• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que aconteceria com a economia se os robôs eliminassem a maioria dos empregos?

O que aconteceria com a economia se os robos e a inteligencia artificial evoluissem a ponto de eliminar a maioria dos empregos e deixar a maior parte das pessoas desempregadas?Como que as pessoas ganhariam dinheiro para comprar produtos para satisfazer suas necessidades e estimular a economia?Como as empresas teriam receita para se manterem e como iriam ter lucro?E o governo?De onde viriam os impostos?

Os bens e serviços se tornariam de graça já que a população estaria desempregada e não teria mais dinheiro?Os impostos deixariam de existir?Se isso acontecer o padrão de vida da população iria melhorar muito_Ou não?O dinheiro iria desaparecer?
 
De acordo com a história do mundo e o com os livros de ficção científica depende muito do "mind set" ou mentalidade da população.

Na Europa de antigamente parte da nobreza via a atividade física e o trabalho como uma maldição, talvez ecoando o estado de queda de graça presente em tradições como naquela em que Adão foram amaldiçoado com trabalho após o pecado por obedecer a serpente no Éden.

Em caso de não haver tecnologia barata e de qualidade suficientemente alta o bem estar da população não é alcançado e distopias iguais as do filme do Stallone "O Juiz" vão criar separação entre uma super classe e um classe pobre vivendo de lixo no subterrâneo.

Entretanto essa não é a única forma de "dar errado". Mecanismos automáticos são falhos para prever situações de emergência alimentando erros fatais que promovam crises em sociedades imaturas podendo fomentar a autodestruição.
 
De certa forma a automação industrial já é uma realidade. Várias atividades que antes eram executadas por humanos são hoje executadas por máquinas em processos cada vez mais automatizados.

O que eu penso é que se a transição de mão-de-obra puramente humana para automatizada for feita lentamente, acaba havendo tempo para que o ocorra o reposicionamento do mercado de trabalho, já que há a necessidade crescente de bons programadores, desenvolvedores de programas, além de bons profissionais para garantir a manutenção dos equipamentos.

O problema é quando o avanço tecnológico ocorrer de forma muito rápida e aí acaba não havendo tempo hábil para que as pessoas possam adequadamente se requalificar e adaptar as novas funções.
 

Tem legendas em português, pra quem precisar.
 
Creio que a possível solução financeira estaria em transformar todo cidadão em um investidor bem orientado, além de fornecer a cada habitante do planeta uma renda básica universal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo