• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que são os apêndices?

dakgor

Usuário
Comecei a ler Tolkien à pouco e sempre vejo no livro e no fórum comentários sobre os apêndices.
Ao que parece, o recomendado é que eu os leia depois de acabar de ler SdA, porém, não sei muito bem o que são e muito menos onde eu os encontro.
 
Os apêndices estão no próprio livro do SdA, uai. Ao final do romance em si mesmo. Nas edições em três volumes, ao final do terceiro. Nenhum mistério. ^_^

Sua leitura é opcional e trazem informações adicionais sobre o universo criado. Têm cerca de 115 páginas.
 
Os apêndices estão no próprio livro do SdA, uai. Ao final do romance em si mesmo. Nas edições em três volumes, ao final do terceiro. Nenhum mistério. ^_^

Sua leitura é opcional e trazem informações adicionais sobre o universo criado. Têm cerca de 115 páginas.
Ah sim! obrigado, pelas informações que o livro diz ter nele parece ser bem interessante :D
 
Fala mestre @dakgor , você pode ler os apêndices até antes de O Senhor dos Anéis.

Para mim, os apêndices são uma iguaria, talvez a melhor parte do livro.

Só pra você ter uma idéia:

Tem a história (resumida) completa dos anões! (Puta show)

A história de Rohan! Adoro também.

A história de Gondor, Arnor e Númenor (sensacional)

Árvores genealógicas.

Índice das principais ocorrências em cada ano (quem nasceu, quem morreu, etc)

Tem uma parte sobre a pronúncia de nomes e palavras da Terra-Média.

Cara, eu curto muito os apêndices.

Também recomendo a leitura do Silmarillion. Espetáculo total, contando as primeiras histórias da Primeira Era.

Para mim os Apêndices e O Silmarillion são leituras obrigatórias.
 
Fala mestre @dakgor , você pode ler os apêndices até antes de O Senhor dos Anéis.

Para mim, os apêndices são uma iguaria, talvez a melhor parte do livro.

Só pra você ter uma idéia:

Tem a história (resumida) completa dos anões! (Puta show)

A história de Rohan! Adoro também.

A história de Gondor, Arnor e Númenor (sensacional)

Árvores genealógicas.

Índice das principais ocorrências em cada ano (quem nasceu, quem morreu, etc)

Tem uma parte sobre a pronúncia de nomes e palavras da Terra-Média.

Cara, eu curto muito os apêndices.

Também recomendo a leitura do Silmarillion. Espetáculo total, contando as primeiras histórias da Primeira Era.

Para mim os Apêndices e O Silmarillion são leituras obrigatórias.
Wow, parece ser bem legal MESMO!

Confesso que já me ganhou na história dos anões, eu gosto muito dessa raça em todos os mundos/universos possíveis e os anãos do tolkien me parecem incríveis, adorei eles em "O hobbit"!

Quanto ao Silmarillion, eu pesquisei bastante sobre as obras do tolkien enquanto meus livros não chegavam e o Silmarillion foi um livro que me chamou muita atenção, pretendo ler ele assim que acabar Senhor dos Anéis.
 
Apêndices são parte dos registros e acontecimentos da historiografia do mundo de O Senhor dos Anéis.

A saber, no nosso mundo, conta-se que a partir da Era de Ferro, após terminar o domínio dos Fenícios, com a entrada dos gregos e romanos o trabalho de historiador se torna mais organizado, amplo e detalhado. Antes daquela Era os nossos registros eram pontuais, esparsos e desconectados uns dos outros focando apenas em momentos e funções específicas. (ex: Escrever em uma pedra grande um comunicado que anuncia o reinado de um governante "Xis")

Mas quando o autor decidiu fazer o livro de SDA o Tolkien trazia nele o desejo de oferecer base sólida na obra e aplicou no trabalho o mesmo método de construção do trabalho de quem relata a História de verdade, obedecendo aos mesmos efeitos, mecanismos e dinâmicas da passagem do tempo e da destruição das coisas que acontecem no nosso mundo demonstrando a deterioração da memória por meio da produção de peças e esboços de textos contendo registros incompletos das cenas mais marcantes e que vinham derivadas de diversas fontes e referências.

Nunca foi o intuito de Tolkien, na qualidade de Historiador da Terra Média, finalizar 100% a descrição de tudo que ocorreu, numa única história, mas apenas o suficiente para dar base para se construir uma mitologia que pudesse se sustentar minimamente. É por aí que você deve abordar os apêndices, O Silmarillion, Contos Inacabados, etc...

Em razão disso você encontrará apenas, por exemplo, um texto solto de Aragorn ao invés de um relato detalhado de todos os reis de Númenor.
 
Apêndices são parte dos registros e acontecimentos da historiografia do mundo de O Senhor dos Anéis.

A saber, no nosso mundo, conta-se que a partir da Era de Ferro, após terminar o domínio dos Fenícios, com a entrada dos gregos e romanos o trabalho de historiador se torna mais organizado, amplo e detalhado. Antes daquela Era os nossos registros eram pontuais, esparsos e desconectados uns dos outros focando apenas em momentos e funções específicas. (ex: Escrever em uma pedra grande um comunicado que anuncia o reinado de um governante "Xis")

Mas quando o autor decidiu fazer o livro de SDA o Tolkien trazia nele o desejo de oferecer base sólida na obra e aplicou no trabalho o mesmo método de construção do trabalho de quem relata a História de verdade, obedecendo aos mesmos efeitos, mecanismos e dinâmicas da passagem do tempo e da destruição das coisas que acontecem no nosso mundo demonstrando a deterioração da memória por meio da produção de peças e esboços de textos contendo registros incompletos das cenas mais marcantes e que vinham derivadas de diversas fontes e referências.

Nunca foi o intuito de Tolkien, na qualidade de Historiador da Terra Média, finalizar 100% a descrição de tudo que ocorreu, numa única história, mas apenas o suficiente para dar base para se construir uma mitologia que pudesse se sustentar minimamente. É por aí que você deve abordar os apêndices, O Silmarillion, Contos Inacabados, etc...

Em razão disso você encontrará apenas, por exemplo, um texto solto de Aragorn ao invés de um relato detalhado de todos os reis de Númenor.
Que incrível!
Eu, como estou há pouco em contado com as obras, fico chocado com a complexidade e carinho com que foram feitas e cuidadas. O fato de ele deixar esses espaços de coisas perdidas pelo tempo é sensacional e torna uma história muito mais instigante e boa para ser apreciada/estudada.
 
Sim, se não me engano ele é chamado de restaurador e reformador na fantasia e o trabalho dele na ficção é tão disciplinado quanto o trabalho de um arqueólogo literário. É o trabalho de um soldado tão minucioso que na guerra o governo o sondou para quebrar códigos do inimigo com um dos pioneiros da computação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo