• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que faz você gostar tanto das obras de Tolkien?

Gorbag

Ontem eu comi um
???????

Quando vc se deparou com as obras de Tolkien ou ate mesmo com os filmes pela primeira vez e o que te fez gostar tanto??


Comentem!
 
Do realismo, da sensação de que aquilo poderia ter realmente acontecido, da beleza dos cenários, da emoção das batalhas...

Isso eu digo dos livros, é claro! Especialmente O Silmarillion, meu favorito.
 
Assim que pus meus olhos (e atenção) nas páginas de O Senhor dos Anéis (o primeiro que li), custei a acreditar que não havia realmente acontecido, que tudo aquilo não fazia parte de um passado remoto onde a curiosodade do homem não havia chegado!

Enfim, fiquei maravilhada com a grandeza das descrições contidas ali: das paisagens, batalhas, personalidade dos personagens.

E a partir daí, viciei nos livros do Professor!
 
Taí uma coisa que eu nunca vou conseguir entender bem. Você simplesmente lê e se identifica de um jeito estranho... ama aquilo de um jeito que não consegue explicar. Imagino que essa seja a sensação compartilhada por muita gente aqui. Esses dias mesmo eu já tava há uns dois anos sem ler ou discutir nada das obras, e aí bateu a saudade de repente: voltei a dar as velhas lidinhas, e uns palpites aqui nos tópicos. Já era, a obra de Tolkien é uma coisa que se entranhou em minha vida, e acho até que o que eu ganhei a partir da primeira leitura eu nem consigo visualizar, porque está nas coisas mais sutis. Nem que eu quisesse eu conseguiria me desprender completamente.

E esse papo de "eu ganhei" me remete a um comentário, meio off. Todos que já tiveram (ou estão nela!) aquela fase de fanatismo, de levar o livro debaixo do braço pros lugares, planejar e criar coisas relacionadas, já deve ter sido perguntado: "Pra quê isso?". Um dia eu li numa definição de Sociologia algo do tipo: "Alguns perguntam pra que serve a Sociologia. Pois: a Sociologia não serve para nada, no sentido de estar à serventia de alguma tarefa: ela é o próprio olho, não a lente." À pergunta sobre a obra de Tolkien eu respondo simplesmente que me serve, mesmo que não para outras atividades que tenham serventia. Basta que me sirva, e não há por que procurar um desenvolvimento sobre o que isso quer dizer: fica só no subjetivo, e isso é prazeroso. E na realidade, no fundo de cada "serventia" da vida está a nossa busca de prazer, seja no trabalho, no esporte, no dinheiro - a leitura já nos dá esse prazer de imediato. E são coisas assim que devem ser ainda mais valorizadas.
 
Taí uma coisa que eu nunca vou conseguir entender bem. Você simplesmente lê e se identifica de um jeito estranho... ama aquilo de um jeito que não consegue explicar. Imagino que essa seja a sensação compartilhada por muita gente aqui. Esses dias mesmo eu já tava há uns dois anos sem ler ou discutir nada das obras, e aí bateu a saudade de repente: voltei a dar as velhas lidinhas, e uns palpites aqui nos tópicos. Já era, a obra de Tolkien é uma coisa que se entranhou em minha vida, e acho até que o que eu ganhei a partir da primeira leitura eu nem consigo visualizar, porque está nas coisas mais sutis. Nem que eu quisesse eu conseguiria me desprender completamente.

Ta aí, concordo plenamente. Eu não consigo explicar pq eu gosto. Talvez seja pela 'complexidade', pelo jeito como a gnt não consegue acreditar que não tenha acontecido. Talvez seja pela 'profundidade' (não me vem outro termo agora) de forma que tudo é muito forte, o amor é verdadeiro, a dor é eterna, a felicidade é contagiante e a maldade inimaginável. Mas tbm, quem não sonhou estar no meio das obras do professor? Participar de alguma batalha, conhecer seres de extrema sabedoria, encontrar um amor como o de Beren e Lúthien, combater o mal... Talvez seja por algum motivo desses, talvez por nenhum. Acho que cada um ama de um jeito diferente pq o texto 'acorda' em cada um o desejo de coisas diferentes, que não conseguimos encontrar em outro lugar.
 
É algo inexplicavel, mas quando leio Tolkien, sinto que estou imerso pelo mundo que ele criou... sinto que estou ao lado dos personagens, andando por aquelas paisagens...
 
Assim que pus meus olhos (e atenção) nas páginas de O Senhor dos Anéis (o primeiro que li), custei a acreditar que não havia realmente acontecido, que tudo aquilo não fazia parte de um passado remoto onde a curiosodade do homem não havia chegado!

Tive essa sensação também :lol:
O ambiente medieval, aliado à fantasia sempre me despertou um grande interesse. Mas além disso, as obras de Tolkien inspiram, dá vontade de estar nos campos batalhando também ;D E sempre consigo aprender muito com os filmes/livros - e cada vez que revejo sua obra, sempre há algum detalhe a ser extrapolado.

Enfim, eu viajo nesse mundo criado por ele ;D
 
Tive essa sensação também :lol:
O ambiente medieval, aliado à fantasia sempre me despertou um grande interesse. Mas além disso, as obras de Tolkien inspiram, dá vontade de estar nos campos batalhando também ;D E sempre consigo aprender muito com os filmes/livros - e cada vez que revejo sua obra, sempre há algum detalhe a ser extrapolado.

Enfim, eu viajo nesse mundo criado por ele ;D

É também tive essa sensação, a capacidade de descrição de Tolkien é muito inigualavel.
 
Bom, a magia deste livro me atrai como uma mosca pelo mel... Não só isso, os lugares fantásticos que a obra te leva são bastante incríveis... Uma coisa que gosto de fazer é pegar os volumes de SDA, abrir na página de mapas e ficar olhando "Nossa,aqui a sociedade passou, aqui não apareceu direito, como deve ser este lugar?" Sim, o modo como é narrado, os nomes, os lugares, tudo, dá um tom incrivelmente realista aos fatos, parece que não é apenas mais um mero livro de fantasia... Me entende? Também não podemos esquecer dos personagens humanos, corajosos, falsos, cruéis,que têm sentimentos iguais aos de tanta gente nesse mundo... e, em último lugar, pela grande criatividade e imaginação de Tolkien, que conseguiu dar um tom único e original á obra. Por tudo isso a obra me fascina!
 
Nossa, pergunta difícil....

Acho que o Senhor dos Anéis e eu é um caso de amor à primeira vista haha.

Sempe gostei da idade média. E essa idade média de Tolkien com um toque sutil de fantasia deixa esse período maravilhoso.

É bem sutil a fantasia, é difícil pensar por exemplo no poder de Gandalf. Qual é o poder desse mago? Ele não lança raios pelas pontas dos dedos nem transforma pessoas em animais (para a alegia do Sam). A magia dele está em seu conselhos. Assim como a magia de Sarumam está em sua voz. Essas sutilizas de fantasia são como a cereja do bolo.

Penso que é isso que eu mais gosto em Tolkien, ela não erra a mão, ele usados elementos mágicos e fantásticos na medida certa.
 
É uma coisa que nao é facil de explicar, algo que te prende que faz a imaginaçao ir além de tudo.
É como se fosse um mundo, ou um local que poderia ter existido com todas as criaturas e povos descritos; mas é um mundo que existe para cada um que lê com o pensamento 'sim, este mundo existiu' e acontece sempre que lemos e relemos, fazendo com que este mundo fique vivo como esta acontecendo agora neste forum, pois estamos debatendo, discutindo, conversando, criando teorias e por quês dos acontecimentos e historias.

"Sim este mundo existe, pois somos nós que fazemos ele existir, acreditamos nisso"

XuXu
 
Bem o que me fez gostar das obras de tolkiens alem de ter um ar medival espadas, batalhas etc, a magia e a forma que elas sao contadas nos livros faz voce imaginar ir alem das paginas é como se estivesse na propria historia presenciando cada ato cada batalha cada emoção, é até dificil de dizer com palavras é algo tão especial que contagia qualquer um que se interessar em ler.
 
Acho que a sensação de que a história realmente aconteceu é quase unanime... a sensação do "você não pode provar que não aconteceu" é uma delícia... sem dúvida foi uma das coisas que me encantou, mas acho que acima disso está outra característica da obra pra mim, a impressão de "história sem fim", pensem comigo, que outro livro, ou livros vcs leram, e continuam lendo e relendo, e descobrindo coisas novas sobre a história, etc. mesmo depois de anos (no meu caso 7 anos!) é incrível, e isso pra mim é o mais fantástico das obras....
 
Pela criatividade, foi o que mas me chamou atenção! E ainda mas pela simplicidade de contar os fatos.
 
A magia, a perfeição, os detalhes, tudo! Você percebe que ele realmente amava o que fez e que tomou cuidado com tudo.

...divinal!
 
Toda a história da vida de Tolkien sempre me impresionou muito, sua vida acadêmica e sua vida criativa...Seus idiomas e Livros!

Realmente, o que me faz gostar tanto de Tolkien e suas obras é maneira como ele escreve, o poder que ele tem sobre as palavras, isso tudo me fascina muito, além das histórias que são lindíssimas e nos fazem viajar para um mundo totalmente diferente do nosso. Serei sempre um grande admirador dele e continuarei aproveitando tudo o que ele proporciona através de suas incríveis obras.
 
  • Curtir
Reactions: Luz
Quando eu vi o trailler da Sociedade do Anel fiquei louco de vontade de ver o filme. Mas até aí foi pq era um filme cheio de efeitos e tal, com uma história legal. Aí quando eu li O Senhor dos Anéis fiquei fascinado! A riqueza dos detalhes nas descrições de Tolkien, o jeito que ele escreve passa uma realidade tremenda! Parece que tudo aquilo aconteceu mesmo. Depois disso foi só querer ler outros livros para saber outras partes da história da Terra-média e seus habitantes.
 
É também tive essa sensação, a capacidade de descrição de Tolkien é muito inigualavel.

Isso é uma das coisas que mais me fascina. Tolkien foi capaz de criar a história com uma precisão nos detalhes - em tantos âmbitos - que nos faz crer que não é uma fantasia, e sim uma história que aconteceu de verdade, sendo narrada por alguém que esteve presente - e atento - em cada momento. E essa precisão não se dá simplesmente nos fatos. Ela traz à vida cada ser que participou da história porque eles têm descritos suas características (tanto físicas quanto de personalidade), seus pensamentos, seus sentimentos. E ainda assim deixa aquele ar de mistério, que nos faz querer conhecer mais e mais. Como alguém disse aqui no tópico, traz aquela sensação de infinito.

Toda a história da vida de Tolkien sempre me impresionou muito, sua vida acadêmica e sua vida criativa...Seus idiomas e Livros!

Realmente, o que me faz gostar tanto de Tolkien e suas obras é maneira como ele escreve, o poder que ele tem sobre as palavras, isso tudo me fascina muito, além das histórias que são lindíssimas e nos fazem viajar para um mundo totalmente diferente do nosso. Serei sempre um grande admirador dele e continuarei aproveitando tudo o que ele proporciona através de suas incríveis obras.

Eu adorei o que você escreveu, e concordo com tudo, com exceção de um detalhe:
O lance de ser um mundo totalmente diferente do nosso. Eu acho exatamente o contrário. Penso que justamente por ser tão parecido com o nosso é que nos fascina tanto.
Pra mim, as coisas de "fantasia" das histórias são uma espécie de caricatura de como se vê ou se sente as próprias características humanas. Quem nunca se sentiu atraído por algo a ponto de se sentir "dominado" e impotente diante de tal poder de atração? Quem nunca conheceu uma pessoa que com um olhar, e talvez algumas poucas palavras, foi capaz de tirar sua dor e te fazer enxergar o caminho, ter coragem para prosseguir?
 
Sem duvidas oq me atrai nas obras de Tolkien são os detalhes,como se ele fosse um pintor q não deixa escapar nada au seu olhar,ela narra as suas historias como se ele mesmo estivesse lá quanto elas aconteceram.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo