1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que seria do rpg sem Tolkien

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Senhor_de_Gondor, 29 Jan 2008.

  1. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Paro muitas vezes para analizar a enorme influência(em vários aspectos) que as obras de Tolkien deram aos RPGs ancestrais tanto quanto aos atuais, para os fãs de rpg aqui na Valinor eu pergunto: sem Tolkien e sua mitologia no que os RPGistas iriam se basear, como seria o rpg atual? Podem ver a grande citação de orcs, paisagens medievais, terras inóspitas e mágicas com divindades controlando as coisas(à vezes).:think:

    OBS.: esse tópico não é para esclarescer uma dúvida, é mais para discutir sobre o assunto.:cerva:
     
  2. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

     
  3. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Me refiro aos primeirinhos.^^
     
  4. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    não li o topico inteiro...estou com sono... mas precisava responder essa pergunta porque acabei de terminar de mestrar um jogo de rpg...

    Não seria nada ou apenas metade do que é hoje.
     
  5. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Discordo totalmente. Tolkien foi bastante importante sim pra criação de Dungeons & Dragons, mas de maneira alguma foi 100% importante. Várias publicações pulp dos anos 60-70 contribuíram e muito pra criação do hobby, especialmente a obra de Poul Anderson, Michael Moorcock e Robert E. Howard.

    Eu diria que Tolkien e Poul Anderson, juntos, formam 50% do D&D.

    Mas se fossemos apontar UM grande responsável pela criação do hobby, seria, com certeza, os wargames.
     
  6. Mariana Hoffmann

    Mariana Hoffmann Meldanë

    Realmente, Tolkien foi munto importante pro mundo do rpg poruqe ele revolucionou a fantasia, a forma de criá-la, e o público alvo. Eu axo que o mundo criado por Tolkien foi a base para muitas ideias de fantasias, e não vai parar de exercer influencias por muito tempo
     
  7. beatrizvexille

    beatrizvexille Usuário

    Acho que a obra de Tolkien foi uma grande inspiração para criação do imaginário "clássico" de um RPG medieval. Tipos como troll,s anões barbudos e bravos com machados, o elfo arqueiro que se veste de verde, são quase estereótipos quando se pensa em RPG.
     
  8. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Tem certeza dessa sua afirmação Sky?
     
  9. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu passei metade do ano passado pesquisando sobre as raízes literárias do D&D porque queria ler as mais importantes pra criar um cenário próprio, ou seja, sim eu tenho certeza dessa minha afirmação.
     
  10. Dáin-Pé-de-Ferro

    Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

    Mas os wargames também têm algo de Tolkien né? Tipo as raças, coisas como a magia em combate e tratada numa forma diferente do Quase-que-todo-poderoso Merlin, e sem estar ligada à religião diretamente. Nisso até você, Sky, tem que concordar.
     
  11. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Ah, cara... elfos arqueiros, orcs malvados, anões barbudos e dragões que cospem fogo não são invenções do Tolkien, né? 200000000000000000 livros de fantasia contemporâneos ao Senhor dos Anéis tratam disso.

    Mas sim, Tolkien foi importantíssimo pro D&D. Mas longe de ser tanto quanto imaginam.
     
  12. Tilion

    Tilion Administrador

    OK, então me cita os 200000000000000000 livros de fantasia contemporâneos ao Senhor dos Anéis que tratam disso. :obiggraz:
     
  13. Dáin-Pé-de-Ferro

    Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

    É, cita todos e me explica por que é impossível que Tolkien tenha influenciado cada um deles, talvez através de O Hobbit, onde já apareciam anões barbudos, elfos bonitos, trolls grandes e burros, orcs burros, malvados e em grande número, magos tipo Gandalf etc
     
  14. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Nada disso que tu citou que não pudesse provir de alguma mitologia. RPG e Tolkien devem muito a mitologias aliás.

    RPG sem Tolkien existiria sim, seria apenas diferente. E, na minha opinião, nem tanto assim.

    Skywalker esclareceu que o RPG veio dos wargames. É verdade, mas no decorrer dos anos, foram sendo acrescentadas características mitológicas, históricas e tolkenianas. RPG não é só Tolkien...

    Tolkien não criou trolls, anões e elfos. Essas são criaturas da mitologia germânica.

    Arqueiro que se veste de verde? Mas se essa é a roupa clássica das forças armadas. O exército inglês medieval contava com grande número de arqueiros entre suas tropas efetivas. Arqueiros, obviamente, vestidos de verde.

    Além do mais, tem Robin Hood também...
     
  15. Dáin-Pé-de-Ferro

    Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

    É mas os trolls pré-Tolkien eram como humanos muito fortes e muito burros, ricos e paspalhos... E elfos eram duendes...
     
  16. Deriel

    Deriel Administrador

    Hummm :think:

    De imediato podemos dizer que não teríamos Halflings e Rangers, além de inúmeros referências menores. E ouso afirmar que não teríamos os Elfos também, pelo menos não como eles são hoje em dia no RPG.

    Matutando aqui nisso, ouso afirmar que o conceito de jogo com raças distintas interagindo entre si foi baseada em J. R. R. Tolkien e nO Senhor dos Anéis. As classes não - exceção ao Ranger - mas as raças sim.
     
  17. Daewen

    Daewen Elener

    Olha que eu não sou especialista no assunto e só joguei de rpg Vampiro a Mascara, mas concordo que Tolkien e sua nova roupagem as raças foi de grande importância para a evolução do jogo. Mas também não acho que a gente pode resumir toda a historia do rpg nas obras dele. Muitos autores com historias fantasticas ou ate mesmo simples de herois, monstros e batalhas contribuiram, como também as lendas e mitologias. Acho que o importante não é ver quem contribuiu mais ou menos, mas entender cm isso foi fundamental ao que o rpg é hj...e cm ele pode se tornar ainda melhor..a partir de novas contribuiçoes...
     
  18. wsnjr

    wsnjr Sir Auron

    Bem eu acredito que sem Tolkien o conceito de fantasia de D&D existiria, só que sem tantos detalhes, com menos raças por exemplo, como já foi citado e talvez até com menos monstros e o RPG iria se basear mais mesmo nos wargames da vida.
     
  19. Skywalker

    Skywalker Great Old One

  20. Deriel

    Deriel Administrador

    Pq o povo do D&D odeia dizer que teve como base Tolkien? :obiggraz:
     

Compartilhar