1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

o q Gandalf queria dizer com isso

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Finrond, 9 Ago 2004.

1. Finrond

Finrond Usuário

estava lendo o senhor dos aneis o retorno do rei e me deparei com uma fala no primeiro capitulo quando gandalf fala com denetor a fala eh mais ou menos assim:
    ' - A não ser que o rei retorne?- Disse Gandalf.- Bem meu senhor Regente, é sua tarefa manter algum reino tendo em vista esse evento, que agora poucos esperam ver. Nessa tarefa terá toda minha ajuda que estiver disposto a pedir. Mas vou lhe dizer isto: a lei de nenhum reino é minha, nem a de Gondor nem a de qualquer outro, grande ou pequeno. Mas todas as coisas que correm perigo no mundo como ele representa, estas são minhas preoucupações. E, de minha parte, não terei fracassado inteiramente em minha missão, mesmo que Gondor venha a perecer, se alguma coisa atravessar esta noite e ainda puder crescer bela e da flores e frutos de novo nos dias vindouros. Pois também sou um regente. Você não sabia?
    Q regencia eh essa?

2. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Dos Poderes do Oeste.

3. **EvenStar**

**EvenStar** Usuário

isso ele era regente dos Valar

4. Anna Cwen

Anna Cwen Ourificada

Manwe manda Olórin - que era o nome original dele - à Terra Média como seu enviado, junto com os outros Istari, para proteger a TM do "poder escuro" que ainda a rondava. A regência dele é esta : ele cuida da TM em nome de Manwe, que por sua vez 'rege' Arda em nome do Criador.

ps: ao menos, é assim que eu compreendo essa passagem :mrgreen:

5. Swanhild

Swanhild Usuário

E os outros Istari, eram regentes também? :think:

6. Primula

Primula Moda, mediana, média...

Talvez tenham esquecido o que é ser regente: não apenas mandar desmandar, ter poder, mas usar o poder pra proteger seu reino e seus habitantes. :mrgreen:

7. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Bom, não sei... Que eu saiba apenas o Conselho Branco sabia da origem dos Istari, o que não faria sentido Gandalf falar isso a Denethor....

8. Eönwë Ð

Eönwë Ð Arauto de Manwë

Denethor pode não ter entendido o sentido real da frase, pois não sabia a origem de Gandalf.

9. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Denethor não era estúpido. Ele sabia que Gandalf não era nem elfo nem humano. Sabia também quem eram os Valar e Maiar. Sabia que Sauron era daquele povo e podia muito bem concluir que Gandalf também o era.

10. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Sim, Denethor era muito versado nas tradições. E o sangue do Ponente corria nas suas veias, de algum modo; ele podia ler nos olhos das pessoas muito mais do que elas julgavam mostrar. Ele muito provavelmente sabia quem realmente era Gandalf.

11. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

E quanto a Sarumam? Ele antes da queda era o mais poderoso entre os Istari. Ele também era regente? Por que os Valar mandaram tantos regentes(Istari) à terra-média? :o?:

12. Anna Cwen

Anna Cwen Ourificada

hum... não, não acho que todos os istari eram "regentes", pelo menos naquele momento da estória, apenas um deles se via (e se portava) desta forma.

eu digo que entendo gandalf como regente porque ele havia sido enviado POR PEDIDO DE MANWE, especificamente, enquanto os outros istari foram enviados, se não me engano, por um conjunto de valar ou por um ou outro (o radagast parece ter alguma ligação com Yavanna, por seus interesses, ainda que na verdade eu não saiba "de quem" ele era).
    Istari não é sinônimo de regente, como eu falei acima. Os Istari são enviados à TM para de alguma forma ajudar os povos livres contra o Senhor Escuro, e são a única ajuda que os Valar dão após a queda de Númenor e o mundo se tornar "redondo" (se não me engano)

13. Swanhild

Swanhild Usuário

Anna, fora o Saruman, que era chefe deles, todos os istari tinham o mesmo status quando foram enviados pelos Valar. Gandalf não era diferente dos outros três (Saruman à parte, ok?) por ter sido mandado por Manwë.

Acho que o Gandalf chama a si mesmo de regente para indicar alguma coisa não muito exata, uma característica dele, mais do que um posto preciso.

Quanto ao que era essa característica, o que a Primula disse faz algum sentido e combina com aquela fala de Gandalf:

Enquanto istar, Gandalf não usa seu poder dessa forma, mas ele tem pelo menos a preocupação de cuidar e orientar.

Em tese todos os istari deviam ter essa preocupação, e assim todos eles poderiam se dizer regentes no mesmo sentido que Gandalf. Mas só ele permeneceu íntegro até o fim.

E tem uma outra coisa. Quando Gandalf voltou à TM depois de cair em Moria, ele já não era mais apenas um dos istari. Seu poder e autoridade haviam sido ampliados por Eru, que o mandara de volta. Então, pode ser também que Gandalf tenha se referido a si mesmo como regente pensando nessa sua nova condição, que era única.

De qualquer forma, Gandalf havia sido mandado (nas duas vezes) para proteger e orientar a Terra Média e seu povos livres. Esse é bem o papel de um regente, independente do modo como ele faça isso.

14. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Cada istari era regente do respectivo vala que lhe enviou à Endor. Assim poderiamos dizer que Saruman, por exemplo era regente de Aulë, e assim por diante. Pelo menos ao meu ver era assim, já que cada istari foi escolhido por um respectivo vala pra designar uma função em seu nome na terra-media.

15. Anna Cwen

Anna Cwen Ourificada

Entendi seu ponto, Swanhild, :obiggraz: embora possa dizer que minha interpretação quando li o livro não foi essa, foi mais parecida com o que o Feanor escreveu aí em cima.

16. Swanhild

Swanhild Usuário

O problema com esse enfoque é que isso nivela Saruman com os demais, Anna. Aí a gente tem Gandalf como regente de Manwë, Saruman como regente de Aulë e Saruman chefe de Gandalf; fica um pouco esquisito. E cada regente se reportava no máximo a Saruman e aos demais istari. Nenhum deles agia em nome dos Valar.

17. Anna Cwen

Anna Cwen Ourificada

eu entendi, Swanhild. :obiggraz:

18. Mith

Mith This server is too busy!

Só tem uma coisinha: foi Mandos quem deixou Gandalf voltar a TM.
    Eu acho que nenhum dos Istari saiam pela TM a fora gritando o nome dos Valar, mas indiretamente eles os representavam. Até no RdR, Gandalf fala o seguinte na coroação de Aragorn:

19. Swanhild

Swanhild Usuário

A carta 156 nega que Gandalf tenha sido mandado de volta por qualquer um dos Valar.

Eu também acho que não. Além de desnecessário, seria um comportamento pouco digno de uma pessoa de respeito como Gandalf era, isso independente de ele ser um regente ou não.

Por esse raciocínio, se eu pegar por exemplo o juramento de Cirion, ele prova que Cirion era representante de Eru em Arda.

20. Mith

Mith This server is too busy!

Ok, você poderia colocar aqui o trecho para nós? :wink:
    Mas de uma mesma forma ele fez tipo um lembrete dos Valar. Tanto que cada um era vassalo de um deles na TM, então os representava (mas a contradição da carta #156 me deixou com dúvidas! :|)

Compartilhar