• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que o Gimli falou?

Felipe Took

Usuário
Pessoal , alguem sabe o que o Gimli falou na lingua dos anões ( Khuzdûl ) no filme da Sociedade do Anel VE? Eu procurei e o máximo que eu consegui foi o original que ele falou. Que seria:

Ishkhaqwi ai durugnul.

Não sei se isso quer dizer algo , ou se alguem vai conseguir traduzir , mas se conseguirem ficarei grato. :mrgreen:
 
Meu Eru!!! :roll:
eu nem tinha percebido q ele falava alguma coisa assim no filme..... :)
a lingua dos anões nunca foi estudada e eu li naum lembro onde que as unicas palavras q o Gimli falou na lingua dos anoes foram aquelas la em Moria....
acho q isso ai foi invencao do PJ
 
a lingua dos anões nunca foi estudada e eu li naum lembro onde que as unicas palavras q o Gimli falou na lingua dos anoes foram aquelas la em Moria....

No livro sim , além de falar a mesma frase no Abismo de Helm.

Já no filme eu nem me lembro se ele fala alguma coisa em Khuzdûl em Moria , mas ele tem essa fala , logo antes de entrarem em Lorien ( lembrando que isso é na Versão Estendida... ).
 
Que fala é essa?
Quando eles estão em Lórien e o Gimli fica p*** pq o pessoal estava conversando em élfico?

Elem bem que poderiam ter traduzido, mas acho que o que ele disse foi um monte de impropérios (desenterrei do dicionário!) na língua dos anões...
 
Tem essa versão (dá pra ouvir o som):

http://www.elvish.org/gwaith/movie_fotr.htm#ishkhaqwi

[khuzdûl] Ishkhaqwi ai durugnul.
[inglês] 'I spit upon your grave'

E essa que eu vi nas listas de discussão:

[khuzdûl] Ishkhaqwi ai durugnul
[inglês] Upon …
[português] Enfie ... (sem tradução)

Depois o Aragorn diz que não foi nada delicado dizer uma coisa dessas... :lol:
 
[khuzdûl] Ishkhaqwi ai durugnul.
[inglês] 'I spit upon your grave'

Porque será que Aragorn disse ao Gimli que aquilo não era nada gentil????? :lol:

Bem , minha dúvida foi sanada. Se os mods quiserem trancar o tópico....
 
nossa eu nem reparei que ele fla algo do ~tipo no filme... e mesmo se tivesse ouvido nao ia saber o que ele falou... vou procurar assistir o filme de novo e prestar bastante atençao pra ve se eu acho ele dizendo isso !!!!! :mrgreen:
 
guespectro disse:
nossa eu nem reparei que ele fla algo do ~tipo no filme... e mesmo se tivesse ouvido nao ia saber o que ele falou... vou procurar assistir o filme de novo e prestar bastante atençao pra ve se eu acho ele dizendo isso !!!!! :mrgreen:

Ele fala sim , mas só na Versão Estendida. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo