• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que mais os fascina nas obras de Tolkien?

O que mais me fascina é todo esse mundo criado por ele. Tudo é magico mas com sobriedade. Eu sempre gostei de contos-de-fada e esse é um tipo, só que mais sério, não infantil e cheio de detalhes. Adoro isso :grinlove:
 
O que mais me fascina é todo esse mundo criado por ele. Tudo é magico mas com sobriedade. Eu sempre gostei de contos-de-fada e esse é um tipo, só que mais sério, não infantil e cheio de detalhes. Adoro isso :grinlove:

Isso que é o melhor.. um conto de fadas que todo adulto gosta..
 
Pra mim (qué dize, pra quase todo mundo) o que mais me fascina é a riqueza dos detalhes... às vezes ele detalha até de mais (quase q eu me perco na Floresta Velha!)

Mas, a obra, em si.... é, digamos, perfeita :cool:

Quem mais construiu um Mundo, escreveu sua história de ponta à... bem, de ponta à ponta não né? afinal a TM é a Terra... mas enfim, uma história cheia, rica e transbordada em detalhes e, pra completar... várias línguas!!!!!!???

(diga o nome de outro q fez isso :lol:)
 
Pra mim (qué dize, pra quase todo mundo) o que mais me fascina é a riqueza dos detalhes... às vezes ele detalha até de mais (quase q eu me perco na Floresta Velha!)

Mas, a obra, em si.... é, digamos, perfeita :cool:

Quem mais construiu um Mundo, escreveu sua história de ponta à... bem, de ponta à ponta não né? afinal a TM é a Terra... mas enfim, uma história cheia, rica e transbordada em detalhes e, pra completar... várias línguas!!!!!!???

(diga o nome de outro q fez isso :lol:)

Lembrem-se, outro que fez isso e que não baseou-se em Tolkien...impossível!!!8-O
É que nem Mondrian, pintar quadrados até eu pinto, mas quem o fez primeiro e genialmente???...Fica com a fama e é O cara!!!
 
Lembrem-se, outro que fez isso e que não baseou-se em Tolkien...impossível!!!8-O
É que nem Mondrian, pintar quadrados até eu pinto, mas quem o fez primeiro e genialmente???...Fica com a fama e é O cara!!!

Bom, e msm se houver alguém q não se baseou diretamente no Tolkien, pode ter se baseado em algo q foi baseado no Tolkien!! (haha :cerva:)

E Tolkien não fez o primeiro "Fantasia"... mas msm assim é O Cara!

E isso é outra coisa q me fascina nele :wink:
 
O que mais me fascina nas obras de tokien é o modo como ele trata de modo humano todos os seres inclusive os valar, tornando-os com as mesmas quanlidades e defeitos que as pessoas poderiam ter, principalmente morgoth, que era bom e por inveja se tornou mau.
 
Para além das qualidades como escritor, detalhista e excelente narrador, creio que o mais notável foi ter criado uma mitologia, tão estudada nos dias de hoje como a nórdica, a grega ou a egípcia.

É extraordinário verificar a quantidade de obras que se destinam ao estudo da sua mitologia e de toda a Terra Média.

Como alguem disse num post anterior, Tolkien se calhar viveu mesmo lá, na Terra Média, durante outra vida. É tudo tão autêntico que só pode ter "estado lá".
:mrgreen:


Maravilhosa obra! :amem:
 
Como eu já respondi em um outro tópico IGUAL a esse:

Na obra como um todo, o que mais me chama a atenção é a criatividade e a organização/compatibilidade entre um conto e outro. Isso é o principal.



Em segundo, o dom que Tolkien tinha para descrever lugares e coisas. Eu reconsigo realmente VER as cenas e as paisagens que ali aparecem.



Em terceira, porém não menos importante (e muito colocariam em primeiro), o modo como Tolkien colocou os defeitos e as qualidades humanas, comparando-as com uma raça de certa forma perfeita (a dos elfos). Todas as capacidades, desejos e mazelas da humanidade presentes em cada personagem, cada qual de uma maneira diferente. Como a história de sucessivas superações de Túrin e a exaustão final.



E finalmente, como a morte é tratada. A morte, que sempre sempre foi o maior medo da humanidade, na obra é tratada como uma dádiva.
 
Ele criou seres fantásticos que revelam qualidades e defeitos humanos. A descrição da 'humanidade' em cada personagem, criatura, ação é uma reflexão muito boa. Na segunda lida fica ainda melhor.
 
Bom, creio que como todos a riqueza nos detalhes, na descrição que Tolkien fez de cada coisa e ser vivo, nos deixa hiper felizes :yep:, o que tornou possível fazer um filme que chegou tão perto de tudo o que gostaríamos de ver (salvo algunas cositas! :roll: ).
Mas a coisa que mais me fascina foi a dedicação de Tolkien com as línguas, é realmente fantástico! :joy:
 
Mas a coisa que mais me fascina foi a dedicação de Tolkien com as línguas, é realmente fantástico! :joy:
Ah, sim, como foi me esquecer de algo assim?
Nessa parte realmente se pensou em tudo. A perfeição das línguas e suas várias variações. Detalhes não apenas na parte ortográfica e gramatical, mas até regionalismos e evolução lingüística com o passar do tempo.
 
Parece que aquilo realmente existe... mas ainda sim está cheio de coisas imcompletas... como são as coisas que realmente existem... :blah:
kopsakopsakopsaoas... eh isso! :mrgreen:
 
Não tenho como explicar em muitas linhas os fatores que me agradam nas obras do mestre, mas posso dizer que é tudo.....tudo messsmo!!!
 
Para mim, fascina que com tamanha capacidade e interesses ele dedicou-se aos interesses infanto-juvenis e fez isso com princípios éticos, com valores morais elevados, sem apelações - uma pureza que ... me fascina.
 
a criatividade dele é com ctz o que mais me impressiona. a pessoa conseguir inventar um enredo para um livro já nao deve ser facil, mas criar td um mundo para acompanhar o enredo é o trabalho de um verdadediro gênio literário. tds as raças, e linguas, e culturas, até calendários que ele criou, além da descrição que ele fez de cada um desses, é tão perfeita que, pelo menos no meu caso, eu até consigo me imaginar lá, vendo td acontecer.
 
Para mim, fascina que com tamanha capacidade e interesses ele dedicou-se aos interesses infanto-juvenis e fez isso com princípios éticos, com valores morais elevados, sem apelações - uma pureza que ... me fascina.

É. Talvez nem seja a grandeza (em ambos sentidos de tamanho e qualidade) que há em suas obras, mas sim a sua pureza. Ao mesmo tempo em que eu encherguei aquela, digamos :think:, "leveza" em suas obras, como se lesse um conto de fadas, ao mesmo tempo eu pude enchergaroutros elementos, como o de um livro bem mais sério. (a parte, outra coisa que me fascinou foi a humildade dos Hobbits :hihihi:)
 
Para mim, a parte descritiva..
Ou talvez a sonoridade de cada frase..
A tremenda inteligência com que cada detalhe foi trabalhado e inserido..
Ahh... Sei lá... xD
O conjunto da obra =D
 
Bom, sou fanático por fantasia medieval. O que me fez considerar SDA como a melhor obra que já li foram:
- Todo o trabalho, estudo, pesquisa que o mestre teve para criar um mundo absurdamente real, convincente, e extremamente fascinante, apaixonante;
- Os conceitos de amizade, sacrifício, humildade que seus personagens transmitem;
- A complexidade da obra. Dificilmente se vê algo assim, e o mestre criou todos os detalhes da Terra-Média, como linguas, clima, população, etc;
- Qdo vemos o SDA, temos a triste noção de que muita coisa já aconteceu, e que agora estão acabando. Todos os locais são extremamente ricos em história, background.
- Partindo disso, começei a pesquisar tudo que podia sobre o autor e seu mundo imaginário, vendo seus processos criativos, inspirações e tudo mais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo