• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

o q Gandalf queria dizer com isso

A citação tá aqui:

Tolkien disse:
Ele foi enviado por um mero plano prudente dos Valar angélicos ou governantes; mas a Autoridade tinha assumido este plano e o ampliado, no momento de seu fracasso. ‘Desnudo fui enviado de volta – por um breve tempo, até que minha tarefa estivesse cumprida’. Mandado de volta por quem, e de onde? Não pelos ‘deuses’ cujo entendimento é só com este mundo encarnado e seu tempo; porque ele passou ‘além do pensamento e do tempo’.

Mith disse:
Mas de uma mesma forma ele fez tipo um lembrete dos Valar.

Sei. Então Cirion era regente dos Valar também, além de ser regente de Eru?
 
Swanhild disse:
A citação tá aqui:

Tolkien disse:
Ele foi enviado por um mero plano prudente dos Valar angélicos ou governantes; mas a Autoridade tinha assumido este plano e o ampliado, no momento de seu fracasso. ‘Desnudo fui enviado de volta – por um breve tempo, até que minha tarefa estivesse cumprida’. Mandado de volta por quem, e de onde? Não pelos ‘deuses’ cujo entendimento é só com este mundo encarnado e seu tempo; porque ele passou ‘além do pensamento e do tempo’.

Isso é algo que nunca me ocorrera... quer dizer que Gandalf saiu de Ëa quando ele perdeu sua forma física em Moria? Saiu do tempo?
 
Se vc quer mesmo saber, Elrond, eu estive justamente discutindo algo relacionado com isso aí com o Mormega no Condado por esses dias, e fiquei cheia de dúvidas. Eu não duvido em nada de que a intenção do Tolkien era fazer do Gandalf um enviado de Eru em seu retorno; ele mesmo acaba afirmando isso aí nesse trecho que eu postei. Mas de repente me parece que o Velho não foi muito bem sucedido nisso. Não sabemos exatamente o que significa 'sair do tempo', embora a interpretação óbvia seja que ele saiu de Eä. Por que Gandalf teria que sair de Eä ao 'morrer'? Por que não aconteceu o mesmo com Saruman? E como fica a afirmação de que os ainur não podiam sair de Eä até a História se completar?
 
Ou não. Pode ser que Gandalf tenha sido "convocado" pelo próprio Eru, talvez para receber novas "instruções", ou então para servir como emissário do próprio Iluvatar (que, como é dito na carta que a Swan postou, assumiu Ele mesmo o plano no momento em que Gandalf caiu em Moria). Eu já acreditava numa coisa mais ou menos parecida com isso, e agora acredito ainda mais depois de ler a última coluna do Martinez na Dúvendor (não que ele seja a fonte mais segura, mas acho que o que ele escreveu lá faz sentido).

[edit]Tá aqui o link da coluna do Martinez que eu citei. Leiam, é muito boa.

http://duvendor.gamevortex.com.br/Colunistas/Colunas_14_1.htm
 
Boa essa explicação, Charlie. Resolve os problemas apontados aqui e também a dúvida com que eu fiquei na minha questão com o Mormega. :)

Edit: Até mudei a assinatura depois de lembrar daquela citação do Livro de Daniel.
 
bom vamu iluminar um pouco aki
os istari eram maiar dos valar O_O
eles foram mandados a tm para "protejela"
eram eles

saruman o branco maiar d aule c nao me engano
gandalf o cinzento d manwe
radagash (nao me lembro bem o nome) o castabgo d yavanna
e os magos azuis
gandalf era o mais sabio dos maiar axo q por isso ele era o regente
mais saruman e os outros eram meros maiares com menos poder assim como sauron, + q foram obrigados a ter um corpo fisico vulneravel como os homens

recomendo a leitura do contos pois ele da alguma informacao sobre isso

nao me perguntem sobre os magos azuis radagash ou o oeste pois nem eu nem ngn sabe
 
thunderbreaker disse:
bom vamu iluminar um pouco aki
os istari eram maiar dos valar O_O
eles foram mandados a tm para "protejela"
eram eles

saruman o branco maiar d aule c nao me engano
gandalf o cinzento d manwe
radagash (nao me lembro bem o nome) o castabgo d yavanna
e os magos azuis
gandalf era o mais sabio dos maiar axo q por isso ele era o regente
mais saruman e os outros eram meros maiares com menos poder assim como sauron, + q foram obrigados a ter um corpo fisico vulneravel como os homens

recomendo a leitura do contos pois ele da alguma informacao sobre isso

nao me perguntem sobre os magos azuis radagash ou o oeste pois nem eu nem ngn sabe
Er, bom, acho que o que você postou não faz muito sentido, amigo. Ok? :wink:
 
thunderbreaker disse:
bom vamu iluminar um pouco aki
os istari eram maiar dos valar O_O
eles foram mandados a tm para "protejela"
eram eles

saruman o branco maiar d aule c nao me engano
gandalf o cinzento d manwe
radagash (nao me lembro bem o nome) o castabgo d yavanna
e os magos azuis
gandalf era o mais sabio dos maiar axo q por isso ele era o regente
mais saruman e os outros eram meros maiares com menos poder assim como sauron, + q foram obrigados a ter um corpo fisico vulneravel como os homens

recomendo a leitura do contos pois ele da alguma informacao sobre isso

nao me perguntem sobre os magos azuis radagash ou o oeste pois nem eu nem ngn sabe

Humm... E eu recomendo a leitura do SDA, do Silmarillion, do Hobbit, e de uma Gramática da Língua Portuguesa se possível. :wink:
 
auhuahauhauhauhauahua

e eu recomendo a leitura dos posts anteriores...

é por essas e outras que eu digo... Esse fórum é fantástico!!!!!! :lol: :lol:
 
Mith disse:
thunderbreaker disse:
bom vamu iluminar um pouco aki
os istari eram maiar dos valar O_O
eles foram mandados a tm para "protejela"
eram eles

saruman o branco maiar d aule c nao me engano
gandalf o cinzento d manwe
radagash (nao me lembro bem o nome) o castabgo d yavanna
e os magos azuis
gandalf era o mais sabio dos maiar axo q por isso ele era o regente
mais saruman e os outros eram meros maiares com menos poder assim como sauron, + q foram obrigados a ter um corpo fisico vulneravel como os homens

recomendo a leitura do contos pois ele da alguma informacao sobre isso

nao me perguntem sobre os magos azuis radagash ou o oeste pois nem eu nem ngn sabe
Er, bom, acho que o que você postou não faz muito sentido, amigo. Ok? :wink:


pois ze rpz tbm axo q nao faz mto sentido mais eh uq t nos contos ... com outras palavras mais o espirito eh o msmo

fica mais ou menos assim
quando gandalf chega pra falar com denethor ele ja resucitou e voltou como o branco certo? o branco era o regente dos istari logo
sauron + saruman = istari do mal
istari do mal - radagast - magos azuis = so gandalf
gandalf + morte do balrog e keda dos outros istari = gandalf se torna o regente
algo assim
os calculos estao corretos
quem mi intende intende quem nao intende ... fica por isso msmo

portanto ele alem d ser o mais sabio dos maiar tbm era o rei deles ... bom dos istari essas coisas sao mto obscuras
tolkien morreu sem completar
eu tbm queria saber mais um pouco sobre o leste ou seria oeste
nao sou mto bom eh direcoes
+ akela terra de onde os primeiros homen vinheram e onde gandalf nunca teve a coragem d ir como seria o novo continente???
 
thunderbreaker disse:
Mith disse:
thunderbreaker disse:
bom vamu iluminar um pouco aki
os istari eram maiar dos valar O_O
eles foram mandados a tm para "protejela"
eram eles

saruman o branco maiar d aule c nao me engano
gandalf o cinzento d manwe
radagash (nao me lembro bem o nome) o castabgo d yavanna
e os magos azuis
gandalf era o mais sabio dos maiar axo q por isso ele era o regente
mais saruman e os outros eram meros maiares com menos poder assim como sauron, + q foram obrigados a ter um corpo fisico vulneravel como os homens

recomendo a leitura do contos pois ele da alguma informacao sobre isso

nao me perguntem sobre os magos azuis radagash ou o oeste pois nem eu nem ngn sabe
Er, bom, acho que o que você postou não faz muito sentido, amigo. Ok? :wink:


pois ze rpz tbm axo q nao faz mto sentido mais eh uq t nos contos ... com outras palavras mais o espirito eh o msmo

fica mais ou menos assim
quando gandalf chega pra falar com denethor ele ja resucitou e voltou como o branco certo? o branco era o regente dos istari logo
sauron + saruman = istari do mal
istari do mal - radagast - magos azuis = so gandalf
gandalf + morte do balrog e keda dos outros istari = gandalf se torna o regente
algo assim
os calculos estao corretos
quem mi intende intende quem nao intende ... fica por isso msmo

portanto ele alem d ser o mais sabio dos maiar tbm era o rei deles ... bom dos istari essas coisas sao mto obscuras
tolkien morreu sem completar
eu tbm queria saber mais um pouco sobre o leste ou seria oeste
nao sou mto bom eh direcoes
+ akela terra de onde os primeiros homen vinheram e onde gandalf nunca teve a coragem d ir como seria o novo continente???
Bom, agora eu consegui entender a sua colocação. Mas tem uns poréns:
-Radagast, em seus cálculos, devia ser nulo, já que ele não queria participar da Guerra do Anel.
-Saruman, não é necessariamente do mal. Ele era do bem, mas depois foi corrompido por Sauron. :wink:

E sacanagem vocês ficarem debochando do cara. :|
 
Radagast, em seus cálculos, devia ser nulo, já que ele não queria participar da Guerra do Anel.
Não é que ele não queria participar da guerra do anel, acho q ele começou a amar a TM e as coisas q nela estavam de tal maneira que não tinha mais o desejo de voltar para Aman, e não importava-se mais com sua missão, e Galdalf foi o único que persistiu fielmente no disígnio original dos Valar e por isso tornou-se seu "regente"
 
quando gandalf chega pra falar com denethor ele ja resucitou e voltou como o branco certo? o branco era o regente dos istari
Não, o branco não era regente, e sim líder dos istari. Gandalf quando volta como o Branco, diz pra Argorn, Legolas e Gimli que ele é o que Saruman deveria ter sido, ou seja, líder da resistência dos Povos Livres da Terra-Média contra a sombra de Sauron. Se Gandalf, como o Branco, fosse regente de alguém, acho mais provável que fosse do próprio Ilúvatar, como confirmado aqui:

Tolkien disse:
Ele foi enviado por um mero plano prudente dos Valar angélicos ou governantes; mas a Autoridade tinha assumido este plano e o ampliado, no momento de seu fracasso. ‘Desnudo fui enviado de volta – por um breve tempo, até que minha tarefa estivesse cumprida’. Mandado de volta por quem, e de onde? Não pelos ‘deuses’ cujo entendimento é só com este mundo encarnado e seu tempo; porque ele passou ‘além do pensamento e do tempo’.
 
Swanhild disse:
Em tese todos os istari deviam ter essa preocupação, e assim todos eles poderiam se dizer regentes no mesmo sentido que Gandalf. Mas só ele permeneceu íntegro até o fim.
E quanto a Radagast? Este também não manteve-se íntegro até onde os contos alcançam?
 
harmien disse:
Peregrino disse:
ele manteve-se integro, entretanto não tomou posição na hora decisiva, foi omisso.

Ah, é sempre bom esclarecer......
Ele ficou encantado com a criaturas de Yavanna na Terra-média, por isso manteve-se íntegro. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo