1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que há com nossos cronistas?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Anica, 4 Ago 2008.

1. Anica

Anica Usuário

Terça-feira passada eu li uma crônica do Jabor n'O Globo que me deixou no mínimo com uma pulga atrás da orelha. Porque às vezes você pode até não concordar com o que ele pensa, mas pelo menos o sujeito escreve bem. O que não era o caso dessa crônica. Começa com Coringa (porque virou uma questão de honra falar do filme novo do Batman :uhu: ), vai para o Osama e então para o Obama seguindo uma linha de raciocínio que não tem lógica alguma.

Juntando um outro pessoal que tem enveredado por essa área, fico aqui pensando, se eles têm um "Gerador de Crônicas" automático, no qual termos como "PT", "Esquerda", "Bush", "Obama", "Osama" se mesclam com qualquer outro fato em destaque. POR QUE a necessidade de SEMPRE misturar esses assuntos com outros? Cadê as crônicas que são só retratos da vida, sem a pretensão de evangelizar politicamente alguém?

Enfim, sou só eu ou vocês também já estão de saco cheio desses cronistas?

2. Fernando Giacon

Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

É...não é você não! Ultimamente os cronistas estão chatinhos mesmo, parecem que usam da crônica para desabafar suas vidas, ou vomitar coisas desconexas que eles precisam dizer pra alguém, no caso nós...

3. Izze.

Izze. What? o.O

Eu nunca fui de ler crônicas, mas quando caíam em minhas mãos, eu as lia. Vejo mais é os comentários na televisão, e tudo o mais. Mas, em se tratando de Jabor e afins, política sempre esteve em seus textos.
    Acho que eles andam pensando que se meterem no texto uma dessas pessoinhas, o povo se contenta achando que ele é um cara super inteligente. Aliás, nem todo mundo consegue falar de política. Mas essa é uma forma mecanizada que eles têm pra escrever, pega a fórmula e joga os dados em cima, junta tudo, manda pro jornal/revista/TV e voltam pra sacada do apartamento pra olhar o movimento na rua.

Pelo menos é essa a impressão que tá dando.

4. Hérmia

Hérmia Usuário

Realmente, não ando lendo o Jabor faz tempo. Gosto muito da Danuza Leão, da Fernanda Young, elas estão indo bem, apesar de irem mais pra um lado de comportamento humano... Mas crônista como o Mário Prata, ainda não conheço nenhum outro....Ainda tem o Luiz Fernando Veríssimo, que tb faz jus ao "cargo"....xD

5. Izze.

Izze. What? o.O

Aah. mesmo. Só LFV que eu procuro ler. E o único do qual realmente gosto. ^^

6. Anica

Anica Usuário

O Veríssimo tem dado umas bolas foras também, mas ainda tem o meu respeito. Pelo menos não está SEMPRE envolvendo política, e se o faz, é de forma coerente e não simplesmente forçada. Aliás, ficaram sabendo de um texto dele publicado na Newsweek, tipo uma "carta" ao Obama?

7. Izze.

Izze. What? o.O

Não fiquei sabendo de nada. Ando bem desatualizada, isso sim. =/

8. Anica

Anica Usuário

No portal literal tem em português -> http://portalliteral.terra.com.br/
    e o original aqui -> http://www.newsweek.com/id/147678/page/5 =D

9. Breno C.

Breno C. Usuário

Acho que estamos em um época um pouco conturbada em relação a impressa, porque nunca se produziu tanto material pela internet, então creio que existe um medo por parte dos cronistas, que acabam caindo em erros primários como a redundância ou a falta de assuntos mornos (aqueles que nem falam de política fria e nem falam de sentimentos quentes).
    Para nossa sorte, não temos mais que ficar presos aos jornais e só ler o conteúdo que algum editor acha que vai vender. Hoje podemos contar com diversos blogs com bons cronistas.

10. imported_Amélie

imported_Amélie Usuário

eu nunca gostei do Jabor... muito menos do Diogo Mainardi... às vezes tenho a sensação que eles escrevem só pra ter o que fazer...

cronistas bons pra jornal estão raros viu...

11. Fernando Giacon

Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

O Jabor é um pé no saco! Fala fala e nunca diz nada, sempre usando daquelas irônias baratas dele pra impressionar...

12. Hérmia

Hérmia Usuário

Odeio as baratas !!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar