1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eleições 2006 O que acham do voto nulo?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Jujuba!, 19 Abr 2006.

  1. Jujuba!

    Jujuba! Habitante de Othrya

    Tem gente que é a favor. Tem, gente que é totalmente contra.

    Estava pensando nisso. Se 50% da população brasileira anular o voto, aí nenhum candidato (mesmo o que receber maior quantidade de votos nestas cisrcunstâncias) será legitimado. E aí novas eleições terão que ser feitas com novos candidatos.

    O que acham?
     
  2. Asca

    Asca Usuário

    Acho que voto nulo é apenas uma forma de mostrar que você está omitindo sua opinião mostrar que você não está nem aí para o seu país e que pouco te importa se seu país terá um bom ou mal governate.

    Eu sou contra voto nulo, a não ser em caso muito extremo... que não é o caso.

    Essa é minha opinião.
     
  3. Vovin

    Vovin Steve Vai, The Mars Volta

    Eu considero o voto nulo válido se for por convicção, por ser contra o sistema, voto nulo por protesto ou então como parte de um objetivo maior é bobagem...

    Primeiro que achar que mais de 50% da população vai anular o voto é ingenuidade, segundo que achar que mudando os candidatos muda alguma coisa é uma ingenuidade maior ainda...
     
  4. Metz

    Metz ...

    isso é o voto em branco, você assume uma posição em que "o que vier tá bom", ao contrário do nulo que pode ser um protesto.

    Sou a favor do nulo, deveria ser mais divulgado principalmente para a população não politizada ou que simplismente "não sabe votar". Por isso sou a favor do voto facultativo também.
     
  5. Maedhros

    Maedhros Whadahell?

    Concordo. O voto nulo também demonstra que você não concorda com as propostas de nenhum dos candidatos, portanto resolveu se abster da escolha.
     
  6. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    É difícil mesmo, eu não sei se tenho opinião formada sobre isso. Por um lado, eu penso que, mesmo não concordando com nenhum dos candidatos, algum deles será eleito de qualquer maneira, então seria justificável votar no "menos ruim".
    Por outro lado, o argumento que o Maedhros citou é forte e tem validade. A previsão de que as eleições devem ser refeitas caso mais mais da metade dos votos seja nula deve ser em razão disso: não haveria legitimidade em um mandato em que mais da metade dos eleitores não votou em ninguém deliberadamente.
     
  7. Jujuba!

    Jujuba! Habitante de Othrya

    Pozé! E se os candidatos a presidência continuarem sendo esses... :tsc: ... pff! Acho que vou ter que votar nulo também.

    Ou então eu faço um voto para o futuro. Voto naquele cara que, com toda acerteza, não vai ganhar (tipo o candidato do Partido Verde)


    PS: adorei seu avatar, Maedhros! :grinlove:
     
  8. TT1

    TT1 Dilbert

    Não concordo com esse argumento não. Isso é meio xenófobo, não? "Olha, voce nao sabe votar, então anula". O caminho não é por aí nao. Se a população é despolitizada, então temos que ensiná-la a ser política e ensinar que o voto dela tem peso.

    O voto nulo só não é pior que o voto em branco, que realmente é um idiotice.
     
  9. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Eu acho que o voto nulo é uma nulidade total, já que não serve nem como forma de protesto, eis que no final das contas acaba apoiando quem está em vantagem.

    Acho que deveria se tentar votar de verdade, e não ficar anualando porque não tem ninguém que presta. Se não tentar, não dá.
     
  10. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Ah, essa coisa de que se 50% da população votar nulo anula a eleição é lenda tá? Hoje, voto nulo e branco vale a mesma coisa. São descastados na hora de contar os votos e se conta apenas os votos válidos.

    Voto branco e nulo meio que significam que vc abdica do seu direito de opinar.
     
  11. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Não tem nenhuma diferença entre eles??
     
  12. Amanditas

    Amanditas Apaixonável

    acho q não bem por ai...
    se eu votar nulo, por exemplo, significa que nenhum dos candidatos me agradou, q ninguem ali, no meu ponto de vista, alcançou as expectativas de que poderia se tornar um bom governante....
     
  13. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Acho que etá havendo uma confusão entre voto nulo e voto em branco. Pelo que aprendi, o primeiro é a total anulação de seu voto e opinião, enquanto o segundo soma seu voto ao candidato que está na frente. Não é isso?

    Sou meio neutro quanto à questão do voto nulo. Se houvesse uma enquete aqui, eu anularia meu voto. :mrgreen:
     
  14. Amanditas

    Amanditas Apaixonável

    então acho q voto nulo só serve pra pelo menos mostrar que vc compareceu à zona eleitoral no domingo.....
     
  15. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Antes de qualquer discussão sobre votar nulo acredito que as pessoas deveriam se informar mais a respeito disso. Sobre o que significa, qual a diferença de votar branco e votar nulo, as conseqüências e afins.

    Aliás, falta informação até sobre COMO anular o voto. Eu nunca tentei, então não sei como fazer ou o que acontece. A máquina diz que estou "votando errado"? Isso é manipulador, de certa forma. Ou a máquina diz "com essa opção você estará anulando seu voto", simplesmente?

    Enfim, perguntas demais sobre um assunto que tem mais achismo do que dados específicos. :think:
     
  16. nana

    nana Usuário

  17. Pips

    Pips Old School.

    Ana

    Quando você anula o voto na urna eletrônica ele não mostra mensagem alguma, apenas que o canditato que você selecionou não existe. Se você digitar 69 não vai aparecer a foto de nenhum candidato (pelo menos não lembro de nenhum partido) e confirmar é considerado nulo.

    Quanto ao voto branco ele serve para realmente omitir a sua opinião, IMO. Enquanto o voto nulo serve (na teoria) para dizer que os candidatos não agradaram.

    Essa lenda de voto nulo que funcionou rolou em Santa Catarina (se não me engano) onde teve grande quantidades de votos nulos e tiverem que adiar a eleição.

    Alguém lembra dessa?

    EDIT: Deathie foi mais rápida
     
  18. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Esses sites não são meio tendenciosos. Fala-se de "protesto" e coisas do tipo, é uma panfletagem às avessas. No site do tse tem isso aqui:

    45. O que é voto nulo ?

    É considerado voto nulo quando o eleitor manifesta sua vontade de anular seu voto, digitando na urna um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados. No caso de uso de cédula de papel, é quando o eleitor faz qualquer marcação que não identifique de maneira clara o nome, ou o número do candidato, ou o número do partido político. O voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, ou seja não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.

    46. O que é voto em branco ?

    É considerado voto branco quando o eleitor manifesta sua vontade de não votar em nenhum candidato ou partido político, apertando a tecla BRANCO na urna. O voto branco, assim como o voto nulo, é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação. Antes da Lei 9.504/97, o voto branco era considerado válido, desde então não é mais.
     
  19. TT1

    TT1 Dilbert

    Isso mesmo, mas se o voto nulo for mais da metade, sao convocadas novas eleições, com o voto em branco nao.

    Falou merda, Fingol.
     
    Última edição: 20 Abr 2006
  20. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Mas o voto nulo ou branco diminui o número de votos válidos, dando vantagem a quem tiver na frente na corrida eleitoral.

    Ou seja, no final das contas, o eleitor está beneficiando um dos candidatos.
     

Compartilhar