• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que faz com que você pare de ler um livro?

Anica

Usuário
Eu já li várias vezes aqui no Meia frases do tipo "Era tão ruim que larguei no meio", ou "Nem deu para chegar até o fim". Pois então, queria saber de vocês quais são as características de um livro que fazem com que você pare de ler. Tirando o óbvio de ser ruim, é claro. :pipoca:

Por exemplo, qual a história chega num ponto que estão tão, mas TÃO confusa que eu nem sei mais o que diabos está acontecendo, eu deixo o livro de lado, confesso. :lendo:
 
Geralmente é pelo cansaço. Às vezes começo a ler um livro com um cansaço "leitorial", sempre acontece de ler um livro em seguida do outro. Todavia, consigo recuperar o interesse depois.

Agora no fator, "culpa do livro", não gosto diálogos truncados em meio a narrativa e não gosto de mistura de tempos (você não sabe se está acontecendo no passado ou no presente) exageradas.
 
Eu peguei uma mania feia de só ler livros fluidos, daqueles que você não tem que fazer força para entender o que está escrito, agora se o livro tem uma linguagem mais rebuscada ou uma forma de texto mais estranha aos meus olhos, acabo largando sem nem passar um capitulo. O chato é que eu estou deixando de ler vários livros legais que minha mãe tem pegado no colégio dela.
 
Acreditem, eu nunca larguei um livro.=}

Por mais que o livro seja horrível, assim como foi "A República" de Platão, posso demorar um pouco mais de um mês, mas que eu termino, eu termino.XD Sou motivada por desafios, e qdo acho q um livro não flui, vou até o final, pra saber se há alguma mudança, algo diferente, bombástico.

Houve um caso com o "Uma varanda sobre o silêncio" de Josué Montello, o livro ficou parado até as úiltimas páginas, nada de bom acontecia, parecia que eu estava sofrendo junto, mas não larguei até ver com meus próprios olhos o final, que para minha decepção: chato.:hahano:

Outro que tb mantém uma linha chatinha, é "A Relíquia" de Eça de Queirós, só que esse, tem um diferencial, o final vale pelo livro todo. :rofl: Já pensou se tivesse desistido dele?

Eu sei, eu sou mais chata que eles.XD
 
Eu sou como a Barbie. O livro pode ser ruim de doer, mas não largo. Vou até o final com a esperança que ele melhore.

Mas já larguei a leitura de um livro, que eu me lembre. Não pq era ruim, mas é que tava difícil pra eu ler ele. Era Contos Inacabados, do Tolkien. Era muita informação, tudo muito ligado (e nomes muito parecidos =B) que me deixavam confusa. Então eu me perdia, e não adiantava forçar mais a leitura. Eu tenho que estar muito concentrada pra conseguir ler esse livro.
 
Barbie disse:
Acreditem, eu nunca larguei um livro.=}

Outro que tb mantém uma linha chatinha, é "A Relíquia" de Eça de Queirós, só que esse, tem um diferencial, o final vale pelo livro todo. :rofl: Já pensou se tivesse desistido dele?


Ah é verdade, às vezes o livro é chato no começo, mas depois o negócio anda =]

Eu não abandono, porque não consigo ficar sem saber do final, isso acontece até com filmes, pode ser um filme chato, porém fico mesmo assim assistindo/lendo para saber o final.

Contudo, levo um tempo para terminar de ler, foi o caso de Macunaíma, levei um 1 mês e pouco para ler aquilo hehehe
Então, fico intercalando com outros até terminá-lo.
 
Eu largo quando me perco na história, geralmente se fico muitos dias sem ler. E também se o livro for muito enrolão, as coisas não andem.
E se for ruim, é claro.
 
eu geralmente não desisto, aqueles que não aguento mais ler - persongens que não te conquistam, história muito confusa ou os textos que você precisa pesquisar 1 palavra por linha - eu deixo de lado e juro para mim mesma que um dia eu tento novamento. Eu acredito que o problema não é o livro só não foi o momento certo. :g:
 
Eu também não desisto fácil não....no máximo postergo para um melhor momento, mas ainda assim isso acontece bem pouco...... "A Ilha do Dia Anterior" do Umberco Eco é o único que me lembro agora aina estar na categoria 'ainda não rolou'.
Aliás, falando nisso.....não tem uns livros que a gente não consegue ler porque na verdade não está preparada para ele?
 
anna denon disse:
Aliás, falando nisso.....não tem uns livros que a gente não consegue ler porque na verdade não está preparada para ele?

:sim: Totalmente.
E é o que geralmente me leva a largar um livro, pois se não estou preparada não vou compreender.
Entre ler (e não entender) e continuar na tortura (pois é uma tortura!) só pra dizer "eu li", não mesmo.
É chato porque nesses momentos eu descubro minhas limitações e como sou meio orgulhosa isso acaba por ser um exercício de humildade, eu acho. :timido:

Momento depoimento verdade de fatos que aconteceram realmente:
Há dois meses eu larguei "Onde encontrar sabedoria" do Harold Bloom, porque não conseguia entender lhufas do que o homem escreve.
Não posso nem critica-lo já que nem li o livro inteiro!
Mas a verdade é que acho que teria que ter um preparo para compreender melhor as idéias dele, pois pelo título achei que era uma obra para leigos, algo do tipo Sapiência for dummies :hahano:
 
Só a falta de tempo. Mesmo que o livro seja muito ruim, eu sempre vou até o final, como a Barbie e a Izzy. As únicas leituras que interrompi, que eu me lembre, foi pelo fato de eu estar muito ocupado com provas e exigências literárias do colégio, e algumas nunca retomei. Quando vejo que não vai dar pra ler, eu devolvo (quando o livro é emprestado), mas sempre acabo me esquecendo de pedir de volta depois, para continuar a leitura.

Edit: Lembrei de um único caso em que deixei um livro pra trás. Era uma história de fantasia tão ruim e enfadonha que não consegui digerir. Mas foi só.
 
Eu acho tão chato largar um livro!
Por mais dificil que seja de entender, por mais sem tempo que eu esteja, por mais que ele não faça sentido e eu não me divirta, não consigo. Simplesmente, me sinto mal se fizer isso.
Sigo a linha da Barbie e da Izzie. E se melhorar?

Normalmente a vontade de largar o livro vem, quando você já leu a pagina do inicio ao fim e não lembra de nada, ou quando sempre que vai ler, bate o sono.
Teve um livro que eu terminei de ler sem entender nada, que é Maya de Jostein Gaarder, mas eu um dia pego e me empenho em terminar de forma devida!
 
Marcileia disse:
Eu largo quando me perco na história, geralmente se fico muitos dias sem ler. E também se o livro for muito enrolão, as coisas não andem.
E se for ruim, é claro.

Eu largo quando me perco na história [2]

E quando a história não me prende... sou muito fácil de desistir no meio, tenho que me inspirar pra terminar... tenho vários começados... Se o livro não for do meu agrado eu tb durmo no meio - tipo O Mundo de Sofia e Harry Potter... Simplesmente não consegui!
 
De acordo com o blog do Skoob, este é o top 3 dos livros abandonados pelos usuários do site:

1 - O Mundo de Sofia (290 abandonos)
2 - A menina que roubava livros (115 abandonos)
3 - O Código Da Vinci (105 abandonos)

Eu também sou um dos que não costuma parar não, mesmo se não estiver gostando do livro. Demoro um pouco mais mas termino, pois só assim posso dizer se gostei ou não.
 
Desistir de ler só aconteceu comigo uma vez, com o livro Espirito das Leis - Montesquieu , nunca passei da pagina 7, até porque deixava para ler o maldito a noite antes de dormir, e acabava empacotando antes dessa pagina, ai no dia seguinte eu recomeçava como questão de honra e dava no mesmo, talves por ter sido recomendado na epoca da faculdade de Direito essa obrigatoriedade tenha me desanimado, mas ainda prometo completa-lo algum dia hehe. Se eu por algum fator pausar a leitura por mais de uma semana por exemplo eu abando o livro por um tempo, e recomeço desde o começo meses depois.
 
Bom, baseada nos dois últimos livros que eu tive que parar no meio pq não aguentava mais, foi o ritmo da história. Ela não me prendia, a história começou a dar voltas e mais voltas na mesma coisa e e era sempre a mesma coisa por páginas e páginas ai eu cansei. Não consegui terminar, deixei os livros em um canto pra terminar depois. E olha que os livros não eram ruins, só eram repetitivos.
 
Não menti quando disse que vivencio um livro, eu mergulho na leitura. Livros realistas demais me consomem, alguns descrevem em detalhes o que eu não quero vivenciar. Eu já deixei de lado, por um tempo, livros que eu não tinha nervos de aço para ler naquele momento. Preciso estar equilibrada para aquele tipo de leitura. Como sou muito curiosa, fico me testando, até que consigo ir até o fim. O livro que eu mais demorei a ler foi Vigiar e Punir > Michael Foucault. Descreve em detalhes tudo o que eu odeio em nossa sociedade. Mesmo estando preparada, foi duro de ler. Acho que levei um ano, lendo e parando para tomar folego.
 
kuinzytao disse:
Não menti quando disse que vivencio um livro, eu mergulho na leitura. Livros realistas demais me consomem, alguns descrevem em detalhes o que eu não quero vivenciar. Eu já deixei de lado, por um tempo, livros que eu não tinha nervos de aço para ler naquele momento. Preciso estar equilibrada para aquele tipo de leitura. Como sou muito curiosa, fico me testando, até que consigo ir até o fim. O livro que eu mais demorei a ler foi Vigiar e Punir > Michael Foucault. Descreve em detalhes tudo o que eu odeio em nossa sociedade. Mesmo estando preparada, foi duro de ler. Acho que levei um ano, lendo e parando para tomar folego.


Nossa, passo por isso tb, ainda não consegui terminar a Paixão Segundo G.H. pq era tão intenso pra mim, mas tão intenso, que eu não consegui.
No começo Clarice diz que o livro é pra quem está com a alma preparada, e eu não estava. Acho que hoje eu consigo ler até o fim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo