• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que é um Hröa e um Fána?

Não, se não me engano os Salões de Mandos são só para os elfos. Se o fána ou hröa do Ainu morre os Espíritos de Ainur deles fica livre pra fazer o que quiserem. Sauron e Saruman por exemplo continuaram na Terra-Média, Gandalf e Melian voltaram para Valinor.

Ringil disse:
Interessante notar que os fánar podem sangrar, eu imaginava que eles eram como cascas vazias preenchidas apenas pelos espíritos. Parece que eles são mais complexos.

Talvez fosse uma manifestação física da humilhação e do orgulho ferido dele... mais ou menos parecido como a sua posterior incapacidade de recuperar completamente seu dedo. Um "trauma"... que aliás Sauron está cheio deles.
Ou simplesmente os fánar realmente são mais complexos do que nós achamos. :-P
 
Swanhild disse:
Se você está pensando em um Ainu habitando um corpo semelhante a um hröa sem metabolismo, então acho que a resposta à sua pergunta é não. Fánar também não possuem metabolismo, mas além disso eles são muito mais leves do que hröar (vide Gandalf carregado por Gwaihir).
Vlw, Swanhild (vc é a unica q me entende :mrgreen: ). Então, isso quer dizer q um hroa sem metabolismo ainda sim é hroa.
 
Vlw, Swanhild (vc é a unica q me entende ). Então, isso quer dizer q um hroa sem metabolismo ainda sim é hroa.

Um hroa sem metabolismo é um cadáver, hroar precisam comer, beber, respirar... Hroa é hroa, faz parte da terra, claro que continuaria a fazer parte dela, com ou sem metabolismo. Mas eu duvido que ele pudesse andar ou fazer qualquer coisa, a não ser através de necromancia.

Talvez fosse uma manifestação física da humilhação e do orgulho ferido dele... mais ou menos parecido como a sua posterior incapacidade de recuperar completamente seu dedo. Um "trauma"... que aliás Sauron está cheio deles.
Ou simplesmente os fánar realmente são mais complexos do que nós achamos.

Poder ser trauma mesmo. Só Tolkien sabe. Nós temos tão poucas referências a fánar que até especular fica difícil. Até os poucos ainur de quem temos um pouco mai de conhecimento a maior parte estava em hroa (sem contar as dúvidas a respeito de Sauron e Morgoth). Fánar feridos então...
 
Já que o Ringil mencionou a falta de dados a respeito de fánar, eu vou contar essa. Eu postei há alguns dias dizendo que a palavra fána não ocorre na HoME series. Bem, talvez alguém mais tenha notado que há sim pelo menos uma referência à palavra, nas Etimologias no HoME 5? O Ardalambion dá a localização certa nas Etimologias, na definição (2). Vou colocar o verbete do Ardalambion aqui para vocês verem:

fána, fánë (1) "white" (Markirya - fánë as a sg. form in may be a misreading), (2) fána "cloud" (SPAN). Cf. fana the "veils" or "raiment" in which the Valar presented themselves to physical eyes, the bodies in which they were self-incarnated, usually in the shape of the bodies of Elves (and Men) (RGEO:74)

Isso dá uma indicação do tipo de coisa que a gente poderia esperar de um fána. Ele pode ser um corpo material leve, mas sem ser só uma casca, tendo também um interior material, como uma nuvem mesmo.

E quanto à observação do Ringil sobre a natureza dos hröar sem metabolismo, eu concordo plenamente... na verdade meu post anterior foi bastante eufemístico nesse aspecto... :roll:
 
Isso dá uma indicação do tipo de coisa que a gente poderia esperar de um fána. Ele pode ser um corpo material leve, mas sem ser só uma casca, tendo também um interior material, como uma nuvem mesmo.

É, não deve ser 'oco' mesmo, mas essa descrição ao meu ver contraria a idéia da complexidade, os fánar parecem ser muito pouco físicos (self-incarnated, cloud), meio inconsistentes. Pra mim é estranho que esses corpos não muito físicos pudessem sangrar, afinal sangue é algo relacionado a metabolismo. Me lembrei agora do Balrog de Moria, sua forma parece ser indefinida, ele parece ser feito de sombras e fogo. Talvez todo fána fosse igualmente indefinido.

Ps. Tá, Banakil eu já achei o que significa (tive o pressentimento que tinha no "Da Tradução"), mas Gonnhir é sacanagem, pô, não sei nem em que língüa tá.
 
Posso ajudar com o Gonnhir? :wink:

Acho que é Sindarin para Anão. Gonn=Gon=pedra (como em Gondor, terra da pedra) e hir=senhor.
 
Valeu, Swanhild, eu sabia que era anão (pela lógica), mas procurei o significado certo na valinor em quenya e em sindarin e não achei nada. Mas agora fiquei até envergonhado :oops: , era só ter olhado no glossário do silma. Tem lá gonnhirrim: mestres da pedra. Valeu mesmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo