• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Porto de Pelargir

Décimo primeiro, lembra-se do que eu lhe falá-va no outro tópico sobre ''lógica''? Vou explicar de qual lógica eu estou falando, vamos à um exemplo: Tolkien disse que Gondor era densamente povoada na região de Anórien, porém as únicas cidades que ele descreve lá é Minas Tirith e a parte de Osgiliath que fica em Anórien, está certo que Tolkien só falou dessas duas cidades, mas isso impede de existir outras? Como o reino dos homens mais poderoso da Terra-Média vai possuir apenas duas cidades para comportar sua população só em Anórien? Poderiam existir outras cidades, o próprio Tolkien deve ter pensado nessa lógica, só não as descreveu, do mesmo modo podemos usar isso à Pelargir, como o porto mais poderoso e um dos mais antigos da Terra-Média não poderia ter essa formação triangular? Só porque Tolkien não detalhou a cidade por completa? Não creio que isso sirva para eliminar esta hipótese.
 
Poxa, então Dol Amroth era um castelo de Vinte e Quatro Milhas de altura né? Só porque Tolkien não a descreveu, não quer dizer que ela não exista né?

Uma coisa é usar a lógica, outra é brincar. Que em Anórien existiam muitos vilarejos, isso é fato, mas cidades grande não. O proprio Pelennor, moravam muitas pessoas nos campos de lá, embora a maioria das pessoas morassem dentro dos Sete Círculos.

Veja, vou tentar explicar melhor: Que Pelargir era forte, isso é fato, mas, pensar que possuía uma maravilha arquitetônica, um porto (ou uma cidade) inteiro com o formato de um triângulo perfeito, é muita viagem, se não tiver isso nas obras! Caso esteja, o triângul existia, caso contrário, de onde vocês tiraram essa idéia? Eu posso dizer então que Pelargir era do Formato de um pentagono?

E senhor, se Tolkien não disse, você podem afirmar isso por que? Por que acham bonito? Por que você acha que Pelargir era o porto mais belo da TM e deveria ser assim? De onde vocês tiraram a idéia de triângulo?

PS: Agora entendi de onde vocês tiraram a idéia do Triangulo: Do google né? Digitei Pelargir em imagens e saiu o triângulo...engraçado isso....
 
Senhores.... Vamos com calma sim.
Para variar vocês estão brigando por pontos de vista. Por gentileza, vamos maneirar nas rusgas ou isso aqui vai ficar tão chato que serei obrigado a agir.

Conto com a compreensão de todos.
E sem choradeiras por MP.
 
AlissonTuor disse:
E eu só espero que por causa dessa discussão, Pelargir não caia na lista negra de alguns que não vão votar nela por não haver um formato com base.

Era o que eu temia que acontecesse. E por não haver um formato com base que seja necessário que se matem. E se havia um triângulo? E se não? Não tem como saber.
 
Então, o intuito do tópico, de acordo com o primeiro post, era justamente extender essa discussãoe achar a solução. Mas, a solução é simples: Sem triângulo (já que Tolkien nunca disse nada, e acreditar em ilustradres sem base, é tolice). Quem quer acreditar em papi noe...em Triângulo inesistente, sinta-se a vontade!
 
Neithan, você tem que entender que não é a sua opinião que sempre tem que prevalecer. A opinião dos outros vale, e é tão plausível quanto a sua.
 
Não é mesmo sempre a minha, eu sei. Mas, vocês acreditam em uma ilustração que não tem nas Obras, que não é descrita nas obras, que não tem sinal nenhum disso nas obras!

Me Dêem o trecho que diz sobre ele em algum livro e pronto. (afinal, uma maravilha dessa, como já disseram, mas apenas você e o Senhor não querem enxergar (viu como nõa é a minha opinião?) uma maravilha dessa, seria com certeza descrita concorda? Uma ilha artifical construída com tecnologias medievais sobre um rio muito grande...)
 
Eu não acredito em nada, pois não sei a forma de Pelargir. Estou neutro nessa história. Eu só acho que tanto Pelargir pode ser nesse formato ou parecido com isso, como não. Não é falada nas obras de Tolkien sobre a forma de muitos locais. Percebe-se que Tolkien deixa livre para que artistas façam como lhes parecer mais parecido, ou mais belo. Talvez houvesse uma Ilha, e esse artista quis fazê-la 'diferente'. Talvez não houvesse... o que se supõe é que Pelargir devia ser bela!

O 11º membro da Sociedade disse:
uma maravilha dessa, seria com certeza descrita concorda?

Não sei. Tolkien não explicou o que um personagem importante como Bombadil era. Mesma coisa.
 
:lol: Comparar com Bombadil? Obviamente ele foi proposital, e é um personagem, agora Pelargir foi uma importante cidade mesmo na Segunda Era.....Tolkien Descreve: Minas Tirith; Minas Morgul; Orthanc; Amôm Sul; Os Salões de Thranduil; Caras Galadhon (tá certo?); As Torres Brancas; Moria; A Cidade do Lago e tantas outras maravilhas, até mesmo Umbar, que nenhum personagem importante de Tolkien pisa (do SdA) ele descreve (uma espécie de Obelisco erguido lá, muito belo), por que não descreveria uma maravilha dessas, se ela existisse? O que parece que querem dizer é: Tolkien queria que fosse um triângulo, ele só não descreveu, mas foi de propósito. :roll:

E Alisson, sem trechos, não ha argumentos não acha? Tipo: Nunca foi relatado isso, e alguém quer teimar que isso exista? Exemplo:

"Eu acho que talvez existisse uma cidade imensa em Rhûn, sobre o mar de Rhûn, em format de uma estrela de Seis pontas"

Faz sentido?
 
Você faz de propósito, só pode, pra querer criar argumentos. Eu não disse que Tolkien não explicou como era Pelargir de propósito, como fez com Bombadil. Eu disse que o mistério era o mesmo. Afinal, Tolkien realmente não disse nada sobre Bombadil. De propósito? Que seja! Mas não disse. Não disse sobre Pelargir. De propósito? Que seja! O que quero dizer é que, de uma forma ou de outra, ele não disse mesmo. Aí que se abre margem pra pessoa criar o que quiser, e por isso que há tantos debates sobre Bombadil, mas nenhuma conclusão. Idem pra Pelargir.

Você quer realmente colocar os locais que Tolkien descreveu? São muitos... mas há o que ele não descreveu. Aí que entra o triângulo e a imaginação de outros em outros locais. O cara fez porque quis. Eu imagino que poderia haver uma ilha ali, mas não sei se naquele formato. Mas se há ou não uma Ilha, e se essa ilha tem ou não o formato de sei lá o quê, não tem como saber.
 
Última edição:
Alisson, eu não criei nada, só achei tola a sua comparação com Tom. E não se preocupe, estamos discutindo sem xinagmentos, ofensas e afins, até porque, somos todos amigos aqui (pelo menos eu acho XD)

Agora, eu não estou implicando, só usando lógica. Pela lógica, uma maravilah dessas seria descrita entende? Agora, se não foi descrita é porque ela não era nenhuma maravilha, era um porto importante, poderoso e tudo mais, mas, não uma maravilha. (afinal, como achar que é uma maravilha um porto que nem é descrito como sendo belo?)
 
O gente.
Mas porque vocês não enxergam o óbvio?
Tolkien falou que era um porto triângulo?
Tolkien falou que não era um porto triângulo?

Então...me digam: Qual é o certo? Achar que era, ou achar que não era?

Eu concordo com Neithan, ou melhor o 11º :roll:, que não podemos acreditar em tudo o que desenham sobre as Obras de Tolkien, muito menos as coisas que escrevem. Bem mas vocês sabem que a Valinor é o site mais confiável para tirar suas duvidas não sabem? Então porque não procuram lá?

Mas também Neithan, ou melhor o 11º :roll:, é complicado dizer sobre algo que Tolkien não escreveu. Porque estamos aqui fazendo conjecturas. Então, Alisson tem o direito de achar que Pelargir era triângulo, quadrado, pentagrama....o que ele quiser...

Estão brigando ambos por uma causa perdida...
E essa briga tá chata.
 
Bom, não estou brigando, e realmente está chato. Mas acho engraçado teimarem que era um triângulo, por que foram no Google e o acharam lá. Mas, eu já deixei minah opinião e minha lógica, se ainda querem crer em triângulos maçom que não são nem citados, eles quem sabem né? :cerva:
 
Nossas, como vocês brigam! :roll:

Mas então, eu concordo com o Neithan: não é possível afirmar que a Pelargir tinha a forma de um triangulo, como apresentada nas imagens.

Os dois principais intuitos do tópico eram:1) saber de quem são as imagens, para que possamos saber se são de um único artista ou de mais de um; e 2) se existe alguma descrição de Pelargir que não conhecemos, afinal pode haver algo nos HoME que desconhecemos a respeito.

Mas nem o Neithan pode negar que três imagens diferentes, mas que mostram Pelargir de uma mesma forma, não sejam intrigantes (a não ser, claro que sejam do mesmo artista).
Eu pesquisei no Google, mas não achei a autoria das imagens.
Mas ainda não pesquisei em lugar nenhum sobre Pelargir.

até porque, somos todos amigos aqui (pelo menos eu acho XD)
:think:
 
Creio que devemos trabalhar juntos e primeiro buscar a fonte dessa obra, o autor ou seja lá o que for e Snaga é interessante o que você falou, há escritos de Tolkien que desconhecemos por não terem sido publicados em nossas terras, talvez a chave desse intrigante mistério esteja aí?

nota: não acho chata essas discurções, pelo contrário, são bem divertidas, eu ri pra valer e no final das contas temos que nos unir para achar o mais importante, que não é a opinião de um nem de outro, é a verdade.
 
Creio que devemos trabalhar juntos e primeiro buscar a fonte dessa obra, o autor ou seja lá o que for e Snaga é interessante o que você falou, há escritos de Tolkien que desconhecemos por não terem sido publicados em nossas terras, talvez a chave desse intrigante mistério esteja aí?
Agora assim..ai eu vejo lucro.

nota: não acho chata essas discurções, pelo contrário, são bem divertidas, eu ri pra valer e no final das contas temos que nos unir para achar o mais importante, que não é a opinião de um nem de outro, é a verdade.
Porque não é você que tá moderando... :disgusti:
Vi coisa mais simples virarem absurdos aqui...
Só peço que sejam mais amenos...
Principalmente o senhor Neithan, digo 11º :roll:, que escreve como se não pudesse contrariar o que ele fala e isso causa alguns transtornos e reclamações...
Então os dois..por favor. Sejam mais amenos.
 
Bom, agora mesmo estou procurando, mas com bases nas bras, não achei nada. E não escrevo como se fosse o dono da verdade, apenas com uma certeza de que eu estava/estou certo.

E Sr. menegroth, vai escrever: "...o Neithan, digo o 11º:roll:.." até eu trcar para Neithan novamente? :lol:
 
Fiquei um bom tempo matutando sobre o formato triangular que o pseudo-artista deu à Pelargir. E fiquei com mais dúvidas do que certeza. Dúvidas, pois creio ser pouco provável que o mesmo tenha estudado detalhadamente as obras de Tolkien.

O desenhista não situou em que Era ou em qual data tal obra foi construída e a mando de qual rei ou Regente. E isso, para qualquer fã de Tolkien é imperdoável. Simplismente tirou da cabeça o projeto arquitetônico. O que, na minha opinião é avançado demais até para os númenoreanos. A logística que teriam de empregar para escavar, aterrar, fundar as bases no fundo do Anduin e, a partir disso, erguer uma cidade de pedra exigiria mecanismo muito mais sofisticados do que roldanas ou transporte por carroças por estradas. Muito diferente do que foi erguer Esgaroth, que era uma paliçada gigante sobre estacas e passadiços.

O povo de Andúne era prodigioso na arte de recortar a pedra, vide As Argonaths, Minas Tirith, Aglarond e a Torre dos Dentes em Mordor; todos escavados na própria rocha. A única excessão era o pináculo de Orthanc. Nem elfos noldor ou anões criaram uma obra tão portentosa sobre rios, como a do desenho.

Outro problema. Se o triângulo foi construído no final da Segunda Era, início da Terceira, Gondor teria destinado tantos reforços quanto foram utilizados na Torre Branca. Uma obra de tamanha magnitude seria um chamariz irresistível para Sauron. Assim, o ataque dos Corsários de Umbar teriam de levar um reforço muito maior do que foi uma frota de 50 navios de remos. Este foi o número de barcos que Aragorn encontrou quando atacou os piratas.

É isso.
 
Outro problema. Se o triângulo foi construído no final da Segunda Era, início da Terceira, Gondor teria destinado tantos reforços quanto foram utilizados na Torre Branca. Uma obra de tamanha magnitude seria um chamariz irresistível para Sauron. Assim, o ataque dos Corsários de Umbar teriam de levar um reforço muito maior do que foi uma frota de 50 navios de remos. Este foi o número de barcos que Aragorn encontrou quando atacou os piratas.

Só uma nota: Pelargir já estava bem mais enfraquecida devido às ''catástrofes'' que se abateram à Gondor, é provável que 50 navios de remos já bastassem para render a cidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo