• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que seria do rpg sem Tolkien

Paro muitas vezes para analizar a enorme influência(em vários aspectos) que as obras de Tolkien deram aos RPGs ancestrais tanto quanto aos atuais, para os fãs de rpg aqui na Valinor eu pergunto: sem Tolkien e sua mitologia no que os RPGistas iriam se basear, como seria o rpg atual? Podem ver a grande citação de orcs, paisagens medievais, terras inóspitas e mágicas com divindades controlando as coisas(à vezes).:think:

OBS.: esse tópico não é para esclarescer uma dúvida, é mais para discutir sobre o assunto.:cerva:
 
...RPGs ancestrais tanto quanto aos atuais...quote]

RPGs Ancestrais? lol... achei que nenhum deles tivesse mais de meio uns 30 anos...

Bom, creio que o RPG como hoje conhecemos não existiria, mas talvez alguem nesse tempo tivesse inventado algo perto de GURPS:blah: E poderia existir algum jogo de interpretação de papéis "convincente", mas nada perto de D&D por exemplo.
 
O que seria do RPG sem Tolkien?

não li o topico inteiro...estou com sono... mas precisava responder essa pergunta porque acabei de terminar de mestrar um jogo de rpg...

Não seria nada ou apenas metade do que é hoje.
 
Discordo totalmente. Tolkien foi bastante importante sim pra criação de Dungeons & Dragons, mas de maneira alguma foi 100% importante. Várias publicações pulp dos anos 60-70 contribuíram e muito pra criação do hobby, especialmente a obra de Poul Anderson, Michael Moorcock e Robert E. Howard.

Eu diria que Tolkien e Poul Anderson, juntos, formam 50% do D&D.

Mas se fossemos apontar UM grande responsável pela criação do hobby, seria, com certeza, os wargames.
 
Realmente, Tolkien foi munto importante pro mundo do rpg poruqe ele revolucionou a fantasia, a forma de criá-la, e o público alvo. Eu axo que o mundo criado por Tolkien foi a base para muitas ideias de fantasias, e não vai parar de exercer influencias por muito tempo
 
Acho que a obra de Tolkien foi uma grande inspiração para criação do imaginário "clássico" de um RPG medieval. Tipos como troll,s anões barbudos e bravos com machados, o elfo arqueiro que se veste de verde, são quase estereótipos quando se pensa em RPG.
 
Discordo totalmente. Tolkien foi bastante importante sim pra criação de Dungeons & Dragons, mas de maneira alguma foi 100% importante. Várias publicações pulp dos anos 60-70 contribuíram e muito pra criação do hobby, especialmente a obra de Poul Anderson, Michael Moorcock e Robert E. Howard.

Eu diria que Tolkien e Poul Anderson, juntos, formam 50% do D&D.

Mas se fossemos apontar UM grande responsável pela criação do hobby, seria, com certeza, os wargames.

Tem certeza dessa sua afirmação Sky?
 
Eu passei metade do ano passado pesquisando sobre as raízes literárias do D&D porque queria ler as mais importantes pra criar um cenário próprio, ou seja, sim eu tenho certeza dessa minha afirmação.
 
Mas os wargames também têm algo de Tolkien né? Tipo as raças, coisas como a magia em combate e tratada numa forma diferente do Quase-que-todo-poderoso Merlin, e sem estar ligada à religião diretamente. Nisso até você, Sky, tem que concordar.
 
Ah, cara... elfos arqueiros, orcs malvados, anões barbudos e dragões que cospem fogo não são invenções do Tolkien, né? 200000000000000000 livros de fantasia contemporâneos ao Senhor dos Anéis tratam disso.

Mas sim, Tolkien foi importantíssimo pro D&D. Mas longe de ser tanto quanto imaginam.
 
OK, então me cita os 200000000000000000 livros de fantasia contemporâneos ao Senhor dos Anéis que tratam disso. :obiggraz:
 
É, cita todos e me explica por que é impossível que Tolkien tenha influenciado cada um deles, talvez através de O Hobbit, onde já apareciam anões barbudos, elfos bonitos, trolls grandes e burros, orcs burros, malvados e em grande número, magos tipo Gandalf etc
 
sem Tolkien e sua mitologia no que os RPGistas iriam se basear, como seria o rpg atual? Podem ver a grande citação de orcs, paisagens medievais, terras inóspitas e mágicas com divindades controlando as coisas(à vezes).:think:

Nada disso que tu citou que não pudesse provir de alguma mitologia. RPG e Tolkien devem muito a mitologias aliás.

RPG sem Tolkien existiria sim, seria apenas diferente. E, na minha opinião, nem tanto assim.

Skywalker esclareceu que o RPG veio dos wargames. É verdade, mas no decorrer dos anos, foram sendo acrescentadas características mitológicas, históricas e tolkenianas. RPG não é só Tolkien...

Tipos como troll,s anões barbudos e bravos com machados, o elfo arqueiro que se veste de verde, são quase estereótipos quando se pensa em RPG.

Tolkien não criou trolls, anões e elfos. Essas são criaturas da mitologia germânica.

Arqueiro que se veste de verde? Mas se essa é a roupa clássica das forças armadas. O exército inglês medieval contava com grande número de arqueiros entre suas tropas efetivas. Arqueiros, obviamente, vestidos de verde.

Além do mais, tem Robin Hood também...
 
É mas os trolls pré-Tolkien eram como humanos muito fortes e muito burros, ricos e paspalhos... E elfos eram duendes...
 
Hummm :think:

De imediato podemos dizer que não teríamos Halflings e Rangers, além de inúmeros referências menores. E ouso afirmar que não teríamos os Elfos também, pelo menos não como eles são hoje em dia no RPG.

Matutando aqui nisso, ouso afirmar que o conceito de jogo com raças distintas interagindo entre si foi baseada em J. R. R. Tolkien e nO Senhor dos Anéis. As classes não - exceção ao Ranger - mas as raças sim.
 
Olha que eu não sou especialista no assunto e só joguei de rpg Vampiro a Mascara, mas concordo que Tolkien e sua nova roupagem as raças foi de grande importância para a evolução do jogo. Mas também não acho que a gente pode resumir toda a historia do rpg nas obras dele. Muitos autores com historias fantasticas ou ate mesmo simples de herois, monstros e batalhas contribuiram, como também as lendas e mitologias. Acho que o importante não é ver quem contribuiu mais ou menos, mas entender cm isso foi fundamental ao que o rpg é hj...e cm ele pode se tornar ainda melhor..a partir de novas contribuiçoes...
 
Bem eu acredito que sem Tolkien o conceito de fantasia de D&D existiria, só que sem tantos detalhes, com menos raças por exemplo, como já foi citado e talvez até com menos monstros e o RPG iria se basear mais mesmo nos wargames da vida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo