• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que são os dúnedain?

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal!
Sei que os dúnedain são a família de Aragorn, ou algo parecido. Mas o que são os dúnedain exatamente? Quais as suas características?
 
Na Segunda Era havia a ilha de Númenor, os homens q viviam nessa ilha eram os dunedais, só q a ilha afundou mas os sobreviventes continuaram a ser chamados assim, e a familia de Aragorn é descendente dos sobreviventes da Queda de Númenor.

Eles eram mais altos, viviam mais e mais fortes q homens normais
 
Felipe Dilon disse:
Na Segunda Era havia a ilha de Númenor, os homens q viviam nessa ilha eram os dunedais, só q a ilha afundou mas os sobreviventes continuaram a ser chamados assim, e a familia de Aragorn é descendente dos sobreviventes da Queda de Númenor.

Eles eram mais altos, viviam mais e mais fortes q homens normais

Não não. Os que viviam em Númenor eram os Numenorianos...

Os que se exilaram na Terra-Média após a queda de Númenor que eram chamados de Dunedain.
Os Dunedain era um povo poderoso, descendente da poderosa raça humana de Númenor, eram descendentes dos "fiéis", homens que não se corromperam com o mal de Sauron, ou seja, Elendil, seus filhos Isildur e Anárion, e todo o povo exilado de Númenor.

Em características, a mais marcante era a altura (Elendil tinha 2,40m), e eram extremamente fortes, grandes guerreiros, além de sábios, e viviam mais que um humano "inferior", Aragorn viveu 210 anos.
 
Cara, são nomes diferentes do mesmo povo. Dê uma olhada no Glossário do Silmarillion, no verbete Númenorianos:

"Os homens de Númenor, também chamados dúnedain."

Claro que após a Queda os descendentes do Oeste foram chamados mais comumente de dúnedain (que quer dizer "Edain do Oeste"), mas não é incorreto chamar Elendil de dúnadan.
 
Duneidan significa "Edain do Oeste", os Edain são a raça que pertencia Beren e Tuor, que deu origem ao povo de Numenor, que por sua vez aos duneidan na epoca de Aragorn esse povo já não tinha o mesmo vigor que antes por ter se misturado com outras raças
 
Maglor disse:
Cara, são nomes diferentes do mesmo povo. Dê uma olhada no Glossário do Silmarillion, no verbete Númenorianos:

"Os homens de Númenor, também chamados dúnedain."

Claro que após a Queda os descendentes do Oeste foram chamados mais comumente de dúnedain (que quer dizer "Edain do Oeste"), mas não é incorreto chamar Elendil de dúnadan.

jah me disseram isso
mas acho errado chamar elendil d dunadan :/
 
a-dri disse:
Maglor disse:
Cara, são nomes diferentes do mesmo povo. Dê uma olhada no Glossário do Silmarillion, no verbete Númenorianos:

"Os homens de Númenor, também chamados dúnedain."

Claro que após a Queda os descendentes do Oeste foram chamados mais comumente de dúnedain (que quer dizer "Edain do Oeste"), mas não é incorreto chamar Elendil de dúnadan.

jah me disseram isso
mas acho errado chamar elendil d dunadan :/
Não é totalmente "errado", pelas razões já explicadas anteriormente. Pois lembrem-se daqueles que são chamados de Númenoreanos Negros, descendentes dos "Homens do Rei", os rebeldes que rejeitaram os Eldar e os Valar.
 
Eu sei que não é errado e tal, mas acho que no momento em que se passa o senhor dos anéis, o termo 'dunedain' era usado unicamente para designar os descendentes de numenorianos que viviam no norte, onde um dia tinha exisitdo um reino de numenorianos exilados... porque, não fosse assim, chamar[iamos os nobres de Gondor de dunedain, também, não??
 
Anna Cwen disse:
porque, não fosse assim, chamar[iamos os nobres de Gondor de dunedain, também, não??

Não totalmente, pois na época da Guerra do Anel, os "nobres de Gondor" eram grandes homens, mas não descendentes diretos de Númenor, como ocorreu no norte, onde a linhagem foi preservada.
Por isso os dúnedain seriam somente os do norte, descendentes diretos de Elendil. Em Gondor, a linhagem foi interrompida.
 
Nah, eu acho q podemos chamar os nobres de Gondor de dúnedain tbem, mas nenhum aparece na história :)
 
a-dri disse:
Maglor disse:
Cara, são nomes diferentes do mesmo povo. Dê uma olhada no Glossário do Silmarillion, no verbete Númenorianos:

"Os homens de Númenor, também chamados dúnedain."

Claro que após a Queda os descendentes do Oeste foram chamados mais comumente de dúnedain (que quer dizer "Edain do Oeste"), mas não é incorreto chamar Elendil de dúnadan.

jah me disseram isso
mas acho errado chamar elendil d dunadan :/

Não é errado, pode confiar, eu tirei a citação do livro. É um verbete do Glossário. Você mesma pode conferir.

E havia muitos nobres em Gondor com sangue do Poente. A própria linhagem dos Regentes, por exemplo, é toda de dúnedain.
 
Fingolfin *§* disse:
Felipe Dilon disse:
Nah, eu acho q podemos chamar os nobres de Gondor de dúnedain tbem, mas nenhum aparece na história :)

Mesmo eles não tendo descendendia Numenoriana?

Todos nobres de Gondor devem tem ascendência númenoriana, esse é o sinal de nobreza
 
...mas conta-se que, por algum acaso, Boromir naum possuía legítimo sangue do Ponente em suas veias, o que não ocorria com seu pai Denethor ou com seu irmão Faramir. Então Denethor e Faramir eram "dunedain", e Boromir era um "Homem do Crepúsculo", como são os rohirrim, Homens do Norte? 8O
 
Não acho que ele fosse dúnedain. O sangue dos numenorianos já foi muito "diluido" nele, assim com em todos seus parentes. Os únicos que mantinham uma linhagem pura mesmo eram Aragorn e seus companheiros... esses sim podem ser chamados de dúnedain, pois mantiveram a linhagem do sangue numenoriano mais pura.
Sem contar que Denethor e seus antepassados eram apenas regentes, não sendo os reis em si, que permaneceram no exilio, sem misturar muito seu sangue!
 
Última edição:
Eram sim quando Frodo e Sam são apanhados pelos homens de Faramir e os ouve conversando em élfico "percebe que são dunedain do sul" e quem estava conversando eram dois guardas deixados como vigias; penso eu que ñ eram nobres ñ mas levaram o nome de dunedain... :roll:
 
Não é questão de sangue ou de acêndencia, é questão de povo, Ex: Nós somos brasileiros, nosso sangue pode ser misturado pra kralho mas continuaremos sendo brasileiros

Entendeu, nasceu em Arnor é dunedain do norte, em Gondor dunedain do sul, seja qual for a familia
 
Tá, mas Gandalf é quem revela que Boromir, por algum acaso, "não possuía sangue do Ponente correndo em suas veias". A questão é a ascendência SIM, pois os Dunedain começaram a minguar pq se misturaram a homens inferiores. Está escrito no livro.
 
Mas não deixaram de ser dúnedain
Boromir podia não ter sangue numenoriano mas era dúnedain sim, ele nasceu em Gondor, foi educado ao costume de Gondor etc, logo ele pertencia ao povo de Gondor: os dúnedain (do sul)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo