• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que seria do rpg sem Tolkien

Peraí, um dos motivos pelos quais eu acho o D&D o jogo mais foda de todos, supremo e humilhador do restante é o fato dele ter uma base tolkieniana consistente. Mas que não é tanto quanto acham, ah, não é.
 
Nada disso que tu citou que não pudesse provir de alguma mitologia. RPG e Tolkien devem muito a mitologias aliás.

RPG sem Tolkien existiria sim, seria apenas diferente. E, na minha opinião, nem tanto assim.

Skywalker esclareceu que o RPG veio dos wargames. É verdade, mas no decorrer dos anos, foram sendo acrescentadas características mitológicas, históricas e tolkenianas. RPG não é só Tolkien...



Tolkien não criou trolls, anões e elfos. Essas são criaturas da mitologia germânica.

Arqueiro que se veste de verde? Mas se essa é a roupa clássica das forças armadas. O exército inglês medieval contava com grande número de arqueiros entre suas tropas efetivas. Arqueiros, obviamente, vestidos de verde.

Além do mais, tem Robin Hood também...
Concordo, mas acho que Tolkien foi vital para a popularização destes tipos. Ele meio que "organizou" a coisa toda em uma grande obra de sucesso.
 
Pois é... Robert Ervin Howard que escreveu um tal de Conan em 1936... Criando, não um mundo, mas uma era ficticia, que poderia ser um passado remoto do nosso mundo, não teve influência em nada... :disgusti:

Corrigindo, em 1932... 1936 foi quando ele morreu.

Ou seja, mesmo sem o Tolkien, as pessoas ainda iriam admirar a mitologia nórdica e esses seres, com espadas, monstros e etc. Talvez não dessa forma, mas semelhante.

E uma coisa sobre o Howard, que poderia influenciar mais tarde. Ele é de uma época onde os livros de faroeste estava com tudo. Ou seja, era a moda da época, que poderia ter virado tema para RPG também, e acabou virando, mas nunca ficou tão popular quanto o tema D&D.
 
Última edição:
Mas o Conan foi importante pro D&D. A classe bárbaro, o estilo de quests/inimigos/tomb raiding... tudo Conan.
 
Mas o Conan foi importante pro D&D. A classe bárbaro, o estilo de quests/inimigos/tomb raiding... tudo Conan.

Eu fui irônico no post acima, pelo pessoal ter desconsiderado outras fontes de inspiração para o RPG. No caso, o Conan, que é anterior as obras do Tolkien.
 
Tolkien foi muito importante para o RPG!
Orcs, Elfos, Trolls, Worgs, Goblins Tolkien que o inventou!
Sem estas coisas o D&D entre outros sistemas ficaria muito pobre em questões de monstros.
 
Acho que a discussão não deve ser "os rumos do rpg caso tolkien não tivesse inventado classificações como elfos, orcs, etc etc". Seria mais interessante discutir quais foram as colaborações de Tolkien para o universo do RPG. Eu por exemplo não conheço muito bem e ficaria contente de descobrir algumas influencias dele, ao invés de ficar imaginando como seria o rpg sem ele, ou o quanto o rpg depende de sua existencia.
 
não li o topico inteiro...estou com sono... mas precisava responder essa pergunta porque acabei de terminar de mestrar um jogo de rpg...

Não seria nada ou apenas metade do que é hoje.


Bom que acho que nem chegaria a existir..emagina só..como seria sem tolkien e seu mundo..aff..e se fosse parecido com gurps..>:blah:< eu nem jogaria ..:lol:
 
Cara, tudo isso já existia muito antes do Tolkien nascer, que dirá antes dos livros...
Que eu saiba só existiam antes de Tolkien Fadas, Gnomos, Duendes e uma espécie de anão muito diferente dos que Tolkien inventou.
E não Elfos, Trolls e Orcs.

Mais se você diz então eu gostaria de saber aonde diz a respeito é possível?

Grato.
 
Olha, teoricamente( teoria porca), não seria, ja que é notorio que um grupo de amigo viciados em war games decidiu fazer um jogo de war game com maior liberdade de interpretação e evolução individual de personagens se baseando no universo de Tolkien para isto. É como o cara viciado em War que decidiu fazer o War Rio de Janeiro :P
Mas tem o que o sky falou, Tolkien não foi a unica influencia para o D&D... Por exemplo os desenhos de Conan foram bem utilizados na hora de conceber o universo em si...
O mais provavel seria uma evolução maior dos War Games voltados para guerras reais, ou seja, o mais provavel é que um conceito como gurps(rpg mega realistico) surgisse antes de um RPG universo fantastico. tanto que os War Games da epoca, muitos ja estavam ficando mais complexos atraves de tabelas e mais tabelas de calculos... Acho que a grande sacada dos caras foi pensar mais na mecanica em função da interpretação, do que na mecanica voltada a dar um suporte realistico as peças do tabuleiro... Ou seja foi inserir o jogo no jogador, não o jogador no jogo...
 
Que eu saiba só existiam antes de Tolkien Fadas, Gnomos, Duendes e uma espécie de anão muito diferente dos que Tolkien inventou.
E não Elfos, Trolls e Orcs.

Há Elfos na mitologia nórdica, inclusive com divisões em "elfos da luz", "elfos escuros", etc. Mas eles são bem diferentes dos Elfos tolkienianos, parecendo quase "goblins" em suas ações de um modo geral.

Trolls pululam os folclores escandinavos, em particular da Suécia e Noruega.

Orcs já eram mencionados no poema Beowulf, que foi justamente de onde Tolkien tirou a palavra. A palavra lá aparece apenas uma única vez e no plural, orcnéas.
 
Interessante, eu não sabia disso!
Obrigado por me falar.

Sobre estes Elfos ai eu ja tinha lido alguma coisa, mais estes eram muito diferentes dos de Tolkien, pareciam com Goblins mesmo!
Sobre os elfos escuros ocasiona-se em Drows?
 
Sim, mas aí através do folclore escocês, de onde vem a palavra "drow" e diz respeito a um tipo de elfo escuro - o que implica influência nórdica nessa criatura escocesa.
 
Livros básicos de mitologia nórdica, como os Eddas, além de folclores e mitos em geral. Sobre mitologia celta (onde entra a escocesa aí), recomendo o livro Myths and Legends of the Celts, de James MacKillop, simplesmente um dos melhores livros do assunto de uma das maiores autoridades da área.

Mas claro, se a grana estiver curta, sempre há o bom Google e a Wikipedia, hehe.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo