• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Porto de Pelargir

Quanta exaltação para uma questão relativamente simples e nada importante.

Ok, eu não li os HoME. Mas pesquisei, juntamente com o AlissonTuor, em todos os locais da Internet que falam sobre a cidade, incluindo vários que referem sempre informação dos HoME, das Cartas, e de muitos outros locais; vi todas as enciclopédias detalhadas de Tolkien que tenho, escritas por autores que recorrem aos HoME e etcs como fonte; e após tudo isso não achei nenhum local credível em que dissessem, nem sequer vagamente, que Pelargir incluía uma ilha de forma triangular no meio do rio, natural ou feita assim pelos seus habitantes.

Você achou algo Alisson? Então, tipo, me é muito difícil crer que um pormenor desses não seja referido em nenhum desses locais e possa ser verdadeiro. Logo, posso afirmar com 90% de certeza que Tolkien não imaginou a cidade assim e aquela forma é interpretação dos artistas que fizeram os desenhos.

Podem até dizer que talvez Tolkien tenha imaginado assim mas não tenha chegado a escrevê-lo; não interessa, isso não é um argumento válido. Apenas é possível afirmar certezas quando tratamos de algo devidamente relatado nos livros, textos, cartas e tudo o resto. A forma de Pelargir não é relatada assim, as pesquisas dão a entender isso, então não é uma certeza. Adiante.

Mas nem o Neithan pode negar que três imagens diferentes, mas que mostram Pelargir de uma mesma forma, não sejam intrigantes (a não ser, claro que sejam do mesmo artista).
Eu pesquisei no Google, mas não achei a autoria das imagens.
Mas ainda não pesquisei em lugar nenhum sobre Pelargir.

Por partes; as imagens são estas:

attachment.php


Que penso ter sido criada por um grupo de jogadores de RPG.

attachment.php


Cujo autor não consegui identificar em lado algum.

E por fim a sequência de imagens num dos primeiros posts do Alisson no tópico - aqui - talvez da mesma fonte da primeira, devido à semelhança entre as duas. Até me parece do Atlas da Terra-Média (sendo assim terá provavelmente sido o grupo de RPG que se inspirou nestas).

Enfim, RPG e desenhistas misteriosos dificilmente são, por si só, uma fonte muito credível. Mesmo o Atlas da Terra-Média não o é; sabe-se que tomam inúmeras liberdades estéticas para tornar os mapas mais interessantes (como, hum... inventar uma forma triangular para Pelargir). Assumindo que não se basearam em nada escrito (dentro dos tais 90% de probabilidade de não ter sido), o que se passou me parece evidente: um dos artistas, possivelmente o número 2, decidiu desenhar Pelargir daquela forma. Dado que Tolkien nunca descreveu muito detalhadamente a cidade, foi devaneio dele; é assim, está no seu direito, e o resultado final foi bonito.

Enfim, é possível que Pelargir fosse assim. Mas essa visão do porto gondoriano não foi criada por Tolkien; não é, como se diz, canónica, ou seja, não podemos declarar com toda a certeza que a cidade tem aquela forma. E Senhor_de_Gondor, muitas das coisas que você referiu, neste post por exemplo, foram inventadas por pessoal de RPG e outros jogos de tabuleiro. Entenda que, não tendo sido descrito por Tolkien, não podemos dizer que era efectivamente assim. Não posso fazer um desenho de Orthanc com um ninho gigante em cima e dizer que é assim porque podia ser assim

O mais próximo que foi dito por Tolkien em relação a canais em Pelargir é que Eärnil I, rei de Gondor, aumentou a certa altura a capacidade do porto de forma a poder ser atravessado por grandes frotas. E ainda há que ter em conta a argumentação do Elring, feita sobre o ponto de vista prático da coisa. E Tolkien tinha esses aspectos em consideração.

Mas quero ressaltar outra coisa, já que este tópico está directamente relacionado com as Maravilhas da Terra-Média: nada disto significa que Pelargir não possa ser considerada uma maravilha. Não é dito que era triangular, mas é referido que era um grande porto, e um local particularmente belo - não seria de esperar menos da mesma gente que edificou Minas Tirith e as Argonath, influenciada pela arquitectura de Númenor. E podia não ter aquele triângulo equilátero perfeitinho, mas ainda assim o formato da cidade não fugiria muito àquele plano - tinha uma ilha no centro, com dois canais a rodeá-la, ligada a terra por pontes. Enfim, há que usar um pouco a imaginação - mas dentro dos limites.
 
Última edição:
O veredicto é: Não era Triangular.

Foi o que o 10º disse: Não posso fazer um desenho de Orthanc com um ninho gigante em cima e dizer que é assim porque podia ser assim

Pelargir poderia ser assim, mas não era. Tolkien não e descreveu assim. Não podemos viajar assim, tipo: "Umbar tinha um porto em forma de Pentagono, quem me garante que não?" Se Tolkien não disse, não podemos dizer que sim. Pela lógica, como o Elring mesmo disse, o triangulo seria ruim eTolkien era detalhista o suficiente para pensar nisso concorda?
 
Li agora à pouco o texto sobre Pelargir e vi esta foto no site da Valinor. Creio que, com ela, será mais fácil chegar ao formato ideal imaginado por Tolkien.

As junções dos rios Anduin e Sirith estão bem detalhadas e o porto está num ponto estratégico, com visão total das curvas de cada rio.
 
Mas também não se pode dizer: não havia ilha, muito menos dizer: havia ilha pois Tolkien não descreve a imagem de Pelargir e Elring, porque você confiou tanto nesta foto?
 
Há uma descrição dizendo que havia outro 'pedaço' de Pelargir do outro lado do Anduin, a leste? Elring, essa imagem é da cena cortada do RdR, né?! Eu só achei estranho uma coisa nessa imagem: a água no canto direito da imagem se parece com um lago. Talvez seja impressão.
 
O veredicto é: Não era Triangular.

Também não se pode tão peremptório. Há que deixar a questão um pouco em aberto, mas para todos os efeitos, é muito pouco provável que JRRT alguma vez tenha pretendido uma ilha triangular em Pelargir.

Li agora à pouco o texto sobre Pelargir e vi esta foto no site da Valinor. Creio que, com ela, será mais fácil chegar ao formato ideal imaginado por Tolkien.

Há uma descrição dizendo que havia outro 'pedaço' de Pelargir do outro lado do Anduin, a leste?

Não, mas é até lógico que a cidade ocupasse as duas margens do rio.

Elring, essa imagem é da cena cortada do RdR, né?! Eu só achei estranho uma coisa nessa imagem: a água no canto direito da imagem se parece com um lago. Talvez seja impressão.

Acho que essa imagem até aparece no filme "normal", quando Gandalf fala dos Corsários a Pippin. Quando ao lago que você nota, é apenas uma impressão dada pela imagem. Eles fizeram uma espécie de pequena península saindo para dentro do Sirith junto à sua foz e como a foto não mostra tudo dá a sensação de que está lá um lago.
 
Também não se pode tão peremptório. Há que deixar a questão um pouco em aberto, mas para todos os efeitos, é muito pouco provável que JRRT alguma vez tenha pretendido uma ilha triangular em Pelargir.

É pouco provável, mas não deixa de ser ''provável'', entendem? Mas, triângular ou não como seria a forma verdadeira de Pelargir(por completo), Tolkien nunca deixou nenhuma pista?
 
Bom,

Após muita leitura, venho expressar minha opinião novamente. Lá atrás, estavam falando da população de Gondor, que deveria possuir muitas cidades não descritas por Tolkien.
Receio descordar desta opinião, pois estamos numa época mediavel e a população de Arda (tanto homens quanto elfos e anões) dificilmente passaria de 100 milhões de habitantes.
É necessário notar vários parâmetros passados pela história, onde há uma semelhança com a idade média da nossa História. Sendo que a população não consegue crescer tanto quanto hoje devido a fatores como doenças, longevidade mais curta, perigos naturais, entre TANTOS outros fatores.
Portanto, Gondor, não teria uma população tão grande, talvez 100 mil habitantes, para povoar vastas áreas, sendo que a maioria era habitantes rurais.

Voltando a Pelargir, devemos analisar que tal obra da engenharia, somente possível na época de Númenor ou no auge de Gondor, seria de certo modo desnecessário devido a localização já muito estratégica, do porto. Além disso, repito que uma obra de tal magnitude dificilmente passaria despercebida, já que o próprio Aragorn visitou a cidade e nada de mais foi esclarecido.

Pelargir era importante? Sim. Pelargir deveria ter um forte comércio, ser uma cidade portuário grande para os padrões da obra? Provavelmente. Mas, em númenores, a probabilidade de um canal artificial e uma ilha triangular simétrica, com um monumento no meio é de 1 para 10.

Isso não impede de cada um imaginar como visualiza a cidade, pois ai está mais uma brexa deixada por Tolkien para que possamos criar nossas histórias e imagens dentro da História maior.

Valeu!
 
É uma hipótese Senhor_de_Gondor, por não possuir nada explícito que diga o contrário, ela é valida. Mas por outros fatores apresentados nas obras, sua probabilidade se torna bem pequena.
 
Não tem muito mais o que discutir, pessoal. As pesquisas já foram feitas e nada foi encontrado.
E a validade das imagens perdeu-se totalmente quando Décimo falou que foram feitas por RPGistas.
Contetemo-nos de que ela era apenas uma grande cidade, cercada por grandes muralhas circulares. Nada mais!
 
Aposto que aparecerá alguém dizendo: "mas, poderia ser um triângulo...ela poderia...eu sei....nada diz o contrário...."

Assim, ela deveria ser grande...um pouco abandonada no fim da TE, com belos fortes, mas....o triângulo era viagem.
 
Olha gente, eu acho sinceramente, que deveríamos antes da votação ir lá no tópico das Sete Maravilhas e dizer que o porto não tinha essa forma triangular. Ninguém achou nada nas obras de Tolkien e é uma injustiça que por causa de um devaneio artístico de alguém com muita imaginação uma das maravilhas fique favorecida. Estou dizendo isso porque eu mesmo iria votar em Pelargir pela "ousadia" artística. Mas se for assim, podemos desenhar Orthanc mais alta do que o Empire State, Valfenda como mais bela que Valinor e por aí vai.
 
Mas se ela não tinha essa forma triângular como ela era? Temos poucas imagens para relatá-la, muito menos textos, só sabemos que era uma cidade grande, de grande poder e prestígio.
 
É verdade, não há sequer um rascunho de como seria Pelargir. O mais fácil seria reconher ao Google e pesquisar as imagens de cidades portuárias com fortes, mas se for assim, entraremos outra vez no campo das probabilidades. A foto que postei não identifica como seria a cidade, e sim, o campo visual que as sentinelas teriam da aproximação de navios; sejam eles de Harad ou Harlond.

Bom, para começar a esboçar um mapa da cidade, devemos começar pela artilharia dos navios inimigos. Eles possuíam canhões? Lançavam esferas de ferro ou de estopas embebidas em óleo inflamável? Qual seria o alcance dos arqueiros? As muralhas seriam altas como as do Abismo de Helm para resistir a um ataque rápido ou a um cerco longo?
 
Já chego a pensar que era apenas uma grande cidade que começou a crescer desordenadamente com o passar dos anos.

Quantos aos canhões, Elring, acho que não tinham não. Até onde sei, Saruman ainda estava descobrindo a pólvora!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo