• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que aconteceria se o Fëanor estivesse vivo na 3ª era?

Pois é, tem gente que coloca o Fëanor como o Mais belo-poderoso-fodão-forte-habilidoso-saudável... sendo que essas coisas que Tolkien fala nos livros não estão sempre certas. Ele se contradiz muitas e muitas vezes...
 
O merito dele é grande sim,e negar isso é ir contra do que é dito no livro.Por exemplo,Aule que fez as terras,poderia ter feito as Silmarils?Ou quem sabe Melkor que naquele tempo era o mais poderoso Vala,tendo mais poder que Aule,poderia?Nenhum outro ser(excluindo Eru,e talvez Manwe) poderia te-las criado.Aldamar,vc acha isso pouco?O fato da luz ter sido criada pela Yavanna realmente não conta.Um exemplo meio atual,Bill Gates,criou o Windows,mais sera que ele do nada teve uma ideia e o fez?Mais ou menos,mais isso so foi possivel porque alguem ja tinha feito um programa,QDOS,inferior,mais ele comprou e posteriormente criou o Windows e por ai vai.A ideia foi dele,ele quem fez,o fato dele ter usado a luz que ja existia é irrelevante,e nao tira em nada seu merito.E realmente,se ele tivesse um combate mano a mano com Sauron,assim como Gil-galad e Elendil,não tenham duvida que ele o derrotaria.Se Sauron foi derrotado por Elendil e Gil-galad,Feanor sendo o maior filho de Iluvatar não o derrotaria?Vc acha que Sauron se compara a 4,5,6 ou 7 balrogs incluindo o proprio Gothmog?Mais isso é muito relativo,muitas coisas poderia acontecer no combate.Sobre o feito de Feanor lutar contra os Balrogs,nem Fingolfin rivaliza,apesar dele ter sido morto.E naquele combate ainda tinham orcs,e Morgoth era inferior em combate aos seus balrogs.Logico que feanor não derrotaria Morgoth,em um combate,mas faria a ele um estrago maior do que seu irmao,não apenas por suas habilidades fisicas serem superiores,mais por causa da raiva que ele tinha de Morgoth.Certamente não se pode dizer que ele conquistaria toda a terra media,destronaria Sauron num piscar de olhos,mais com certeza ele foi o maior filho de Iluvatar que ja existiu.Em grau talvez so Galadriel e Luthien e na parte de combate,Hurin, poderiam se comparar.Mais feanor tem poder e habilidades fisicas e mentais maiores que qualquer outro elfo ou homem.
 
Essa analogia do windows foi a pior que eu já vi. O grande problema das analogias é o esquecimento dos detalhes, pois, basicamente, nós dizemos que se assim é assim, assado é assado, sem contar os detalhes e as singularidades de cada situação. A confecção das silmarilli não foi possível graças ao desenvolvimento de um tecnologia anterior, e Fëanor não SE BASEOU nos estudos ou trabalhos de outras pessoas para realizar sua obra. Essa alegoria que você usou é totalmente falha. No exemplo do Bill Gates, fica claro que ele usou a tecnologia já existente e a melhorou. Acontece que Fëanor não fez as gemas COM a luz, mas ele PÔS a luz nelas. Quer dizer, o que eu pus em xeque não foi o mérito dele por ter criado as pedras, e sim o fato de estarem dando a ele todo o crédito por elas serem magníficas. O negócio é que, se elas são magníficas, é por causa da luz, e pela luz ele não foi responsável em nenhum momento. Seria mais justo dizer, portanto, que Yavánna tem mérito pela obra de Fëanor, mas ele não tem pela dela (o mérito pela luz inclui o méiro pela beleza e pureza das pedras). Não duvido que Fëanor fosse o mais poderoso, mas o que eu digo é que dominar e destruir Sauron seria difícil, além de inútil (ele não pode criar pra si outros corpos?). Lembre-se que Elendil e Gil-galad não eram quaisquer guerreiros, e sim grnades lutadores. Eles precisaram lutar contra Sauron ao mesmo tempo e morreram para matá-lo.
 
Fëanor só foi responsável pela criação das pedras, ele não criou a luz... a única coisa que ele fez, e portanto só por isso merece mérito, foi aprisionar a luz das árvores nas pedras, e as próprias pedras.
 
Meus caros:

Lembren-se que os Grandes dentre os primogênitos tinham grande poder contra os visiveis e invisiveis. ora, se o propio Ecthelion, senhor das fontes derrotou (embora tenha morrido) senhor e pai dos Balrogs, o que aquele que é o maior dentre os maiores não faria? alem disso so por que existiam melhores guerreiros (Fingolfin, etc) não significa que Feamor tambem não o fosse. Ele era nobre a sua maneira, Ele se RECONCILIOU com seu irmão, e só o abandonou depois da sua loucura final. (que, a meu ver esta implicita, com uma serie de perigosos fatores: tristeza, vergonha, um certo arrempedimento, e a morte de seu pai amado). alem disso, ele enfrentaria na 3º era Sauron CORPO A CORPO? por certo que não! Ele subjugaria o poder do Maia, ainda que ele tivesse o Anel Governante. A vontade de Feanor era a toda a prova, isso é dito no Silmarillion. O propio Morgoth temia Feanor. Por certo que os maia não morrem, mas eu gostaria que me dissesem onde então esta Saruman, cujos crimes foram menos terriveis que o de Sauron? Os valar ficariam inativos na punição de Sauron? :twisted: :evil: (sempre me regalo ao imaginar). por fim, é dito com clareza no silmarilion que as obras de que Feanor poderia ter feito, so Manuwe poderia, de certa forma, conceber (atente que o Rei de Arda não poderia criar as obras de Feanor (ou sequer imagina-las) integralmente, e que o termo obras é aplicavel em virtualmente qualquer coisa que se façacom engenho e arte.

Bom, é isso que acho. :obiggraz:
 
Isso não muda o fato de que a luz d'As Árvore não lhe pertencia, e de que toda a beleza das silmarilli foi possível graças a Yavánna, que criou as árvores. Não digo que Fëanor não merece reconhecimento, pelo contrário, acho que nenhum outro elfo seria capaz de realizar tal obra, e mesmo assim, por mais criativo e engenhoso que ele fosse, não acho que ele seria capaz de derrotar Sauron. Aliás, de quem Morgoth não tinha medo? Com a dissipação de seu poder, Morgoth se tornou um covarde, nunca saia de seu enconderijo em Angband, e foi dominado por Eonwë com aparente facilidade.
 
Felagund enfrentou em cações de poder Sauron. Perdeu, pois enfrentou O mesmo no auge de seu poder. Você acha que Sauron muito debilitado seria pareo ao dominio de Feanor sob a mente alheia (No silmariullion, não lembro onde, é dito que em tudo Feanor era ? afinal, na terceira era ele assim o estava, né? :devil: Feanor riria dos Aneis. Não do um anel. ele faria algo da mesma estatura para desafiar Sauron. mas, creio, com outros aspectos, como ou inves do controle, o entendimento (tatica nº 1 da guerra: conheça seus inimigos)
 
Finrod enfrentou Sauron com canções mas não teria a mínima chance de subjugar Sauron, assim como Fëanor também não a teria. Não duvide nunca do poder de Sauron, ele na terceira era conseguiu arrasar com Denethor mas não conseguiu subjugálo, e praticamente subjugou Saruman que era um Maia.

Fëanor não poderia criar um anel comparado ao Um, porque o Um possuia parte da essência de Sauron, e Sauron era o mais poderoso dos Maiar. Fëanor não era páreo para ele.
 
Mas lembre-se que não é possível realizar feitos como os anéis sem por parte de seu espírito nisso. Aliás, acho bem provável que Celebrindor tenha ficado mais fraco depois de confeccionar os anéis. Outra coisa, como eu já disse em outro tópico, as informações do silmarillion não foram revisadas por Tolkien, de modo que talvez o livro não condiza com a vontade dele. Eu compreendo o problema, pois o fato é que o Sauron debilitado de O Senhor dos Anéis parece mais poderoso do que o Sauron 100% do silma (pois realmente no silma ele luta em quase pé de igualdade com Felagund, e perde de Huan, mas no Senhor dos Anéis ele parecia mais poderoso e terrível que isso). Acho que talvez Tolkien tenha decidido que Sauron seria mais poderoso, acho que não devemos levar as informações do silma muito ao pé da letra. Eu faço meu julgamento com base no Sauron da terceira era, que dominou um de seus iguais (afinal, dominar e amedrontar um istar não é pra qualquer um), enlouqueceu Denethor, etc.
 
Sauron ainda era muito poderoso, mesmo debilitado e com seu poder esparso. Sua força de vontade ainda era gigantesca. Fëanor pode ter sido grande estre os Eldar, mas vocês conseguem ver ele "matando" Ossë??? Óbvio que não! Os maiar eram muito poderosos, mais do que qualque Filho.
 
Mas lembre-se que não é possível realizar feitos como os anéis sem por parte de seu espírito nisso. Aliás, acho bem provável que Celebrindor tenha ficado mais fraco depois de confeccionar os anéis

Sim isso é possível, mas de qualquer jeito um anel feito por Fëanor ficaria inferior ao Um Anel de Sauron, poderia sim ser pouco mais poderoso que Vilya, visto que Celebrimbor foi o maior artífice dos eldar após Fëanor.
 
era conseguiu arrasar com Denethor mas não conseguiu subjugálo, e praticamente subjugou Saruman que era um Maia.
vc quer comparar o mais alto dos elfos a Denethor? e Sauron não arrssou Denethor, elel o manipulou, isso é dito em alguma parte dos contos inacabados. Saruman era um Maia, sim, de fato o era, mas com todos as falhas que um corpo poderia vir a trazer, inclusive a traição. outra coisa que voces ignoram: se ele se bateu com diversos Balrogs na sua ultima luta ( e os balrogs são Maias) ele enmfrentaria Sauron sim. Outa observação: Não é dito que Sauron é o maior dos aias, e em poder, seres como Airen (que o propio Melkor e depois morgoth temia!) e Olorin seriam maiores, para não citar Melia e Eonwe.
alem disso, Feanor morreu muito cedo. ele não teve como provar seus dons na terra media. E a desc ulpa que ja apareceu, qie Glaladriel, tão popderosa quanto Feanor não ousou lutar contra Sauron não cola. quem portaria o anel dela, caso ela desafiasse a torre escura? Celeborn e Tranduil com seu preconceito contra os anões? Elrond ja sobecarregado? Cirdan, com o risco de ver os portos atacados?
 
E não duvido que numa guerra, o Feanor (pré loucura) teria se aliado a Galadriel, Cirdan e outros principes de grande poder, como Glorfindel e Erestor. E Feanor podia ser teimoso, mas nmãoera tolo. ele se aliaria com os homens, se achasse isso vantajoso. E, se pensarem em citar os Sindar, é necessario recordar que, apesar de ter feito tudo o que fez, surgiu amor entre Maglor, Elros e Elrond.
 
Não é dito que Sauron é o maior dos aias, e em poder, seres como Airen (que o propio Melkor e depois morgoth temia!) e Olorin seriam maiores, para não citar Melia e Eonwe.
Acho que você deve ler o Silmarillion de novo...
Os Maiar mais poderosos eram Sauron, Ossë, Eonwë e Melian. Olorin era o mais sábio dos Maiar.
 
Acho que você deve ler o Silmarillion de novo...


:humpf:
............ certo, então creio que:

Entre seus servos que possuem nomes, o maior era aquele espirito que os eldar chaman de Sauron ou Gorthaur, o cruel. No inicio, ele pertencia aos Maiar de Aule, E CONTINUOU PODEROSO NA TRADIÇÂO DAQUELE POVO. Em todos os atos de Melkor, o Morgoth, em Arda em seus imensos trabalhos e trapaças originadas por sua astucia, Sauron teve participação; E era menos MALIGNO do que o seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro, não a si mesmo. No entanto, nos anos posteriores, ele se elevou como uma sombra de Morgoth e como um espectro de seu rancor, e o acompanhou no mesmo caminho desastroso de descida ao vazio.
O Silmarillion, Valaquenta, pag 23-24, Dos inimigos, paragrafo 4, linha 31.
Os Maiar mais poderosos eram Sauron, Ossë, Eonwë e Melian. Olorin era o mais sábio dos Maiar.

Bem:

Arien a donzela era mais poderosa do que ele (Tilion, guardião da lua) e foi escolhida por não sentir medo do calor de Laurelin, e por não ter sida ferida por ele, ja que, desde o inicio ela era um espirito do fogo que Melkor não havia conseguido enganar nem atrair para o seu serviço. os olhos de Airen eram brilçhantes demais ate para os Eldar contemplarem; e, ao deixar Valinor ela abandonou a forma e os trajes que, como os valar, usava lá e se tornou uma como que uma labareda nua, terrivel na plenitude de seu esplendor

Porem, de todos os Maiar, Osse e Uinen são os MAIS CONHECIDOS dos filhos de Ilúvitar.

Isso é suficiente? preciso ler tambem os conto inacabados mestre »¥«Arnostalion»¥«?
:think: ou talvez a coleção toda...
 
Você disse que Sauron não era o mais poderoso dos Maiar, mas você mesmo colocou um trecho do Silmarillion que diz que ele só não foi maior que Morgoth porque serviu muito tempo a ele e não a si mesmo.

Bom aqui vai:

"Importantíssimos entre os Maiar de Valinor, cujos nomes são lembrados nas histórias dos Tempos Antigos, são Ilmarë, a criada de Varda, e Eönwë, o porta-estandarte e arauto de Manwë, cujo poder em armas ninguém supera em Arda. Porém de todos os Maiar, Ossë e Uinen são so mais conhecidos dos filhos de Ilúvatar."

O Silmarillion, Valaquenta página 21, Dos Maiar, 2º Parágrafo.

"Entre seus servos que possuem nomes, o maior era aquele espirito que os eldar chaman de Sauron ou Gorthaur, o cruel. No inicio, ele pertencia aos Maiar de Aule, e continuou poderoso na tradição daquele povo. Em todos os atos de Melkor, o Morgoth, em Arda em seus imensos trabalhos e trapaças originadas por sua astucia, Sauron teve participação; E era menos maligno do que o seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro, não a si mesmo. No entanto, nos anos posteriores, ele se elevou como uma sombra de Morgoth e como um espectro de seu rancor, e o acompanhou no mesmo caminho desastroso de descida ao vazio."

O Silmarillion, Valaquenta, página 23-24, Dos Inimigos

"A Donzela que os Valar escolheram entre os Maiar para conduzir a nave do Sol chamava-se Arien; e aquele que guiava a ilha da Lua foi Tilion. No tempo das Árvores, Arien cuidava das flores douradas nos jardins de Vána, e as regava com os orvalhos cintilantes de Laurelin. Já Tilion era um caçador do grupo de Oromë e possuía um arco de prata. Ele adorava a prata e, quando queria descansar, deixava os bosques de Oromë e, entrando em Lórien, deitava-se, sonhandor, junto dos poços de Esté, sob os raios cintilantes de Telperion. E Tilion implorou que lhe dessem a missão de cuidar para sempre da última Flor de Prata. Arein, a donzela, era mais poderosa do que ele, e foi escolhida por não ter sentido medo do calor de Laurelin e por não ter sido ferida por ele, já que desde o início ela era um espírito de fogo que Melkor não havia conseguido enganar nem atrair para seu serviço. Os olhos de Arien eram brilhantes demais até mesmo para os elfos contemplarem; e, ao deixar Valinor, ela abandonou a forma e os trajes que, como os Valar, usava lá e se tornou como que uma labareda nua, terrível na plenitude de seu esplandor."

O Silmarillion, Do Sol, da Lua e da ocultação de Valinor, página 117


Bom não vi em nenhum lugar que diz que Arien era mais poderosa que Sauron. Morgoth a temia porque ela pilotando a nave do Sol, deixava claros seus planos, e seus servos a temiam por estarem acostumados com a escuridão.
Também não diz em lugar algum que Olorin fosse mais poderoso que Sauron, ele era o mais sábio dos Maiar como esta escrito:

"O mais sábio dos Maiar era Olórin. Ele também mora em Lórien, mas sua natureza o levava com frequência à casa de Nienna, e com ela aprendeu a compaixão e a paciência."

O Simlarillion, Valaquenta, página 22, 3ºparágrafo, Dos Maiar.

:)
 
Você disse que Sauron não era o mais poderoso dos Maiar, mas você mesmo colocou um trecho do Silmarillion que diz que ele só não foi maior que Morgoth porque serviu muito tempo a ele e não a si mesmo.

Era menos MALIGNO do que o seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro, não a si mesmo. No entanto, nos anos posteriores, ele se elevou como uma sombra de Morgoth e como um espectro de seu rancor, e o acompanhou no mesmo caminho desastroso de descida ao vazio.

Maligno é o mesmo q ser poderoso? :o?:

Bom, em relação a Airen, eu creio estar implicito- no temor de Morgoth principalmente - e sem duvida é preciso uma for~ça Herculea para resistir a Melkor, se o poderoso Osse decaiu. (Ainda que tenha alcançado a redenção)

A sabedoria, pelo que eu entendi da obra de JRR Tolkien é uma forma de poder. Melian, Turgon, entre outros (para não citar Galadriel) eram Sabios- E isso implicava uma forma de poder. Outro aspecto do poder que eu vejo é a força de vontade. mas você pode discordar, é sua opinião e a respeito. sou apenas um iniciante. :osigh:
 
Eu também sou iniciante, portanto sem problemas :wink:

Maligno não é o mesmo que poderoso, mas o poder de Sauron era imenso, tanto que num texto da Duvendor diz que o Sauron do início da 2ª Era, era mais poderoso que o Morgoth do fim da 1ª.

Ossë decaiu principalmente devido à seu espirito, tanto que ele as vezes tem seu sentimento de violência ardendo, e faz coisas sem a Ordem de Ulmo.

A Sabedoria é uma forma de poder sim, mas Olórin não tinha seu poder na força física, ou na capacidade sub-criativa, e sim na sabedoria. Sauron, assim como Melkor, que tinha uma certa quantia da habilidade de cada um dos outros Valar, possuia todos os 3 aspectos, força, poder sub-criativo e sabedoria.
Turgon e Galadriel eram sábios à seu modo. Turgon foi sábio até o momento que recusou o conselho de Ulmo de deixar Gondolin e Galadriel conseguiu muito de sua sabedoria por ter vivido em Doriath junto de Melian.
 
Em certo aspecto eu concordo, mas vejo certos problemas:

Feanor Tinha o Fisico, o sub criativo e a sabedoria (sim, até sua loucura final.) Não é dificil rivalizar com o Morgoth em poder no final da terceira era, olha, ele passou parte de seu poder a seus servos, isso é dito no Silmarillion. O corpo estava cansado, pela exaustão causada pelo uso prolongado das Silmarills, e, a sabedoria estava minada pela covardia. Em suma, ele estava fraco na altura da guerra da ira. Mas diga-me, a vontade não pode ser uma forma de poder? :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo