• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que Christopher Tolkien realmente pensa dos filmes

Luinwen disse:
Elendil, esse é exatamente o conflito entre o pensamento racional e o romântico. A maioria das pessoas adoraria viver sem a correria, mas, e sem os confortos que a tecnologia oferece, quem se disporia? Não, não é a mesma coisa de acampar num feriadão no meio do mato. Trata-se de plantar e (nem sempre) colher, gastar horas lavando roupa num tanque (senão na beira do rio, faća sol ou seja frio), rachar lenha, fiar e tecer para poder ter roupas, morrer de tuberculose ou de uma simples pneumonia... A vida no campo não é tão romântica quanto se idealiza - ou, não é tão ideal quanto se romantiza.
Acho irônico ver alguém dizer que não se agrada do avanćo tecnológico porque afasta as pessoas, sendo que esse alguém está enviando uma mensagem via internet que será lida por pessoas que de outra forma nunca saberiam que ele existe... Então, será que a tecnologia realmente afasta as pessoas? E, não adainta dizer que essas pessoas só se contatam via internet, ou seja, que se mantêm afastadas fisicamente, sem ¨relacionamento humano¨, porque é nesse espaćo que reuniões ¨ ao vivo¨ são marcadas, organizadas e viabilizadas (como, por exemplo, se daria o Encontro Nacional sem os voluntários que surgem exatamente aqui?) por via tecnológica. E isso não ocorre somente na Valinor.
Que a vida ¨simples¨ é admirável e soa agradável não há dúvida, mas eu, de minha parte, me contento com usufruir do campo apenas a passeio, seja num dia, num fim de semana ou feriadão, e depois retornar para o mundo racional e tecnológico onde tenho acesso a um chuveiro de água quente, máquina de lavar roupa e pipoca de microondas - e um computador para me comunicar com quem de outra forma eu nem conheceria - e posso ir a um cinema com recursos altamente tecnológicos e efeitos especiais idem. E, ainda assim, toda essa tecnologia não me impede de tomar um chá silvestre e ler um bom livro antes de dormir...

O comportamento romântico é diferente daquilo que eu gostaria de viver.

Minha vida ideal não seria necessariamente no campo.Eu apenas acho que o mundo está ficando mais "frio",o consumismo está dominando o homem no que diz respeito ao convívio natural e "calor humano" entre pessoas.


Seja a tecnologia científica ou industrial,ela afeta vários "setores" no ser humano:na questão comportamental,na questão espiritual(o homem está mais cético por causa da ciência e seus avanços nas áreas da clonagem e descoberta de curas de doenças,etc.).Vc disse que meu pensamento é irônico,mas acho infundado esse argumento.Não cheguei a dizer que a tecnologia como um todo seja ruim,mas a influência que exerce na vida da pessoa e o fato da pessoa estar sendo dominada sem ao menos perceber.Eu uso a Internet,mas nem por isso eu estou sendo irônico ao afirmar que prefiro uma vida tranquila,bem distante do mundo do sec.XXI.É um estado de espírito primeiramente:quanto mais vc se afasta das coisas simples,dos prazeres simples da vida,mais a pessoa se torna uma escrava do mundo globalizado e mecanizado.

Quando eu falo que não gosto de tecnologia,eu pego como exemplo a vida na Terra-média.Quem nunca pensou ou sonhou em morar naquele lugar mágico e fascinante,simplesmente é vc e a natureza, mais nada... sem telefone,sem contas pra pagar,sem automóveis,sem barulhos e poluição na rua,sem televisão,enfim,sem este mundo cada vez mais "frio",robotizado,artificial,fazendo do ser humano um fantoche ambulante...

É claro que na vida real isso,atualmente,é praticamente impossível,mas acredito que o homem pode buscar a felicidade nas coisas simples,nos valores que hoje são quase que descartados.
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
enfim,o avanço tecnológico não me agrada muito,pois acho que afasta as pessoas...meio que substitui o relacionamento humano pela máquina,etc.


Tá acessando a internet pela máquina de escrever do vovô?
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
O comportamento romântico é diferente daquilo que eu gostaria de viver.
Não disse que o que vc gostaria de viver é um COMPORTAMENTO romântico, mas que existe diferença entre o PENSAMENTO romântico e o racional. Para melhor escalereciemnto sobre a diferença, recomendo a leitura de "Zen e a Arte da Manutanção de Motocicletas" , de M. Robert Pirsig

Elendil Senhor de Andúnië disse:
Minha vida ideal não seria necessariamente no campo.
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Quando eu falo que não gosto de tecnologia,eu pego como exemplo a vida na Terra-média.Quem nunca pensou ou sonhou em morar naquele lugar mágico e fascinante,simplesmente é vc e a natureza, mais nada...
Hrmmmm, vc não acha que existe uma contradição aí?

Elendil Senhor de Andúnië disse:
Vc disse que meu pensamento é irônico, (...)
Não, eu disse que acho irônico alguém criticar a tecnologia sendo que é usuário dela, não que o seu pensamento o seja.

Elendil Senhor de Andúnië disse:
É um estado de espírito primeiramente:quanto mais vc se afasta das coisas simples,dos prazeres simples da vida,mais a pessoa se torna uma escrava do mundo globalizado e mecanizado.
Elendil Senhor de Andúnië disse:
É claro que na vida real isso,atualmente,é praticamente impossível,mas acredito que o homem pode buscar a felicidade nas coisas simples,nos valores que hoje são quase que descartados.
Concordo plenamente, mas ainda penso que posso ter um modo de vida simples, valorizando as coisas simples e humanas como a amizade, fidelidade, fé, alimentação natural, boa leitura e boa música, exercício físico ao ar livre, etc, mesmo vivendo num mundo tecnológico. E penso ainda que o homem não só "pode buscar a felicidade nas coisas simples, nos valores que hoje são quase que descartados" como DEVE fazer isso, pois é só aí que ele realmente encontrará felicidade.
E tecnologia é uma coisa, globalização é outra.

Elendil Senhor de Andúnië disse:
sem telefone,sem contas pra pagar,sem automóveis,sem barulhos e poluição na rua, sem televisão, enfim,sem este mundo cada vez mais "frio",robotizado,artificial,fazendo do ser humano um fantoche ambulante...
Sem água encanada, sem luz elétrica, com excremento de cavalo no meio da rua de terra que quando chove vira um lamaçal, sem aspirina, sem antibiótico, sem anestesia, sem geladeira, com escassez de alimentos, roupas e sapatos, sem desodorante, sem creme dental, sem camisinha (falo aqui tanto de planejamento familiar como de prevenção de doenças), e, no caso da Terra-Média, dormindo com a potencial ameaça de uma horda de orcs invadindo minha pacata vila e arrasando tudo da noite para o dia... sem bombeiros, sem companhia de seguro... :roll:
Não entendi porque vc diz que isso faz do ser humano um fantoche. Qual o seu conceito de fantoche?
 
Eu sinceramente acho que a declaração do Sr.White está correta, realmente seria impossível passar todo o conto do livro para as telonas, precisariam de no mínimo 4 horas e meia em cada filme.

Mais sou completamente a favor das edições do P.J. para as telonas. :mrgreen:

Por mim poderiam fazer mais filmes até.
 
Luinwen disse:
Não entendi porque vc diz que isso faz do ser humano um fantoche. Qual o seu conceito de fantoche?
O Homem moderno(não falo de todos...não posso generalizar),por mais que lute contra a tecnologia,terá que aceitar a mudança natural das coisas,pois dependerão cada vez mais dela(a tecnologia) para o trabalho,consequentemente,para a própria existência.Os avanços tecnológicos e a influência na mentalidade humana sempre foram bastante claros no decorrer dos tempos.Temos vários exemplos clássicos de pensamentos que "nasceram" com o aprimoramento da tecnologia,como,por exemplo,o pensamento positivista do séx XIX,só para citar um exemplo.A mentalidade do séc XXI já está voltada para o consumismo e para o pensamento de "Homem Onipotente",resultado do rápido avanço científico,tb dos avanços da indústria: das novas tecnologias dos aparelhos eletrônicos,dos carros cada vez mais modernos,da praticidade de se pagar uma conta,das facilidades naturais que surgem com o conforto da tecnologia,fazendo com que o ser humano se torne mal acostumado e menos reflexivo;

E as filosofias que estão surgindo(que,segundo elas, o homem pode,através dos conhecimentos da ciência moderna e da medicina do sec. XXI,se "auto-ajudar"),estão dominando a mentalidade humana de forma muito rápida.Elas simplesmente jogam na sua cara que o ser humano deve aproveitar a vida adaptando ao mundo moderno, sem questionar o seu propósito real:qual é o real significado da vida?Isso a filosofia moderna procura encobrir e acaba propondo ao homem a felicidade superficial ,por meio do conforto que o mundo moderno pode oferecer,sem dar ao ser humano a chance de procurar respostas por sí só ou através de Deus.

Então,FANTOCHE é simplesmente a civilização do Sec.XXI rendendo-se ao capitalismo,na qual o mundo não pode escapar,pois o progresso é inevitável, fazendo do homem um mero consumista,um meio ideal para o enriquecimento dos países de primeiro mundo e para a dominação através do poder econômico cada vez mais acentuado.



Luinwen disse:
Elendil Senhor de Andúnië escreveu:
Minha vida ideal não seria necessariamente no campo.

Elendil Senhor de Andúnië escreveu:

Quando eu falo que não gosto de tecnologia,eu pego como exemplo a vida na Terra-média.Quem nunca pensou ou sonhou em morar naquele lugar mágico e fascinante,simplesmente é vc e a natureza, mais nada...


Hrmmmm, vc não acha que existe uma contradição aí?

Não há contradição!

No nosso mundo real viver no campo não dá,pelas dificuldades naturais que o urbanismo trás para o homem.

Na verdade,a resposta mais simples é a mais consistente:Viver num lugar como a Terra-média seria totalmente diferente de viver no campo em nosso mundo.A começar pelo clima mítico da Terra-média,da geografia inexistente no nosso mundo,do número de populações e da falta de algum país capitalista nos dizendo como sobreviver, servindo como modelo de "sucesso".

Ah,já estava quase esquecendo:
no caso da Terra-Média, dormindo com a potencial ameaça de uma horda de orcs invadindo minha pacata vila e arrasando tudo da noite para o dia
Estou falando da Terra Média nos tempos de paz(Quarta Era,quando os Orcs passaram a viver escondidos em cavernas,totalmente isolados de contatos com o mundo exterior,como afirmou o próprio Tolkien). :wink:
 
Eu concordo qto ao que foi dito sobre Tolkien (pai) nao gostar das adaptacoes do livro para o cinema.
Como filmes (e só) eles sao otimos, mas deixam muito a desejar como adaptação de um classico da literatura. E digo isso por que tenho certeza que, com um pouco mais de criatividade, os filmes poderiam ter sido muito mais leais aos livros.
Eu sei que muitos vão discordar do que estou dizendo, mas pensem bem: muita coisa foi incluida no cinema sem precisao e muita coisa foi tirada, quebrando algumas sequencias da historia. Todos nós que ja lemos o livro e sabemos a historia de cor entendemos o filme, mas quem nao leu entendeu muito pouco. Digo isso pq muitos amigos meus q viram o filme comigo passaram quase a seção (seção ou sessão) toda me perguntando o que estava acontecendo.

Bom, ficou meio confuso (como sempre), mas acho q deu pra passar tudo o que eu queria.
 
Snaga disse:
Eu concordo qto ao que foi dito sobre Tolkien (pai) nao gostar das adaptacoes do livro para o cinema.
Como filmes (e só) eles sao otimos, mas deixam muito a desejar como adaptação de um classico da literatura. E digo isso por que tenho certeza que, com um pouco mais de criatividade, os filmes poderiam ter sido muito mais leais aos livros.
Eu sei que muitos vão discordar do que estou dizendo, mas pensem bem: muita coisa foi incluida no cinema sem precisao e muita coisa foi tirada, quebrando algumas sequencias da historia. Todos nós que ja lemos o livro e sabemos a historia de cor entendemos o filme, mas quem nao leu entendeu muito pouco. Digo isso pq muitos amigos meus q viram o filme comigo passaram quase a seção (seção ou sessão) toda me perguntando o que estava acontecendo.

Bom, ficou meio confuso (como sempre), mas acho q deu pra passar tudo o que eu queria.

É BEM DICIL ADAPTAR A OBRA D OSENHOR DOS ANEIS PARA O CINEMA...CONCERTEZA...MAS A INTENÇÃO DOS ADAPTADORES...NÃo ERA FAZER O FILME DETALHANDO O LIVRO...SE NÃO FICARIA RUIM.... :think:

" Mas achar uma forma de fazer a historia funcionar num filme...de contar a historia no filme"

e creio que todos vocês concoradam que eles acerteram na mosca! :clap:
 
A notícia pode não ser nova para maioria, mas para os novos no site com certeza é novidade, eu por exemplo não sabia.
Posso dizer que eu amo os filmes e adoro os livros. Cá entre nós é incrível poder ver o universo complexo que Tolkien criou tomando forma através do cinema, isso é magia!
 
" Mas achar uma forma de fazer a historia funcionar num filme...de contar a historia no filme"

É exatamente nisso que eu acho que eles erraram, *Hobbit /\ Amigo*. O filme ficou complexo demais pra quem nao conhece a obra literaria e tb cheio de lacunas. E eu nao acho q eles acertaram na mosca, nao. No maximo acertaram a ponta da asa da mosca :disgusti:
Cá entre nós é incrível poder ver o universo complexo que Tolkien criou tomando forma através do cinema, isso é magia!

Realmente acho que o filme só serviu pra isso, Ireth Elendil: dar vida a alguns cenarios q Tolkien criou. Mas apenas alguns, como Moria, pq varios outros, como Valfenda e Lórien, foram totalmente destorcidos :disgusti:
Ver Balrogs, Trols, os Nasgûl, orcs e o Gollum tb foi muito bom!!! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo