1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O (possível) fim da terceirização dos call centers das operadoras: as implicações para elas e para n

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 10 Nov 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Todos nós já passamos por algum perrengue ao ligar para o atendimento da operadora de telefonia e/ou Internet. A
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    tem seis empresas do ramo no Top 10;
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , são três no ranking de 2011. A justiça faz o que é pode para adequar o serviço e, ontem, um novo capítulo nessa luta foi escrito.

    Em um processo movido por um funcionário de uma terceirizada da Claro (a TMKT Serviços de Telemarketing), a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu que ele deveria ser incorporado à operadora para que, assim, receba todos os benefícios a que um funcionário direto da Claro teria direito. Ontem, a Subseção de Dissídios Individuais-1 (SDI-1), órgão revisor das decisões das Turmas e unificador da jurisprudência do TST,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . A implicação disso é que, a partir de agora, as operadoras de telefonia não poderão mais terceirizar seus call centers; se alguma contrariar esse entendimento e um funcionário acioná-la na justiça, chegando ao TST ele terá ganho de causa praticamente certo. Isso pode causar um grande impacto no mercado, já que praticamente todas elas terceirizam essa operação.

    A prática também mostra que a terceirização dos call centers não tem objetivos exatamente nobres.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , após a análise de alguns casos concluiu-se que:

    “(…) fica claro que a sua aplicação, na maior parte dos casos, tem o intuito de lesar os empregados, enfraquecer a categoria, criar uma forma de tolher cada vez mais direitos no intuito único de obter mais lucro.”​

    Mas apesar da nova orientação, o assunto é polêmico. No passado, o mesmo TST
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , um fenômeno passível da nossa justiça graças à existência de várias Turmas nos tribunais superiores e a ausência da vinculação de julgados para vários temas. Nem mesmo a orientação da SDI-1, que dá uniformidade ao entendimento, garante isso — como o processo da qual ela derivou ainda não transitou em julgado, ou seja, não terminou (cabe recurso ao STF), ela periga ser derrubada. E, como o histórico recente mostra, nem mesmo outros instrumentos jurídicos já usados no passado para conter a prática, em especial a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , conseguiram alterar esse cenário.

    A questão do teleatendimento foi sempre muito delicada. O cerne da questão é saber se ele, no caso das operadoras, é parte da atividade-fim ou não. Independentemente da justiça, porém,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , mostram que cuidar de toda a operação de suporte e atendimento ao cliente pode ser benéfica a ele. A praxe, nem sempre, é o melhor.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    com as quatro maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil (Claro, Oi, TIM e Vivo) para saber quantos atendentes são terceirizados e se há planos para mudar isso. Não tiveram resposta. Acabar com os call centers terceirizados pode trazer benefícios para os clientes (entenda como um bom atendimento), mas certamente gerará custos às empresas, custos esses que podem acabar repassados para…. os próprios clientes. Até que ponto o parecer da SDI-1 terá impacto na prática? E o mais importante: a que custo?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 10 Nov 2012
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Raphael S

    Raphael S Desperto

    Eu penso no que aconteceria com alguns amigos meus que trabalham nestas tercerizadas a um salário triste. Realmente não consigo expandir uma opinião melhor sobre o assunto agora. Mas penso nestes amigos e não sei se seria melhor ou pior para eles. Mas fica como ajuda no prosseguimento da discussão.

    Mas não se aflijam, deixarei vocês também com o emocionante hit a Cantata del Teléfono Celulare desta dupla genial Be&Thoven que esteve muitos anos no meu celular.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    A versão em mp3 era melhor anyway ¬_¬.

    By Raphael S
    Cthêlulare
     
    Última edição por um moderador: 5 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar