• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que faltou nos filmes dO Senhor dos Anéis?!

Re: O que faltou?!

Adoraria ver o Tom Bombadil... E com certeza o Expurgo do Condado deveria ter aparecido...Pelo menos eu julgo essa parte muito importante.
 
Re: O que faltou?!

Importante ela é, com certeza. O que eu quis dizer é que, para o filme, ela seria um anti-clímax. O telespectador comum iria ficar cansado, na minha humilde opinião.
 
Re: O que faltou?!

Sim, sim. O expurgo do Condado ficaria fora de propósito para um filme já tão longo e que, praticamente, a coroação de Aragorn já dá aquela sensação de "Tá acabando". Ficaria com um final tosco e com a impressão de mau adaptado para as telas. Sem dizer que o telespectador se sentiria deslocado bruscamente de uma vitória dos personagens principais, para novo combate e nova vitória. Em resumo: off!off!off!
 
Re: O que faltou?!

Fidelidade não foi a palavra mestra para PJ. Pra quem se dizia tão fã quanto ele....surpreendeu.
PJ se mostrou envolvido com um projeto grandioso claro, mas não com o livro ao qual ele dizia ter tanto carinho e RespeitO!!!!!!!!!!! Não só por nós, fãs, mas pelo falecido Mestre.
 
Re: O que falto?!

O que faltou foi fidelidade.

Só o que foi ruim, como eu já disse em algum outro tópico, foram as coisas inventadas e não as cortadas. Como exemplo, o desenlace do cerco em Minas Tirith como o 10º lembrou, os elfos no Abismo de Helm e aquela melecaceira toda do Aragorn com a Arwen.
Concordo com ambos :joinha:

Tenho que confessar que só li os livros depois de lançados os filmes, e quanto mais eu os lia menos gostava dos filmes.
 
Re: O que faltou?!

Pra ser sincera, não gosto das produções cinematográficas. Os livros são de uma escala de 1000000000000000 a um reles 0
 
Re: O que faltou?!

Acho que o erro foi a falta de fidelidade de muitas cenas e não colocarem o Tom Bombadil. Poxa, ia ser tão legal.
 
Última edição:
Re: O que faltou?!

A questão da fidelidade eu considero de extrema importância. Mas temos que admitir que na hora de transformar um livro para um filme há algumas coisas que devem ser mudadas. No entanto há outras com as quais eu discordo completamente, por exemplo a mudança dos caracteres de Aragorn e Boromir. Suas personalidades são díspares ao extremo.
 
Re: O que faltou em O Senhor dos Anéis?!

Quanto ao expurgo e etc, para quem conhece a Obra, ia ser um EXTRA e tanto, e a parte de disperidade, é só o cara ser bom de verdade que dá pé com certeza!
 
Re: O que faltou em O Senhor dos Anéis?!

Quanto ao expurgo e etc, para quem conhece a Obra, ia ser um EXTRA e tanto, e a parte de disperidade, é só o cara ser bom de verdade que dá pé com certeza!
Como assim na questão das personalidades díspares? Tanto Aragorn quanto Boromir eram bons, embora o último tenha caído na tentação do Um Anel. E, particularmente, acho uma ofensa por parte de PJ ter feito alterações que violam pontos importantes para a trama, como o caráter das personagens....vai um pouco além do que se espera de uma boa adaptação literária para os cinemas.
 
Que personalidades díspares o que, tava falando da disparidade entre isso (Expurgo) e aquilo (coroação de Aragorn). Sem essa! E o que você quer dizer com essa disparidade? Faça uma listinha das coisas que você achou de "errado".
 
Ei Dáin não precisa ficar esquentadinho!!! Estamos em discussão para aprender mais e não para repudiar opiniões diferentes. Pega leve!
Só para esclarecer: o que eu quis dizer com "disparidade de personalidade entre o filme e o livro" é com relação aos comportamentos que certas personagens sobretudo Boromir e Aragorn assumem na adaptação para o cinema.
Boromir é retratado no livro como um homem nobre, disposto a todos os sacrifícios para salvar Gondor, a tentação do Anel não chega a manchar o seu caráter mas funciona como uma lição: qualquer um pode ser subjugado pelo poder do Anel - até mesmo o mais nobre dos homens.
Aragorn, no filme, pensa mais em namorar do que salvar a Terra-Média, é tentado diversas vezes pelo Anel, é o típico herói que consegue resolver tudo com extrema facilidade. Este último ponto é o que mais me incomoda. No livro, Aragorn sofre dúvidas enormes e constantemente se angustia com medo de ter cometido erros e colocado a sobrevivência da Sociedade em risco.

Desculpe qualquer coisa Dáin.
 
Mas você não me fez nada! Eu não estava bravo, estava sendo rígido, afinal, posso ser duro, mas não posso restringir sua "libertade de 'postação'". Ainda assim, o problema é que natural,mente não dá para explorar a personalidade tão bem como nos livros, depende do jeito que o ator e o espectador interpretam expressões faciais e coisas assim... No livro você pode simplesmente dizer "sua expressão era triste e fechada", mas no filme, não dá. No livro você pode colocar "Gandalf percebeu ******* mas não disse nada, pensando *********** ", e no filme, não.
 
Nisso eu concordo! Mas ainda assim, sei lá, você não acha que há uma medida para alterar o desenvolvimento de um personagem no momento da adaptação.... há até um tópico falando sobre o Boromir aqui no fórum..... PJ exagerou em alguns pontos.....
 
acho que P.j. deveria ter colocado os elfos chegando a Valinor, mostrar como era, tipo como fizeram quando eles chegam em Valfenda!
 
Eu já não concordo. Os elfos foram demasiadamente enfatizados em toda a trilogia cinematográfica. Para mim, fo um grande erro. O momento de destaque deveria ficar mais sobre os Homens e os hobbits, já que o momento dos elfos há muito já tinha passado sobre a Terra-Média.
 
Vou na fila do pessoal que ficou chateado com a adaptação!

Como alguém disse aí, tem que existir um limite de criação ou adaptação, sei lá, para um personagem. Se alguém diz que ele veste branco, então é branco. Se ele tá triste, cara, o ator recebe milhões, então ele tem que mostrar aquilo, que tipo de tristeza?!? A tristeza expressa no livro...

Foram muitas as corruptelas do filme, e eu faço questão de listá-las:

1 - O conselho de Elrond, tinha que realmente ser mais estendido, para dar a real idéia do que era o anel. Todo a Back history que PJ fez antes de Valfenda, ele poderia ter feito ali no Conselho, ficaria mais rico, tipo assim: Cada personagem falando, e tendo em primeiro plano as cenas com a história do anel.

2 - A personagem Boromir realmente ficou pouco explorada. Ele vinha de uma linhagem real, digna, de renome, de um dos melhores regentes da história de Minas Tirith. Ele podia não ter a sabedoria de Faramir, mas deixa-lo com aquele ar brigão, fanfarrão e quase ladrão... A parte da morte até foi legal, foi bem desenvolvido, mas o "my King", por favor, seria muito difícil para Boromir absorver aquilo, naquele momento...! E quanto a Faramir, pelo amor de Deus, deixa prá lá...! Denethor então, meu Deus, o que fizeram com ele?!? Virou um doido... Mas é lógico que todos sabem que a história não foi bem assim: Ele foi enganado por Sauron pela Palantir, e etc, etc...! E então ele não era aquele doido que cai queimando, por favor...!

3 - O que foi aquilo que fizeram com os Ents?!? Barbarvore virou um covarde e desertor... Não precisava ter feito mudanças no carater da personagem como PJ fez, e principalmente ter mudado a decisão do Entebate! Afinal foi o próprio Barbárvore que quis ir salvar Fangorn e se vingar de Saruman, não foi um acidente, como estava no livro!

4 - Por que o Rei Theoden aparece também como desertor?!? Ele não foge para o Abismo de Helm, ele vai ajudar os que lá estão, com coragem, não querendo se esconder! E que negócio é aquele de "Qual é a Decisão do Rei?", não havia o que decidir, Theoden vai ajudar Gondor, pois era seu rei-vassalo, ele jamais fugiria de tal compromisso... Acabou...! Os eorlingas viraram um bando de desertores que estavam só preocupados consigo mesmos, e o restante da Terra-Média que se explodisse!

5 - Por que ocorre aquela briga entre Sam e Frodo?!? Pelo amor de Deus, alguém pode me explicar?!? O que aquelas cenas ajudaram no filme?!?

Bom... Me desculpem pessoal... Eu precisava me desabafar! Foram longos anos amando a obra, esperando que chegasse ao Brasil material, livros traduzidos, para tudo terminar assim...! Esperemos que com o Hobbit, quando o fizerem, seja diferente! Ai... meu coração!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo