• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que Gandalf quis dizer?

Thulemaika

Usuário
Estava eu relendo o SdA quando no capítulo "A Ponte de Khazad-dûm", me deparei com uma passagem em que me intriguei bastante, já tinha notado ela mas nunca tinha entendido: Gandalf está na ponte com o balrog a sua frente...

-Você não pode passar - disse ele. Os orcs estavam quietos, e fez-se um silêncio mortal. - Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor. Você não pode passar. O fogo negro não vai lhe ajudar em nada, chama de Udûn. Volte para a Sombra! Não pode passar.

Bom, foi aí que eu me intriguei...

Vocês saberiam me dizer o quê seria Fogo Secreto?
Chama de Anor?
Ou Chama de Udûn?

Se souberem o quê é alguma dessas coisas postem aí por favor, tenho certeza que não sou só eu que tenho essa dúvida...
 
Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor.
Gandalf está se referindo a Narya, um dos 3 Anéis de Poder dados aos Elfos. Narya, o Grande, o Anel de Fogo, era capaz de acender o coração dos povos da Terra-média.

O fogo negro não vai lhe ajudar em nada, chama de Udûn. (Flame of Udûn)
Balrogs eram os Maiar de fogo seduzidos por Melkor no começo de Arda, eles moravam em Utumno, a primeira fortaleza de Melkor. Udûn é o nome Sindarin de Utumno.

Agora, uma coisa a se pensar:

Narya era o Anel de Fogo.
Anor é o nome Sindarin para o Sol.
O Sol era o fogo dourado, fruto de Laurelin, uma das Árvores dos Valar.

Juntando as afirmações acima eu acho que Gandalf era o portador/servidor da chama divina, o Sol. Enquanto o Balrog era o portador/servidor da chama maligna.
Talvez Tolkien quisesse fazer uma alusão do conflito entre o bem e o mal nesse duelo, usando o bem (o fogo do sol, chama divina) para confrontar o mal (fogo negro, chama maligna).


Viajei nessa??? Muito??? :think:
 
Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor.
Gandalf está se referindo a Narya, um dos 3 Anéis de Poder dados aos Elfos. Narya, o Grande, o Anel de Fogo, era capaz de acender o coração dos povos da Terra-média.

O fogo negro não vai lhe ajudar em nada, chama de Udûn. (Flame of Udûn)
Balrogs eram os Maiar de fogo seduzidos por Melkor no começo de Arda, eles moravam em Utumno, a primeira fortaleza de Melkor. Udûn é o nome Sindarin de Utumno.

Agora, uma coisa a se pensar:

Narya era o Anel de Fogo.
Anor é o nome Sindarin para o Sol.
O Sol era o fogo dourado, fruto de Laurelin, uma das Árvores dos Valar.

Juntando as afirmações acima eu acho que Gandalf era o portador/servidor da chama divina, o Sol. Enquanto o Balrog era o portador/servidor da chama maligna.
Talvez Tolkien quisesse fazer uma alusão do conflito entre o bem e o mal nesse duelo, usando o bem (o fogo do sol, chama divina) para confrontar o mal (fogo negro, chama maligna).


Viajei nessa??? Muito??? :think:

Pode até ser, não ache que foi uma viagem, é uma interpretaçlão interessante, que eu não tinha pensado e bem plausivel.
No más, realmente o narya era secreto( ele ascendia a chama no coração dos homnes daí a denominação fogo, secreto por que gandalf o possuia e o escondia exatamente com medo de saurom), niguém ou quase niguém sabia que gandalf o possuia, ele revelou essa posse ao balrog por necessidade, não sei se o balrog entendeu, pois ele não foi direto, nem posso afirmar que ele usou algum tipo de poder do anel, o que já foi muito discutido e a amioria das opniões foi não.
 
Sobre o fogo secreto, eu acho que ele não se referiu ao anel e sim a quem ele serve como Maia. FOGO SECRETO para mim seria a chama imperecível de Eru, que Melkor no início tentou encontrar e tomar para sí. É como ele estivesse se apresentando para o inimigo como Servidor de Eru Iluvatar e os poderes do mundo! Porque convenhamos ele não serve um anel e sim aos propósitos dos senhores do Oeste e de Eru.
 
Última edição:
Sobre o fogo secreto, eu acho que ele não se referiu ao anel e sim a quem ele serve como Maia. FOGO SECRETO para mim seria a chama imperecível de Eru, que Melkor no início tentou encontrar e tomar para sí. É como ele estivesse se apresentando para o inimigo como Servidor de Eru Iluvatar e os poderes do mundo! Porque convenhamos ele não serve um anel e sim aos propósitos dos senhores do Oeste e de Eru.

Eu não disse que ele serve o anel, disse que o fogo secreto é o anel, secreto por não poder ser revelado, e fogo por que essa já era a denominação dada ao narya.
 
Anor significa Sol, ou seja, Arien, que era um espírito de fogo assim como os balrogs, mas ela não foi convertita por Melkor e continuou fiel aos Valar. O Sol desde o início teve o papel de estandarte dos Ainur/Elfos/Homens contra o poder de Morgoth.

Ao meu ver, nesse trecho Gandalf quis dizer que era um servo dos Valar e que iria lutar contra o servo de Melkor. Apenas uma metáfora. E Fogo Secreto eu vejo como a Chama Imperecível de Eru.
 
Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor.
Gandalf está se referindo a Narya, um dos 3 Anéis de Poder dados aos Elfos. Narya, o Grande, o Anel de Fogo, era capaz de acender o coração dos povos da Terra-média.

O fogo negro não vai lhe ajudar em nada, chama de Udûn. (Flame of Udûn)
Balrogs eram os Maiar de fogo seduzidos por Melkor no começo de Arda, eles moravam em Utumno, a primeira fortaleza de Melkor. Udûn é o nome Sindarin de Utumno.

Agora, uma coisa a se pensar:

Narya era o Anel de Fogo.
Anor é o nome Sindarin para o Sol.
O Sol era o fogo dourado, fruto de Laurelin, uma das Árvores dos Valar.

Juntando as afirmações acima eu acho que Gandalf era o portador/servidor da chama divina, o Sol. Enquanto o Balrog era o portador/servidor da chama maligna.
Talvez Tolkien quisesse fazer uma alusão do conflito entre o bem e o mal nesse duelo, usando o bem (o fogo do sol, chama divina) para confrontar o mal (fogo negro, chama maligna).


Viajei nessa??? Muito??? :think:


Muito interessante sua 'viagem'. Acho que é isso mesmo, afinal é um embate entre um dos representantes do bem (ou pelo menos do intuito original de Ilúvatar) contra um dos representantes do mal (um maia que foi corrompido pela discórdia de Melkor).

Claro que tem muita coisa nas obras que acabam saindo da nossa própria cabeça, mas isso é muito legal. A obra de Tolkien é extremamente rica, então muitas interpretações são possíveis.
 
-Você não pode passar - disse ele. Os orcs estavam quietos, e fez-se um silêncio mortal. - Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor. Você não pode passar. O fogo negro não vai lhe ajudar em nada, chama de Udûn. Volte para a Sombra! Não pode passar.

Vocês saberiam me dizer o quê seria Fogo Secreto?

RE: Muito provavelmente o Anel Narya, Anel élfico de Rubi, feito por Celebrimbor. Seus poderes "mágicos" seria reascender uma chama nos povos livres, no qual já estava se apagando...(mas, particularmente, nunca li nada sobre os Três ajudarem em batalhas, já que não foram feitos para esse intuito)


Chama de Anor?

-Muito provavelmente uma "força do bem". Visto que Anor é sol, e Gandalf o controla, pode se dizer que, como enviado de Valinor, por Manwë em "pessoa", Gandalf tem esse controle sobre a "força". (teoria Neithiana)

Ou Chama de Udûn?

RE: Como já disseram, Udûn vem de Utummo, primeira fortaleza de Melkor. Onde os Balrogs surgiram.
 
Chama de Anor?

-Muito provavelmente uma "força do bem". Visto que Anor é sol, e Gandalf o controla, pode se dizer que, como enviado de Valinor, por Manwë em "pessoa", Gandalf tem esse controle sobre a "força". (teoria Neithiana)

Você quis dizer que Gandalf controla o sol? :ahn?:

Também acho que o Fogo Secreto se refere à Chama Imperecível que está sobre o poder de Ilúvatar. Sempre interpretei dessa forma: "Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor" ou seja, sou um servidor de Eru Ilúvatar, Aquele que controla a chama de Anor.
 
Não, me expressei mal. Sol é Anor, sol representa uma espécie de "força do bem", e tudo mais....ele é de Valinor, ele é um maia, um ser abençoado, e nunca se corrompeu. Mais ou menos isso (só complico tudo).
 
Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor.
Gandalf está se referindo a Narya, um dos 3 Anéis de Poder dados aos Elfos. Narya, o Grande, o Anel de Fogo, era capaz de acender o coração dos povos da Terra-média.

O fogo negro não vai lhe ajudar em nada, chama de Udûn. (Flame of Udûn)
Balrogs eram os Maiar de fogo seduzidos por Melkor no começo de Arda, eles moravam em Utumno, a primeira fortaleza de Melkor. Udûn é o nome Sindarin de Utumno.

Agora, uma coisa a se pensar:

Narya era o Anel de Fogo.
Anor é o nome Sindarin para o Sol.
O Sol era o fogo dourado, fruto de Laurelin, uma das Árvores dos Valar.

Juntando as afirmações acima eu acho que Gandalf era o portador/servidor da chama divina, o Sol. Enquanto o Balrog era o portador/servidor da chama maligna.
Talvez Tolkien quisesse fazer uma alusão do conflito entre o bem e o mal nesse duelo, usando o bem (o fogo do sol, chama divina) para confrontar o mal (fogo negro, chama maligna).


Viajei nessa??? Muito??? :think:

Bem, não posso dizer que sempre tive essa curiosodade porque relamente nunca me intriguei com isso, mas é uma pergunta interessante e realmente não sabia a resposta dela.

Quanto a interpretação do ALF, não acho que foi viagem não, concordo mesmo! Visto sob esse ângulo, ficou bem plausível sua opinião.
 
Não, me expressei mal. Sol é Anor, sol representa uma espécie de "força do bem", e tudo mais....ele é de Valinor, ele é um maia, um ser abençoado, e nunca se corrompeu. Mais ou menos isso (só complico tudo).

Ficou um pouco confuso, mas eu entendi. :abraco:

Então, a Chama de Anor talvez se refira ao próprio sol, já que Arien, uma Maia, controla o sol e ela serve Ilúvatar. Se Gandalf está se referindo à Ilúvatar e disse que Ele controla o Sol pode ser apenas uma demonstração do seu poder. :think:
 
Essa discussão já não ocorreu?

Assim como dito, sendo Olórin um dos Ainur, a simbologia "seguidor da chama do Sol" pode ser facilmente entendida como advento de sua divindade. Estava ele opondo a chama de Anor contra a chama negra de Udûn, no sentido dos Varatar contra Melkor.
Sustentar a hipótese de Narya é um tanto quanto complicada, posto que Narya é o Anel do fogo, e não necessariamente relacionado ao Sol.

E sim, *Artanis*, dizer que é um servidor da chama de Anor implica em demonstrar seu poder, e a quem está relacionado (aos Senhores do Oeste, e ao próprio Criador).
 
Essa discussão já não ocorreu?

Assim como dito, sendo Olórin um dos Ainur, a simbologia "seguidor da chama do Sol" pode ser facilmente entendida como advento de sua divindade. Estava ele opondo a chama de Anor contra a chama negra de Udûn, no sentido dos Varatar contra Melkor.
Sustentar a hipótese de Narya é um tanto quanto complicada, posto que Narya é o Anel do fogo, e não necessariamente relacionado ao Sol.

E sim, *Artanis*, dizer que é um servidor da chama de Anor implica em demonstrar seu poder, e a quem está relacionado (aos Senhores do Oeste, e ao próprio Criador).

É isso ai Aracáno a teoria do anel é equivocada na minha opinião, Gandalf se refere aos poderes do mundo e o criador Eru Iluvatar ao qual ele é um servidor, a chama secreta seria a chama imperecível que Melkor no início procurou tentando tomá-la para sí e obter o poder da criação que só pertence a ERU!!:D Afinal o anel serve para despertar o fogo dos espíritos dos homens e não pra que ele lute contra um Balrog, creio que o anel é apenas uma força passiva em posse de seu portador e não um anel que da super poderes ao Maia!
 
Você quis dizer que Gandalf controla o sol? :ahn?:

Também acho que o Fogo Secreto se refere à Chama Imperecível que está sobre o poder de Ilúvatar. Sempre interpretei dessa forma: "Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor" ou seja, sou um servidor de Eru Ilúvatar, Aquele que controla a chama de Anor.


Acredito que a interpretação de que o Fogo Secreto representa Ilúvatar seja a mais correta, até mesmo pq acima dos Maiar somente os Valar, e acima destes Eru.
Mas quanto a discussão se ele clama ser ele quem controla a chama de Anor ou ser o Fogo Secreto, Aquele que controla, depende de como foi escrito no inglês. Se alguem souber ajudará muito, pois no inglês esses significados costumam ser representados por conjunções diferentes!!!:think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo