• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que aconteceria se o Sam tivesse matado o Gollum

Leo

Usuário
Ae gente,


[spoiller]



Eu fico me perguntando como seria o final do livro se o sam tivesse matado o gollum? sera que o sam teria deixado seu mestre falhar? sera que as forças do mal não teriam triunfado?

[/spoiller]

Mestre Nostalgico - Conselho Olifantástico
Gollum – E o preciossssssssso vai para MIM!!!!!!!!!! Arghhhh.... mestre Knolex bonzzzzinho não precisa bater em nóssssss... nóssss diz o vencedor....simmmm... ssss.... gollum...
 
ops! acho que não entendi
vc tá falando que o Frodo falhou e que Sauron venceu?
se não for, acho que não mudaria muita coisa, não teríamos "Frodo-dos-Nove-Dedos e o Anel da Perdição"


ps: acho que em um tópico sobre obras, não precisa avisar de spoillers

Quando chegará o dia de nossa vingança?
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "Festa Inesperada"
uin: 8935041
 
Não gloin a minha pergunta diz respeito a como ficaria o final do livro se o Gollum tivesse sido morto por sam logo depois da Laracna?

Como terminaria? Frodo fracassaria realmente? como fracassou.... e a demanda não se perdeu por causa do Gollum....

Já teve um tóipico sobre algo parecido aqui... mas sei lá, eu não consigo imaginar um final muito diferente, mesmo sem o Gollum.



Mestre Nostalgico - Conselho Olifantástico
Gollum – E o preciossssssssso vai para MIM!!!!!!!!!! Arghhhh.... mestre Knolex bonzzzzinho não precisa bater em nóssssss... nóssss diz o vencedor....simmmm... ssss.... gollum...
 
Tolkien especula sobre o assunto nas Letters. A teoria dele é de que Frodo teria pego o Anel para si. Os Nazgul entreteriam Frodo até a chegada de Sauron e ele recuperaria o Um, portanto, vencendo.

É bom lembrar que Frodo FALHOU em sua missão. A destruição do Anel foi realizada, mas Frodo FALHOU.
 
Na verdade tudo é importante um simples detalhe ,um "a" que alguem falasse iria mudar tudo talvez, porque um "a" faria frodo pensar um pouco diferente e essa diferença mudaria outros pensamentos e por ai vai

[clube da insônia]
 
Realmente, se Gollum fosse morto, Frodo iria tomar o anel para si, e Sauron acabaria por vencer...

Agora outra pergunta parecida seria: E se Boromir tomasse o anel de Frodo???

"Muitos do que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte."
 
Se boromir tivesse pego o Anel?

Bom, diferente de um Hobbit ele teria feito um senhor estrago na minha opinião. Imagino que ele teria se tornado grande muito depressa, Sauron perderia algumas batalhas e mudaria de estratégia. Deixaria o Um Anel fazer o que faz de melhor, corromper. O Mal por si só não se sustenta e uma hora ou outra o Rei Boromir(!) iria cair, ou seja, apenas teria adiado a vitória final de Sauron.



H o b b i t d O e s t e
 
Mas se o Boromir tivesse pego o anel ia dar uma senhora historia, ia rolar cabeça de orc e pedaço de Nazgûl par todo lado.

__________________________________________________

Forjado com o metal das estrelas por Eöl que só saia a noite e fundou o Clube da insônia
(PSICANALISTA DE VALAR fone: 123-4567)
 
e acredito que ele teria acabado com Minas Tirith também, pois no mínimo ele mataria o pai e o irmão, e o fiéis aos dois iriam guerrear contra ele, e daí já deu prá imaginar o pequeno estrago

Quando chegará o dia de nossa vingança?
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "Festa Inesperada"
uin: 8935041
 
Eu acho que se boromir tivesse tomado para si o anel, as coisas não iriam mudar muito, ele iria utilizar o um anel por um tempo sendo corrompido pelo mesmo e acabaria se tornando um espectro, assim como todos os humanos que tomaram para si aneis de poder......

Como um espectro Boromir acabaria sucumbindo a vontade de Sauron... so teria adiado um pouco a vitoria de Sauron.......

Mestre Nostalgico - Conselho Olifantástico
Gollum – E o preciossssssssso vai para MIM!!!!!!!!!! Arghhhh.... mestre Knolex bonzzzzinho não precisa bater em nóssssss... nóssss diz o vencedor....simmmm... ssss.... gollum...
 
naum sei se boromir faria um estrago muito grande.
é dito no conselho de elrond que apenas os mais poderosos e sábios seriam capazes de usar todo o poder do anel. tanto gandalf como elrond ( e mais tarde galadriel) recusam. colocar boromir no mesmo patamar que esses três é com certeza exagero.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
Barlach, vc se respondeu.
Por ele não ser tão poderoso é que correria o risco dele fazer o estrago, ele não teria consciência doque faria. Ele já começa errado em querer usar o Anel para o bem.
Não seria um estrago com os poderes, e sim pelos poderes.

Quando chegará o dia de nossa vingança?
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "Festa Inesperada"
uin: 8935041
 
Bom, povo na minha opiniao eu naum acho que Frodo tenha FALHADO ( que palavra forte )!
Frodo resistiu por tanto tempo ao poder do Anel de naum usa-lo, mesmo estando exausto e sem esperancas ele venceu tendo a coragem e determinacao para continuar sempre em frente, com a ajuda de Sam,claro! Mas, qto a ele naum ter resistido ao poder do anel na ultima e mais importante fase de sua jornada foi uma coisa inevitavel...La estava ele em plena Montanha da Perdicao, cansado e sem esperanca de sair vivo de lah e o Anel ficou tao forte naquele lugar que tomou conta de sua mente! Mas, eu acho que se Gollum naum tivesse interferido talvez Frodo naum visse aquela necessidade louca de proteger o anel e quem sabe teria restado juizo suficiente pra ele joga-lo na montanha. e mesmo que ele naum tivesse conseguido naquela hora livrar-se do anel, Sam teria feito ele recuperar a consciencia e o convencido que nao valia a pena ficar com o anel...
O poder de corrupcao do anel era inevitavel naquele lugar e ate Gandalf sabia disso qdo disse para Frodo naum o tentar com o Um, pois ate mesmo no mago o Anel teria o poder de corromper, mesmo q Gandalf o quisesse usar so para o bem...Todos que se depararam com o Anel se viram afetados de alguma forma: Gandalf, Bilbo, Sam, Boromir, Isildur e especialmente Gollum e o fato de Frodo naum ter resistido ao poder do Um foi algo inevitavel e naum foi culpa sua...
De qualquer forma,eh o jeito que eu penso. Alguem discorda?

" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."
 
olha só:
ele falhou pois ele não destruiu o anel. esse é o fato.

se Gollum não tivesse aparecido, talvez ele não tenha falhado, sabe-se lá. Mas olhe o que Frodo disse: "Mas agora minha escolha é não fazer o que vim aqui para fazer" e então ele colocou o anel. Se o Gollum não tivesse aparecido é provável que os Espectros chegassem até o Frodo e lhe tomassem o anel. Ou, demais seria, ele mataria Sam, pois ele estava possuído, e uma obstrução ao seu desejo ele seria capaz de fazer qualquer coisa. Lembra quando Gandalf pediu o anel quando estava com Bilbo?
Talvez uma crise de consciência o teria feito se jogar lá de cima e assim acabar com tudo. E assim ele teria sucesso, não muito feliz, claro!
Existem outras possibilidades, mas o que aconteceu foi que ele falhou

Quando chegará o dia de nossa vingança?
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "Festa Inesperada"
uin: 8935041
 
Pra registrar opinião: Frodo Falhou. E isso foi bacana!

Agora algumas dúvidas: Se Boromir tomasse o Um Anel, ele teria mesmo se tornado um espectro como o Leo_CE supôs? Os 9 espectros surgiram quando Sauron estava de posse do Um Anel e os "controlava", neste caso não... Se fosse assim haveria razão pro Anel abandonar Isildur se ele acabaria como um espectro? Como se dá a transformação num deles? Tenho pra mim que ele não viraria...



H o b b i t d O e s t e
 
quote:

Pra registrar opinião: Frodo Falhou. E isso foi bacana!

Agora algumas dúvidas: Se Boromir tomasse o Um Anel, ele teria mesmo se tornado um espectro como o Leo_CE supôs? Os 9 espectros surgiram quando Sauron estava de posse do Um Anel e os "controlava", neste caso não... Se fosse assim haveria razão pro Anel abandonar Isildur se ele acabaria como um espectro? Como se dá a transformação num deles? Tenho pra mim que ele não viraria...



H o b b i t d O e s t e


Qdo for pro céu vo falar pro Tolkien escrever uma versão SE Boromir tivesse pegado o UM anel, dae vcs chamam aquelas negonas que falam com mortos, ela escreve tudo e TODO MUNDO FICA FELIZ!! hehe
E da parada dos Espectros ae acho que Gandalf_Gamgi está certo senão Isildur tb iria virar um Espectro, acho que soh com a posse do UM anel que isso poderia ser feito.


IF U PAY TO FUCK AND FUCK IS FUNNY, GO FUCK YOUR SELF AND SAVE YOUR MONEY :P
 
quote:
olha só:
ele falhou pois ele não destruiu o anel. esse é o fato.

se Gollum não tivesse aparecido, talvez ele não tenha falhado, sabe-se lá. Mas olhe o que Frodo disse: "Mas agora minha escolha é não fazer o que vim aqui para fazer" e então ele colocou o anel. Se o Gollum não tivesse aparecido é provável que os Espectros chegassem até o Frodo e lhe tomassem o anel. Ou, demais seria, ele mataria Sam, pois ele estava possuído, e uma obstrução ao seu desejo ele seria capaz de fazer qualquer coisa. Lembra quando Gandalf pediu o anel quando estava com Bilbo?
Talvez uma crise de consciência o teria feito se jogar lá de cima e assim acabar com tudo. E assim ele teria sucesso, não muito feliz, claro!
Existem outras possibilidades, mas o que aconteceu foi que ele falhou



Eh cada um tem sua propia opiniao sobre o q aconteceria se Gollum naum tivesse interferido nessa parte...
Mas, eu continuo achando q Frodo NUNCA seria capaz de matar Sam!!! Q isso? Eles eram como irmaos e mesmo tomado pelo Um, Frodo continuava ele mesmo no fundo do seu coracao e logo veria que aquilo naum passava de uma armadilha! Eu acho q Sam o convenceria a jogar o Anel, ou ate mesmo a bondade de Frodo seria relembrada... Se ele naum foi capaz nem de matar Gollum, imagina Sam? Q isso? NUNCA...
Uma das coisas q mais me fez admira-lo foi o fato q ele teve pena de Gollum e deu tanto amor pra ele... O propio Tolkien diz nas Letters que se Sam naum tivesse maltratado tanto Gollum e tivesse sido mais misericordioso, o Gollum passaria a amar Frodo e tentaria sim tomar o Anel dele nas Fendas, mas apenas para se jogar com o Um nas chamas e salvar seu mestre...Foi um dos momentos mais tristes para mim qdo Sam naum reconheceu q gollum tinha mudado e desperdiçou todo o amor que Frodo tinha dedicado a ele. Se SAm naum tivesse feito isso todo o final seria diferente e Gollum se redimiria totalmente se tornando um heroi por Frodo...
OPS!! Me empolguei um pouco... Sorry!

" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."

Edited by - bombadil on 08 February 2002 01:10:49
 
quote:
quote:
olha só:
ele falhou pois ele não destruiu o anel. esse é o fato.

se Gollum não tivesse aparecido, talvez ele não tenha falhado, sabe-se lá. Mas olhe o que Frodo disse: "Mas agora minha escolha é não fazer o que vim aqui para fazer" e então ele colocou o anel. Se o Gollum não tivesse aparecido é provável que os Espectros chegassem até o Frodo e lhe tomassem o anel. Ou, demais seria, ele mataria Sam, pois ele estava possuído, e uma obstrução ao seu desejo ele seria capaz de fazer qualquer coisa. Lembra quando Gandalf pediu o anel quando estava com Bilbo?
Talvez uma crise de consciência o teria feito se jogar lá de cima e assim acabar com tudo. E assim ele teria sucesso, não muito feliz, claro!
Existem outras possibilidades, mas o que aconteceu foi que ele falhou



Eh cada um tem sua propia opiniao sobre o q aconteceria se Gollum naum tivesse interferido nessa parte...
Mas, eu continuo achando q Frodo NUNCA seria capaz de matar Sam!!! Q isso? Eles eram como irmaos e mesmo tomado pelo Um, Frodo continuava ele mesmo no fundo do seu coracao e logo veria que aquilo naum passava de uma armadilha! Eu acho q Sam o convenceria a jogar o Anel, ou ate mesmo a bondade de Frodo seria relembrada... Se ele naum foi capaz nem de matar Gollum, imagina Sam? Q isso? NUNCA...
Uma das coisas q mais me fez admira-lo foi o fato q ele teve pena de Gollum e deu tanto amor pra ele... O propio Tolkien diz nas Letters que se Sam naum tivesse maltratado tanto Gollum e tivesse sido mais misericordioso, o Gollum passaria a amar Frodo e tentaria sim tomar o Anel dele nas Fendas, mas apenas para se jogar com o Um nas chamas e salvar seu mestre...Foi um dos momentos mais tristes para mim qdo Sam naum reconheceu q gollum tinha mudado e desperdiçou todo o amor que Frodo tinha dedicado a ele. Se SAm naum tivesse feito isso todo o final seria diferente e Gollum se redimiria totalmente se tornando um heroi por Frodo...
OPS!! Me empolguei um pouco... Sorry!

" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."

Edited by - bombadil on 08 February 2002 01:10:49


Concordo com o que você disse. Para mim, caso Sméagol tivesse sido morto por Sam, o final do livro seria bem mais dramático. Acho que mesmo corrompido pelo anel Frodo não ousaria ferir Sam; mas e este? Será que Sam não atacaria seu mestre, caso ele não pudesse ser convencido de que o anel deveria ser destruído? É preciso lembrar que Sam possuía um poderoso senso do dever, e amava o condado tanto quanto a seu mestre. Ele sabia o que estava em jogo e tenho certeza que sentia que Frodo não poderia se opor a Sauron, caso este viesse tomar o anel. Creio que ele lutaria com Frodo e ambos acabariam caindo nas Fendas da Perdição.
 
quote:

Pra registrar opinião: Frodo Falhou. E isso foi bacana!

Agora algumas dúvidas: Se Boromir tomasse o Um Anel, ele teria mesmo se tornado um espectro como o Leo_CE supôs? Os 9 espectros surgiram quando Sauron estava de posse do Um Anel e os "controlava", neste caso não... Se fosse assim haveria razão pro Anel abandonar Isildur se ele acabaria como um espectro?

H o b b i t d O e s t e


Ae Gandalf_Gamgi eutenho algumas coisas para colocar aqui......

No caso do isildur especificamente, eu acredito que o anel abandonou Isildur na esperança que os orcs que o emboscaram o tomassem e o levassem devolta a seu lider... no caso o próprio sauron.

quote:

Como se dá a transformação num deles? Tenho pra mim que ele não viraria...



Num sei ao certo como seria a transformação deles, mas de uma coisa eu tenho certeza.... somente humanos se transformaram em espectros..., o Gollum talvez seja um estágio de transição mais demorado (já que muitas vezes se fala que os hobbits tem uma resistência admirável as tentações (e possíveis modificações) do anel)
Eu acho sim que o Boromir se transformaria em espectro.... pois os homens são mais sucetíveis a transformação.....


Mestre Nostalgico - Conselho Olifantástico
Gollum – E o preciossssssssso vai para MIM!!!!!!!!!! Arghhhh.... mestre Knolex bonzzzzinho não precisa bater em nóssssss... nóssss diz o vencedor....simmmm... ssss.... gollum...
 
quote:
quote:
quote:
olha só:
ele falhou pois ele não destruiu o anel. esse é o fato.

se Gollum não tivesse aparecido, talvez ele não tenha falhado, sabe-se lá. Mas olhe o que Frodo disse: "Mas agora minha escolha é não fazer o que vim aqui para fazer" e então ele colocou o anel. Se o Gollum não tivesse aparecido é provável que os Espectros chegassem até o Frodo e lhe tomassem o anel. Ou, demais seria, ele mataria Sam, pois ele estava possuído, e uma obstrução ao seu desejo ele seria capaz de fazer qualquer coisa. Lembra quando Gandalf pediu o anel quando estava com Bilbo?
Talvez uma crise de consciência o teria feito se jogar lá de cima e assim acabar com tudo. E assim ele teria sucesso, não muito feliz, claro!
Existem outras possibilidades, mas o que aconteceu foi que ele falhou



Eh cada um tem sua propia opiniao sobre o q aconteceria se Gollum naum tivesse interferido nessa parte...
Mas, eu continuo achando q Frodo NUNCA seria capaz de matar Sam!!! Q isso? Eles eram como irmaos e mesmo tomado pelo Um, Frodo continuava ele mesmo no fundo do seu coracao e logo veria que aquilo naum passava de uma armadilha! Eu acho q Sam o convenceria a jogar o Anel, ou ate mesmo a bondade de Frodo seria relembrada... Se ele naum foi capaz nem de matar Gollum, imagina Sam? Q isso? NUNCA...
Uma das coisas q mais me fez admira-lo foi o fato q ele teve pena de Gollum e deu tanto amor pra ele... O propio Tolkien diz nas Letters que se Sam naum tivesse maltratado tanto Gollum e tivesse sido mais misericordioso, o Gollum passaria a amar Frodo e tentaria sim tomar o Anel dele nas Fendas, mas apenas para se jogar com o Um nas chamas e salvar seu mestre...Foi um dos momentos mais tristes para mim qdo Sam naum reconheceu q gollum tinha mudado e desperdiçou todo o amor que Frodo tinha dedicado a ele. Se SAm naum tivesse feito isso todo o final seria diferente e Gollum se redimiria totalmente se tornando um heroi por Frodo...
OPS!! Me empolguei um pouco... Sorry!

" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."

Edited by - bombadil on 08 February 2002 01:10:49


Concordo com o que você disse. Para mim, caso Sméagol tivesse sido morto por Sam, o final do livro seria bem mais dramático. Acho que mesmo corrompido pelo anel Frodo não ousaria ferir Sam; mas e este? Será que Sam não atacaria seu mestre, caso ele não pudesse ser convencido de que o anel deveria ser destruído? É preciso lembrar que Sam possuía um poderoso senso do dever, e amava o condado tanto quanto a seu mestre. Ele sabia o que estava em jogo e tenho certeza que sentia que Frodo não poderia se opor a Sauron, caso este viesse tomar o anel. Creio que ele lutaria com Frodo e ambos acabariam caindo nas Fendas da Perdição.



Bom, a minha opiniao eh um pouco mais positiva...
Sinceramente, acho q nao seria possivel Sam ou Frodo se machucarem pelo Um! O Anel naum era tao poderoso a ponto de acabar com o amor que sentiam um pelo outro( sem piadinhas por favor qto a palavra amor). Na verdade acho impossivel Sam em qualquer que fosse a situacao se quer levantar a mao para seu mestre, pois vc naum viu o tanto q ele fez para tentar salva-lo do sofrimento? Seria ridiculo q Sam resolvesse matar Frodo por causa do Anel, ainda mais por cusa do Anel! A COISA naum merecia que Sam fizesse esse sacrificio de matar seu mestre...
Por mais que Frodo estivesse exausto e sem esperancas ele continuava o mesmo dentro do seu coracao, so a sua mente que estava pertubada pelo Anel, mas akele foi apenas um momento de fraqueza e acho que ele seria convencido por Sam a jogar o Anel, ou entao ele msm faria isso...
Acho que esta parte da Montanha da Perdicao, onde Gollum se esquece de tudo o que Frodo fez por ele, foi tipo uma licao de que mesmo a pior das criaturas pode ser mudada se depositarmos nela Amor, Frodo fez isso, mas Sam falhou nessa hora de perdoar Gollum e foi um dos momentos mais tragicos e simbolicos do livro, na minha opiniao.


" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo