• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que fazer?!?

Mellon2000

Usuário
Opa, sou novo na área tanto em assunto de rpg como em assunto do Fórum e tenho umas perguntas que merecem respostas! :fire: (eu sou um paladino muito mau u_ú). A mais importante é sobre rpg: Qual o melhor sistema para vocês?!? Algo que retrate bons combates (cheio de combos e tudo mais :mrgreen:) e ao mesmo tempo não desprenda do personagem o sentido de ser humano (ou melhor, humanóide) racional e sentimental (não psicopata O_O") e que de queda ainda use miniaturas e seja em português (isso existe né?!?8-O)? Qual a importância do livro do Mestre do D&D? O D&D 4ºE é bom? Segundo o que eu li, um mago é bem maaaaaaais poderoso que um guerreiro em níveis épicos, mas um guerreiro com boms itens de combate consegue ter mais chanses com um mago? (Espadas sagradas entre outros?) Alguém sabe sobre um projeto OGL nacional? Ou melhor, alguém pretende inicar algum projeto OGL nacional? :aham: (se eu tiver como ajudar eu ajudo ^^) eeeeeeeee... bem, é só... Um Obrigado já antecipado :joy:
(Vou começar a mestrer um rpg e tou meio indeciso, é muita coisa pra se aproveitar que a pessoa nem sabe o que fazer =D, mas paciêcia é mara! Quero fazer algo bem feito ><)
No fim foi tudo sobre RPG, né?... :think:
 
Última edição:
Não existe um melhor sistema, existem vários estilos diferentes e jogos que se adequam muito bem a cada estilo.
No entanto, eu pessoalmente gosto de fantasia medieval, e acho o D&D o melhor. Na minha opinião, D&D4E é melhor que D&D3.5, mas D&D3.5 já é muito foda. Se você tiver um mínimo de cérebro, os personagens ainda podem ter profundidade e o roleplay pode ser muito bom, os combates são legais, se você quiser pode usar miniaturas. Magos no D&D3.5 são muuuuito mais fortes (mesmo em níveis médios), dá para fazer combos teoricamente invencíveis, mas na prática não atrapalha o jogo em nada. Na 4E, é mais balanceado.
 
Não existe um melhor sistema, existem vários estilos diferentes e jogos que se adequam muito bem a cada estilo.
No entanto, eu pessoalmente gosto de fantasia medieval, e acho o D&D o melhor. Na minha opinião, D&D4E é melhor que D&D3.5, mas D&D3.5 já é muito foda. Se você tiver um mínimo de cérebro, os personagens ainda podem ter profundidade e o roleplay pode ser muito bom, os combates são legais, se você quiser pode usar miniaturas. Magos no D&D3.5 são muuuuito mais fortes (mesmo em níveis médios), dá para fazer combos teoricamente invencíveis, mas na prática não atrapalha o jogo em nada. Na 4E, é mais balanceado.

Entendi... só que D&D é o único sistema que aborda fantasia medieval e que esteja em português? Ele é um ótimo sistema agora é bastante complexo para os jogadores iniciantes (isso me inclui tbm :mrgreen:) acarretando num entediamento por parte deles. Ou seja, tou procurando um sistema simples (infelizmente T.T) e que seja parecido com D&D e de quebra use miniatura (o que no caso não perguntei isso no começo do tópico, mas vou perguntando logo agora :mrgreen:²)

Ah... e pelo que eu tbm já vi sobre o D&D 4E ele é melhor (agora eles tinham que fechar a licensa! Que chato ><)
 
Ah, vlw!!! Mas pelo pouco q eu já vi da 4E possue umas sacadas bem geniais, mas a estratégia de marketing deles é que não foi legal, mudar tudo do nada!!!

Eu acho que é errado julgar a qualidade de um jogo pela estratégia de marketing. A 4E tem coisas muito legais, como o cenário e a coesão, mas eu acho que, em termos de sistema de jogo, a 3.5 é mais solta, mais flexível, o que pra mim conta mais do que equilíbrio.
 
Eu acho que é errado julgar a qualidade de um jogo pela estratégia de marketing. A 4E tem coisas muito legais, como o cenário e a coesão, mas eu acho que, em termos de sistema de jogo, a 3.5 é mais solta, mais flexível, o que pra mim conta mais do que equilíbrio.
Eu não julguei o sistema, só quis ressaltar que a estratégia de marketing deles foi muito arriscada, eles se valeram muito do nome D&D, D20 e do nome da empresa (talvez por que estava perdendo espaço O_O"). Creio q isso tbm influencie na flexibilidade desse novo D&D, mas até sair o livro em português para que eu dê uma olhada é que eu realmente posso dar opiniões mais sólidas.

:mrgreen:
 
O D&D3.5 é o mais importante dos RPGs de fantasia medieval em português, e com certeza o melhor. Podem tentar te vender uma abominação chamada 3D&T (ou seus associados, 4D&T, o cenário de Tormenta, etc) - passe longe.

O D&D3.5 pode parecer um pouco complexo, mas não é. É só o jogador que vai mestrar estiver disposto a se esforçar um pouquinho e ler os livros direitinho - e um conselho: não se preocupem demais com as regras. Mudem à vontade, ignorem o que acharem desnecessário, o importante é a diversão.
 
O D&D3.5 é o mais importante dos RPGs de fantasia medieval em português, e com certeza o melhor. Podem tentar te vender uma abominação chamada 3D&T (ou seus associados, 4D&T, o cenário de Tormenta, etc) - passe longe.

O D&D3.5 pode parecer um pouco complexo, mas não é. É só o jogador que vai mestrar estiver disposto a se esforçar um pouquinho e ler os livros direitinho - e um conselho: não se preocupem demais com as regras. Mudem à vontade, ignorem o que acharem desnecessário, o importante é a diversão.

Hahsuashuashuashuashaushaushauhsaushauhsa, meu primeiro livro de RPG foi o 3D&T! Hahsuashuasuhasuhaushaushuhsa... bem, a partida foi bem divertida e tudo mais, no fim o que contou foi a diversão... Mas realmente D&D consegue misturar muito bem roleplay com interpretação x3, olha, muito obrigado a todos pelas dicas e opiniões!!! Estou enormemente agradecido!
 
Nas zanzadas pela net eu encontrei um sistema que se chama Daemon, eu não vi direitinho ele mas o que vocês acham sobre ele?
 
Sistema Daemon: eu não cheguei nem a olhar direito, mas por tudo o que sei sobre ele tenho até medo. Mantenha-se na trilha que encontrou, ela conduz à felicidade.

Evite dois posts seguidos... use o botão de editar no canto de baixo do seu post.
 
e nossa, o que é que o daemon tem para ter essa fama? 8-O

Então, não sei. Eu pessoalmente gosto muito do sistema daemon, e acho ele simples e funcional, além de gostar muito do sistema de perícias, que leva em conta a idade da personagem.

Como todo sistema, ele tem seus problemas, mas nada que não seja contornado por regras da casa.

Ruins mesmo são a maior parte dos cenários para ele: Arkanun, Trevas, Tormenta...

Ele também é bem genérico, e dá pra se jogar campanhas em qualquer tipo de cenário, de medieval a ficção científica.

Quanto a qual sistema é o melhor, não tenho uma opinião fixa. No dia que quero bater em alguma coisa ou fazer zona, curto mais D&D. Quando quero algo mais voltado a suspense e terror, fico com Daemon e Storyteller. Quando quero jogar qualquer coisa que evite ao maximo rolagens de dados (acho que o sistema em si é ruim de propósito, pra ter esse efeito :dente:), prefiro Storyteller.

Vai do humor que eu estiver mesmo. =]

Agora, entre o 3.5 e a 4ªEd., ainda não tenho opinião formada. Muitas das coisas que eu não gosto na 3.5 não vão mudar nunca mesmo, e terei de contar com regras da casa se quiser ver a coisa diferente nos meus jogos.

Mas cada um tem mostrado seus pontos positivos até o momento. Na 4ªEd. o Mago é util desde o começo do jogo, e não se torna diabólicamente mais forte do que os demais lá pelos níveis mais altos. Entretanto, suas magias já não tem mais a mesma versatilidade de antes, e ele está mais voltado para o combate.

Uma pena para quem gostava de jogar com Encantadores, ou que gostavam de usar as magias de maneira mais criativa, e menos "bola de fogo neles!!!". :osigh:

Mas enfim, gosto dos dois. E visto que uma partida em geral independe de sistema para ser divertida ou para que a interpretação flua, desde que os jogadores não sejam sarnas, e o mestre não seja chato, vai sair tudo ok. =]

Mas nada é mais engraçado do que o Fëanor mestrando Paranóia. :mrgreen:
 
O que me faz mesmo ter medo do Daemon é justamente seu uso em cenários toscos, além da péssima qualidade do RPG nacional em geral. Não posso dizer nada sobre o sistema, já que não conheço, mas se me disserem "vamos jogar um RPG com o sistema de Trevas?" eu fico com o pé atrás. Eu também não gosto de sistemas genéricos, mas isso é gosto pessoal.
Agora, qualquer RPG pode ser divertido se bem mestrado. Provavelmente até GURPS. Talvez até 3D&T, embora eu acredite que nenhum mestre mortal seja capaz dessa proeza.
 
Bem, em questão pessoal eu tenho mais preferência para coisas mais genéricas, agora o Daemon fica bem legal com house hules e, creio eu, q ele foi feito p, pelo q eu vi pessoalmente (desculpa aew Elda King :mrgreen:) , propiamente para regras caseiras, diferente de GURPS, eu acho! (ou seja, pré-conceito puro e declarado! Mas calma, não odeio GURPS :mrgreen:); vejo gurps como algo genérico mas necessita-se de suplementos para se colocar regras novas...

Ah, e zanzando pela net (+ 1 vez) eu encontrei um rpg bem legal que acredito q deve se dar uma olhada, ele se encontra nesse site >>> http://www.underhaven.com.br/index.php. É da mesma temática de World of Darkness e, de minha opinião, é um sistema melhor (minha opinião!). Ele trabalha melhor a temática de interpretação (como o espirito humanóide) e creio q d combate tbm (preciso dar uma olhada nisso!).
OBS: Não estou fazendo propaganda, só estou dando minha opinião!

E sobre 3d&t, eu consegui fazer uma partida muito massa com meus amigos :hanhan: , espero que não conte que éramos todos leigos no assunto e que o jogo não durou nem mais 1 campanha :mrgreen:!

:cerva: E obrigado a td mundo aew pelas opiniões!
 
Última edição:
Minha dica pro autor do tópico é:

Não existe melhor sistema. Use o sistema mais simples que encontrar e que faça sentido para você.
 
Minha dica pro autor do tópico é:

Não existe melhor sistema. Use o sistema mais simples que encontrar e que faça sentido para você.

Mais simples não é necessariamente melhor ou pior.

Já joguei com sistema inventado na hora (o mestre falava algo como "rola 13+ no D20 que vc consegue"). Foi escroto.

Experimentar é sempre bom, se tiver dinheiro pra gastar em livros. Se não tiver, faça o que tá fazendo, que é pesquisar. Pense no gênero que prefere. Se gosta de ação, sugiro D&D. Se gosta de mais terror, vai com storyteller, que acho que funciona como sistema genérico pra cenários mais realistas (com certeza é melhor que GURPS). Sistemas importados podem ser caros, lembre-se.

Daemon eu nunca gostei. Me parece um jogo que mistura o pior de D&D com o pior de Storyteller.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo