• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que é mais importante em uma boa música?

Eu tenho a tendência de analisar primeiro a melodia. Há músicas que eu ouço a anos e que nunca parei pra ler a letra. Até porque meu inglês é bem fraquinho, e sem a cola eu tenho dificuldades pra entender só de ouvido. :oops:

Muitas músicas das quais gosto muito têm a letra ridícula... cito como exemplo a maioria das músicas do Helloween, e várias do Maiden. Isso das poucas que eu li efetivamente.

Por eu gostar de um estilo onde se preza muito pelo lado técnico das músicas, e eu sempre ter tido interesse maior nesse aspecto, acredito que o estilo influencia sim. Mas como conheço muita gente que dá preferência à letra em si, acho que é algo pessoal.

Claro que há estilos que não dão valor nenhum à melodia, nesse caso os fãs vão dar atenção às letras e se o ritmo é "dançante".


Faramir disse:
Ao fazer uma crítica a uma música se pode analisar cada detalhe dela, mas para aferir qualidade tem que se observar a obra como um todo.
Apesar de muita gente pensar o contrário, penso da mesma forma. Deve-se reconhecer quando uma música é bem elaborada, por menos que se goste dela.


V disse:
Citando a sabedoria popular: "Gosto não se discute"

Esse é o pior provérbio de todos os tempos, sério. Eu odeio quando alguém se esconde atrás dele pra não ter que apresentar argumentos.
Eu acho que "gosto é gosto" na medida em que a pessoa saiba realmente se gosta ou não. O que eu mais vejo são pessoas influenciadas pela mídia, ou por outrem. Ela pode estar achando que gosta. :wink:
 
Independentemente de alguém considerar ou não, o funk dos morros é música.

Música é qualquer combinação harmoniosa de sons, ou qualquer combinação agradável dos mesmos, ou qualquer composição musical.

Isso quer dizer que, por menor que seja a qualidade, ninguém pode dizer que aquilo não é música. É mais do que isso, é uma manifestação cultural, e isso reflete o que se passa na mente do povo.
 
Acho q o principal é a melodia....senão como músicas instrumentais seriam tão boas?? seria algo meio contraditório....a letra é um complemento, em alguns casos indispensável, que pode as vezes tornar uma música boa em um clássico...

Acho depende tb muito da música, do estilo e do que o compositor quer passar....por exemplo, uma música de bach ou mozart com letra ficaria bizarro...
 
legendary Knight disse:
Acho depende tb muito da música, do estilo e do que o compositor quer passar....por exemplo, uma música de bach ou mozart com letra ficaria bizarro...

Bizarro por quê? A maior composição de Mozart, o seu Réquiem, tem uma letra. Assim como todas as suas óperas etc.
 
Eu sempre achei q musica fosse feita por instrumento musical e não por computador

Instrumento musical é aquele que produz música. Se o computador tem a capacidade de produzir música, ele não é um instrumento musical? :roll:

Esse é o pior provérbio de todos os tempos, sério. Eu odeio quando alguém se esconde atrás dele pra não ter que apresentar argumentos.

Não acho que seja um provérbio furado, porque você nunca vai poder pensar e analisar as coisas a partir dos conceitos e sentidos alheios.
Não vou dar exemplos para não criar discussoes existenciais e coisas do tipo, mas este é um ponto divergente.
 
Clarice Starling disse:
Eu sempre achei q musica fosse feita por instrumento musical e não por computador

Instrumento musical é aquele que produz música. Se o computador tem a capacidade de produzir música, ele não é um instrumento musical? :roll:

No computador tbem pode-se jogar jogo de videogame, só por isso ele é um videogame?

Sério, eu não considero uma tonelada de efeitos como música
 
Riff disse:
Funk, techno etc é musica?
Eu sempre achei q musica fosse feita por instrumento musical e não por computador :roll:

Para começar Techno é só uma das várias vertentes de musica eletronica. Esse em específico eu não gosto, porém há vários outros tipos de música eletronica bem feitos.

É totalmente possivel se fazer música através de ferramentas inorganicas pois essas sao pautadas e formuladas através da fonte primaria do som, que é justamente os elementos organicos (instrumentos, voz, etc).
Musica eletronica descente nao é só usar um programa e ficar clicando para todo lado. Quando é bem feito tem composiçao envolvida, requer conhecimento musical para se estruturar as melodias, para conseguir a harmonia desejada.
Pensar que ainda hoje, musica só é possivel de ser feita através de meios organicos e negar a tecnologia, é tao estupido quanto dizer que a escrita vai morrer porque não se redigem mais textos de forma cursiva, porque nao se escrevem mais cartas, etc; é o mesmo que dizer que o desenho irá encotrar seu fim com as animaçoes, com o mundo 3D.

V disse:
Eu discordo. Se só presta a letra, era melhor fazer uma poesia. Aí ela mereceria ser declamada, o que faz mais sentido. Cantar uma música ruim só por causa da letra não tem muita lógica pra mim, pois a linha de vocal costuma ter uma melodia. Se essa melodia for ruim... bom, não tem letra que salve. Exemplo: 99% de tudo que foi feito pelo Legião Urbana.

Discordo de voce. Assim como é indiscutivel que as letras da Legião são absolutamente geniais, também há músicas excelentes que as acompanham, nao todas, é claro.
Os caras nunca se propuseram a fazer algo complexo, progressivo. Mas da forma como você colocou, parece que tudo que foi feito é ruim.
O album V é praticamente inteiro ótimo. O album 2 tem musicas como "musica urbana"; o que pais é este tem, além da faixa titulo, a épica faroeste caboclo; o quatro estaçoes tem eu era um lobisomem juvenil, há tempos. Há outras que eu nao lembro o album, como Perfeiçao, Quase sem querer. Além das letras, as musicas sao boas.
 
sinceramente
eu tbm concordo que musica eletronica nao é musica, é barulho
se a banda gosta de mesclar elementos eletronicos com outros mais tradicionais, tudo bem, nada contra (apesar de eu num gostar)
agora, uma "musica" inteira soh com efeitos, e aquele tunt tunt tunt tuntuntun tunt no ouvido o tempo todo, aff, aquilo é um pe no saco......
 
Melodias com feeling e um pouco de técnica(o minimo) e Letras bonita e inteligentes formam o que eu entendo por música perfeita.
Mas é claro que técnica não influencia tanto assim para mim, por exemplo, Punk Rock.
O estilo é indiferente pra mim, pode ser New Metal, mas se tiver um melodia que eu curta e uma letra legal tá ótimo!
 
Murhtash disse:
sinceramente
eu tbm concordo que musica eletronica nao é musica, é barulho
se a banda gosta de mesclar elementos eletronicos com outros mais tradicionais, tudo bem, nada contra (apesar de eu num gostar)
agora, uma "musica" inteira soh com efeitos, e aquele tunt tunt tunt tuntuntun tunt no ouvido o tempo todo, aff, aquilo é um pe no saco......
Ninguém disse que é legal.
Só que falar que não é musica assim como expressão até tudo bem, mas ele tava falando sério. Leia os posts acima, o pessoal deu umas opinioes legais :|
 
Bom, vou tentar o máximo possível ser imparcial neste post...

Em primeiro lugar, considero a música como uma Arte. E portanto, o sentimento deve estar em primeiríssimo lugar. O músico não só deve estar de acordo com sua obra, como deve também conseguir transmitir aquilo que está sentindo atráves da mesma.

Eu pessoalmente não acho Techno apenas barulho, mas da mesma forma, eu não escuto, não gosto e prefiro sim a velha maneira de vocal/guitarra/baixo/bateria/teclado. Na minha opinião não deixa de ser música, mas eu realmente não gosto.

Uma boa melodia é fundamental sim, afinal ela irá chamar a atenção e um apuro técnico é fundamental, mas o sentimento vem em primeiro lugar.
 
Kementari disse:
Murhtash disse:
sinceramente
eu tbm concordo que musica eletronica nao é musica, é barulho
se a banda gosta de mesclar elementos eletronicos com outros mais tradicionais, tudo bem, nada contra (apesar de eu num gostar)
agora, uma "musica" inteira soh com efeitos, e aquele tunt tunt tunt tuntuntun tunt no ouvido o tempo todo, aff, aquilo é um pe no saco......
Ninguém disse que é legal.
Só que falar que não é musica assim como expressão até tudo bem, mas ele tava falando sério. Leia os posts acima, o pessoal deu umas opinioes legais :|

eu li, e até concordo com algumas coisas que o gabil de sangue disse, que algumas musicas eleronicas tem algum sentido melodico
mas muitas dessas musicas ditas "eletronicas" sao um emarahado de barulhos digitais mesmo mesmo, sem nenhum sentido......
 
Gandalf disse:
Melodias com feeling e um pouco de técnica(o minimo) e Letras bonita e inteligentes formam o que eu entendo por música perfeita.
Mas é claro que técnica não influencia tanto assim para mim, por exemplo, Punk Rock.
O estilo é indiferente pra mim, pode ser New Metal, mas se tiver um melodia que eu curta e uma letra legal tá ótimo!
Concordo plenamente!!
Estilos e rótulos não fazem com que eu desgoste ou goste de alguma música.
Se eu ouvir e achar interessante de alguma forma, pode se batucada em panelas que eu vou ta curtindo.
 
Claro que não. Primeiro, Funk de morro (Popozudas e diabos a 4) não chega, para mim, nem a ser considerado como música. Algo pessoal.

Acho que aí estamos partindo para um pouco de preconceito; afinal, se chegam as músicas americanas de rap e coisa e tal (da qual os funks cariocas volta e meia 'roubam' a melodia/batida) nós não costumamos discutir se isso é ou não é música. Não é verdade?

Claro que pessoalmente eu não gosto, mas ainda assim é uma forma de expressão que envolve sons e ritmos, então é música - e o fato de a letra ser ruim, como mtos aqui já disseram não quer dizer que a musica como um todo seja um lixo. Se faz a pessoa se animar a dançar, então ela já está passando algum sentimento e portanto cumprindo seu papel enquanto arte

(ps: por favor, crinaças, estou agindo um pouco como advogado do diabo, ok? não me crucifiquem!)
 
Lord Skywalker disse:
Eu pessoalmente não acho Techno apenas barulho, mas da mesma forma, eu não escuto, não gosto e prefiro sim a velha maneira de vocal/guitarra/baixo/bateria/teclado. Na minha opinião não deixa de ser música, mas eu realmente não gosto.

Enfim algo sensato sobre isso.
Eu nao estava dizendo que gosto de Techno, muito menos tentando covencer alguem de que isso é bom ou nao. A questao é que nao podemos nao legitimar algo como arte (considerando a musica como arte) apenas por nao apreciarmos o modo como ela foi feita.
Se houve um trabalho de composiçao, nao importa se voce goste ou nao, vai continuar sendo musica.
Concordo que muita coisa dita eletronica, nao passa de um emaranhado de barulhos sem sentido, assim como muitas outras coisas sao musicas, no sentido de obedecer todos os requisitos para ser considerado como tal.

Retifico o que o V disse: é muito simples levar a maxima de "gosto nao se discute" para escapar de uma discussao por falta de argumentos sustentaveis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo