• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2006 O que há com Ronaldinho Gaúcho?

Eriadan

Well-Known Member
Muitos esperavam um espetáculo promovido por Ronaldinho. Se decepcionaram. O futebol apresentado por ele até então na Copa não pode ser comparado com o show que faz no Barcelona. Qual será a razão disso?

São as opiniões mais cotadas:

1. Ele não está jogando na posição de costume
2. Copa do Mundo não é Campeonato Espanhol
3. A estrutura e o estilo dos jogadores do Barcelona favorecem sua habilidade
4. Suas ordens são de que passe a bola rapidamente, sem arriscar com shows
5. Ele está tímido; não quer ofuscar a importância dos outros craques
6. Ele está preferindo ousar menos nas jogadas individuais a fim do espírito coletivo
7. É o Melhor do Mundo. Por tal, as expectativas foram exageradas.


Vcs acham que algumas destas (ou outras) faz mais sentido? Opinem. :think:
 
Última edição:
Exceção feita ao item 4 (até pq no Barça ele passa muitas bolas pro E'too) o resto é o motivo por ele não ter aparecido.

Troque o item 4 por :
"4. O Parreira fez lavagem cerebral nele, então ele acha que deve só fazer o arroz com feijão na Copa. Por ser o melhor do mundo todos acham que se ele não fizer "mágica" ele está mal."
 
Tirando o 1 e o 4, acho q é um misto de todo o resto.


Ele tá deixando vários jogadores cara-a-cara com o goleiro. Mas esses lances não são lembrados pq os jogadores tão perdendo esses gols (o Ronaldo naquela atuação sofrível contra a Croácia, o Ronaldo de novo contra a Austrália, várias vezes contra o Japão, o RC contra Gana, etc).
Várias vezes vc tb vê ele lançando pro Adriano achando q ele tem a velocidade do Etoo. Aí parece um lançamento pra ninguém.
Ou seja, em relação aos lançamentos e passes eu acho q ele tá indo até bem. Tá faltando só mais um pouquinho de sorte com os jogadores q ele lança definirem bem.

E falta a ousadia das jogadas individuais.
Algumas vezes ele se viu frente-a-frente com um ou 2 marcadores q ele não teria dúvidas em tentar passar e seguir em frente se fosse no Barça. Mas na seleção ele prefere parar a bola e ver se tem algum outro jogador por perto.
Essa é a minha verdadeira decepção com o Ronaldinho. Ele precisa partir mais pra cima dos adversários.
 
Eu também sou da opinião de que Ronaldinho não está tão mal assim. Muitas de suas bolas foram muito boas. Mesmo assim, sentimos falta das jogadas individuais, de sua ousadia em campo, de chamar o jogo para ele. Além disso, vem errando muitos passes. Das opções que citei, fico principalmente com a 6, hehe, que vcs me lembraram de colocar agora.

Acrescentei um item 7 tbm.
 
Última edição:
Ele pega a bola e se preocupa em passar em vez de ir com ela até o gol. Esse é o "problema" e não acho que ele esteja tão mal também.

Eu tenho pena de ver ele em campo, sério. Ele deveria estar no ataque, mas acho que isso chega ser até redundante dizer :tsc:
 
Só acho o item 4 fora de cogitação.

Ele tá jogando um pouco fora da posição que melhor sabe jogar. Tem horas em que volta pra fazer marcação, coisa que ele não sabe fazer - mas pode aprender. Se o Parreira usar uma formação sem o Adriano, ou seja, sem dois centro-avantes e com um atacante mais leve e criativo como o Robinho ou com um meia como o Juninho P., o Ronaldinho vai aparecer mais solto pra criar jogadas.

Só que quando o Juninho Pernambucano entrou no segundo tempo, no jogo contra Gana, ele aparentemente não melhorou muito. Então posso chutar que os ítens 2 e 3 se enquandrarem um pouco aqui. Só que eu também acho que não adianta muito querer consertar algo simplesmente tirando alguém e não instruindo o Ronaldinho a parar de fazer a função que vinha fazendo. Também acho que de não adianta muito manter dois volantes que vira e mexe se perdem no meio-de-campo, ou por estarem mal posicionados ou por não serem os mais adequados a formação utilizada.

Vale lembrar e ressaltar o que o Fusa ja disse acima:

Ele tá deixando vários jogadores cara-a-cara com o goleiro. Mas esses lances não são lembrados pq os jogadores tão perdendo esses gols (o Ronaldo naquela atuação sofrível contra a Croácia, o Ronaldo de novo contra a Austrália, várias vezes contra o Japão, o RC contra Gana, etc).
Várias vezes vc tb vê ele lançando pro Adriano achando q ele tem a velocidade do Etoo. Aí parece um lançamento pra ninguém.
Ou seja, em relação aos lançamentos e passes eu acho q ele tá indo até bem. Tá faltando só mais um pouquinho de sorte com os jogadores q ele lança definirem bem.

A essa citação do Fusa, eu só completaria o seguinte fato: quando o Ronaldinho faz uma jogada linda de se ver, com alguma firula, a TV reprisa até dar no saco. Caso o contrário, esquecem o que ele fez mesmo se resultar em gol.


E quanto ao ítem 5, eu diria que ela tá faltando mais ousadia mesmo. Ele tá preferindo o objetivo e simples do que o lindo e bonito de se ver. Mas nem tudo o que é ousado necessita ser sempre um lance cheio de firulas. Realmente, tem vezes que ele parece parar pra pensar em excesso para onde e quem passar a bola.
 
Item 4 editado. =] Acho que dessa forma faz mais sentido.

Mesmo assim, mostram as estatísticas que a grande maioria dos passes de Ronaldinho que serviram o ataque foram direcionados a Ronaldo. Claro, isso pode ter várias razões: Adriano estar se movimentando menos, ambos jogarem do mesmo lado (esquerdo), Adriano estar mais marcado, etc., mas eu acredito que há na cabeça de Parreira que Ronaldo deve ser o mais servido, e que caiba principalmente ao Ronaldinho Gaúcho essa tarefa direta.
 
Eriadorion disse:
Item 4 editado. =] Acho que dessa forma faz mais sentido.

Mesmo assim, mostram as estatísticas que a grande maioria dos passes de Ronaldinho que serviram o ataque foram direcionados a Ronaldo. Claro, isso pode ter várias razões: Adriano estar se movimentando menos, ambos jogarem do mesmo lado (esquerdo), Adriano estar mais marcado, etc., mas eu acredito que há na cabeça de Parreira que Ronaldo deve ser o mais servido, e que caiba principalmente ao Ronaldinho Gaúcho essa tarefa direta.
Acho q é mais em função do Adriano.

Eu via essa seleção com esses 2 na frente com o Ronaldo se movimentando mais e com o Adriano mais fixo. Mesmo pela habilidade dos 2.
Mas o q tá ocorrendo (ou o q veio ocorrendo nos 2 primeiros jogos) era exatamente o oposto. Adriano saindo pra pegar a bola e o Ronaldo paradão lá na frente.
Aí complica. Vc tira o Adriano de perto da área onde ele não sabe jogar. Transforma ele quase num ponta direita ou num 3º meia-ofensivo.
E nessa posição ninguém tem confiança pra passar pra ele mesmo. Ele ali na risca da grande área já é diferente. Vide o gol q ele fez contra a Austrália.



Idr¡l disse:
E quanto ao ítem 5, eu diria que ela tá faltando mais ousadia mesmo. Ele tá preferindo o objetivo e simples do que o lindo e bonito de se ver. Mas nem tudo o que é ousado necessita ser sempre um lance cheio de firulas. Realmente, tem vezes que ele parece parar pra pensar em excesso para onde e quem passar a bola.
Citando nisso o passe de calcanhar q ele próprio deu e quase saiu um gol do Ronaldo. Pq ele não tenta ousar mais assim? Ele tem capacidade e oportunidades no jogo.
Hoje o Totti tb mostrou que uma jogada teoricamente mais complicada (um passe de letra) se mostrou a coisa mais eficiente pra deixar o Zambrotta livre pra meter a perna esquerda pro gol.

E o Ronaldinho PRECISA jogar de forma complicada pra render. Pq é por ser jogadas complicadas que ninguém imagina e espera que ele mete vários jogadores na cara do gol. Ou ele mesmo faz o gol.

E eu tb acho q o Parreira com esse papinho q tem q jogar eficiente e para a equipe deu uma segurada no ímpeto do Ronaldinho. Só q o Parreira esqueceu que o "eficiente" do Ronaldinho, na minha opinião, passa pela complexidade das jogadas.
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Citando nisso o passe de calcanhar q ele próprio deu e quase saiu um gol do Ronaldo. Pq ele não tenta ousar mais assim? Ele tem capacidade e oportunidades no jogo.
Hoje o Totti tb mostrou que uma jogada teoricamente mais complicada (um passe de letra) se mostrou a coisa mais eficiente pra deixar o Zambrotta livre pra meter a perna esquerda pro gol.

E o Ronaldinho PRECISA jogar de forma complicada pra render. Pq é por ser jogadas complicadas que ninguém imagina e espera que ele mete vários jogadores na cara do gol. Ou ele mesmo faz o gol.

E eu tb acho q o Parreira com esse papinho q tem q jogar eficiente e para a equipe deu uma segurada no ímpeto do Ronaldinho. Só q o Parreira esqueceu que o "eficiente" do Ronaldinho, na minha opinião, passa pela complexidade das jogadas.

Ditto. =]

O Ronaldinho precisa sim jogar complicado pra render mais. Mas algumas pessoas, em especial da imprensa, poderiam notar que muitos lances não tão complexos assim estão dando até certo e parar de fazer um dramalhão excessivo em cima do jogador, dando a entender que ele tá sendo o pior em campo em absolutamente todos os lances e em todos os jogos.

E citar o Totti foi uma boa, ele mostrou mesmo que lances complicados salvam a vida na hora de decidir algo - firulas pra algum, o que não foi na realidade no caso do jogo de hoje, onde os lances complexos tinham um objetivo. Questão de arriscar mais e deixar esse papo do Parreira de "jogar eficiente" de lado - não tinha parado pra pensar que isso pode estar bloqueando o Gaúcho também.
 
Eu fico pensando, se o Ronaldinho arriscasse mais nas jogadas individuais e a maioria delas não dessem certo (o que eu duvidaria muito), chegando a até mesmo arriscar a classificação da seleção, se nós aqui mudaríamos de opinião, começando a achar que é melhor mesmo jogar plenamente em função da equipe e com mais exclusividade em sua função de meia-armador; ou se, apostando que poderia ocorrer com ele o mesmo que com Ronaldo, ele acabasse ganhando confiança com o tempo e a persistência.

Na verdade eu acho essa hipótese quase nula. O Gaúcho tem muito talento em sua autonomia e já provou isso ao mundo. Mas seria interessante supor nossa reação a uma situação desse tipo.
 
Idr¡l disse:
E citar o Totti foi uma boa, ele mostrou mesmo que lances complicados salvam a vida na hora de decidir algo - firulas pra algum, o que não foi na realidade no caso do jogo de hoje, onde os lances complexos tinham um objetivo.
Mas no jogo todo o Totti fez algumas firulas desnecessárias que acabaram até atrasando alguns contra-ataques. :g: E aquela tentativa de encobrir o goleiro.
Mas acho q é implicância minha tb. Não dá pro jogador saber qdo essas jogadas vão dar certo ou não. Desde q ele tenha a consciência do q ele tá fazendo é a melhor jogada q ele acha q poderia fazer, beleza.

Diferente do C. Ronaldo q qdo vai dar um passe de 2 metros prefere se entortar todo e dar de letra. E, às vezes, acaba errando o passe porcausa disso.



Eriadorion disse:
Eu fico pensando, se o Ronaldinho arriscasse mais nas jogadas individuais e a maioria delas não dessem certo (o que eu duvidaria muito), chegando a até mesmo arriscar a classificação da seleção, se nós aqui mudaríamos de opinião, começando a achar que é melhor mesmo jogar plenamente em função da equipe e com mais exclusividade em sua função de meia-armador; ou se, apostando que poderia ocorrer com ele o mesmo que com Ronaldo, ele acabasse ganhando confiança com o tempo e a persistência.

Na verdade eu acho essa hipótese quase nula. O Gaúcho tem muito talento em sua autonomia e já provou isso ao mundo. Mas seria interessante supor nossa reação a uma situação desse tipo.
Completamente possível.
Nós somos torcedores. E como todos os torcedores, somos passionais e mtas vezes irracionais. :g:

É lógico q ele tem q fazer o q ele acha q é melhor naquele momento. Problema q no Barça mtas vezes ele opta por essas jogadas individuais e dá certo. No Brasil o Parreira conseguiu convencer ele q as jogadas individuais não darão certo. Ou ele mesmo achou isso, sei lá.
Desde que ele não tente driblar no nosso campo defensivo, acho q uma tentativa de drible dele é mto mais válido do q passar a bola pro Emerson ou Zé Roberto.
 
Mas no jogo todo o Totti fez algumas firulas desnecessárias que acabaram até atrasando alguns contra-ataques. E aquela tentativa de encobrir o goleiro.
Mas acho q é implicância minha tb. Não dá pro jogador saber qdo essas jogadas vão dar certo ou não. Desde q ele tenha a consciência do q ele tá fazendo é a melhor jogada q ele acha q poderia fazer, beleza.

Diferente do C. Ronaldo q qdo vai dar um passe de 2 metros prefere se entortar todo e dar de letra. E, às vezes, acaba errando o passe porcausa disso.

Ahh.. Esqueci da terceira tentativa na COpa que ele faz de encobrir o goleiro. :lol:

E sim, o C.ROnaldo faz muita, mas muita firula desnecessária em campo, o que não é o caso do Totti e do R. Gaúcho.
 
O Totti hoje entrou pra calar a boca dos criticos! Por isso dessas várias tentativas de passes bonitos e da bola por cima! Mas que foi uma delica de ver.. ahhhh... issso foi!!! :g: :cerva:
 
C. Ronaldo faz firulas pq ele pretende ser o "melhor jogador do mundo"...

O Ronaldinho ta sim mal escalado, e tambem esta com azar com os parceiros de ataque (Adriano).

Qto ao item 2 eu acho q não tem nada a ver... Ronaldinho não é iniciante em Copas... ele não amarela facil não...

Esses dias eu vi um comentario do Arnaldo Jabor falando que a seleção roda em torno do Ronaldo, parte por culpa da imprensa e parte por culpa do Parreira. Segundo ele, Ronaldo era a um tempo atras: Melhor do mundo, Jogador Show, simplismente "O Ronaldinho". Agora, o gaucho é que é tudo isso, e o "Fenomeno" ta sentindo o baque, ainda mais com as criticas de gordo e tal.
Ae o Parreira pra não deixar o pobrezinho desmotivado ta fazendo com que a seleção gire em torno dele... Isso faz com que o Ronaldinho (o gaucho) suma um pouco...
Eu concordo em quase tudo que o Jabor disse. Realmente o Ronaldo motivado é fenomenal, ele na frente do Gol não tem pra ninguem. Mas se o Parreira armasse a seleção de forma que o Quadrado mágico funcionasse de verdade... ae não teria pra ninguem nessa copa...

Que saudade do Felipão
 
Felipão nunca armaria o quadrado.

Perigaria até de ele escolher entre Ronaldinho Gaúcho ou Kaká pra encher o meio de Gilberto Silvas e Emersons.
 
O problema de Ronaldinho, pelo menos pelo que me parece, é que está já bastante cansado. Têm noção da época tão extraordinária quanto difícil que ele fez? É normal que esteja um pouco em baixo de forma. Ainda assim, tem subido de rendimento, juntamente com o resto da equipa, e hoje pode voltar mais àquilo que é. E há também o problema de que está sempre com dois ou três jogadores adversários em cima dele...
 
Nunis disse:
Ele é pipoqueiro mesmo. A camisa amarela pesa. =)
dito. Agora que a copa acabou para a maioria de nós, alguém devia criar uma enquete: "Qual foi o melhor jogo da copa?". enquanto acompanhamos o desfecho desta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo