• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que é anime?

Daiagon

Usuário
O que é anime?


Boa pergunta, mas infelizmente não existe uma resposta curta...

Muitas pessoas podem dizer "Mangás são quadrinhos Japoneses, e Anime é a versão Japonesa da animação, e um Anime é normalmente a versão animada do Mangá..." Mas isso não é sempre verdade.

Em primeiro lugar, você pode pensar que o Japão "roubou" os quadrinhos do Ocidente, mas isso não é verdade. O Japão vem criando arte em quadrinhos há cerca de 300 anos! É verdade que muitos aspectos do Mangá são provenientes do Ocidente, mas suas características principais, como linhas simples e aspectos estilizados são características totalmente japonesas. É possível que os Chineses tenham sido influência muito maior que o Ocidente.

Em segundo lugar, os Animes/Mangás são feitos para todos os gostos, contando todo tipo de história. Ao invés dos EUA, onde geralmente se acredita que "quadrinhos/desenhos animados são para crianças", os escritores de Mangá (manga-ka) desenham para todo mundo, desde crianças jovens a homens sexualmente pervertidos! Mas nem mesmo os Animes para crianças tendem a ser simplórios como os feitos nos EUA. Os Mangás/Animes feitos para crianças tendem a mostrar a morte, enquanto o Ocidente tende a fugir desse tipo de realidade (vide Comandos em Ação, onde se faz questão de mostrar os inimigos pulando de para-quedas de seus aviões explodindo...) E muitas vezes os Animes/Mangás japoneses mostram cenas de pessoas estudando ou trabalhando. A ética de trabalho está invariavelmente presente no background da história. Os Mangás/Animes também normalmente simpatizam com a tecnologia, muitas vezes mostrando seu lado benéfico para a humanidade, enquanto os Quadrinhos/Desenhos Animados Americanos tendem a fugir dela, ou colocá-la quase sempre como a vilã do mundo...

Uma terceira diferença é o estilo único dos japoneses que desenham Mangá/Anime. Isso pode soar estranho, mas eu ainda estou para ver um ocidental que domina a arte de desenhar as tão chamadas "linhas fáceis"... Além disso cada desenhista de Mangá/Anime tem seu estilo único. O estereótipo é o de personagens com cabelos imensos e coloridos e olhos gigantes... Mas existem muitas variações, dos seres quadrados e feios do Matsumoto aos traços leves e arredondados do mestre Miyazaki. E, é claro, existe muito menos ênfase no mundo de super-heróis criado nos EUA. Na maioria dos Mangás/Animes, os homens e as mulheres não são necessariamente os estereótipos da sua raça (beleza extrema) e eles vestem coisas além de roupas coladas a pele... De fato, nos Mangás/Animes, os personagens tendem a trocar de roupa várias vezes ao dia: você vai ver personagens de roupas esporte, finas, beíssimos vestidos e até de pijamas!

E uma diferença menor está no fato de que os Mangás/Animes são normalmente a visão de um só escritor, no máximo dois, enquanto que, vamos dizer, a DC Comics coloca mais de 25 pessoas para a criação de um quadrinho... Um Mangá/Anime é mais como uma novela, onde os personagens tendem a crescer psicologicamente e são guiados pela mente de uma única pessoa, que tem total controle sobre a história e seus personagens...

Uma outra diferença somente aplicada aos Mangás é a característica das onomatopéias na língua japonesa. Nos Mangás os sons se fixam muito melhor que nos quadrinhos em inglês...

Entretanto, é a mistura da realidade cruel com um mundo de fantasia que faz os Mangás/Animes japoneses serem tão cativantes. Muitas séries populares, como Ranma 1/2 , Kimagure Orange Road e a belíssima e mais famosa série do Japão, Maison Ikkoku, seguem a vida de pessoas "normais", que vão à escola, fazem dever de casa, trabalham e se apaixonam, e que às vezes tem uma vida secreta que os faz de alguma maneira especiais, tendo poderes psíquicos ou ainda possuindo amigos um tanto diferentes..(como seres espaciais, vampiros ou demônios, que na cultura japonesa não significam necessariamente o mal).

Mesmo em mundos que existam num futuro distante, ou muito tempo atrás, o leitor/espectador é lançado a um mundo de personagens tridimensionais, que estão longe de serem perfeitos, tem hábitos estúpidos ou defeitos na personalidade... e que tem também esperanças e sonhos que fazem o espectador/leitor simpatizar-se com eles. Ao invés dos super-heróis americanos, que parecem existir somente para destruir o mal, os personagens de Mangá/Anime normalmente tem outros objetivos na vida, que faz com que o Anime/Mangá seja único em termos de desenvolvimento de personagens, até o Frank Miller (grande fã de Mangás/Animes e criador do Batman: Cavaleiro das Trevas) já admitiu que gostaria de dar a força psicológica de alguns personagens de Mangá/Anime para seus próprios personagens.

Isso me traz outros dois aspectos dos Mangás/Animes que eu realmente gosto: a realidade do mundo em que vivemos, e que de fato tudo tem que acabar... De fato, 100% dos Anime/Mangá tem um desenvolvimento completo da história, início/meio/fim, enquanto os quadrinhos/desenhos animados raramente se importam com isso, tudo que importa é o mercado, se o mercado acaba, o desenho acaba, não importando em que momento ele esteja... vide He-Man.

Como eu já disse, mesmo os Animes/Mangás para crianças tendem a tratar de assuntos como a morte. Eles também fazem questão de mostrar que os inimigos de alguém não são somente maus. Em séries como Gundam, você pode ver que os inimigos tem esperanças e sonhos, e de fato, tem suas próprias razões para fazerem o que fazem. Eles não são simplesmente loucos por poder e dominação do mundo ou simplesmente maus, eles são reais.

Os personagens dos Animes/Mangás tendem a crescer e a aprender com seus próprios erros, eles mudam conforme a história, eles tem diferentes reações para diferentes situações, ganham sabedoria e conhecimento das coisas que eles aprendem durante a história.

E como em todas as boas histórias de ficção ou reais, os Mangás/Animes têm a tend&ência a acabar. Os heróis e heroínas morrem, se casam, desaparecem, vencem, perdem. E além disso, muitos animes tem a característica de prender o espectador até o fim.. e às vezes de fazer chorar. E difícil explicar isso aqui, mas lembre-se de um excelente filme que talvez você se lembre da sensação... ou lembre-se do anime Gunbuster, onde o último episódio é todo em preto e branco e em formato de cinema... Diga-me, você não ficou com um nó garganta no final?

É claro que também existem Mangás/Animes que são uma porcaria, lixo total, com personagens bidimensionais, mal desenhados e sem história nenhuma... No entanto, os bons Animes/Mangás são verdadeiras jóias que não devem ser perdidas. Quem não torceu no final de Ahh! My Goddess! ou nunca riu em um episódio do Ranma 1/2? Ou ainda nunca sentiu um nó na garganta com a música maravilhosa do Maison Ikkoku? Não pense nos bons Animes como desenhos animados. Pode ter certeza, eles são muito mais do que isso. Eles tem arte, drama e profundidade jamais alcançada nos desenhos do Ocidente. Séries como Maison Ikkoku, onde o mundo real é tratado de uma forma bela e ao mesmo tempo nostálgica, ou ainda Ghost In The Shell, onde o que se vê no desenho é 1/10 do que a história realmente tenta te dizer... frases nada simplórias como "Você não pode ser um ser vivo!!", que é dita a um programa de computador em Ghost in The Shell, e recebe a resposta "Você esta errado, pois nem sua ciência sabe definir o que é uma forma de vida"... Outra realidade para dar profundidade a um Anime e a música e o enquadramento das "câmeras"... Em alguns Animes não existem diálogos por mais de 4 minutos, somente imagens, que muitas vezes são essenciais para o entendimento pleno do Anime.

Com certeza muitos destes animes vão entreter, educar e encantar todas as idades...

Um dos erros mais comums das pessoas é acreditar que os personagens tem aqueles olhos imensos pura e simplesmente porque os japoneses tem complexos com seus olhos... Esse pensamento não poderia estar mais longe da realidade! E aqui vai a verdadeira história do porquê dos grandes olhos: No início dos primeiros Mangás, a maioria das pessoas eram analfabetas no Kanji (linguagem de ideogramas, existem mais de 38.000 conhecidos) e os mangás tinham que ser dialogados em Kanji. Os criadores logo perceberam que, deixando transparecer a emoção do personagem naquele momento significaria a economia de muitos Kanji difíceis de se ler... 3 autores da época se arriscaram a aumentar os olhos. A mudança da expressão foi tão significativa que este é hoje o estilo japonês. Como você não pode desenhar as curvas tridimensionais que os músculos formam no rosto ao criarem as expressões de emoção, então porque não exagerar justamente onde esta 99.9% das emoções, o olho?

Observe bem: compare o número e a profundidade de expressões de um personagem de Anime com um personagem da Disney (sim, a Disney, pois os outros nem podem ser comparados). Itoo Kioshi com a ajuda de 12 companheiros (nem todos japoneses, somente 5 deles) conseguiram identificar nos Animes/Mangás mais de 48 expressões definidas (com mais de 1 centena de variações) enquanto que o mesmo grupo só conseguiu identificar nos desenhos americanos/comics 15 expressões básicas (com 34 variações)! É claro que esta avaliação poderia ser um tanto subjetiva... poderia, mas não é, pois o Dr. Itoo Kioshi é um dos maiores especialistas do mundo em expressões faciais humanas...


Texto de Eri Izawa, traduzido e editado por Antonius Kasbergen.






grande? :roll:
 

Pro que foi dito nesse texto, demais.

Um texto ridículo e limitado desses não merece atenção demais, então só vou me ater a citar uma ou outra idiotice escrita nele.

Daiagon disse:
É verdade que muitos aspectos do Mangá são provenientes do Ocidente, mas suas características principais, como linhas simples e aspectos estilizados são características totalmente japonesas.

Osamu Tezuka, que realmente criou o mangá e o mercado propriamente dito no país, se baseou quase totalmente no traço mais cartunizado do Walt Disney.

(...)vide Comandos em Ação(...)

(...)vide He-Man.

Só eu notei que o cara tá pegando os piores exemplos possíveis pra dar os argumentos dele?

Uma terceira diferença é o estilo únicodos japoneses que desenham Mangá/Anime.

8O

Isso pode soar estranho, mas eu ainda estou para ver um ocidental que domina a arte de desenhar as tão chamadas "linhas fáceis"...

Bom, se não fossem realmente fáceis não ia ter tanta cópia descarada no mundo inteiro, né.

Quantas pessoas por aí você não vê arranhando no traço de mangá não muito inferio aos artistas que ganham com isso?

Na verdade, num vejo outro motivo pros animes e mangás se espalharem que nem fogo de palha de uns tempos pra cá.

Além disso cada desenhista de Mangá/Anime tem seu estilo único.

...................................................

8O

:lol:

E, é claro, existe muito menos ênfase no mundo de super-heróis criado nos EUA.

E uma diferença menor está no fato de que os Mangás/Animes são normalmente a visão de um só escritor, no máximo dois, enquanto que, vamos dizer, a DC Comics coloca mais de 25 pessoas para a criação de um quadrinho...

Se ele só usa gibi de super-herói pra fazer o parâmetro dele, qual é a utilidade desse texto enorme?

Ele fez um parâmetro entre os mangás e animes em geral e o gênero americano de super-heróis, ignorando todo o resto que existe no planeta.

Mesmo se pegasse o resto que tem só nos EUA mesmo já ia quebrar a cara.

O problema é que ele tá soando mais como um otaku que como alguém que realmente entende do assunto, porque tá falando as mesmas merdas.

É claro que também existem Mangás/Animes que são uma porcaria, lixo total, com personagens bidimensionais, mal desenhados e sem história nenhuma...

Ah, ele começou a ficar sóbrio... :)

No entanto, os bons Animes/Mangás são verdadeiras jóias que não devem ser perdidas. Quem não torceu no final de Ahh! My Goddess! ou nunca riu em um episódio do Ranma 1/2? Ou ainda nunca sentiu um nó na garganta com a música maravilhosa do Maison Ikkoku?

Uff, recaída. :disgusti:

(...)Como você não pode desenhar as curvas tridimensionais que os músculos formam no rosto ao criarem as expressões de emoção(...)

Então tudo que eu pensei que vi em pinturas realistas no decorrer dos séculos foi fruto da minha imaginação.

Legal saber que tenho uma imaginação fértil assim.

Não pense nos bons Animes como desenhos animados. Pode ter certeza, eles são muito mais do que isso.

Bom, ele já trata o termo como algo pejorativo. Realmente preciso continuar citando as babaquices desse texto?

Eles tem arte, drama e profundidade jamais alcançada nos desenhos do Ocidente.

Wow, ele foi bem longe nessa.

Acho que vou parar por aqui, preciso deixar alguma surpresa infeliz pra quem ainda tiver saco pra ler o resto.
 
Eu não li o texto, só as partes citadas por você Fox, mas ficou claro que eles estava dizendo de uma forma ou de outra, que animes e mangás são melhores que hqs "estilo americanas".

Eu acho que anime emociona sim, ontem mesmo chorei um bocado vendo X :mrgreen: , Angel Sanctuary é dos animes mais bem desenhados, Haibane Renmei é a uniao de bom gosto com talento, os desenhos do mangá Vagabond, são lindos demais.

Alguns são bons pela história, outros pela arte gráfica.

Acho que quando você fez os comentários, Fox, menosprezou os animes e mangás, assim como ele desprezou as hqs americanas.

Realmente muitos mangás e animes tem traços relativamente parecidos, porque eles tem uma certa linha a seguir. Agora muitos que eu conheço tem a arte parecida com hqs americanas.
Posso citar Angel Sanctuary e Cowboy Bebop.

Só acho que tanto em mangás e animes, quanto em hqs "americanas", se pode achar coisas ótimas, meio termo, e ruins.
Eu mantenho minha preferencia em hqs, mas mesmo assim várias hqs americanas batem do ladinho de alguns animes e mangás. Na minha opinião, claro.
 
Se formos considerar as excessões, tudo nos parecerá maravilhoso. As excessões do mercado de mangá são tão boas como as de qualquer outra forma artística.

Generalizar a esse ponto é amadorismo, é pura paixão e tietagem. Não se pode resumir o ocidente aos comics americanos quando os próprios americanos têm uma variedade enorme de estilos.

Com certeza existem animes que valem a pena ser vistos e mangás que valem a pena ser lidos, mas esses são a tal excessão. São os que fogem da grande indústria de fotocópias no qual o mercado de mangá se tranformou.

É muito fácil considerar mangás originais quando se ignora suas origens e a falta de criatividade com a qual muitos autores conduzem suas histórias.

Acho, inclusive, que já está na hora do fandom otaku tanto no Brasil como no resto do mundo acordar para os defeitos dessas obras endeusadas. Senso crítico não faz mal a ninguém, pelo contrário.
 
É claro que os mangás e animes são superiores aos HQs e desenhos animados americanos! Prova disso é a imensa expanção do domínio cultural que o Japão vem causando nesses últimos anos. Ou se preferir o termo "Na verdade, num vejo outro motivo pros animes e mangás se espalharem que nem fogo de palha de uns tempos pra cá. " como o sabichão ali falou.

Uma pessoa bem informada sabe que os mangás e os animes estão aos poucos dominando o mundo culturalmente (compare as prateleiras das bancas há dois anos atrás com as de hoje, onde vc vê dezenas de títulos de mangás diferentes). Além disso, as próprias emissoras americanas (Cartoon Network, Fox Kids,...) estão comprando animes pq reconhecem a superioridade das produções japonesas.

PS: Parabéns pelo tópico Daiagon!!! :D
 
Toriyama, sabe por que mangá tá se espalhando pelo mundo rapidamente e estão saindo cada vez mais animes e mangás por aih? Porque vende, simples assim...

Essa grande quantidade de mangás não quer dizer que todos eles tem qualidade... ou voce considera grandes sucessos comerciais como Pokémon, Digimon, Yu-Gi-Oh, etc como ótimos animes, totalmente superiores a qualquer coisa feita no ocidente?

Dizer que mangás e animes são superiores a tudo que eh produzido em matéria de animação no ocidente eh no minimo burrice, me desculpe, porque a maioria dos animes e mangás que tá tendo destaque aqui eh tudo material sem qualidade e que não passam de cópias de formulas jah testadas e que jah se sabe que vendem e tem um publico que se vicia mesmo com a falta de qualidade estando bem aparente.
 
Kyo disse:
Toriyama, sabe por que mangá tá se espalhando pelo mundo rapidamente e estão saindo cada vez mais animes e mangás por aih? Porque vende, simples assim...

Essa grande quantidade de mangás não quer dizer que todos eles tem qualidade... ou voce considera grandes sucessos comerciais como Pokémon, Digimon, Yu-Gi-Oh, etc como ótimos animes, totalmente superiores a qualquer coisa feita no ocidente?

Dizer que mangás e animes são superiores a tudo que eh produzido em matéria de animação no ocidente eh no minimo burrice, me desculpe, porque a maioria dos animes e mangás que tá tendo destaque aqui eh tudo material sem qualidade e que não passam de cópias de formulas jah testadas e que jah se sabe que vendem e tem um publico que se vicia mesmo com a falta de qualidade estando bem aparente.

Com certeza, se fosse a quantidade que tornasse algo melhor ou não, músicas do Sandy e Junior, seriam as melhores do Brasil.

Um exemplo disso, é que muito anime e mangá que é melhor do que algumas hqs do ocidente, como o mangá do Angel Sanctuary, animes do Haibane Renmei e X, e vários outros exemplos, teriam que obrigatoriamente estar disponivel para todos.

Se você for ver, só mangá popular é que é levado para outros países, assim como o Brasil. É por isso que vende.

E não é porque milhares de pessoas gostam de anime e mangá, preferem eles do que hqs do ocidente.
 
Entendo perfeitamente a colocação do Kyo :)

mas qualidade ñ se discute (eu gosto de pokemon e daí??), mas sucesso sim!

Sobre o q Litzhel citou (o exemplo de Sandy e Jr. q ñ poderia ser melhor) e ñ nego q, se o sucesso deles fosse o fator vital para estipular sua qualidade eles seriam BONS CANTORES (hehehehe...). Mas aí tem q ver q no caso deles existe todo um jogo de manipulação imposto pela própria mídia (vide a Globo como exemplo, que faz de tudo para alienar seu público fazendo gostar desse tipo de coisa).

Já os animes e mangás todo mundo sabe que conseguiram seu sucesso sem nenhum empurrão da mídia (ou vcs jah viram a Globo investir de verdade em alguma produção)!

Se os mangás e animes alcançaram seu merecido sucesso é pq tiveram qualidade sim! Tem muita porcaria que consegue sucesso de forma ñ muito justa. Tem muita gente que gosta de animes que nunca foram vistos aki, e são pessoas q ñ foram manipuladas pela mídia!

Existem dois tipos de sucesso: Aquele que te forçam a gostar e aquele que o faz por merecimento.

Preciso ir mais adiante?
 
Akira Toriyama disse:
Entendo perfeitamente a colocação do Kyo :)

mas qualidade ñ se discute (eu gosto de pokemon e daí??), mas sucesso sim!

Sobre o q Litzhel citou (o exemplo de Sandy e Jr. q ñ poderia ser melhor) e ñ nego q, se o sucesso deles fosse o fator vital para estipular sua qualidade eles seriam BONS CANTORES (hehehehe...). Mas aí tem q ver q no caso deles existe todo um jogo de manipulação imposto pela própria mídia (vide a Globo como exemplo, que faz de tudo para alienar seu público fazendo gostar desse tipo de coisa).

Já os animes e mangás todo mundo sabe que conseguiram seu sucesso sem nenhum empurrão da mídia (ou vcs jah viram a Globo investir de verdade em alguma produção)!

Se os mangás e animes alcançaram seu merecido sucesso é pq tiveram qualidade sim! Tem muita porcaria que consegue sucesso de forma ñ muito justa. Tem muita gente que gosta de animes que nunca foram vistos aki, e são pessoas q ñ foram manipuladas pela mídia!

Existem dois tipos de sucesso: Aquele que te forçam a gostar e aquele que o faz por merecimento.

Preciso ir mais adiante?

Exatamente. Só que não se pode generalizar. Isso é um erro. Não se pode dizer que todos os animes e mangás são melhores que todas as hqs do ocidente, da mesma forma que não se pode dizer que todas as hqs do ocidente são melhores que os animes e mangás.

Se prender a uma generalização, é estar excluindo algumas coisas. Quando você crê que algo tão grande é melhor do que outra coisa tão grande quanto, (grande no sentido de ter muita coisa dentro), você está desmerecendo essa outra coisa.

O lance é simplesmente se deixar livre pra gostar mais de um anime, ou mais de uma hq, ou nao gostar de tal hq, não gostar de tal mangá. E não se prender em uma generalização.
 
Akira Toriyama disse:
Entendo perfeitamente a colocação do Kyo :)

mas qualidade ñ se discute (eu gosto de pokemon e daí??), mas sucesso sim!

Sobre o q Litzhel citou (o exemplo de Sandy e Jr. q ñ poderia ser melhor) e ñ nego q, se o sucesso deles fosse o fator vital para estipular sua qualidade eles seriam BONS CANTORES (hehehehe...). Mas aí tem q ver q no caso deles existe todo um jogo de manipulação imposto pela própria mídia (vide a Globo como exemplo, que faz de tudo para alienar seu público fazendo gostar desse tipo de coisa).

Já os animes e mangás todo mundo sabe que conseguiram seu sucesso sem nenhum empurrão da mídia (ou vcs jah viram a Globo investir de verdade em alguma produção)!

Se os mangás e animes alcançaram seu merecido sucesso é pq tiveram qualidade sim! Tem muita porcaria que consegue sucesso de forma ñ muito justa. Tem muita gente que gosta de animes que nunca foram vistos aki, e são pessoas q ñ foram manipuladas pela mídia!

Existem dois tipos de sucesso: Aquele que te forçam a gostar e aquele que o faz por merecimento.

Preciso ir mais adiante?

Ah, os animes no Brasil não tiveram empurrão da mídia?

Vo tomar como exemplo Pokemon:

Milhares de brinquedinhos, albuns de figurinhas, cadernos escolares, mochilas, todo e qualquer tipo de apetrecho possivel, propaganda em diversos lugares... Isso sem contar as diversas revistas de animes que surgiram somente pra falar disso (como a Heroi surgiu na primeira vez que passou Cavaleiros).

O principal problema eh que por aqui a maioria dos animes e mangás se enquadram no quesito de forçar voce a gostar deles, salve raras excessões, e mesmo assim pra conseguir material realmente bom eh necessário procurar fora do mercado principal, já que só trazem pra cá o que eh viavel economicamente e que naum vai dar prejuizo, mesmo errando certas vezes (exemplo: Dr Slump, esperavam que tivesse vendas absurdas seguindo o sucesso de Dragon Ball, e o que houve? Não vendeu nada e a publicação foi interrompida).
 
É isso aí Litzhel, vc patou bem a minha msg. Mas no meu caso eu acabo generalizando mesmo pq eu PARTICULARMENTE (repito: PARTICULARMENTE) prefiro obras orientais do q ocidentais em sua grande maioria!

Ah, Kyo! Pokemon teve empurrão mas eu classificico a grande força da mídia uma certa emissora chamada GLOBO, as demais pouco poder de manipulação têm...

Bom, apartir daí as opiniões se diferenciam e cada um que fike com a q achar melhor! :D
 
Bom, vamos ver os animes da globo... Digimon jah tinha revista oficial e era bastante conhecido antes de estreiar lah, porque jah tava passando na Fox Kids, além eh claro dos brinquedos... Dragon Ball tambem jah era bastante conhecido, jah tava com o mangá lançado e eles pegaram somente a ultima saga, sendo que Dragon Ball jah era conhecido por causa da Band e o Cartoon..

Como pode ver, a globo não investiu em promoção porque não precisava... ela soh passa animes jah conhecidos e que jah tem um publico definido e fiel...

Alias, quanto ao comentário que voce fez, de qualidade não se discute... eh claro que se discute, como voce vai dizer que Pokemon tem a qualidade de um Ghost In The Shell ou um Akira?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo