• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Olímpiadas 2012 O que esperar do Brasil em 2016?

Eu me lembro de ter escutado na abertura desses jogos olímpicos que o Brasil havia investido para esse ciclo um valor um pouco inferior ao que investiu a Itália.
As delegações desses países também têm número absolutos bem parecidos. São 290 italianos, contra 248 brasileiros.
Na economia, os PIB's dos dois países também se equivalem. U$ 2,29 trilhões do Brasil, contra U$ 2,24 trilhões da Itália.
A grande diferença é que no Brasil, esse PIB está (mal) dividido entre 196 milhões de pessoas, enquanto na Itália, a população está na casa dos 60 milhões.

Mesmo assim, acho que seria uma boa comparar o desempenho dos italianos com o nosso para ter uma ideia de onde poderíamos chegar.

A Itália terminou a participação em Londres em 8º lugar (8 Ouros, 9 Pratas, 11 Bronzes).
Nós ficamos em 22º (3 Ouros, 5 Pratas, 9 Bronzes).

Mas por que duas delegações praticamente do mesmo tamanho e com o mesmo investimento têm desempenhos tão diferentes?
Na minha opinião, esse investimento brasileiro ainda é pequeno e tem capacidade de, no mínimo, dobrar pra 2016.
Mas também é necessário saber onde investir e nesse ponto estamos muito atrasados.
Não dá tempo de transformar a cultura esportiva de um país em apenas um ciclo olímpico.
Boa parte desse dinheiro deveria ter a alcunha de investimento em esporte, mas na verdade seu destino seria as escolas de ensino fundamental e as universidades públicas.

Assim, as nossas crianças seriam educadas para o esporte.
O estímulo da prática esportiva nas crianças seria o 1º passo para a descoberta de novos talentos no alto rendimento futuro.
E aqueles que não chegarem lá, pelo menos, ganharão um pouco mais de saúde...
O segundo momento seria de lapidar esses jovens e prepará-los para uma atividade esportiva combinada a uma vida acadêmica, mais ou menos como acontece nos estados unidos, com incentivos para atletas promissores. De lá é que sairão atletas de esportes menos populares, como atletismo, ciclismo, remo, ginástica, entre outros.

Esse é um trabalho pra uns 20 anos, mas eu não tenho muita esperança de que se torne realidade enquanto eu estiver vivo.
Vejam bem, se até eu consegui pensar num plano assim, provavelmente, muitas pessoas também já chegaram a essa conclusão e certamente alguém chegou a propor ao governo um projeto nesses moldes.

Os governantes devem ter dado muitas risadas desse pobre coitado!

Eu só consigo chegar à conclusão que teremos uma evolução muito pequena em 2016. Longe da revolução que poderia acontecer, se houvesse interesse político.
Entretanto, essa ínfima melhora será exaustivamente utilizada como instrumento de propaganda.
Assim, nos iludiremos e continuaremos na colônia!
 
OI?! Falta de cultura é foda...

Qualquer dia faz uma pesquisinha sobre um tal de Adhemar Ferreira da Silva.


Quando falo em grande nome digo medalhas, muitas medalhas numa edição. Um Phelps, Thorpe, Bolt. Alguem muito superior em várias modalidades. Sei que de grão em grão a galinha enche o papo, mas o que vai alavancar mesmo é ter um super medalhista numa única edição. Dizem que pelo investimento feito nos últimos anos o custo de cada medalha saiu em torno de 80 milhões. O ideal seria como já foi dito, incentivar o esporte durante a educação. Mas não vou ficar perdendo tempo discutindo aqui com alguem q deve ter muito ódio no coração e só vem aqui para criticar os outros.
 
O globoesporte fez um gráfico interativo bem legal.
Dá pra ver a evolução histórica de medalhas de todos os países.

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/medalhometro.html

Agora dá pra ver claramente a evolução que a maioria dos anfitriões costuma ter logo antes de sediarem os jogos. Coisa que não aconteceu com Grécia e o Brasil.

O gráfico mostra um crescimento mais consistente do Brasil se comparado apenas aquela inexpressividade total de ganhar só 1 a 5 medalhas, só a partir de Atlanta 96 quando ganhou 15.

Mas desde aquele ano pra cá ao todo foram 5 ciclos olímpicos e se mantendo numa média de 13,8 medalhas por olimpíada. Está apenas compatível com a melhora dos investimentos dos últimos anos, mas que por não atingir ainda de forma sólida na base (nas escolas e universidades) não permite um crescimento mais palpável que isso.
 
O problema do Brasil, como disse Paraíba, é a falta de investimento à longo prazo, só ganhamos medalhas de pessoas que tem sorte, pois patrocínio necas, todos os medalhistas, excetuando o futebol, fizeram por conta própria, eles valem o que conseguem, é puramente mérito deles, o Brasil não tem nada a ver com isso.
 
É bem por aí mesmo.. não existe um PAC esportivo do governo nas escolas.. então em 2016 se conseguir chegar a 20 medalhas já estará bom demais
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo