• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O quão escura pode ser a cor da pele de um elfo?

Muca

Bichinho viajante.
Eu estava lendo aqui agora O Silmarillion, mais precisamente o capítulo De Maeglin, onde conhecemos Eöl, o elfo escuro. Eu nunca imaginei um elfo-escuro com a pele morena, pois este escuro se refere ao fato dos elfos escuros não terem visto a Luz que existiu antes do Sol e da Lua.

Pra mim todos os elfos tem pele clara, até porque fazem parte de uma nova mitologia europeia, mas teve um trecho do livro que me chamou a atenção.

Quando Maeglin atingiu sua plena estatura (...) Era alto e tinha cabelos negros; os olhos eram escuros, porém brilhantes e perspicazes, como os olhos dos noldor; e sua pele era branca.

J. R. R. Tolkien - O Silmarillion. 5ª edição. Tradução de Waldéa Barcellos. Martins Fontes.

Não faria sentido deixar claro que a pele dele era branca se todo elfo tivesse a pele clara, entretanto não acredito que tenha existido um elfo tolkieniano com a pele escura de fato como a de um africano, mas poderia um elfo ter a pele parda?

Há algum trecho que dê uma pista disso, ou a "pele morena" de Tolkien seria algo como a imagem abaixo? Um branco bronzeado.

Ver anexo 250px-John_Howe_-_Elessar.jpg
Na imagem Aragorn II. Não é um elfo, mas ajuda a ilustrar a pergunta.


Certamente já houve outros tópicos aqui discutindo sobre a aparência dos elfos, principalmente sobre a cor dos seus cabelos, mas eu não consegui encontrar pelo sistema de busca um tópico falando especificamente sobre a cor da pele dos elfos. Perdoem-me se o tópico for repetido.
 
Questão interessante, de cabeça não tenho muito a acrescentar. Já vi aqui no fórum sendo dito que Eöl tinha pele morena, mas numa pesquisa rápida não achei o trecho. Curiosamente, é dito aqui que em versões antigas da mitologia Maeglin tinha pele morena.
 
Pelo que os livros contam a descrição dos povos élficos seguiria dentro de um imaginário europeu do qual Tolkien se inspirava e para o qual ele escrevia.

O que significa dizer que para além da separação de elfos iluminados e não iluminados pelas árvores havia uma ordem física que os direcionava para ver a luz das árvores (a luz das silmarili também tinham efeito físico sobre os corpos de quem as via mas era menor que o efeito das árvores tanto que quem via uma Silmaril não virava elfo da luz) bem como as separações internas dos povos caucasianos. Logo, escuro pode significar alguém de pele branca mas com pele e cabelo mais escuros que o normal (existem brancos mais rosados, outros mais pálidos/azulados e ainda alguns que se bronzeiam um pouco).

Logo, os elfos relutantes que apareceram por último também possuem menor afinidade e menor pressa para terem com a luz, em parte porque seus corpos também podem ser mais escuros e frágeis para com a luz que os dos parentes. E sua natureza, bem como a atmosfera e elementos que os envolviam seriam também mais escuros.

Na história do filme "Roan Inish" os Dark Ones são pessoas com cabelo mais escuro, pessoas com sangue de Selkie são mais caladas, reservadas e isolados de todos. Então gosto de imaginar que fisicamente havia algo de escuro nos elfos escuros tanto quanto havia algo de claro nos "elfos louros que viram as árvores".
 
Obrigado pelas respostas.

Fiquei curioso sobre esse filme The Secret of Roan Inish, vou ver se consigo encontrá-lo para assistir.
 
Disponha, eu assisti esse filme via Netflix, só não lembro se foi no catálogo britânico, americano ou no brasileiro.

E também tem o livro do filme mas está fora de impressão e há quem cobre até mil dólares por um volume.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo