• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Primeiro Hamlet (Shakespeare)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
[attachment=3125]

O primeiro Hamlet (1603) é a peça A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca tal como teria sido encenada pela primeira vez. Embora seja um dos textos mais analisados de toda a literatura ocidental, um fato básico costuma ser ignorado: a existência de três Hamlets – a saber, o Primeiro In-quarto (Q1) (1603), o Segundo In-quarto (Q2) (1604-05) e o Fólio (F) (1603). As diferenças mais óbvias entre as três versões dizem respeito à extensão, estrutura, caracterização e nomes dos personagens, e às rubricas. Com estrutura compacta e coesa, personagens mais nitidamente delineados, rubricas sumamente performáticas, e apelando mais à ação do que à introspecção, mais à emoção do que ao intelecto, o Primeiro Hamlet encerra um texto de extrema teatralidade, com eventos que se desenrolam com rapidez, rumo à catástrofe, configurando uma vigorosa tragédia de ação e vingança. O leitor tem em mãos a tradução inédita da obra mais canônica da literatura ocidental, conforme ela teria sido representada pela primeira vez, em 1603.

Fonte, editora Hedra

Minha quase completa ignorancia da obra de Shakespeare contribuiu pra surpresa em saber da existência de três textos diferentes de Hamlet. :timido:

Alguém aqui sabe mais detalhes sobre isso?
 
Parece ser uma edição do primeiro quarto. Interessante, e não tem nada a ver com nenhuma hipótese sobre o "Ur-Hamlet" como achei a princípio.

O primeiro quarto foi uma edição pirata bem diferente das demais versões publicadas na época. Que eu me lembre, a hipótese é que ela tenha sido ditada por um dos atores da peça, porque as falas de um dos personagens (não lembro qual, mas não é Hamlet) estão bem copiadas enquanto as falas dos demais personagens estão resumidas/truncadas/erradas. Os atores não recebiam o texto completo da peça justamente para evitar pirataria. DRM renascentista...

Ninguém usa o primeiro quarto como fonte por ser muito pouco confiável. Algumas pessoas elogiam o fato de ele ser mais curto e simples e direto, mas é algo de nicho e uma opinião provocadora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo