1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que é um Hröa e um Fána?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erunámo Lótuion, 24 Mar 2003.

  1. Erunámo Lótuion

    Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

    alguem pode me ajudar e explicar o q eh um hroa e um fana??valew
     
  2. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    São classes de corpos físicos.
    Os hröar são corpos feitos a partir da carne de Arda, como dos elfos, anões, homens, etc... todo ser que nasce e se sustenta da matéria de Arda tem que portar um hröa.
    Os fánar são corpos menos complexos e menos pesados, não necessariamente feitos da matéria de Arda e que são somente utilizados pelos Ainur. Quando um Ainu entra no mundo de Arda ele deve estar portando um corpo físico (como os elfos, homens, etc...) para poder interagir com esse mundo. Só que um fána é um corpo com muito menos limitações que um hröa, muito menos complexidade. Um Ainu quando utiliza um fána não se cansa ou adoece, não precisa comer ou ir no banheiro, enfim, não precisa fazer as coisas que um ser "vivo" precisa. E pelo próprio fato de um fána ser menos complexo que um hröa, o Ainu pode melhor manifestar os seus poderes no mundo real, por isso que o Gandalf Branco era mais forte que o Gandafl Cinzento, o primeiro usava um fána e o segundo um hröa. Provavelmetne.
     
  3. Goba

    Goba luszt

    Num é provavelmente, é exato. Esse foi o motivo pelo qual Gandalf voltou mais poderoso como Branco do que Cinzento. Okas?! :obiggraz:
     
  4. Na verdade, é o contrário. Gandalf veio à TM com hröa, que nem todos os outros hröar de Arda. Mas, depois de morrer e voltar para os salões do tempo e voltar de novo para Arda, ele voltou com fána. Vc pode notar que Gandalf, mesmo renascendo nu no topo da montanha, nao morreu de frio. Isso foi graças ao fána. O fána de Gandalf foi dado a ele pelos Valar e por Eru Ilúvatar por seus atos heróicos contra Sauron. :D
     
  5. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    O que é o contrário?
     
  6. Vocês falaram que Gandalf chegou com um fána, e depois retornou, revivendo, com um hröa. É o contrário. :obiggraz:


    Edit: Caracas, vi que li errado. :oops: :oops: :oops: :wall:
     
  7. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Eu não falei isso.

    Edit: Esclarecido.
     
  8. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Err... :roll: , o Elrond passou o recado, e o pessou explicou.

    Mas tem um trecho do Silmarillion, logo no Ainunlidalë, que é a definição de fána:

    "Então os Valar assumiram formas e matizes; e, atraídos para o Mundo pelo amor aos Filhos de Ilúvatar, por quem esperava,, adotaram formas de acordo com o estilo que haviam comtemplado na Visão de Ilúvatar, menos na majestade e no esplendor. Além do mais, sua forma deriva de seu conhecimento do Mundo visível, em vez de derivar do Mundo em si; e eles não precisam dela, a não ser como vestes que usamos, e no entando podemos estar nus sem sofrer nenhuma perda do nosso ser. Portanto, os Valar podem caminhar, se quiserem, despidos; e nesse caso nem mesmo os eldar conseguem percebê-los com clareza, mesmo que estejam presentes."

    O negrito é meu, e destaca o que seria a definição básica de um fána: uma forma visível para os ainur, que são espíritos, em Arda; como uma roupa que nos usamos.
    O texto continua; se você tiver a edição do Silmarillion da Martins Fontes, é o segunda parágrafo da página 11.

    Sobre Hröa, eu usei a Busca da Valinor (muito legal, conhece?) e apareceu mais de um texto. No dicionário Quenya/Português, também na Valinor, hröa está definido como "matéria(física)", e é exatamente isso. Como disseram, um corpo, feito da matéria da Terra. É o nosso corpo, de carne e osso, cheio de limitações.
     
  9. Erunámo Lótuion

    Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

    valew pesoal, agora entendi melhor essa historia de hroa e fana.!!
     
  10. Pandatur

    Pandatur Usuário

    No caso dos outros Istari, todos tinham hröa, certo? E no caso de Melian? Para piorar a coisa toda, Sauron possuía um fána ou um hröa em Númenor? E depois que retornou à Terra-Média?
     
  11. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Todos os Istari provavelmente foram enviados com hröa.
    Melian tinha no início provavelmente um fána, só que com a graça dos deuses e de Deus a ela foi concedido um hröa e a capacidade de se reproduzir.
    Quanto a Sauron é uma boa pergunta. Já tem um tópico aqui discutindo isso. Passa lá.
     
  12. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Eu tenho uma duvida: se um ainu criasse um corpo exatamente igual ao de um filho, mas sem realizar as funções biologicas (mais ou menos como se ele encarnasse num cadaver), esse corpo seria considerado um fana? Pq ele é feito de materia como um hroa, mas não sua tem limitações.
     
  13. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Acho que isso seria impossível, um hroa tem necessidades biológicas, afinal é um corpo biológico. E o hroa 'casa' com o espírito a ponto de prendê-lo, acho que seria impossível o espírito não ser limitado por ele.
     
  14. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Eu não sei se entendi bem o que você quis dizer, mas por essa frase eu acho que era uma corpo de ainu mesmo, não era físico e material, já que foi ele quem fez.

    O que há sobre "encarnação", além daqueles que voltam de Mandos, é a necromancia, a Arte do Inimigo; mas aí a história é outra...
     
  15. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Prime, também não entendi essa história de criar um corpo como o de um filho.

    Se você está pensando em um Ainu habitando um corpo semelhante a um hröa sem metabolismo, então acho que a resposta à sua pergunta é não. Fánar também não possuem metabolismo, mas além disso eles são muito mais leves do que hröar (vide Gandalf carregado por Gwaihir).

    Além disso, Ainur encarnados em hröar só aparecem em situações excepcionais. Normalmente, nos Encarnados, hröar e fëar são criados um para o outro, em pares, cada fëa com o seu hröa (única exceção a essa regra: quando um elfo renasce (Leis e Costumes, parte que fala no Renascimento)). Os Ainur que encarnaram em hröar fizeram isso ou por determinação de um superior (os Istari, e talvez alguns Maiar), ou por uma permissão especial (Melian), e em todos esses casos a coisa aconteceu para que algum propósito muito especial e importante no legendário pudesse ser cumprido. Casos como os de Morgoth e Sauron (se é que ele encarnou num hröa; eu acho que sim), pelo que se sabe, são aberrações. Tenho a impressão de que isso que você está propondo também é uma aberração.
     
  16. The Man T.

    The Man T. Usuário

    Um Ainur num fána poderia mudar sua forma fisica (para outro fána) qdo quisesse?
     
  17. Agh! Não diz isso! Isso machuca nóis! Dói! :|
    Sistema de pluralização em Quenya:

    :wink:

    Voltando à sua pergunta:
    Acho que mudar de fána não deve ser muito complicado, já que um fána é simplesmente um "veste". Ele não tem sistemas biológicos. Se vc fosse abrir o treco, não acho que vc acharia algo além de carne, músculos e ossos. Não me pergunte como funciona... Isso é coisa dos Ainur. Para mudar de forma, ou o Fána mudava por fora, ou ele descartava um e "colocava" outro. Acho que é assim... Não lembro de um evento no qual alguém mudou a aparência de seu fána. Eu fico mais convencido com a hipótese de que cada um tinha uma forma e pronto. Se Sauron usasse sua forma de Annatar, ele poderia mudar de forma por livre e espontânea vontade, se transformando em outra pessoa ou coisa do tipo. Além do mais, roupas que nós usamos não mudam de forma. Deve ser mais ou menos a mesma coisa, ao meu ver. :D
     
  18. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Sauron, enquanto lutava com Huan, adotou a forma de um lobisomem, de uma serpente, de um monstro, depois voltou para sua forma original e por fim adotou a forma de um vampiro, tudo na mesma batalha. Literalmente transmorfismo.
     
  19. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    E só abandonou seu corpo no final, sinal de que não era necessário abandonar a antiga forma. Interessante notar que os fánar podem sangrar, eu imaginava que eles eram como cascas vazias preenchidas apenas pelos espíritos. Parece que eles são mais complexos.
     
  20. The Man T.

    The Man T. Usuário

    Putz... concordo q essa foi feia... Nem reparei, saiu sem querer. :oops:
    Mas... um Ainu usando um fána poderia ser morto???
    Ou pelo menos ir direto pra uma viagem sem volta para Mandos??? (com quase certeza acho que os Valar nao, mas e os Maiar??) :o?:
     

Compartilhar