1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que é PAZ?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por patrah, 17 Abr 2003.

  1. patrah

    patrah Usuário

    Nesse tempos de guerra, ouve-se falar muito da palavra PAZ.

    Afinal o que significa realmente essa palavra?
    Pode-se guerrear em nome da PAZ?
    Não seria um paradoxo, lutar para se defender se alguém vem matar sua família e você é da PAZ?
    As pessoas confundem PAZ com inércia, covardia ?
    PAZ é um estado de espírito ?
    Se entregar ao inimigo (como Jesus Cristo fêz), sem resistir seria o maior gesto de PAZ?
    Deixar-se levar p/ a morte sem reagir é ser o verdadeiro pacifico?
    PAZ , qual é seu pensamento sobre essa palavrinha... :lily:
     
  2. b-obby

    b-obby Usuário

    para mim, PAZ eh a convivencia de todos em completa harmonia. Onde não há violencia, etc
    paz eh... PAZ!
    e o contrario de paz eh guerra mr Bush
     
  3. Goba

    Goba luszt

    Paz hoje em dia não é apenas uma palavra, é todo um conceito. Se procurarmos em um dicionário (procuro depoie e coloco aki, desculpa pessoal), ele provavelmente nos traria um significado como: ausência de conflitos, calmaria... Mas, como disse patrah, pessoas guerreiam em nome da paz. Matam, envenenam, roubam e fazem discursos defendendo isso, em nome da paz.

    Paz hoje em dia é muito querida, mas muito pisoteada. Publicamente muitos querem paz, porém em seu interior dão razão aquela pútrefa guerra que ocorre e teme andar na rua pois crê que as esperanças de segurança para a cidade onde moram são nenhuma. Se confortam com todo o movimento anti-paz que ocorre,e nem se quer toma partido em uma discussão sobre como deixar sua casa mais segura, apenas senta e espera morrer com uma bala perdida, ou ser assaltado para que levem tudo o que ele lutou por. Ele quer paz, mas não move a barriga de cerveja da poltrona por ela.

    Há ainda quem diga que paz hoje é utopia. Toda vez que ouço algo assim fico mais decepcionado com a sociedade. Crer que a paz hoje em dia é utopia é se declarar confortado com a situação que se vive. A paz não é uma idéia impossível ou um objeto distante. A paz está aqui e agora, basta usá-la. E isso é o que muitos não estão fazendo.

    Paz é muito mais interior do que exterior, e quando digo em usá-la é para si mesmo. Sim, não gaste sua paz com os outros! Ajude-os apenas a usar a deles. Do jeito que for possível. Se ir em manifestações de deixa bem consigo mesmo e a idéia de que você propagou a paz, você se ajudou e muitos olharão para você como um exemplo, e tentarão achar sua paz interior.

    Agora você se questiona, como essa paz se expressa exteriormente? Simples. Se o Bush tivesse em paz consigo mesmo, não existiria guerra. Se Beira-mar tivesse paz interior, ele não mataria centenas Brasil à fora. Se alguns adolecentes tivessem paz interior, não brigariam com os pais todo dia.

    Paz é possível, e ela depende de você apenas. Lute. Descanse. Fale. Cale-se. Enfim, faça o que quiser, contanto que isso te traga paz, então paz será! :mrgreen:
     
  4. Clarice Starling

    Clarice Starling Usuário

    Paz: é algo que não existe.
    Porque os homens tem ideais e os ideias estao sempre se confrontando.
    A paz pode ser tranquilidade, mas eu acho que quando há brigas, não há paz.
    Enquanto o homem for humano, não existirá paz.
    Paz é uma coisa utópica.


    "Somos todos irmãos de sangue, mas existem tribos inimigas".
     
  5. Northern Lad

    Northern Lad Usuário

    É verdade, acho que paz é uma utopia. Só poderia haver paz com completa harmonia entre os seres humanos. Só poderia haver paz com o fim do orgulho e da intolerância. Mas esses sentimentos fazem partes do homem: mesmo a pessoa mais bondosa os possui. Esses sentimentos podem ser facilmente sufocados mas é preciso um grande esforço para serem apaziguados... Depende de cada um sim, só que são 6 milhões de pessoas no mundo... Imagina só...

    Não adianta nada ficar esperando os poderosos pararem a guerra, ou "a guerra não tem nada a ver comigo"... é preciso ter atitude, ir em frente e enfrentar os problemas, enfrentar a descórdia, pregar o respeito, a harmonia,a tolerância...

    Talvez seja possível, talvez não... É um sonho difícil de ser alcançado, mas quem sabe algo muito grande aconteça, causando impacto em todos... nunca se sabe...

    Paz não é feita com guerra. Liberdade não é feita com guerra. Portanto não é possível se guerrear em nome da paz, mesmo que seja em defesa própria. Uma morte leva a outra, a guerra é uma reação em cadeia. Acho que antes de guerrear em "nome da paz", pode-se "conversar" em nome da paz. Isso sim. Agora se não houver escolha... Já é uma situação de desespero para a humanidade.

    É realmente estranho aceitar, para nós, seres orgulhosos, é estranho se render, é estranho se submter, ser dominado, sem fazer nada. Fugir. Parece covardia. Mas também ficar, não por raiva ou desejo de vingança, mas por desejo de recuperar o que por direito é seu... É sim um paradoxo...

    Paz, é algo complicado... Acho que mesmo que discutissemos a vida inteira não chagaríamos a lugar algum...
     
  6. Goba

    Goba luszt

    Em resposta:

     
  7. Clarice Starling

    Clarice Starling Usuário

    Em resposta ao post acima:
    Paz: é algo que não existe.
    Porque os homens tem ideais e os ideias estao sempre se confrontando.

    Vc pode nao ter guerras, nao ter violencia, mas em algum lugar no mundo haverá um confronto.
    A paz pode até existir, mas é particular e nunca é completa e uniforme.
     
  8. Goba

    Goba luszt

    A paz é extritamente particular e pode ser completa e uniforme para cada um! Se isso ocorrese, o mundo seria bom. Mas nem todos tem a paz completa e uniforme, então temos conflitos. Portanto:

    Paz = algo existente e quase pálpavel, mas para alguns é plena, para outros não. :mrgreen:
     
  9. Clarice Starling

    Clarice Starling Usuário

    mas se vc tem paz no seu mundinho e de repente o osama entra em guerra com sua patria e da mta merda la, vc perde a paz em funcao de um fato externo.
    Portanto:
    Paz= algo que existe em alguns lugares, mas nao pode estar presente em tudo nem em todos.
     
  10. Pips

    Pips Old School.

    Tem um livrinho(pequeno mesmo) que se chama: A Paz, é de uma coleção chamada "Enfoque Filosoficas".

    É bem legal este livro. Não vou discutir sobre paz porque é uma das coisas mais dificeis de se discutir.
     
  11. *Curo_Mótëa*

    *Curo_Mótëa* Usuário

    Acredito que a paz é um estado de espiríto e aparece quando estamos de bem com Deus com nosso irmãos , é dificil saber o que é paz porque cada pessoa tem um conceito diferente !
     
  12. Clarice Starling

    Clarice Starling Usuário

    entao se a pessoa n acreditar em deus nunca tera paz?
     
  13. Peredhel

    Peredhel Usuário

    Faço destas as minhas palavras afinal, PAZ é um "conceito" extremamente pessoal, mutante e indiscutível, sendo que varia de acordo com a realidade e com os valores de cada um. Mas uma coisa é clara não se faz uma guerra em nome da paz é o mesmo que dizer: "vou comer para ficar com fome'! (desculpem a comparação mas foi o melhor que eu pensei no momoento... :mrgreen: ).
     
  14. Peredhel

    Peredhel Usuário

    Realmente acho que a paz independe de religião, na realidade acho que paz é um valor interamente humano por isso é tão complexo....
     
  15. Clarice Starling

    Clarice Starling Usuário

    Nao..... a melhor é: "Guerrear em nome da paz é o mesmo que transar em nome da virgindade!"

    (flood :oops: )
     
  16. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Paz é uma palavara formada por 3 letras, sendo elas P, A e Z.
    No inglês é formada por 5, P, E, A, C e E.

    Já em outros idiomas nem faço idéia.
     
  17. * Lilyris *

    * Lilyris * Usuário

    Também acho...
    Imagino que o pessoal idealiza muito esse "prototipo" de PAZ.
    Se for o que alguns dizem, do tipo: Todo mundo vivendo em amor e harmonia, eu não sei como seria o mundo.
    Pra mim é meio impossível ter um mundo repleto apenas de paz se for assim,... todo mundo ser bonzinho, tratando os outros com amor, sem discordia... violencia (porque no caso, o mundo seria sem violencia, sem raiva, sem odio, sem discordia...)

    Acho que paz é apenas estar bem consigo mesma e com os outros, respeitando cada um o seu espaço e o espaço dos outros.
     
  18. Mulder

    Mulder Usuário

    PAZ é um conceito abstrato que as pessoas tem. PAZ na verdade indica perfeição, harmonia. Para ter PAZ na nossa sociedade, seria nescessario o entendimento mutuo, a tolerancia, a igualdade... Enfim, tudo de bom que existe. Portanto, para min a PAZ é praticamente inalcancel, pois somos humanos, ou seja: Imperfeitos. A PAZ completa nunca será alcaçada.

    PAZ nada mais é que PERFEIÇÃO
     
  19. Thrain...

    Thrain... Usuário

    Dicionário Sacconi, 1998: Paz:1. Ausência de guerra ou de outras hostilidades entre nações. 2. Fim de um estado de guerra. 3. Tratado que põe fim à guerra. 4. Estado de harmonia ou concórdia entre pessoas ou grupos; relações harmoniosas. 5. Serenidade; tranqüilidade. Antônimo(1, 2 e 4): Guerra

    [só pra constar]
     
  20. Waters

    Waters Usuário

    Infelizmente é uma verdade, mas no entanto a busca por ela é perfeitamente possível e elogiável. Na história da Humanidade foi a busca por estes conceitos impossíveis que geraram os acontecimentos e evoluções no mundo. A utopia em si, como a paz coletiva, apesar de uma realidade impossível, proporciona um estado de pensamento puro, que a partir do esforço de sua realização é capaz de trazer benefícios reais e tangíveis, e só por isso vale a pena a mobilização de alcança-la.
     

Compartilhar