1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que o Gimli falou?

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Felipe Took, 11 Abr 2004.

1. Felipe Took

Felipe Took Usuário

Pessoal , alguem sabe o que o Gimli falou na lingua dos anões ( Khuzdûl ) no filme da Sociedade do Anel VE? Eu procurei e o máximo que eu consegui foi o original que ele falou. Que seria:

Ishkhaqwi ai durugnul.

Não sei se isso quer dizer algo , ou se alguem vai conseguir traduzir , mas se conseguirem ficarei grato. :mrgreen:

2. Eli Nerwen

Eli Nerwen Usuário

Meu Eru!!! :roll:
    eu nem tinha percebido q ele falava alguma coisa assim no filme..... :)
    a lingua dos anões nunca foi estudada e eu li naum lembro onde que as unicas palavras q o Gimli falou na lingua dos anoes foram aquelas la em Moria....
    acho q isso ai foi invencao do PJ

3. Felipe Took

Felipe Took Usuário

No livro sim , além de falar a mesma frase no Abismo de Helm.

Já no filme eu nem me lembro se ele fala alguma coisa em Khuzdûl em Moria , mas ele tem essa fala , logo antes de entrarem em Lorien ( lembrando que isso é na Versão Estendida... ).

4. Que fala é essa?
    Quando eles estão em Lórien e o Gimli fica p*** pq o pessoal estava conversando em élfico?

Elem bem que poderiam ter traduzido, mas acho que o que ele disse foi um monte de impropérios (desenterrei do dicionário!) na língua dos anões...

5. Wendëmahtar

Wendëmahtar Heh. Supershake.

Tem essa versão (dá pra ouvir o som):

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

[khuzdûl] Ishkhaqwi ai durugnul.
    [inglês] 'I spit upon your grave'

E essa que eu vi nas listas de discussão:

[khuzdûl] Ishkhaqwi ai durugnul
    [inglês] Upon …
    [português] Enfie ... (sem tradução)

Depois o Aragorn diz que não foi nada delicado dizer uma coisa dessas... :lol:

6. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

línguas

7. Lingwilóke

Lingwilóke Usuário

A tradução que vi na página dos Gwaith é "Cuspo sobre a tua cova.".

8. Elfo de Valinor

Elfo de Valinor Usuário

uhuhuhuuh, o Gimli fala mesmo uma coisa dessas? :lol: E Aragorn ainda repreende ele, ueuhahahah

9. Felipe Took

Felipe Took Usuário

Porque será que Aragorn disse ao Gimli que aquilo não era nada gentil????? :lol:

Bem , minha dúvida foi sanada. Se os mods quiserem trancar o tópico....

10. guespectro

guespectro Usuário

nossa eu nem reparei que ele fla algo do ~tipo no filme... e mesmo se tivesse ouvido nao ia saber o que ele falou... vou procurar assistir o filme de novo e prestar bastante atençao pra ve se eu acho ele dizendo isso !!!!! :mrgreen:

11. Felipe Took

Felipe Took Usuário

Ele fala sim , mas só na Versão Estendida. :wink:

Compartilhar