1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O quão grande é a fúria dos Valar ?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Fëahin, 16 Mai 2008.

1. Fëahin

Fëahin Aurë entuluva !!!

Bom é dito no Silmarillion que os Valar se enfureceram com Morgoth, com os Homens de Númenor, mandaram tropas para a Beleriand, afundaram Númenor, lutaram na Guerra de Uttumo, entre outras atitudes mais "vigorosas".

Bom, mas algo que me deixou em dúvida foi : Se os Valar são teoricamente seres de puro bem, o quanto violentos podem ficar ? O quanto podem se infurecer ? O quão longe eles poderiam chegar ?

Efim, o que vocês acham ?

PS: Algo que pelo menos eu, acho que pesa na opinião, é que apesar de todos os seus atos, Morgoth também é filho de Eru e um Vala.

2. Rogério Magno

Rogério Magno Guarda da Cidadela

Re: O quão grande pode ser a fúria dos Valar ?

Triple Topic?

3. Excluído014

Excluído014 Excluído a pedido

Ah sei la..nunca parei pra pensar...seria a mesma furia de um cavaleiro da ordem da luz....sempre justos...ou algo assim....
    Eles são do bem...então...não podem ferir alguem so por diversão...

Triple Topic?

4. Morgomir

Morgomir Ou não.

Acho que a fúria deles pode se basear exatamente no amor que eles nutrem pelas suas criações, pelos filhos de Eru e pelos outros Valar. Como uma pessoa que vai acumulando raiva durante anos e um dia atire em todos em um supermercado (exemplo tosco retirado do filme "Tratamento de Choque").

5. Rogério Magno

Rogério Magno Guarda da Cidadela

OK... como meu primeiro post não conta e o da Paladina é identico nos dois tópicos... esse tópico aqui poderia ser deletado...

Então alguém da Moderação poderia deletar o tópico?

6. Finwë Fëfalas

Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

Em sua fúria podem destruir todo o mundo a deixar apenas Aman se quisessem.

Porém acho que Ilúvatar iria interferir se isso acontecesse, pois ai seria um ato maligno.

7. lukazjau

lukazjau Usuário

Creio que eles terima poder suficiente para destruir toda Arda, mas acho muito difícil eles fazer isso, já que são seres do bem, não é mesmo?
    Mas não é porque eles sejam do bem, que eles não se chateiam com os povos da TM, acho que se fossem extemamente aborrecidos ou provocados, não iriam ter tanta piedade dos seres da Tm não!!

8. Almirante Ackbar

Almirante Ackbar Usuário

É incabível seres com Manwë chegarem ao ponto de ter um ataque de fúria em nenhum momento eles expressaram isso, o ser "angelical" são suas expressões "isentos do mal" muitos não conseguem compreenderem as ações de Melkor. Mas posso ta errado, um exemplo é a Guerra da Ira não é a toa que é chamada de "Ira", mas não consigo ver aqueles seres de sabedorias incomensurável, cheios de princípios de boa fé. O ato da violência dever ser o ultima ação a ser buscada.

Mas voltando ao tópico, se eles chegasse a tal ponto, meu irmão sai da frente...

9. Guilherme Thorikan

Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

Os Valar tem um poder enorme, porém, a fúria dele vem em forma de bem.
    Os Valar são seres puros e do bem, são justos com os Filhos de Ilúvatar, até os mesmos não quebrarem o "pacto" ou "causar uma desordem" que é o caso do Fraticidio de Aqualondë e o Juramento de Fëanor.
    Apartir do momento que os filhos de Ilúvatar resolvem dar uma de "machões" e enfrentar a autoridade dos Valar, eles precisam tomar uma atitude pra não perderem o controle. É aí que eles usam seus poderes.
    Podemos comparar isso com uma família: O filho, que por sinal é uma peste, faz traquinagens, os pais o castigam, mas não para judiar dele mas para faze-lo aprender o que é certo. O filho cresce e os pais já não podem colocar de castigo, então deixa ele aprender com os próprios erros e tentar concerta-los.

Espero que tenha exposto minha idéia e minha comparação claramente.
    Abraços!

10. Fëahin

Fëahin Aurë entuluva !!!

Nossa meu PC deu um problema, e aparecia que eu não podia criar tópicos no momento porque o site tava com problema. Aí falava pra tentar de novo, o que eu fiz três vezes até que desisti. Só vi agora que criou mesmo o tópico. :disgusti:

Já é a segunda vez que isso acontece. É sempre que eu crio um tópico. O que será que está acontecendo ? :think:

Bom eu gostaria de pedir desculpas a todos e pedir a moderação que fizesse desse o tópico oficial. Obrigado. :mrgreen:

PS: Acho que vou ter que parar de criar tópicos. :lol:

11. Cael

Cael Usuário

Creio que sua furia seria grande porem justa como falaram acima, a furia de um cavaleiro da luz...pois ja q são seres de puro bem, no minimo seriam justos...

12. Fringway

Fringway Andarilho do Norte (187)

Eu acho que apesar de serem Valar, de serem supostamente sábios, a fúria deles pode vez ou outra acabar sendo exagerada. Eles também têm características humanas, impulsos, etc, e isso não é visto apenas com as ações do Melkor, mas também de alguns Valar.

Então eles podem ter uma fúria tão grande que acabaria fazendo eles agirem sem razão vez por outra.

13. Seiko-chan

Seiko-chan Retardada

Bom, alguns de nós chega a comparar a Bíblia ao Silmarillion, tantas as semelhanças e referências que Tolkien usou. Os Valar podem ser interpretados como a fúria de uma Natureza em criação, de um planeta que nasce e passa por transformações - uma mitologia, como os gregos usavam para justificar o que não conseguiam compreender. Tolkien deu características humanas a eles, como os gregos fizeram com seus deuses.

Nossa, olha eu de Trans Hellmann's de novo (viajando na maionese... :oops:)

Em relação aos Valar, estamos falando de fúria elemental, da fúria da Natureza, propriamente dita... E a Natureza não se enfurece por ser má, ou vingativa... Porém poderosíssima, pois cria, destrói e recria a partir dos destroços.

14. Fëahin

Fëahin Aurë entuluva !!!

Obrigado moderação ! :mrgreen:

Bom eu acho muito importante considerar a humanidade dos Valar, como foi dito. Apesar de terem controle sobre Arda, que sabe até onde podem considerar a se mesmos ? Em um impulso poderiam fazer o que não querem. São poderosos de mais, demodo que um pequeno ato deles poderia ser catasteófico para os filhos de Eru.

Bom, os Valar tem controle sobre os elementos. Vamos pegar Ulmo e a chuva de exemplos. Será que cada gosta que toca o solo de Arda passou pela "juridição" de Ulmo ? Em uma de minhas viagens pensei que eles tivessem algo como um piloto automático, um clima autorregulador por exemplo. Assim nem todo mundo morto em uma tempestade seria culpa de Ulmo. Não que ele pudesse evitar se quisesse.

Concluindo, éu acho que o que poderia responder o tópico é o nível de autocontrole d'Os Senhoes do Oeste. ( mesmo sendo uma resposta vaga :lol:. )

Compartilhar