quote:
quote:
quote:
olha só:
ele falhou pois ele não destruiu o anel. esse é o fato.
se Gollum não tivesse aparecido, talvez ele não tenha falhado, sabe-se lá. Mas olhe o que Frodo disse: "Mas agora minha escolha é não fazer o que vim aqui para fazer" e então ele colocou o anel. Se o Gollum não tivesse aparecido é provável que os Espectros chegassem até o Frodo e lhe tomassem o anel. Ou, demais seria, ele mataria Sam, pois ele estava possuído, e uma obstrução ao seu desejo ele seria capaz de fazer qualquer coisa. Lembra quando Gandalf pediu o anel quando estava com Bilbo?
Talvez uma crise de consciência o teria feito se jogar lá de cima e assim acabar com tudo. E assim ele teria sucesso, não muito feliz, claro!
Existem outras possibilidades, mas o que aconteceu foi que ele falhou
Eh cada um tem sua propia opiniao sobre o q aconteceria se Gollum naum tivesse interferido nessa parte...
Mas, eu continuo achando q Frodo NUNCA seria capaz de matar Sam!!! Q isso? Eles eram como irmaos e mesmo tomado pelo Um, Frodo continuava ele mesmo no fundo do seu coracao e logo veria que aquilo naum passava de uma armadilha! Eu acho q Sam o convenceria a jogar o Anel, ou ate mesmo a bondade de Frodo seria relembrada... Se ele naum foi capaz nem de matar Gollum, imagina Sam? Q isso? NUNCA...
Uma das coisas q mais me fez admira-lo foi o fato q ele teve pena de Gollum e deu tanto amor pra ele... O propio Tolkien diz nas Letters que se Sam naum tivesse maltratado tanto Gollum e tivesse sido mais misericordioso, o Gollum passaria a amar Frodo e tentaria sim tomar o Anel dele nas Fendas, mas apenas para se jogar com o Um nas chamas e salvar seu mestre...Foi um dos momentos mais tristes para mim qdo Sam naum reconheceu q gollum tinha mudado e desperdiçou todo o amor que Frodo tinha dedicado a ele. Se SAm naum tivesse feito isso todo o final seria diferente e Gollum se redimiria totalmente se tornando um heroi por Frodo...
OPS!! Me empolguei um pouco... Sorry!
" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."
Edited by - bombadil on 08 February 2002 01:10:49
Concordo com o que você disse. Para mim, caso Sméagol tivesse sido morto por Sam, o final do livro seria bem mais dramático. Acho que mesmo corrompido pelo anel Frodo não ousaria ferir Sam; mas e este? Será que Sam não atacaria seu mestre, caso ele não pudesse ser convencido de que o anel deveria ser destruído? É preciso lembrar que Sam possuía um poderoso senso do dever, e amava o condado tanto quanto a seu mestre. Ele sabia o que estava em jogo e tenho certeza que sentia que Frodo não poderia se opor a Sauron, caso este viesse tomar o anel. Creio que ele lutaria com Frodo e ambos acabariam caindo nas Fendas da Perdição.
Bom, a minha opiniao eh um pouco mais positiva...
Sinceramente, acho q nao seria possivel Sam ou Frodo se machucarem pelo Um! O Anel naum era tao poderoso a ponto de acabar com o amor que sentiam um pelo outro( sem piadinhas por favor qto a palavra amor). Na verdade acho impossivel Sam em qualquer que fosse a situacao se quer levantar a mao para seu mestre, pois vc naum viu o tanto q ele fez para tentar salva-lo do sofrimento? Seria ridiculo q Sam resolvesse matar Frodo por causa do Anel, ainda mais por cusa do Anel! A COISA naum merecia que Sam fizesse esse sacrificio de matar seu mestre...
Por mais que Frodo estivesse exausto e sem esperancas ele continuava o mesmo dentro do seu coracao, so a sua mente que estava pertubada pelo Anel, mas akele foi apenas um momento de fraqueza e acho que ele seria convencido por Sam a jogar o Anel, ou entao ele msm faria isso...
Acho que esta parte da Montanha da Perdicao, onde Gollum se esquece de tudo o que Frodo fez por ele, foi tipo uma licao de que mesmo a pior das criaturas pode ser mudada se depositarmos nela Amor, Frodo fez isso, mas Sam falhou nessa hora de perdoar Gollum e foi um dos momentos mais tragicos e simbolicos do livro, na minha opiniao.
" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."