• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O primeiro computador brasileiro completa 40 anos

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Apelidado de 'Patinho Feio', tinha apenas 8 bites

A máquina pioneira da tecnologia nacional de processamento de dados é agora um quarentão. Com oito bites, ele foi criado pela Escola Polítécnica da USP, com o objetivo de fomentar a indústria nacional de computadores. A máquina tinha capacidade 32 vezes menor do que a maioria dos computadores pessoais de hoje, que contam com 256 bits.

PATINHO-painel-close(1).jpg

Detalhe do painel do 'Patinho Feio'. Foto:​

O lançamento do 'Patinho Feio', como foi apelidado, foi um evento importantíssimo em 1972. Contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, na época Laudo Natel, o reitor da USP, secretários de Estado e vários discursos.

patinho-feio.jpg

Engenheiro da Poli opera o computador. Foto Kenji/AE​

Fonte
 
Interessante ele ter impresso no painel ali no canto superior esquerdo na 3a linha o símbolo esquemático da ULA (unidade lógica aritmética).

E logo logo em 2014 o meu preservado TK2000-II da Microdigital já vai completar 30 anos e esse é um que posso dizer com segurança que é 100% fabricado aqui, quando ainda exista a famosa lei de reserva de mercado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo