1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que é Literatura?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Hal, 9 Jun 2003.

  1. Hal

    Hal Usuário

    Segundo a minha professora, Literatura é somente aquilo que tem função estética. Ela falou que os best sellers são leitura das massas eu acho.
    Isso não é meio estranho?
     
  2. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    tudo depende do ponto de vista de cada um, pra mim literatura eh o conjunto de sei la o que com nao sei o que la que resulta nos livros e nos estilos literarios......agora Alguns Best-sellers sem duvida nao passam livros feitos pra vender e nao pra acrescentar alguma coisa..... eh Isso :obiggraz:
     
  3. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    mas os best-sellers tem sua funcao....mal ou bem os leitores terao q .....ler.....para saber da estoria e isso incentiva a leitura e a literatura. :wink: :roll:
     
  4. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    vcs já pensaram o que faz a gente estudar as cartas do Caminha como Literatura e nossos emails para os amigos, não?

    salvo as proporções, foi mais ou menos isso que a professora do Sapiens quis dizer sobre os best-sellers.
     
  5. V

    V Saloon Keeper

    Eu li as cartas do Caminha e só me lembro do quanto ele era eloqüente.

    Mas, bem, ele estava falando com o Rei, né? :mrgreen:

    Falando sério, esse tipo de indagação só é possível aqui, mesmo. Imagina eu chegar lá no fórum de música e abrir um tópico chamado "O que é música?"

    Agora, as denominações só existem pra gente se guiar, não vale a pena ficar perdendo tempo discutindo o que é e o que não é quando se tem uma definição prática.

    A Bíblia não é um best seller? O Senhor dos Anéis não é um best seller? Então se tá escrito, é literatura. A partir daí a gente discute estilo e qualidade.

    Pra mim a professora do Sapiens tava pagando uma de intelectual.
     
  6. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Tem definição prática.

    O problema é que esse tipo de coisa não ensinam na escola, e se restringe a quem estuda literatura (academicamente falando). A professora do Sapiens errou em falar isso sem dar uma base para eles, algo que faça com que eles entendam o motivo da comparação.

    Acho que a professora dele tem lido muito Eagleton :eek:
     
  7. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Uma coisa que aprendi é a nunca confiar em professores... Já ouvi cada absurdo da boca de professores que desde pequeno eu preferi não prestar atenção na aula e estudar em casa. Funcionou.... Hehehehe ^^

    Mas de qualquer modo, acho estranho o fato de aprendermos uma coisa até o colegial e depois os professores dizerem que tava tudo errado e que agora vamos aprender direito. Que espécie de bobo eles acham que sou? ^^

    Agora, sobre a literatura, eu acho que é uma arte, a arte de escrever. E arte é arte a partir do momento em que o autor coloca seus sentimentos e sua história de vida na obra e tenta passar algo para quem tiver contato com a obra.
    Claro que a professora pode não gostar desses best sellers aí, como eu repudio arte moderna, mas se é arte pra quem fez... Quem pode virar pro picasso e dizer que a Guernica não é arte?
     
  8. Shade

    Shade Usuário

    Literatura, acho, é o estudo de obras escritas ficcionais ou verídicas que contem uma história, em prosa ou verso. O que diferencia uma obra científica de uma literária não é o tema, mas sim o modo como as coisas são descritas, contadas. Um texto científico pode contar uma história sim, mas essa história vai ser contada usando uma determinada linguagem e a própria história vai ser estruturada dentro do método científico utilizado.

    A literatura não é apenas estética, de jeito nenhum. um bom exemplo disso é o tio Sartre. Os romances que ele escreveu serviaram para ilustrar toda a sua filosofia, esta que também é tratada em diversos livros de pura teoria filosófica. :D

    É isso!


    Shade
     
  9. Hal

    Hal Usuário

    Minha professora tinha dito que adora best lellers.
    Mas que na teoria, a Literatura é apenas os textos que estão escritos de uma forma tão bem feita que acaba virando arte não apenas pelo que está escrito, mas pelo modo como está escrito.

    Eu abri esse tópico para discutir se os outros tipos de leitura não merecem um espaço também nessa denominação. Ou pelo menos serem chamandos de uma literatura diferente.

    Aliás SDA é literatura ou não? Eu acho que sim.

    Mas tem best sellers tão bons que passam esse nivel de obra simples e que não chegam a definição de literatura, talvez seja o caso de SDA...
     
  10. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    sua professora errou em generalizar "best sellers". É só pensar que, depois do filme As Horas, Mrs. Dalloway da Virginia Woolf entrou no top 10 dos mais vendidos...

    ... é é Literatura :grinlove:

    fica complicado explicar coisa de um semestre de curso aqui para vcs. assim que tiver tempo eu explico baseado em que a professora do Sapiens comentou isso. Ela pecou em generalizar e não explicar o pq do comentário, isso é certo.

    E Melkor, professores são como "guias". Não confiar é exageiro. Confiar cegamente também. :wink:
     

Compartilhar