• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Porto de Pelargir

UFA! Um Concenso! Desde às Nove discutindo sobre Pelargir...se eu ver um tópico chamado: Gondor, eu nem vou entrar. (mentira)

Ok, quando surgirem tais provas, o assunto estará encerrado, e Pelargir se tornaria forte candidata ao título de Maravilha.
 
UFA! Um Concenso! Desde às Nove discutindo sobre Pelargir...se eu ver um tópico chamado: Gondor, eu nem vou entrar. (mentira)

Você é engraçado NeithanXD.

Ok, quando surgirem tais provas, o assunto estará encerrado, e Pelargir se tornaria forte candidata ao título de Maravilha.

Elas virão, você verá.
 
Os mapas são interessantes. Mas, do ponto de vista militar não tem muita eficiência. A largura dos canais artificiais parecem muito estreitos para permitir a manobra de uma grande nau númenoreana; que dirá uma esquadra. O desenho esquematizado não permite visualizar onde estariam as torres da guarda. Comercialmente é belo o desenho.
 
Exato! Se for analisar como o Elring analisou, o desenho também é falho. O porto deveria ser muito grande, pois comportava navios NUmenoreanos.....não acho que seria com canais assim.
 
Eu concordo com o Neithan. O principal motivo de abrir esse tópico era encontrar alguma fonte literária e não apenas gráfica que descrevesse Pelargir daquela forma.
No entanto, essas imagens que o Alisson postou...
attachment.php


attachment.php


attachment.php


attachment.php
... levantam ainda mais suspeitas, afinal, agora já são 3 ilustrações diferentes.

Podemos levantar 3 questões com isso daí:
1) Pelargir está realmente descrita assim em algum lugar da obra;
2) As 3 ilustrações já mostradas neste tópico são um devaneio artístico de um único ilustrador; e
3) Aceitando que são mais de um ilustrador, pode ser que um tenha se baseado no outro para desenhar e não na obra.

Eu saí de lá pra quebrar esse circulo: Alisson, eu, Neithan (11º??? :ahn?:) e Senhor de Gondor. Mas até aqui continuou a mesma coisa. :lol:
 
Para mim são um devaneio. O artista deveria ser maçon para gostar tanto de pirâmide. Não levou em conta a geografia do rio e de seus afluentes. Pelargir era o porto principal de Minas Tirith e dos demais reinos de Anfalas. A região onde o porto estava era de vital importância militar e não um ponto turístico. Deveria ser parecido com os portos do Mediterrâneo que aconpanhavam o desenho da costa, amplos cais e grandes fortes que permitiam a proteção e o embarque rápido das tropas ou vice-versa. O comércio se concentraria nas estradas em direção da Torre Branca e ao redor das fortalezas costeiras.

E os canais permitem o ataque simultâneo ao porto gondoriano por uma esquadra rápida e bem armada, como a dos Corsários de Umbar.
 
Perfeito Elring; Duvido muito que, durante a Segunda era, com a ameaça de Sauron, os Dunedain construiram Pelargir para ser um ponto turistico. E mesmo depois da Queda de Sauron, duvido muito que tenham mudado o plano do porto.
 
Bem, não estou nem defendendo nem criticando essa 'versão' para Pelargir, mas quem sabe não seja verdade? Tipo, os gondorianos/numenoreanos fizeram belas construções, como Minas Tirith, Minas Morgul, Osgiliath, Argonath, Amon Sûl, entre outros. Não é de admirar que não fariam algo diferente com Pelargir. MAS! Também pode ser que Pelargir fosse belíssima, mas sem ser nesse formato.

P.S.: e que presepada é essa do Neithan em trocar de nick?!
 
Nãoooo....tipo, Minas Tirith é acima de bela, forte, assim como Minas Ithil, Osgliliath e Amôm SUl (que foi Arnor:roll:). Esse triângulo, é muito aberto para ataques entende? Dificl mesmo.

RE: PS: :lol:
 
Copiando não, apenas se inspirando. (e acho eu, que é temporário)
 
Os mapas são interessantes. Mas, do ponto de vista militar não tem muita eficiência. A largura dos canais artificiais parecem muito estreitos para permitir a manobra de uma grande nau númenoreana; que dirá uma esquadra. O desenho esquematizado não permite visualizar onde estariam as torres da guarda. Comercialmente é belo o desenho.

Depende de como você analiza o desenho, Pelargir segundo aí está descrita, tem dois canais, um grande e outro menor, o maior tem marinas mais bem estruturadas porém o menor tem marinas em maior quantidade. Minha teoria: o canal mais curto seriam para as naus menores, as de pesca e comércio talvez, o mais largo seria para as naus bélicas, as grandes naus númenorianas, se for ver a cidade não é só bela como as outras de Gondor, mas estrategicamente perfeita, também como as outras cidades gondorianas, se notarem bem, verão que o triângulo é cercado por muralhas e em cada uma de suas extreminades existem torres de vigília para qualquer ataque, são cinco grandes torres, sem contar a Barad-Aehir no centro do triângulo e se sua teoria está tão correta Elring, por que Osgiliath também apresentaria espaços tão curtos para as grandes naus númenorianas? Vide o mapa:
osgil-map.bmp


Então sua teoria não se sustenta pois Osgiliath é descrita como recebedora de grandes naus númenorianas, como elas caberiam nesse espaço tão curto também, se você desmente Pelargir, automaticamente desmente Osgiliath que creio eu não foi inspirada na maçonaria pois não notei nenhum triângulo.

Não levou em conta a geografia do rio e de seus afluentes.

Não compreendo, a geografia está perfeita, o Sirith ao norte do mapa e o Anduin cortando a cidade ao sul do mapa.

Pelargir era o porto principal de Minas Tirith e dos demais reinos de Anfalas. A região onde o porto estava era de vital importância militar e não um ponto turístico.

O que faz você pensar que esse aspecto da cidade faz dela ser um mero ponto turístico?

Deveria ser parecido com os portos do Mediterrâneo que aconpanhavam o desenho da costa, amplos cais e grandes fortes que permitiam a proteção e o embarque rápido das tropas ou vice-versa. O comércio se concentraria nas estradas em direção da Torre Branca e ao redor das fortalezas costeiras.

Não viu o mapa direito? Não notou a série de fortes dentro e ao redor da cidade?

E os canais permitem o ataque simultâneo ao porto gondoriano por uma esquadra rápida e bem armada, como a dos Corsários de Umbar.

Como você prova que eles conseguiriam passar com tanta facilidade? O Triângulo não é só uma maravilha arquitetônica e bela como também é militarmente perfeito como é de praxe em todas as obras gondorianas, como uma esquadra de Umbar iria passar tão facilmente? Iriam se encurralar nas formações da cidade e seriam cercados e derrotados, a cidade foi pensada bem na forma de sua construção, creio que esse Triângulo é mais que uma beleza, mas também um símbolo da estratégia militar nas obras númenorianas.
 
Eu vi atentamente os mapas. E são incongruentes com os livros de Tolkien. Não existe ilha artificial, e sim uma angra ou enseada onde se localizava o cais de Pelargir com saída para o Grande Rio. E a cidade propriamente dita situava-se pouco acima no rio Sirith. Só este detalhe já invalida a concepção do desenho.

Quanto à Osgiliath, ela foi erguida dos dois lados do Anduin e com várias pontes interligando as duas. E não estava me referindo aos castelos flutuantes como a nau de Aldarion ou de Ar-Pharazôn. As dromundas utilizadas pelos Corsários de Umbar eram largas e possuiam muito remos.

Outro problema crítico do desenho. Ele é tão estrategicamente perfeito que não permite a entrada de exércitos por terra, seja inimigo ou alidado. Como Aragorn entraria velozmente em um porto labiríntico como o descrito pelo artista? E do outro lado do rio? Se leu a Passagem da Companhia Cinzenta sabe do que estou falando. Não tem como O Rei tomar os navios dos Corsários na urgência em que ele estava.
 
Eu vi atentamente os mapas. E são incongruentes com os livros de Tolkien. Não existe ilha artificial, e sim uma angra ou enseada onde se localizava o cais de Pelargir com saída para o Grande Rio. E a cidade propriamente dita situava-se pouco acima no rio Sirith. Só este detalhe já invalida a concepção do desenho.

Por que não poderia haver uma continuação da cidade? Isso não invalida a teoria do triângulo de Pelargir, pois este mapa não está completo, ele apenas focaliza a cidade inteira no triângulo.

Quanto à Osgiliath, ela foi erguida dos dois lados do Anduin e com várias pontes interligando as duas. E não estava me referindo aos castelos flutuantes como a nau de Aldarion ou de Ar-Pharazôn. As dromundas utilizadas pelos Corsários de Umbar eram largas e possuiam muito remos.

O que quer dizer com isso?

Outro problema crítico do desenho. Ele é tão estrategicamente perfeito que não permite a entrada de exércitos por terra, seja inimigo ou alidado. Como Aragorn entraria velozmente em um porto labiríntico como o descrito pelo artista? E do outro lado do rio? Se leu a Passagem da Companhia Cinzenta sabe do que estou falando. Não tem como O Rei tomar os navios dos Corsários na urgência em que ele estava.

Ele estava acompanhado pelo exército dos mortos, este fator já conta para a eliminação efetiva dos córsarios da cidade, independetemente de sua geografia. Por que tem tanta certeza que ele não poderia tomar as naus dos corsários na urgência em que estava? A situação não conta para eliminar a possibilidade dessa maravilha arquitetônica.
 
É dito se Pelargir ficava na ponta que fica entre o Anduin e o Sirith? Se sim, talvez essa imagem seja mais plausível, talvez, podendo demonstrar que Pelargir ficava na 'ponta', mas com a muralha em volta e mais populosa:

attachment.php
 
É dito se Pelargir ficava na ponta que fica entre o Anduin e o Sirith? Se sim, talvez essa imagem seja mais plausível, talvez, podendo demonstrar que Pelargir ficava na 'ponta', mas com a muralha em volta e mais populosa

Creio que sim. Só uma nota à Elring que eu gostaria de ressaltar, você analizou as proporções do mapa antes de colocar a teoria das embarcações númenorianas?
 
Creio que sim. Só uma nota à Elring que eu gostaria de ressaltar, você analizou as proporções do mapa antes de colocar a teoria das embarcações númenorianas?

Desculpe entrar na discussão assim, mas foi bem observado, os mapas apresentados não possuem escala para você analisar os tamanhos e profundidade dos canais.
Porém, se Pelargir tivesse sido construída com base em um canal artificial, além de possuir uma ilha de forma triangular perfeita em seu centro, (grandíssimas obras da engenharia para uma época medieval) duvido que alguma citação passaria despercebida nos livros.
 
Senhor de Gondor, veja: É dito claramente que o Anduin, na altura de Osgliliath, era bem fundo, e essa profundidade auxiliava os navios e outra, o Varnon disse algo muito relevante:

Porém, se Pelargir tivesse sido construída com base em um canal artificial, além de possuir uma ilha de forma triangular perfeita em seu centro, (grandíssimas obras da engenharia para uma época medieval) duvido que alguma citação passaria despercebida nos livros.

Isso é óbvio, se Pelargir realmente tivesse tal obra, ela seria sem sombra de dúvida relatada não? Agora, entrar no :google:; digitar Pelargir e acreditar em todos os desenhos...não dá né? Sem relatos disso nas obras, é tolice acreditar em ilustradores qualquer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo