Lórien*bsb disse:
Me desculpem minha ignorancia,se a pergunta for repetitiva e se todo mundo já falou sobre isso, mas alguém pode me dizer se tem alguma influencia de Tolkien em Star Wars?
tipo O retorno de Jedi, O Retorno do rei.....
Pura coincidência?
Naum existe conicidência no mundo da arte, sobretudo no q diz respeito a filmes comerciais. O q existe basicamente é a mesma história, contada de um modo diferente ou uma história q parece diferente, mas no fundo, tem uma série de elementos de coisas anteriores.
No caso de Star Wars, George Lucas chegou a afirmar q se inspirou na obra de Tolkien para fazer a sua.
As semelhanças podem ser sutis, mas existem. Por exemplo: esse negócio todo de história dividida em partes, infinidade de reinos, hierarquias, personagens, gente q se corrompe, o lado do mal, saga do herói...
É óbvio q essas coisas naum dizem respeito só a Star Wars e Senhor dos Anéis. Tem Shakeaspeare, mitologia nórdica e Deus lá sabe mais o q nesse caldeirão.
Em relação à Senhor dos Anéis, a trilogia influenciou bandas de rock, outros filmes, escritores (J.K. Rowling naum teria escrito Harry Potter se SdA naum existisse), desenvolvedores de games e RPG.
O interessante é q a SdA "tomou" o lugar de Star Wars em Hollywood. tornou-se a ficção/fantasia mais badalada dos últimos tempos (mais q Matrix até. Reloaded foi uma decepção p/mim) e ofuscou os novos episódios de saga interestelar em todos os aspectos: trama, efeitos visuais, atuação e cenas de ação.
Eu resolvi criar esse tópico justamente pq George Lucas se dizia o mago dos efeitos especiais em Hollywood eteve uma grande surpresa. Ele disse tb uma vez q só a sua produtora Light & Magic poderia criar no cinema o universo descrito por Tolkien nos livros. Se deu mal.
Essa comparação q vc fez: Retorno do Rei e Retorno de Jedi tem sentido.
Essa coisa de retorno de herói é muito batida. O herói/ herdeiro do trono/posição de comando precisa recuperar o reino perdido/corrompido e restaurar a paz (seja ela no planeta ou na galáxia).
É mais ou menos por aí.