• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que aconteceria se...

Gildor

Usuário
Eu não sei vocês, mas eu sou um leitor antigo da Marvel. Um dos tipos de estória que eu mais gostava eram aquelas que começavam com o Vigia (entidade misteriosa que observava o universo) e sempre era alguma coisa do tipo "O que aconteceria se...". Em sua maioria, eram estórias bem interessantes, que exploravam bem essa coisa de realidades alternativas e futurologias.
Assim, queria voltar ao assunto com um enigma que me fez pensar por um momento, no que diz respeito ao Sauron e O Um. É o seguinte: da maneira como terminou o SdA, tudo ficou bem na Terra Média e os elfos foram embora pra Valinor. É aí que vem minha dúvida: o que aconteceria se Frodo não tivesse conseguido jogar O Anel lá, e ele voltasse para seu mestre?
Eu tenho idéia, ele ia "escravizar todas as raças livres da Terra Média", e tudo mais. Os elfos já eram poucos naquela época, pois a maioria estava em paz lá em Valinor. É óbvio que Sauron não teria inimigos à altura. Mesmo considerando os poucos focos de resistência, sua dominação seria total. E dessa forma, o plano dos Valar não teria dado certo, pois a Sombra estaria na Terra Média.
Sendo assim, vocês acham que poderia haver alguma intervenção por parte dos Valar? Sauron conseguiria resistir de alguma maneira? Mas mesmo com o Um ele ainda seria um Maia, e não seria tão poderoso quanto era Morgoth quando foi preso. Ou será que nenhum Vala iria se levantar pra salvar o mundo para os humanos?
 
Apesar desse tópico ser sempre criado de dois em dois meses eu adoro... Na primeira vez até criei um final alternativo que o pessoal elogiou bastante... Vou pensar em algo diferente para esse daqui...

Me aguardem...
 
acho q nao. Os Valar nao iriam ajudar os humanos, pois eles nao se importavam tanto com eles, principalmente depois da queda d Numenor. Sauron iria dominar a Terra Media. E depois tentaria dominar Valinor tb, entao os Ainur iriam intervir, mas acho q nesse ponto o poder de Sauron jah seria grande demais ate para eles, e o mundo acabaria.
 
Eu li em algum lugar aqui da Valinor que Gandalf poderia ser páreo para Sauron com o Um se fosse um corpo a corpo. Isso seria da hora....Gandalf x Sauron. E se Sauron tentasse contra Valinor nunca ia conseguir. Nem os Numenoreanos conseguiram. Tulkas iria esmagar Sauron com o dedinho de seu pé se ele tentasse alguma coisa contra Valinor. E eu acho que se a coisa estivesse mesmo preta, os Valar alguma hora iriam apiedar-se dos povos da TM, como se apiedaram dos Noldor que fizeram coisas piores.
 
Largo Cavafundo disse:
acho q nao. Os Valar nao iriam ajudar os humanos, pois eles nao se importavam tanto com eles, principalmente depois da queda d Numenor.
Mas o ponto aqui é diferente: Sauron dominar a Terra Média significaria, necessariamente, "o fim dos tempos". Não haveria resistência que funcionasse, os homens-hobbits-anões estariam totalmente perdidos. Nesse contexto apocalíptico, será mesmo que os Valar não interviriam? Eu acho que sim.

Largo Cavafundo disse:
E depois tentaria dominar Valinor tb, entao os Ainur iriam intervir, mas acho q nesse ponto o poder de Sauron jah seria grande demais ate para eles, e o mundo acabaria.
Nesse ponto eu também discordo... uma coisa é dominar a Terra Média, outra é sair pelo mar (que não era ambiente conhecido pelo Sauron) e enfrentar os grandes poderes... Acho que ele não seria tão ambicioso
 
Não lembro o final que o Knolex havia criado, mas acho muito provável que ocorresse uma nova guerra de Ira, desta vez não restando nenhum grande antigo servo de Morgoth para assumir seu lugar.
Mas a maldade, "o fruto das sementes de Melkor" já seriam permanentes na Terra-Média, nem Valar nem ningiém poderiam removê-la dos Círculos do Mundo.
 
E acasos podem acontecer tbm. A TM ainda tinham alguns nomes que poderiam ser páreo para Sauron. Elrond e Galadriel poderiam esconder os anéis novamente. Aragorn, Glorfindel, Círdan e elfos da Floresta Das Trevas poderiam ocasionar alguma bagunça, até o Tom poderia fazer algo. E existiam mais três Istari que poderiam estar contra Sauron ainda, como não. E isso me faz lembrar de outra pergunta. Radagast era poderoso???Ou era um Maia idiota que num fez nada na TM a não ser avisar o Gandalf que Saruman, supostamente precisava dele???
 
Relgal disse:
E acasos podem acontecer tbm. A TM ainda tinham alguns nomes que poderiam ser páreo para Sauron. Elrond e Galadriel poderiam esconder os anéis novamente. Aragorn, Glorfindel, Círdan e elfos da Floresta Das Trevas poderiam ocasionar alguma bagunça, até o Tom poderia fazer algo. E existiam mais três Istari que poderiam estar contra Sauron ainda, como não. E isso me faz lembrar de outra pergunta. Radagast era poderoso???Ou era um Maia idiota que num fez nada na TM a não ser avisar o Gandalf que Saruman, supostamente precisava dele???

Se Sauron conseguisse ter o Um de volta, os mostros aneis seriam revelados, entao nao teria jeito de Elrond, Galadriel e Gandalf esconderem os seus aneis, mesmo sendo poderosos.
Tom Bombadil? Duvido muito q ele fizesse alguma coisa.
Tambem tenho essa duvida quanto ao Radagast: no que ele foi util? Ou ele falhou, como os outros istari?

Nao creio de jeito nenhum que se o pior acontecesse, Sauron dominar a Terra Media, os Valar iriam ficar impassiveis. Eu nao ficaria olhando sem fazer nada um louco que destroi um trabalho que levou tanto tempo para ser finalizado, a Arda, nem deixaria no escuro, sem nenhuma possibilidade de esperança, os filhos de Iluvitar. Certamente haveria uma grande guerra sim, pelo menos é a minha opiniao.
 
Se Sauron conseguisse ter o Um de volta, os mostros aneis seriam revelados, entao nao teria jeito de Elrond, Galadriel e Gandalf esconderem os seus aneis, mesmo sendo poderosos.
Tom Bombadil? Duvido muito q ele fizesse alguma coisa.
Tambem tenho essa duvida quanto ao Radagast: no que ele foi util? Ou ele falhou, como os outros istari?

Nao creio de jeito nenhum que se o pior acontecesse, Sauron dominar a Terra Media, os Valar iriam ficar impassiveis. Eu nao ficaria olhando sem fazer nada um louco que destroi um trabalho que levou tanto tempo para ser finalizado, a Arda, nem deixaria no escuro, sem nenhuma possibilidade de esperança, os filhos de Iluvitar. Certamente haveria uma grande guerra sim, pelo menos é a minha opiniao.[/quote]

Eu acho que se conseguiram esconder uma vez, outra não seria impossível e para mim não há jeito de Sauron conseguir exercer algum comando sobre Gandalf, pois o poder dos dois é equivalente. Se apertasse as coisas mesmo, acho que o Tom poderia fazer alguma coisa principalmente se Sauron quisesse dá uma de bonzão lá pro lado dele. Radagast falhou em sua missão sim, mas deve ter conseguido o oerdão de retornar a Valinor. Eu queria saber se ele tinha algum poder a não ser conversar com animais...E não haveria uma grande guerra, pois se viesse só Tulkas e Örome com uma pequena parte do exército de Valinor Sauron ia morrer bem fácil e seus exércitos iam evaporar
 
Engraçado estas teorias sobre futuros alternativos. Perguntaram isto para Tolkien e ele fez uma breve explicação de como Sauron tomaria o Anel de Frodo. Mas ele não se aprofundou muito nisso. A coisa aqui é mais abrangente. O conflito certamente envolveria todos os povos-livres novamente, mas sem qualquer resistência significativa, pois o Inimigo contava com ordas quase que infinitas de Orcs, e o auxílio técnico-logístico dos sulistas, além de suprimentos suficientes providos por terras escravizadas.

Com o surgimento de Aragorn como rei de Gondor e comandante de seus exércitos, certamente a guerra se prolongaria por mais alguns anos (se ele não fosse morto nos Portões de Mordor), com a convocação de homens do norte para auxiliar na resistência.

Os anões seriam forçados a deixar seu estado de neutralidade, pois certamente o número de Orcs infestando suas galerias em Erebor e nas Montanhas de Ferro seria alarmante. Entretanto, eles de nada ajudariam na luta contra Sauron, pois buscariam apenas proteger seus lares, não partindo para guerra aberta, avançando em direção ao inimigo.

Alguns elfos ficariam e ajudariam na resistência, mas somente aqueles que se sentissem responsáveis pelo mal de Sauron ou que tivessem um grande amor pela Terra-Média, o que reduziria bastante o seu número. Vários deles partiríam para Valinor e pediríam a interferência dos Valar.


Aqui, realmente partimos para o campo das congecturas. Ulmo e Aulë certamente aprovariam a interferência. Ulmo sempre teve uma afeição muito profunda para com os povos da Terra Média, sejam eles elfos ou homens, e Aulë certamente não desejaria ver suas criações, os anões, perecendo nas mãos de Sauron.

Varda e Yavanna não desejariam o falecimento de Endor, mas acredito que não proporiam a interferência, mas a aprovariam.

Talvez, somente Manwë seria o responsável pela não interferência, pois é ele o que tem mais entendimento dos pensamentos de Eru, e este poderia ter planos diversos para os homens. Poderia ele achar que devido à arrogância de númenor no passado, somente com a derrota de Sauron é que seus 'pecados' seriam expurgados.

Esta acredito seria a única razão para que os Valar não entrassem em guerra, pois ao contrário de Morgoth, a destruição de Sauron não acarretaria um mal tão intenso à terra-média, pois seu poder não estava disseminado sobre ele, como estava o de seu mestre.

Por estes motivos, acredito que os Valar entrariam em Guerra, mas muito tempo se passaria até que eles finalmente tomassem esta decisão. Somente quando o mal de Sauron não tivesse como ser vencido por mãos mortais eles pensassem num modo de eliminá-lo.
 
niniel turambar disse:
Se Sauron conseguisse ter o Um de volta, os mostros aneis seriam revelados, entao nao teria jeito de Elrond, Galadriel e Gandalf esconderem os seus aneis, mesmo sendo poderosos.
Tom Bombadil? Duvido muito q ele fizesse alguma coisa.
Tambem tenho essa duvida quanto ao Radagast: no que ele foi util? Ou ele falhou, como os outros istari?

Se Sauron conseguisse o Anel de volta, com certeza toda a resistência humana seria dizimada, com certeza. Minas Tirith seria pó, bem como Edoras e o Condado. Os únicos pontos mais difíceis para Sauron seriam em Valfenda e principalmente em Lorien, mas esses lugares estavam com pouquíssimos elfos para fazer frente a Sauron. Nem Mirkwood nem Lindon seriam desafios...

niniel turambar disse:
Nao creio de jeito nenhum que se o pior acontecesse, Sauron dominar a Terra Media, os Valar iriam ficar impassiveis. Eu nao ficaria olhando sem fazer nada um louco que destroi um trabalho que levou tanto tempo para ser finalizado, a Arda, nem deixaria no escuro, sem nenhuma possibilidade de esperança, os filhos de Iluvitar. Certamente haveria uma grande guerra sim, pelo menos é a minha opiniao.
Concordo que os Valar viriam salvar o mundo dos homens, mas não concordo que haveria grande guerra. Ora, se Morgoth, seus balrogs e dragões foram despedaçados pelas hostes dos Valar, que resistência faria Sauron? Seria um massacre completo, ora 8)
 
[/quote]
Concordo que os Valar viriam salvar o mundo dos homens, mas não concordo que haveria grande guerra. Ora, se Morgoth, seus balrogs e dragões foram despedaçados pelas hostes dos Valar, que resistência faria Sauron? Seria um massacre completo, ora 8)[/quote]

Com certeza, até porque Sauron não tinha qualidade e sim quantidade em termos de poder de guerra, não tinha nem um ancalagon ou balrogs, só uma orda de orcs fedidos e inuteis. Porque orcs é que nem formiga, sozinha não faz nada, é enerte, mas pise num formigueiro pra voce ver que delicia....
 
Acho que iria acontecer a mesma coisa que aconteceu a Gandalf:
quando os Vala perceberam que o poder do mago não era sufuciente para sua missão, ele retornaria à Valinor e receberia mais poder dos Valar da mesma maneira que ocorreu quando ele caiu em Moria.

Então ele retornaria e acabaria com Sauron de uma vez por todas...
Mas acho que o Senhor do escuro faria um belo estrago na Terra-Média... :)
 
Pessoal, com relação a Radagast, que alguns perguntaram:

Radagast falhou. Ele simplesmente "se esqueceu" de sua missão por ter se "apaixonado" pelos olvar e kelvar(plantas e animais) da terra-média.
De vez em quando ele ainda fazia uns favorzinhos para Saruman (como os pássaros espiões, que provavelmente eram obra de Radagast).

Radagast, assim como Gandalf, não desconfiava da traição de Saruman e foi o pobre mago marrom que avisou Gandalf que Saruman queria encontrá-lo. Alguns especulam que foi Radagast que enviou a águia para salvar Gandalf de Orthanc.

No "O Hobbit", Beorn confunde Gandalf com Radagast quando se encontram. O fato de Beorn ter a capacidade de se transformar em urso pode ter vindo dos conhecimentos adquiridos com Radagast( MAS ISSO É SÓ ESPECULAÇÃO ).

Com relação ao destino dos outros magos, existe um texto na Valinor bastante interessante sobre o assunto:
http://www.valinor.com.br/textos/textos_magosazuis.asp
 
Acho que iria acontecer a mesma coisa que aconteceu a Gandalf:
quando os Vala perceberam que o poder do mago não era sufuciente para sua missão, ele retornaria à Valinor e receberia mais poder dos Valar da mesma maneira que ocorreu quando ele caiu em Moria.

OPA!! pera um pouco! Gandalf nao retornou Mais Forte! soh retornou sem o Hroa, ou a "carne" que o fazia ter poderes limitados..
Assim, ele soh estava com o seu fána, E tinha todo o Poder q lhe foi concebido por Eru no inicio de TUDO..



Quanto ao Thread..
De moDo Algum, Os Valar DEIXARIAM os HOMENS PERECER..

Ao contrario dos Elfos, q Ainda tinham parte de sua população em Aman, os homens estavam em toda a sua quantidade alí, no meio da Muvuca da Terra Media..

POr isso, e supondo q os homens nao foram criados por Erú para serem MOrtos por um Maia, os Valar entrariam em guerra contra Sauron..

Aüle certamente seria a favor da Guerra, já q Desafiou até Eru pelos seus Anoes, e nao os deixaria morrerem assim..

Ulmo tb, jah q eh famoso o seu apego pelos Povos da TM.. e tinha um apego pela casa de Hador ,tanto é q tentou ajudar Turin, e ajudou Tuor e Earendil..
Ou seja, nao gostaria de ver os descendentes dessa casa morrerem...

Yavanna e seus Ents, tb ocorreria o mesmo!

Manwe, bem.. Com certeza, à principio seria contra, o q nao impediria Ulmo por exemplo de ajudá-los..
No silma, Ulmo fala sobre si mesmo como "sou aquele q nao concorda com os demais.." e q isso faz parte de seus desígnios..

Eh isso aih, liderados por Eonwe, o Arauto de Manwe, e Earendil, o "Voador":D , Os Elfos de Valinor Entrariam de BOCA na Cabeça de SauroN!!!

Com certeza, seria o mais óbvio possivel...
 
com relação a este último post, acredito que não seria Bëorn quem aprendeu a se transformar em urso, mas seus antepassados, na época em que ainda moravam nas Montanhas Sombrias (não faço idéia de onde li isso).

Agor,a voltando ao assunto do tópico. Primeiro quero dizer que o Anel foi destruído por causa do "destino", ao meu ver proposto por Ilúvatar; construído por Ilúvatar durante o Ainulindalë, na guerrinha contra Melkor.

Mas apenas por curiosidade, se o Um voltasse a Sauron, ele acabaria com Gondor facilmente. Rohan seria questão do tempo até os exércitos de Sauron chegarem lá. Lothlórien, como já foi dito já estava exausta de tantos ataques e contava com um número reduzido de elfos para guerrear e prolongar um combate. Valfenda demoraria mais tempo; Elrond ainda contava com muitos elfos e aquele vale era muito bem protegido. Mas com os Nazgul e suas bestas aladas, Valfenda tb seria destruída e o Anel tomado. Os anões são bastante resistentes, mas não acredito que seriam qualquer ameaça a Sauron.

Sauron escravizaria todos os povos livres remanescentes, os deformaria e tentaria criar ódio em seus corações, +ou- como Morgoth qdo criou a raça dos orcs a partir dos elfos.

Sauron não tentaria em hipótese alguma desafiar Valinor, ainda mais porque Valinor não estaria nos círculos do mundo. Mas Ulmo interviria, com toda certeza. Como já foi dito ele amava os seres da Terra-Média e junto a Tulkas ou mesmo Oromë viajariam até onde Sauron se encontrasse e acabariam com ele. Uma vez que Sauron estivesse destruído e o Anel jogado em Orodruin, voltariam a Valinor e enviariam um exército de Maiar pra acabar com os orcs remanescentes, libertando os cativos. O problema é que do jeito que os Valar tomam decisões (demoram pácas) os cativos já estariam muito debilitados, sem qualquer vontade de viver. Talvez apenas um número muito pequeno sobrevivesse e reocupasse a TM.

Minha opinião.
 
Echo que os vala se importavam sim com os povos da TM, mais eles não podem por alguma regra imposta por eru, por isso mandaram os istari.
Mais se sauron tivesse o enel provavelmente toda a TM cairia, pois os istari não tem 1% de seu poder maia, apenas sabedoria, gandalf com certeza não conseguiria ganhar uma luta "corpo a corpo" nem os outros istari
 
Radagast disse:
Echo que os vala se importavam sim com os povos da TM, mais eles não podem por alguma regra imposta por eru, por isso mandaram os istari.
Mais se sauron tivesse o enel provavelmente toda a TM cairia, pois os istari não tem 1% de seu poder maia, apenas sabedoria, gandalf com certeza não conseguiria ganhar uma luta "corpo a corpo" nem os outros istari

Hmmmm....será mesmo? :roll:

Gandalf enfrentou um Balrog (quando ainda era o cinzento). :)

Saruman, se não tivesse se corrompido também tinha grande poder.

Aliás, Alatar era conhecido na terra média como Morinehtar, e seu título significava "Darkness Slayer". Um nome bastante sugestivo para "apenas" um Istar, não acha? :wink:
 
Mais não me lembro a onde diz que os istari tem seu poder muito reduzido, mas saruron não tinha nada limitado.
Acho que gandalf conseguiu derrotar o balrog e outros talvez usando o seu maior poder a sabedoria (e talvez um anel elfico :D ), e o maoir poder de saruman era a labia, não o poder em si
Talvez alatar fosso o unico com "poder", mas mesmo assim não comparavel a sauron
 
Radagast disse:
Mais não me lembro a onde diz que os istari tem seu poder muito reduzido, mas saruron não tinha nada limitado.
Acho que gandalf conseguiu derrotar o balrog e outros talvez usando o seu maior poder a sabedoria (e talvez um anel elfico :D ), e o maoir poder de saruman era a labia, não o poder em si
Talvez alatar fosso o unico com "poder", mas mesmo assim não comparavel a sauron

Sobre os Istari, tem uma descrição deles e de sua missão num dos capítulos do Contos Inacabados. Lá fala, dentre outras coisas, que eles vieram para a Terra Média com o poder reduzido porque sua missão não era simplesmente derrotar o inimigo, e sim ajudar os povos livres nessa tarefa.

Essa limitação não faria sentido dentro da realidade que eu quis sugerir, pois ela se baseia no princípio que os povos livres não teriam mais esperanças. Nem Gandalf poderia com Sauron com o Anel. E Gandalf era muito poderoso, ele derrotou o balrog apenas com seu poder Maia (lembre que o balrog estava numa escala de poder inferior entre os Maiar).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo