1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que seriam os Goblins para tolkien?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lyvio, 24 Ago 2007.

1. Lyvio

Lyvio Usuário

Várias vezse já vi o mestre escrever goblins, e não entendi bem, esse goblins eram algum outro tipo de criatura ou eram outro tipo de orcs?, nesse caso menores e um pouco mais fracos porem numerosos, como nos jogos de RPg e por ai vai, eu encontrei esse artigo aqui na valinor:

Por este texto agente pode entender que Goblins, são uma espécie de orcs mais fracos e com habilidades a mais, ou seja são uma raça diferenciada ou não?
    Quala opnião de vcs sobre isso?

2. Melanor

Melanor Mago Aprendiz

pois é lyvio, tbm sempre tive esta dúvida...

estou curioso para saber o q o pessoal sabe ^^

3. Pandatur

Pandatur Usuário

É isso mesmo que o texto diz. Os goblins eram orcs menores, como os de Moria. O problema é que os tradutores, ao invés de manterem o termo (ou traduzirem para duendes, por exemplo), resolveram passar goblin para orc.

4. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Discordo. Tudo bem que nunca li textos em inglês, mas, vamos desde o início:
    Morgoth "criou" a horrenda raças dos Orcs; Saurom, "criou" os Urus-Hai, quem criou esses Goblins? Aqui no valinor mesmo, não lembro que disse que Goblins, era um termo para Orcs sim, normalmete, eu leio esse termo nas montanhas,,,sobre Goblins de lá. Mas, eu penso que, GOblins, poderiam ser apenas ORcs menores, por exemplo: A tropa de ORcs que pegou Merry e Pippin, era composta por Grandes Orcs, quase do tamanho de Homens (os Uruks), orcs "médios" qque facilemnte foram identificados com sendo de Mordor, e outros orcs, menores, vindo de Moria...esses menores, foram chamados de Goblins por Boromir (ou legolas, não lembro) dentro das minas....esses Goblin então, eram apenas uma denominação para os orcs menores das montanhas, não uma raça diferente. É o que eu penso.

5. Lyvio

Lyvio Usuário

Sim , más eles tinham habilidades como escalada infinitamente melhor que os grandes e médios orcs, eram menores e mais fracos, poderiam ser sim uma ramificação dos orcs afinal, o hobbits são como os goblins só que nesse caso pequenos homens.

6. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Creio que têm diferenças entre Homens=Hobbits com Orcs=Goblins.
    Veja, os Goblisn tinham essa "habilidade" de escalar, pelo fato de viveram em cavernas e túneis, veja no Hobbit, foi descrito que eles foram pegos por Orcs, e tinha o Grão Orc e tudo mais....Goblins, são denominações....é o que eu penso, não uma raça separada, como os Hobbits.

7. Larissa

Larissa Usuário

Até onde eu sei, goblins são os orcs que vivem nas montanhas. Por este motivo, o corpo deles mudou, buscando adaptar-se ao novo habitat. Isso os faz diferentes dos orcs na aparência.
    Com os humanos acontece a mesma coisa: nos países europeus, onde a incidência de sol é menor, as pessoas tendem a ser brancas e com cabelos lisos. Já nos países africanos, as pessoas tendem a ter a pele mais escura e os cabelos mais grossos, protegendo assim a pele e a cabeça. =]

8. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Recoloco o que disse Pandatur, goblins são "orcs" menores, apelidados assim, por assim dizer. E concordo ainda que o problema de não manter-se o termo que causa a controvérsia.

Quanto a colocação de meu amigo Neithan, temos que entender então os termos em suas origens, o termo urco (sindarin orc) significa "espectro", um terror que os elfos descrevem como os urqui.
    Na língua negra a distorção gerou uruk, uruk-hai, sendo o povo espectro, porém, ainda analisando a língua em si, como a língua é viva, o termo uruk acabou sendo usado apenas para os Grandes Orcs, enquanto os normais seriam ainda yrch, na língua geral, seria melhor talvez "orcs", e ainda na língua comum, os pequenos yrch, habitantes de cavernas, acabaram sendo tratados como "goblins".

Saruman não criou os uruk-hai. O termo já existe na língua negra, é uma corrompição do élfico.

9. Jedi Solo

Jedi Solo The Greatest Jedi

Concordo com o que falaram ali em cima. Pra mim, Goblins sempre foram Orcs que viviam nas Montanhas, desde a Primeira Era. Com o passar de milhares e milhares de anos, foram se adaptando ao ambiente que viviam, podendo escalar pedras e ver no escuro, tendo corpo menor, mais compacto, enfim.

10. lukazjau

lukazjau Usuário

Eu também concordo que eles eram Orcs que se acostumaram com o ambiente novo e com o tipo de vida!!
    Pelo que eu li, os anões foram criados para ajudar os elfos nas batalhas e em resposta foram criados os Goblins para combater os Anões em seus reinos subterrâneos!!
    Não sei se isso esta correto..foi o que eu achei uma vez pesquisando sobre Goblins!!

11. Tuor

Tuor Usuário

Também acho que Goblins são como "orcs-anões", ou os que vivem sob montanhas, ou orcs-anões que vivem sob montanhas. Com o tempo, cada tipo e variações de orcs que viviam em cada ambiente foram se "moldando" aos covis em que viviam.

12. Laurelin

Laurelin Voltei a ser um

Goblins eram orcs menores que viviam em montanhas e cavernas, certo? Tinham abilidade de escalar, mas eram mais fracos que os outros orcs. Então aqueles que aparecem nas Minas de Moria seriam então goblins?

13. Saphyra Horyon

Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

Acredito que sim, provavelmente os das Minas de Moria eram goblins, não lembro como está escrito no livro, mais no filme o Legolas pega um flecha de um dos esqueletos dos anões mortos na entrada e diz "Goblins"...

14. Bem interessante. Eu sempre pensei que globins era a palavra que usaram para traduzir orcs. Talvés por ser mais conhecida, sei lá. Legal saber que era uma variedade de orcs.

15. Lyvio

Lyvio Usuário

Nussa to vendo que é unanimidade, estava pesquisando e realmente percebi que eram realmente ocs. outro tipo mas orcs.

16. Laurelin

Laurelin Voltei a ser um

Mas isso foi no filme; e no livro o que disseram sobre isso?

17. Saphyra Horyon

Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

Agora eu lembrei, acontece a mesma coisa, pelo menos essa foi uma das partes que PJ foi fiel ao livro...

18. Lyvio

Lyvio Usuário

Já foi citado e inclusive numa das versões mais antigas dos livros, há atradução de goblins e não orcs generalizando como se fossem todos iguais.

19. Tilion

Tilion Administrador

Não. A palavra orc já é a "tradução" em inglês do Sindarin orch e do Quenya urco. Essa palavra inclusive já ocorria em inglês antigo, que foi de onde Tolkien a tirou (mais especificamente do poema Beowulf).

Tolkien usa a palavra goblin tanto em O Hobbit como em O Senhor dos Anéis, de modo que o problema foi mesmo na tradução, nivelando tudo para "orc".

20. kytarkiton-eru

kytarkiton-eru Usuário

Também penso assim... os goblins são orcs que adaptaram-se ao modo de vida montanhês!! mas como é possível existir idéias evolucionistas nas obras de Tolkien, sendo que ele ra tão católico?

Compartilhar