!! Gosto dele como algo mais que um personagem!! Incrível, não?
 
O fato de, ao mesmo tempo em que fui transportada pra um mundo totalmente fantástico (no sentido de fantasia) tudo o que li é muito, mas muito real. Tão real que chega a doer.
As imperfeições dos seres (todos!), os acontecimentos que não podem ser controlados, as tragédias.
A perfeição de Tolkien está na narrativa, na construção dos personagens, mas nas estórias dele nada é perfeito, não existe o absoluto, nem pro criador da Terra Média.
 
O que me atraiu para Tolkien foi o RPG que eu jogava há uns dez anos atrás (M.E.R.P) que era baseado no SdA e no Hobbit. O que me reconduziu a obra foi o filme. O que eu mais gosto é a caracterização, que te leva a ler, reler, questionar, discutir e repensar suas posições.

Há algo em Tolkien que é singular, uma magia que leva-nos a sonhar e a fantasiar. É tão extraordinariamente forte que gerou a nossa comunidade Valinor.
 
Um pouco antes de eu começar a ler, eu estava gostando de coisas medievais, as guerras, tem akele jogo diablo. Entao, quando fiquei sabendo que SDA era um historia estilo medieval comprei na hora.


Mas agora o que mais me facina é o mundo de Tolkien. A coisa que eu mais gosto de imaginar é eu andando na estrada olhando montanhas verdes bem no fundo, uma floresta do meu lado, e começa a cair akela chuvinnha fina.
E até hj eu tenho saudade da epoca em que eu comecei a ler SDA, nos primeiros capítulos ainda. Fala que os elfos estavam indo para o oeste, e eu pensava : o que o oeste? Fala do Senhor do Escuro, e os hobbits comentavam poucas coisas sobre Mordor, tal.
 
Tudo começou em 2001 quando me contaram da existência dos livros "Harry Potter", após lendo esse ótimos livros, começei a me interessar mais por literatura, até que me falaram de uma trilogia chamada "O Sendor dos Anéis, até então nunca tinha ouvido falar desses livros.

No natal de 2001, após ter me interessado pelas obras de Tolkien, pedi um exemplar de "A Sociedade do Anel", após terminado de ler esse livro, eu fiquei interessado na história, e após isso, nunca mais parei de ler os livros de Tolkien.
Tdo o conteúdo, o detalhismo, as historias e tdo mais...tudo isso me deixou mto interessado em tolkien.
 
o Maglor falou e disse,concordo em número,gênero e grau
o que mais me interessou foi o realismo da obra,a quantidade de características ,saber que SDA é apenas uma parte da História de uma terra que poderia,sim,existir,que além do SDA existe uma mitologia e que o SDA é parte importante do desnvolvimento dessa mitologia.e,depois ,como segunda coisa acho que a aventura e a fantasia que são pra mim tudo que um livro deve ter.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo