• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O prisioneiro de Beleriand-Melian e Merlin

Ilmarinen

Usuário
O que Melian a maia e o mago Merlin podiam ter em comum? Até que ponto o imaginário arthuriano teria influenciado a mitologia da Terra Média em seus primórdios?

Uma das mais interessantes e lúdicas influências mitológicas em Tolkien. Nunca discutida , até onde sei, em lugar nenhum, salvo aí.

O prisioneiro de Beleriand-digo, Brocéliande

Só agora que o estudo da influência da mitologia celta sobre Tolkien está sendo realmente discutida em inglês.

Dêm uma olhada e tirem as próprias conclusões.

Foi muito divertido e instrutivo fazer a pesquisa pra esse post.

Tem tudo a ver com um outro texto em inglês que eu vou blogar logo, logo e que, acho , a Valinor deveria até traduzir pra dar uma aclarada na matéria das influências recebidas por Tolkien.

Enjoy :)
 
Curioso estudar a potencialidade do personagem de Melian.

Poucas vezes vemos um Maiar atuar tão diretamente nas terras de cá como ela. A exceção de Sauron e Balrogs os outros Maiar queriam agir nos bastidores, procurando evitar posições de liderança direta, especialmente a realeza dos filhos de Eru.

Essa situação de não interferência muda quando ela se junta a Thingol e assume para si parte do destino dele, ou parte do destino de um dos filhos de Eru. Durante a cena na floresta, os poderes de Maiar livre de Melian devem ter se precipitado e muitos laços que a prendiam a Aman e aos Valar devem ter se congelado para poder cumprir com uma missão maior que ela mesmas.

Ficamos pensando qual era a natureza da origem do poder que Melian liberou em suas fronteiras. Será que era tudo dela mesma? O que foi que cada um deles dera em troca para que algo assim se realizasse?

Nos contos de fada a história sempre caminha em duas mãos. Se por um lado o príncipe precisa lidar com o "dragão" da princesa a princesa precisa lidar com o lado "cavalo" do príncipe.

Se Melian tolerasse a Thingol e Thingol tolerasse a Melian teríamos um equilíbrio cujo fruto foi o reinado e uma filha.

Imagino que o que prendeu por anos a fio, prendeu em uma malha maior. Segundo Melian o reino deles estava atrelado ao destino de um reino maior (o mundo). O seu sustentáculo se manteria sempre que as coisas de fora se mantivessem de longe, como notícias de uma história de fantasia. Ocultando o mundo dos olhos do sustentáculo e ocultando o reino de Melian dos olhos do mundo, fazendo com que mesmo Morgoth não pudesse entrar nessas terras.

Quando pela primeira vez algo se infiltra no encantamento de ocultação, percebemos que uma força maior atravessou a tolerância mútua do casal. Poderia ter sido por causa do destino de Beren ou pela força que movia as Silmarils, e é interessante notar que em seu amor Thingol e Melian não tinham total controle.
 
Última edição:
Eu sempre achei que Melian tem um papel maior do que aparenta... Porém a extensão disso tudo ainda é meio desconhecida...
O interessante é que ela é a única que pode se reproduzir, a única que realmente amou, e a única que viu tudo, e vivenciou de tudo na primeira era.
Trazendo para um panorama meio teológico, acho que Melian seria o que se pode chamar de Deusa humana, pois conseguiu ter emoções e sentir as dores do parto...
Mas é curioso saber que Tolkien teve inspirações Arthurianas tão significativas...
Estou lendo tudo agora...
 
Desde que li o Silmarillion fiquei fascinado pela história de Elu Thingol e Melian, gostei bastante da discussão!
 
Última edição:
De fato, depois de ter lido o conto de Merlin e Viviana, são inegáveis as semelhanças entre os dois relatos. Tolkien nunca escondeu que era um grande estudioso da mitologia bretã e um filólogo. A começar pelo nome de Melian que surge em outras narrativas; um recurso muito utilizado por escritores de fantasia ou ficção para traçar a personalidade ou o papel de determinado personagem. Não surpreende que o Professor tenha queimado décadas de estudos para criar o Legendarium... se dar vida a um pequeno conto já é demorado, imaginem unir dois ou mais mitos para criar algo novo!
 
Poxa, essa influência é bem provável sim. Só de ler o titulo do tópico me caiu a ficha e eu fiz a associação entre a estória de Merlim e Viviane com a estória de Melian e Thingol.
 
Botei algumas novas ilustrações e pedaços do quadrinho Arthur, uma Epopéia Celta, com a adaptação da história de Merlin e Gwendolyn. Ficou muito bonito. E ainda há pelo menos mais dois ítens interessantes pra essa comparação mostrando a origem céltica de Melian que irão pra outro post que vou fazer logo.
 
Fiquei com uma dúvida, as semelhanças de Viviana com Melian se resumiram ao encontro com seus respectivos parceiros ou a fada também teve um filho ou filha com Merlin? Apesar da natureza feérica da donzela, são comuns as histórias de envolvimentos de fadas com humanos. Não encontrei nada sobre algum fruto perdido do mago druida... é que meu inglês é basico do básico :dente:
 
Bom, pra falar a verdade, tem uma história moderna de Walter Scott onde Arthur tem uma filha com a meia-fada Gwendolen no lugar de Merlin. A danada da filha era uma vilã, ao contrário de Lúthien e, por causa disso, Merlin a colocou sob um encantamento de sono do qual ela foi despertada por um cavaleiro chamado Rolando quinhentos anos depois. Ele fez isso pq a tal Gyneth impunha um torneio interminável dos pretendentes pela mão dela, onde um filho dele teria morrido ; Você vê que são os mesmos motivos recombinados em padrões diferentes e com uma inversão de papéis.

GYNETH
In a modern work, Sir Walter Scott's BRIDAL OF TRIERMAIN (1813), daughter of Arthur by the half-fairy Gwendolen. Because of her cruelty, Merlin had her fall into an enchanted sleep from which she was awakened by Sir Roland de Vaux.

Olha a história aí

THE BRIDAL OF TRIERMAIN

Resumo:Bridal of Triermain

Agora paralelo mais próximo de homem mortal tendo filho heróico com dama feérica a gente acha mesmo é em lendas eslavas, uma delas eu pretendo colocar lá no blog. Tem a ver com a origem legendária de um herói que usava um capacete de dragão e que era filho de uma fada que abandonou a imortalidade e de um homem mortal... Lembra alguém?

E Túrin era chamado Adanedhel , o homem elfo e sua mãe era Eledhwen, Dama élfica;
 
Última edição:
Eu não sou lá muito entendido dessas coisas mas achei a junção das histórias bem apropriado. E difícil ser coincidência.
 
A unica visão da historia do Rei arthur que eu tenho é a dos filmes e do livro " As brumas de Avlon" Então creio que seja muito pouca p/ chegar a uma conclusão sozinha sobre isso.
Mas é realmente interessante ver essa semelhança, parace que estamos desvendando Tolkien, descobrindo de onde ele foi buscar um mundo tão incrivel p/ escrever.

Melian (como já devem ter notado) é uma personagem que gosto muito, me chamou extrema atenção quando li o Contos, depois quando vi a arvore de descendencia que tem no fim do livro,que vi que Arwen e Elrond (dois personagens que tbm gosto muito) são descendentes dela. Aí li o Silmarilion, mas não tem muito mais sobre ela do que já havia no contos.
Sempre quis saber mais sobre ela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo