1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que foi q faltou...

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por N'liärien, 6 Jul 2006.

1. N'liärien

N'liärien Banned

Caríssimos amigos, de retorno a esta nobre a adorável grei venho lançar um questionamento - que talvez seja movido, pelos moderadores; e se o for, já peço as escusas de praxe.. -: JÁ QUE TOLKIEN DIZIA QUE O SdA ERA "MUITO CURTO", O QUE FOI QUE FICOU MAIS PREJUDICADO, NA OBRA FINAL.

Noutras palavras: se Tolkien estivesse no tempo dos PC's, que partes da obra ele teria desenvolvido mais.

Até, caríssimos.

2. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

De bate e pronto diria duas coisas...

Acho que ele teria desenvolvido mais os contos dos dias antigos e o pós guerra do anel.

3. Calimbadil Thálion

Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

História de númenor, A nova sombra e acho que falaria mais sobre os anões,
    e também sobre Arnor e Angmar.

4. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Hummm é mesmo..sobre os anões sem duvida!

5. Décimo

Décimo The Swanson Code

Peço desculpa, mas não estou a ver em que medida o Tolkien viver no tempo dos computadores o faria mudar algo na maneira de como escreveu os livros. Isto se ele quisesse sequer escrever em computador, visto que o estilo dele não me parece compatível com eles; muitos autores hoje em dia ainda escrevem à mão ou à máquina de escrever. Mas não vejo como escrever num PC faria com que ele fisesse os livros maiores.

6. Rufgand

Rufgand Venus, Vina, Musica

No SdA, acho que ele desenvolveria mais a questão das outras Batalhas que aconteceram simultâneamente à Batalha de Pellenor, como a Batalha de Valle por exemplo. Adicionar mais informações sobre os outros magos poderia ser tb um objetivo, apesar de isso ser mais um desejo meu!

Agora, em se tratando de toda a obra, acho que mais informações sobre a 2a Profecia de Mandos e sobre os vanyar.

7. Falassion

Falassion Usuário

Eu acho que o "pós recuperação do anel" poderia ser mais detalhado e explorado... Poxa, a história toda acaba aí! :lol:

8. *Ceinwyn*

*Ceinwyn* Ogra rosa

Exatamente... acho que o Tolkien não escreveu mais não por ser a mão ao invés de ser por PC. Acho que ele não escreveu mais por falta de tempo... tás achando que ser professor é fácil? Além da falta de tempo, o perfeccionismo dele fez com que se voltasse muito para releitura - o Tolkien adorava ler uma coisa, depois reler, etc. Fica muito mais fácil fazer esse tipo de coisa se vc tem as coisas anotadas à mão... É fácil demais se perder nos arquivos do PC (pelo menos eu acho). E outra: Tolkien, num PC? Não era ele averso a modernidades muito modernosas?:roll:

Última edição: 6 Jul 2006
  9. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Também acho que PC não faria muita diferença para Tolkien. Acho que nem máquina de escrever ele usava, imagina o PC!

E além do mais, não é bem nesse sentido que eu vejo o trecho do Prefácio onde Tolkien diz que o livro é curto demais. Acho que ele não quis dizer que faltou alguma coisa, que algo foi contado superficialmente e tal. Não. Isso é como uma sensação que o livro deixa no final. Sabe, após tanto tempo diante de uma história tão longa, complexa, completa, cativante é estranho ver que ela chegou ao fim.
    Tipo, quando você está no meio do livro você torce pra ele acabar, pra chegar logo no final, mas quando chega lá, você não acredita que a história acabou. Por isso acha que o livro é curto demais.

Citaram aí que ele se dedicaria mais aos contos antigos. Mas esses contos já tinham um lugar certo, independente de SdA.
    Citaram também Númenor. Também acho sua história pouco detalhada, mas também não faz parte de SdA.

10. Laninha

Laninha Usuário

Poderia detalhar batalhas ocorridas em Valle, Lórien a tomada de Dol Guldur e também descrever a vida da sociedade em Gondor depois da guerra do Anel.

11. Calimbadil Thálion

Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

Quanto à era do PC, só gostaria que ele não começasse a escrever por dinheiro, embora ele nunca tenha sido esse tipo de pessoa.

12. lipetavares

lipetavares Olórin

Quando ele citou que um dos defeitos de seu era que ele era muito curto, ele fez um jogada de marketing:
    1º) seria muita arrogância ele chegar o prólogo e dizer que seu livro tinha um defeito...
    2º) se ele chegasse e dissesse um defeito pontual de seu livro, por exemplo: a batalha tal foi pouco descrita, ou após o lançamento do livro tinha um errinho de continuidade...etc todo mundo ia cair matando em cima desse defeito. Tipo assim: uma pessoa chega pra vc e fala: acho meu nariz muito feio e fino... talvez nunca tenha reparado isso, mas a partir desse momento, primeira coisa que vc vai reparar quando vê-la é a porra do nariz...
    3º) chegando à conclusão que ele teria que citar um defeito, que defeito seria mais peculiar e instigante que dizer que um livro de 1000 e poucas páginas é curto. toda pessoa que tivesse um interesse por enredo ficaria doida para ler o livro e saber porque uma infinidade de páginas era curta...
    Por isso eu acho que ele teve uma ótima sacada de marketing.

13. Bagrong

Bagrong RaG

Se Tolkien tivesse vivido o suficiente para ver a "Época dos PCs", morreria de desgosto.

Gente, Tolkien era completamente contra qualquer tipo de tecnologio. Para deixar um repórter usar um gravador numa entrevista, ele exorcisou a máquina em gótico! Imaginem como ele se portaria fronte à um computador.

Quanto ao que ele escreveria, eu creio que desenvolveria melhor a história dos anões e mudaria mais algumas coisas nos textos que deram origem ao Silma e aos HoME. Não sei quão bem ele desenvolveria o pós-guerra do anel, mas acho que é pouco provável que escrevesse muito sobre isso. Lembrem-se que ele mesmo descartou A Nova Sombra em vida, ou seja, ela não está incabada porque ele morreu, está inacabada porque ele não gostou. Ele deu um bom final às suas obras, acho que pararia por aí mesmo.

14. Níniel

Níniel let's put a smile on that face

Quê? :dente: Isso é sério?

Eu acho que a questão deveria ser "se Tolkien tivesse vivido mais tempo" e aí eu acho que ele daria mais continuidade à história depois da guerra do anel e talvez enchesse a História das 2 primeiras eras com mais pormenor.

15. Bagrong

Bagrong RaG

É sério sim. Ele exorcisou o gravador de voz com um pai nosso em gótico.

16. N'liärien

N'liärien Banned

Hum... Não estou certo. Acho muito mais fácil que o professor estivesse se divertindo com "a cara" do repórter (e com com a nossa, falando disto décadas depois do fato...).

Não acho que Tolkien rejeitaria escreer num pc.
    E o que dizem vcs de ele usar, pelo menos, uma máquina elétrica?...

17. Smaug- The Dragon

Smaug- The Dragon Dragao Saqueador

Eu tambem acho que ele nao rejeitaria escrever em um PC, e com isso ele até poderia aprimorar as linguas élficas, e detalhar todas as outras linguisticas paralelas a lingua geral.

18. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

Bem, se Tolkien tivesse vivido mais e continuasse ativo escrevendo sobre a Terra-Média, ele desenvolveria mais a história da Primeira Era e dias antigos e provavelmente mudaria alguma coisa quanto à lingüística, mas não mexeria no SdA. Por quê? Porque o SdA já tinha sido publicado, e o que foi publicado já está na sua versão final, Tolkien não modificaria algo depois de pubicar.

Ele também não desenvolveria a história da Quarta Era. Ele começou a fazer isso, escreveu algumas páginas para um texto que ele chamou de "A Nova Sombra", mas abandonou-o depois de um tempo, simplesmente porque, segundo ele, não havia mais nada a ser dito sobre a Quarta Era. A história do SdA acaba com Frodo e o resto indo para Aman, e depois disso o mundo foi sendo dominado pelos homens e se tornando o que é hoje.

19. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Suponho que ele explicaria algo mais sobre os orcs e detalharia melhor a Segunda Era.

Compartilhar