1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que era Thuringwethil?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tuor, 11 Set 2007.

1. Tuor

Tuor Usuário

Há relatos ou coisas do tipo que indiquem quem e o que era Thuringwethil? Uma Maia? Uma águia corrompida?

2. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Que era um Maia, ao menos um Ainu, posso afirmar.
    Se era uma águia, não sei, talvez uma espécie pterossaurídea, quiçá um parente distante do morcego...

3. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Sim..águia acho difícil...ela poderia ser uma daquelas criaturas que Morgoth corrompeu...em Utummo ela já existia? Ela era maia meeesmo?

4. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

Thuringwethil é um trava-línguas, isso sim! :ahhh:

5. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Ela não era uma vampira não? Acho que tem isso no Silma..

Da enciclopedia:
    Thuringwethil
    "Mulher da Sombra Secreta", a mensageira de Sauron de Tol-in-Gaurhoth, que assumia a forma de um enorme morcego, com a qual Lúthien entrou em Angband.

6. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

ISSO! TInha me esquecido por completo! Saurom não era chamado de Senhor de Lobisomens e dos vampiros à toa! Ela deveria ser uma vampira, apenas isso. Saurom também se trasnforma em Morcego para fugir de Huan.

7. Calimbadil Thálion

Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

A enciclopédia é feita por nós, só serve para estocar informações, e é realmente inútil quando há pouca informação a ser exposta(ao menos quando já temos consciência delas).
    Thuringwethil é um ainu em forma de antropoquiróptero(homem + morcego)
    de propriedades pouco conhecidas e a serviço de Morgoth. Trata-se de uma parte delicada da obra em que Tolkien fala de Vampirose lobisomens, e nunca mais os menciona. Talvez fosse alterar essa parte posteriormente ou mesmo apagar essas personagens que ficam sobrando, contudo, Tolkien morreu há 34 anos, sem fazer qualquer uma dessas alterações.

8. Aracáno Elessar

Não há a menção de vampira, portanto, temos a única certeza em sua descrição, uma antropoquiróptero, obviamente um Ainu que desejou seguir Melkor em sua dissonância, a questão ainda de vampira, perpassa o conceito de vampiro, que não é esclarecido nas obras, e apenas tem-se a menção de Sauron como tal.
    Como bem colocou Calim, a ausência de relatos posteriores nos deixa essa lacuna, que não será preenchida, pois, caso ele pensasse em inserir vampiros nas obras, não o fez, e uma única menção não pode definir um conceito.
    Sendo assim, fica mais simples entendê-la no âmbito das deturpações proporcionadas por Melkor, que podemos analogamente tratar como o que entendemos hoje por vampiro, de fato.

Abraços.

9. Calimbadil Thálion

Essas lacunas vivem gerando dúvidas, mas infelizmente não há como respondê-las adequadamente pois realmente não há a informação.

10. Tuor

Tuor Usuário

Ah sim. Se não me engano, creio ter lido que ela mudava de forma...ou não? Eu, por exemplo, acho que ela deve ter sido uma Maia.

Pergunta: havia o lobisomem também. Qual era seu nome mesmo?

11. TeLL

TeLL Usuário

Isso é de comer ?!?!?! aheiuhaeiuhaehaue
    O nome do lobisomen era Draugluim ? sei lá se é assim =P
    Eu não lembrava de Vampiros no Silma oO

12. Calimbadil Thálion

Suringüessil, não é tão difícil.
    quanto a mudar de forma realmente não me lembro, mas o Pai dos lobisomens se chamava Draugluin.
    Vampiros e lobisomens são uns deslizes, tal como gigantes, hamarrtrolls, e espingardas de pressão.

13. Müller

Müller Eorlingas

Olha o que eu achei:

14. Calimbadil Thálion

É semelhante ao arquivo da enciclopédia, que também é só uma reunião da informação disponível somada a uma certa opinião pessoal. Da onde você tirou?

15. Müller

Müller Eorlingas

De um site de Tolkien.

16. Belfalas

Belfalas Ele é legal

Mas é confiavel ? as vezes é apenas Fic's :think:

17. Müller

Müller Eorlingas

Pode, como não pode ser.

Lá tem bastante coisa fiel.

18. Aracáno Elessar

Se não é citação da obra, é uma hipótese, e mesmo que fosse uma citação ainda assim seria passível de análise.
    Muito provavelmente a colocação "vampírica", foi uma analogia, mais que uma referência a Sauron, que é citado pelo autor como uma "vampiro que pingava sangue", ao fugir de Huan.
    No entanto, quer seja, quer não, temos poucas informações, como disse meu amigo Calim, o que torna difícil sair de hipóteses.
    Thurnigwthil era um Ainu, provavelmente Maia, e assumia essa forma grotesca semelhante a um morcego, que foi comparada a uma forma "vampírica".

19. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Eu adoro esses seres que nos causam dúvida. Dá ao mundo de Tolkien um tom mais real, não temos apenas um padrão, é um mundo vasto que, caso procurarmos com cuidado, poderemos encontrar várias coisas curiosas, como "vampiros".

Em 2004 eu criara o tópico
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    com uma dúvida parecida. Chegamos a conclusão que seriam seres (talvez maiar de menor poder) que transformariam-se em morcegões e lobões, mas com nada parecido com nossas lendas exceto pela aparência (nada de alho, necessidade de sangue, etc).

20. Aracáno Elessar

Exato, são essas deturpações "livres" os seres que mais causam estranheza, e interesse ao leitor. Como Ungoliant, Thuringwethil, Carcharoth, SheLob, e muitos outros, como a própria "raça" dos Dragões, e alguns outros Ainur que de formas semelhantes uniram-se a Melkor.

Compartilhar